quinta-feira, 13 de Maio de 2010

COUVE À MINEIRA

Acompanhamento fundamental da feijoada à brasileira, mas que acompanha muito bem carnes grelhadas. É de preparação rápida.

A couve que uso é a galega ou portuguesa, a do caldo verde.
A couve galega, tal como outros vegetais verdes escuros, é um alimento muito rico em cálcio, mas mais do que isso, é um dos alimentos dos quais se realiza uma grande absorção de cálcio, mais do que o leite, pe.. Por todas as razões é um alimento a introduzir na dieta diária de todos. A couve mineira é uma preparação alternativa ao consumo desta couve, sem ser na forma tradicional de caldo verde.

Algumas variações podem ser feitas à sugestão que indico. A couve pode ser preparada na frigideira em cru, sem ser escaldada, bem como aquecer bacon para que solte a gordura e nessa mesma gordura frigir a couve. Com bacon ou mesmo chouriço caseiro, a couve fica mais aromática.

Fiz assim...

COUVE À MINEIRA


INGREDIENTES
250g de couve galega cortada bem fina (caldo verde)
2 dentes de alho
1 piri-piri seco
1 fio de azeite
sal q.b.

PREPARAÇÃO
Escaldar a couve 3min. em água a ferver em cachão forte com sal. Escorrer.

Numa frigideira alta de saltear ou num tacho colocar o fio de azeite, os alhos e o piri-piri picados e aquecer. Não deixar os alhos ganhar cor e juntar logo de seguida a couve escorrida. Com um garfo de madeira (se a frigideira for anti-aderente) soltar a couve e frigi-la no azeite. Provar um pouco e temperar de sal se necessário.
Servir de imediato.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A forma tradicional de cortar esta couve é usar o cortador de caldo verde, de manivela, que se prende à mesa da cozinha. Em alternativa, depois de lavar as folhas, sobrepor algumas e enrolar bem apertado, como se fosse um charuto. Na tábua cortar bem fininho. Uma sugestão mais prática e a minha preferida é a couve fresca já cortada e embalada, à venda no supermercado na zonas dos legumes para sopa;
- Para escaldar a couve mas para a manter verde deve-se usar a água bem quente e a couve escorrida, para não baixar a temperatura da água;
- Se optar por fritar o bacon ou chouriço em cubos, retirá-los depois de soltarem a gordura, frigir os alhos e a caouve e só depois envolver no bacon/chouriço;
- Se os alhos ganharem cor ficará o azeite com um sabor desagradável, é preferível iniciar o processo com novos alhos e azeite.

sexta-feira, 7 de Maio de 2010

BOLO DE BANANA E ARANDOS NA MFP

As minhas experiências de bolos na MFP nem sempre correm bem, mas esta foi uma das que me convenceu.
Receita muito prática, para além da cuba da MFP, apenas se suja um prato fundo e um garfo.
Para o lanche ou pequeno-almoço é sempre muito aromático e mantém-se óptimo durante vários dias.

Para aproveitamento daquelas bananas que ficam na fruteira muito maduras e que ninguém as come.
Quanto aos arandos, podem ser substituídos por passas de uva ou mistura de alperces secos e cerejas cristalizadas, tal como no original do livro The Bread Book da Sara Lewis.

O formato do bolo depende da forma da MFP, nas formas mais quadrangulares o bolo fica mais alto, nas rectangulares de 2 pás, fica mais baixo, mais parecido com um bolo inglês, como é o caso.

Embora a sugestão seja para fazer na MFP, a massa pode ser feita como tradicionalmente numa tigela e levada ao forno convencional numa forma de bolo inglês.

Fiz assim...

BOLO DE BANANA E ARANDOS NA MFP


INGREDIENTES
125g de manteiga
2 bananas maduras
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 ovos
150g de açúcar

300g de farinha
2 colheres (chá) de fermento em pó
125g de arandos secos

PREPARAÇÃO
Num prato fundo pesar a manteiga e derreter no microondas. Colocar na forma da MFP.
No mesmo prato esmagar com um garfo as bananas juntamente com o sumo de limão. Juntar à manteiga.
Aproveitando o mesmo prato e o garfo, bater ligeiramente os ovos e verter na cuba da MFP.
Acrescentar o açúcar e a farinha com o fermento.
Seleccionar o programa "Rápido" ou "Ultra-rápido", de +/- 1h.
Quando faltarem 5min. para terminar de amassar, juntar os arandos. No fim de amassar retirar com os dedos, as pás da máquina.
 
Quando o programa terminar, continuar a assar mais 15min. no programa "Assar" ou "Cozer", ou até o palito sair seco.
Deixar arrefecer na forma e só depois desenformar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para além de se poder substituir os arandos, a massa pode ser aromatizada com baunilha, raspa de citrinos, canela, ou mesmo transformá-lo em bolo de banana e chocolate, adicionando um pouco se chocolate em pó.