sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DOCE DE TAMARILHO COM CARDAMOMO

Com o vendaval que se tem sentido, torna-se inevitável ter que aproveitar todos os tamarilhos que caíram. Pena não poder aproveitar os cedros ou a pimenteira (que este ano ainda não tinha pimentas vermelhas) que também foram derrubados :(

Optei por fazer doce de tamarilho, pois seria uma preparação onde podia gastar de forma rápida os muitos que tinha disponível e em diferentes estados de amadurecimento.

Os tamarilhos são frutos arbóreos do tamarilheiro. Ao fruto também se chama tomate brasileiro, inglês ou arbóreo. É originário do Peru, mas por aqui na zona centro até que não se dá mal, ficando com as folhas queimadas pela geada do inverno.
A cor dos tamarilhos varia entre o vermelho, alaranjado (são os meus) e amarelos, consoante a variedade. Os vermelhos apresentam uma polpa bastante mais escura que os outros, mas parece-me que a variedade laranja é menos ácida.
O sabor é bem caraterístico, agridoce, entre o vincado sabor do maracujá ácido e a frutado e tropical da goiaba.

Aqui por casa são comidos ao natural, cortando a meio e rodando com uma colher para recolher a polpa. A polpa pode ser colocada numa tacinha e adicionado algum açúcar, mas isso é ao gosto de cada um.

Nesta sugestão resolvi aliar um toque mais oriental, o o cardamomo. Ficou delicioso ;)

Fiz assim...

DOCE DE TAMARILHO COM CARDAMOMO


INGREDIENTES
800g de polpa de tamarilho
1-2 vagens de cardamomo verde (marca Espiga)
400g de açúcar para doces e compotas - açúcar gelificante (com pectina)

PREPARAÇÃO
Lavar os tamarilhos, cortar a meio e com a ajuda de uma colher de sobremesa retirar a polpa.
Abrir a vagem do cardamomo e moer as sementes num almofariz com 1 das colher de açúcar ou com uma pedra grande sobre uma superfície dura.
Levar ao lume a polpa dos tamarilhos com o açúcar e o cardamomo moído.
Deixar ferver sobre lume médio durante 30min..


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Na bimby colocar todos os ingredientes e cozinhar a 100ºC/vel. 1-2/colher inversa/30min.;
- Pode ser usado açúcar branco normal, sem ser o gelificante. Para isso juntar 1 colher (sopa) de sumo de limão e aumentar em 100-200g o açúcar usado;
- Moer as sementes de cardamomo com 1 das colheres de ajudar para ajudar o processo;
- Para notas sobre conservação e elaboração de doces ver aqui;
- Antes de preparar o doce pode colocar um pires no congelador, para testar a consistência do doce no fim do tempo indicado, uma vez que assim arrefecerá rapidamente apresentando a consistência que terá ao arrefecer normalmente no dia seguinte.