terça-feira, 28 de abril de 2009

LULAS EM MOLHO INGLÊS

Um prato simples mas muito saboroso, o molho inglês faz a diferença.

O molho inglês, também conhecido como molho Worcestershire ou simplesmente Worcester, é um condimento líquido fermentado, amplamente usado na culinária, sobretudo na culinária inglesa. É preparado com vinagre, melaço, xarope de milho, água, chili, molho de soja, pimentão, tamarindo, anchovas, cebolas, cravinho e alho.
É considerado um intensificador de sabor, utilizado em vários pratos, tanto cozinhados como crus. Na culinária inglesa é empregado na preparação da carne de vaca e noutras cozinhas, em marinadas, especialmente com carne de porco. É um ingrediente essencial no tempero da Salada César e na preparação do Bloody Mary (Wikipédia). Usei o molho da tradicional marca Lea & Perrins, daqui.

Mesmo que as lulas estejam congeladas, rapidamente descongelam no microondas e em 30min. a refeição está pronta.

Acompanhei esta lulas com batata frita, mas cozida ou assada a murro combinam igualmente bem. O molho das lulas acaba por "temperar" o acompanhamento, pelo que grelos cozidos ou outra verdura como os brócolos também acompanham muito bem e não precisam de azeite. Usei folhas de brócolos cozidas.

Fiz assim...

LULAS EM MOLHO INGLÊS


INGREDIENTES
1kg de lulas limpas
2-3 colheres (sopa) pão ralado
fio de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 piri-piri
5 colheres (sopa) de molho inglês
água quente
sal
pimenta

salsa ou coentros picados

PREPARAÇÃO
Lavar as lulas e escorrer bem.
Numa tigela juntar as lulas, polvilhar com o pão ralado e mexer.

Numa frigideira alta cobrir o fundo com azeite e levar ao lume com os dentes de alho picados, o louro e o piri-piri picado. Assim que estiver o azeite bem quente, juntar as lulas e fritar, mexendo para alourar durante 5min..

Juntar o molho inglês, agitar a frigideira, acrescentar água necessária, tapar e deixar cozinhar mais 15min. em lume médio. Rectificar de sal e pimenta.

Servir de imediato, salpicando com a salsa ou coentros picados, acompanhando com batata frita, cozida ou assada a murro.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não adicionar pão ralado em excesso pois no final o molho ficará muito empapado. Quanto mais pão ralado, mais água vai precisar para diluir o molho e menos concentrado fica o sabor do molho inglês. O pão ralado serve para dar alguma crocância às lulas e engrossar o molho;
- Em vez de água, ou em partes iguais, pode ser usado vinho branco ou tinto;
- Como o molho inglês já possui sal, provar o molho das lulas antes de rectificar com sal.

10 comentários:

  1. SIMPLES, MAS SOFISTICADO
    PARABENS PELA ESCOLHA
    UM BEIJO

    ResponderEliminar
  2. Por acaso tb só uso essa marca...que ricas lulas que eu gosto tanto :-)

    ResponderEliminar
  3. Que bela sugestão!
    Eu adoro lulas e irei testar esta receita cá em casa. :)

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto que tem essas lulas!! Devem ser óptimas!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. ai lulas... que maravilha... adoro! a tua receita é simples e deliciosa!! nhami nhami

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. amo lula..e as suas com molho inglês devem ter ficado tudo de bom..aqui em casa numca falta molho inglês.!!!realça o sabor mesmo..um abraço...li.

    ResponderEliminar
  7. um pratinho simples e que vai ao meu gosto. por acaso nunca usei molho ingles com as lulas mas de certeza que vou adoara

    ResponderEliminar
  8. Não tenho molho inglês em casa, nunca provei! O aspecto das lulas é maravilhoso :) Eu adoro esses bichinhos!

    ResponderEliminar
  9. Lulas é sempre um praato chique, e o bom é que nao precisa de muita coisa, com molho ingles deve ter combinado muito bem ! bj

    ResponderEliminar
  10. Aprovadíssimas no almoço surpresa do Dia da Mãe! =D Para uma principiante como eu, um prato super simples que fica óptimo! E rápido de fazer como eu gosto =P
    As lulas que eu usei é que vinham um bocado salgaditas demais.. Sem adicionar sal nenhum aquilo já estava meio para o salgado, mas nada demais ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!