Mostrar mensagens com a etiqueta Abóbora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Abóbora. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TARTE DE ABÓBORA

É tempo de abóboras e por aqui têm-se diversificado as suas utilizações. Eu gosto muito de abóbora, não só pela cor, pelo sabor e aroma que deixa ao cozer.

Geralmente as tartes de abóbora apresentam um recheio muito denso, mas nesta sugestão o recheio é leve e o aroma muito outonal e quente, pelas especiarias que leva.
A receita vem do Dia de Domingas. Apenas usei massa quebrada fresca enrolada para facilitar a preparação e adaptei as quantidade de natas e abóbora às embalagens que dispunha.
Não é muito doce e as natas ácidas contribuem com a textura, com um sabor lácteo bastante agradável e para manter húmido o recheio.

Para preparar esta tarte usei puré de abóbora que congelo em sacos com doses individuais. Aproveito as abóboras que me dão, para as preparar de uma só vez, retirar casca, pevides e fios, cortar em cubos e cozer na panela de pressão. Em puré a abóbora não ocupa tanto espaço no congelador, como se fosse em cubos ou fatias. Este puré tanto serve para tartes, broínhas ou merendeiras, como para cremes ou sopas.

Fiz assim...

TARTE DE ABÓBORA


INGREDIENTES
400 ml de natas ácidas (sourcream)
400 g de puré de abóbora
3 ovos
160 g de açúcar amarelo
1/4 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de gengibre moído
1/4 colher (chá) de noz-moscada moída
1/4 colher (chá) de sal

PREPARAÇÃO
Esticar a massa numa forma de fundo amovível forrada com o papel vegetal da massa.
Picar o fundo da massa com um garfo.

Colocar no copo da bimby as natas ácidas e programar 40ºC/vel. 2/2min.
Acrescentar o puré de abóbora, as gemas, o açúcar e as especiarias e o sal e programar 90ºC/vel. 3/6min.. Durante este tempo elevar a velocidade até 5 durante uns segundos para envolver melhor.
Colocar o copo numa bacia com água fria, durante 15 minutos, para baixar a temperatura do creme.

Bater as claras em castelo e envolver no recheio.

Colocar o recheio sobre a massa e levar a assar 40 minutos em forno pré-aquecido a 180 ºC até estufar e ganhar cor.

Retirar do forno e deixar arrefecer na forma.
No fim de fria levar ao frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro.

Pode polvilhar com açúcar em pó antes de servir.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não gostando de noz-moscada use apenas uma pitada ou substitua a totalidade por outro aroma intenso e quente como o cravinho moído. Em vez de gengibre pode usar cardamomo;
- Para fazer sem bimby, use uma taça em banho-maria para aquecer as natas ácidas e só depois deve juntar os restantes ingredientes. Os tempos/temperatura são os mesmos;
- Ao arrefecer o recheio abate um pouco;
- Esta tarte não perde as qualidades de cor, aroma e sabor durante 1 semana se guardada no fresco e tapada.

sábado, 5 de março de 2011

SALADA DE ABÓBORA ASSADA, ESPINAFRES E MOLHO DE MEL E BALSÂMICO

Uma salada ou um óptimo acompanhamento.

A abóbora assada é muito saborosa. A casca fica macia e caramelizada.
A combinação da abóbora com as folhas verdes de espinafres-bebé, folhas muito macias, ou mesmo com as apimentadas de rúcula, é muito boa. O molho agridoce faz a diferença. Aconselho este molho aos apreciadores desta combinação.

Já antes tinha feito a sugestão do Jamie, Abóbora assada com especiarias, que serviu de acompanhamento. Desta vez segui os temperos da Mafalda, com os seus Dias e a refeição foi completa.

Fiz assim...

SALADA DE ABÓBORA ASSADA, ESPINAFRES E MOLHO DE MEL E BALSÂMICO


INGREDIENTES
para a salada:
1 abóbora-manteiga com cerca de 1kg
2 colheres (sopa) de azeite
3 ramos de tomilho seco
2 dentes de alho fatiado
pinhões ou amêndoas laminadas
200g de espinafre-bebé
100g de queijo manchego, cabra ou fresco esfarelado

para o molho:
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sumo de limão ou laranja

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar 1-2 tabuleiros com papel de alumínío ou vegetal.

Lavar a abóbora com a casca, cortar ao meio, no sentido longitudinal, e depois em quartos. Rejeitar as sementes e os fios.
Dividir cada quarto em fatias de 2cm.

Numa tigela grande misturar o azeite, o tomilho e o alho.
Juntar a abóbora com a casca, e envolver bem.
Dispor as fatias de abóbora no tabuleiro e temperar de sal e pimenta.
Levar ao forno por 45min., virando a abóbora uma vez a meio do tempo.
Assar até ficarem douradas e tenras. Retirar e reservar.

Aquecer uma frigideira e dourar os pinhões, sem deixar queimar. Retirar e reservar.

Para o molho colocar o mel, o vinagre, o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta num frasco e agitar bem, ou numa taça e bater com o garfo.

No prato de servir dipor os espinafres devidamente lavados e secos, distribuir as fatias de abóbora, o queijo e os pinhões.
Regar com o molho de mel e vinagre balsâmico.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se a abóbora for comprida, cortar as fatias ao meio, separando as regiões rectas das curvas;
- O queijo manchego ou de cabra pode ser susbtituído por parmesão ou da ilha;
- Os pinhões aquecem-se na frigideira até ficarem brilhantes e dourados, não tostar.

domingo, 11 de abril de 2010

LINGUINI DE ABÓBORA E SALSICHA FRESCA

Para apreciadores de abóbora. Quem não gosta desta cucurbitácea, então que passe adiante.
Parece um prato sem graça nenhuma, mas esta massa fica com um sabor muito intenso a abóbora. O aroma e o sabor levemente adocicado com traços de canela e cravinho...

É uma sugestão muito rápida de se fazer, económica e sem muitas calorias.
A salsicha é cozinhada sem gordura, o azeite é só adicionado no fim, e pode ser parcialmente eliminado se for o caso, embora combine muito bem nos sabores.
Não são usados muitos aromas, pois o próprio tempero das salsichas e o aroma da abóbora, perfumam todo o prato.

Quando descasco uma abóbora, parte é para cozinhar na hora, em doce ou salgado, e a restante é congelada, em cubos descascados, para sopa ou outra utilização, como esta. Estando no congelador facilmente se retiram uns cubos, e se descongela no microondas, para tornar a cozedura mais rápida.

A quantidade de salsichas frescas a usar depende do seu tamanho e do gosto de cada um.

Fiz assim...

LINGUINI DE ABÓBORA E SALSICHA FRESCA


INGREDIENTES
300g de linguini
3-4 salsichas frescas
400g de abóbora em cubos
1 fio de azeite
sal
pimenta moída

PREPARAÇÃO
Cozer a massa em água abundamente e sal. Escorrer quando estiver al dente e reservar.

Aquecer uma frigideira anti-aderente. Quando bem quente, rasgar a pele das salsichas e com os dedos separar pequenas porções do interior das salsichas, colocando-as na frigideira. Deixar dourar, agitando ou mexendo a frigideira.

Colocar os cubos de abóbora cortados em cubos mais pequenos (2x2cm). Mexer e deixar cozinhar. Temperar de sal e pimenta. Se secar muito antes da abóbora estar totalmente cozinhada, juntar umas colheres de água quente.
Quando a abóbora estiver macia, juntar o fio de azeite e a massa escorrida.
Saltear.

Servir de imediato adicionando um fio de azeite por cima.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A abóbora congelada cozinha mais depressa, pois a humidade retida ajuda a desfazer a própria textura;
- É importanto que a massa escolhida não esteja cozida em demasia, apenas al dente. Escolhi linguini pois acho que a massas longas combinam melhor neste prato, e prefiro-o ao esparguete por ser mais largo. Fettuccini ficará igualmente bem.

domingo, 1 de novembro de 2009

PÃEZINHOS PARA O DIA DO BOLINHO

O ano passado fiz Bolinho para o dia do Bolinho.
Este ano fiz uma versão mais soft, menos doce, mais macia, mais elástica. Menos bolo e mais pão. Um pãozinho doce com abóbora e nozes.

Mais uma vez usei apenas nozes, embora goste de lhes juntar passas, mas como muitos não gostam, deixei apenas as nozes.

Não adianta fazer apenas 1kg de farinha, quero que renda bastantes pãezinhos para dar para todos, se sobrar algum, congela-se.

O Dia do Bolinho no Dia de Todos os Santos é uma alegria para as crianças. De manhã corre-se, em grupos, a redondeza de porta em porta. Nas zonas mais rurais "Pão por Deus!" e nas zonas mais urbanas: "O tia dá bolinho?" são expressões que se têm para receber em troca um bolinho de frutos secos, ou nos dias que correm também rebuçados e outros doces, frutas (maçãs, romãs...) ou secas (castanhas, nozes, amêndoas...).
Eu percorria os vizinhos com uma saca de pano de pão, também há quem as fizesse de propósito com retalhos de tecidos, hoje nos infantários comemora-se o dia fazendo com as crianças as próprias sacas, e bonitas que elas ficam.

Um bom Dia do Bolinho, e que este nunca vos falte.

Fiz assim...

PÃEZINHOS PARA O DIA DO BOLINHO


INGREDIENTES
500g de farinha de milho
50ml de azeite
1l de água a ferver
1/2 colher (chá) de sal
500g de puré de abóbora
2 colheres (chá) de canela moída
2 colheres (chá) de erva-doce moída
1 colher (chá) de cravinho moído
500g de açúcar
50ml de aguardente
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
500ml de água
2kg de farinha (300g + 1700g)
500g de miolo de noz partido

PREPARAÇÃO
Numa bacia grande colocar a farinha de milho e escaldar com o azeite quente e o litro de água a ferver. Mexer bem. Juntar o sal e o puré de abóbora. Envolver bem.

Entretanto numa taça misturar o fermento com 500ml de água, mexer, e juntar 300g de farinha.

Na bacia continuar a juntar a canela, a erva-doce, o cravinho, o açúcar e a aguardente. Mexer.
Juntar a mistura do fermento e o resto da farinha. Amassar bem.
Juntar as nozes e voltar a amassar.

Deixar levedar, tapado com um pano de cozinha, 1.30h.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.

No fim de levedar, retirar pequenas porções de massa, 100-110g, para a pedra enfarinha e tender pequenas bolas. Polvilhar com farinha. Deixar descansar 15-20min. num tabuleiro enfarinhado, tapado com um pano.
Cortar com a tesoura em cruz e levar a assar a 200ºC, 15min. ou até ficarem dourados.

Retirar e deixar arrefecer numa grelha.

Rende 50 pãezinhos.

Tabuleiro pronto com os Pãezinhos e doces

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Quando se junta a restante farinha, deixar uma pequena parte, pois pode não ser necessária a totalidade, ou pelo contrário pode ser necessário juntar mais alguma. Nunca em demasia, quer-se a massa macia;
- Querendo torná-los, bolos, é só juntar mais açúcar, a gosto;
- Outros aromas podem ser juntos, as raspas de laranja ou limão, baunilha, vinho do porto...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ABÓBORA ASSADA COM ESPECIARIAS

É um bom acompanhamento para carnes.
O sabor é muito bom e só me faz lembrar a batata doce assada de que gosto tanto.

A sugestão é do Jamie Oliver no livro Na Cozinha com Jamie Oliver.

A abóbora assada fica com um sabor mais intenso e mais adocicado.
Sem especiarias pode ser usada para fazer puré para uma tarte de abóbora ou como recheio de raviolis, para pão ou uma sobremesa. Mesmo que se asse abóbora a mais, para aproveitar o calor, o puré pode ser congelado em sacos pronto para ser usado mais tarde.

Com especiarias torna-se um acompanhamento óptimo.

Fiz assim...

ABÓBORA ASSADA COM ESPECIARIAS



INGREDIENTES
1 abóbora com 1-1,5kg
2 colheres (chá) de sementes de coentros
2 colheres (chá) de orégãos
1/2 colher (chá) de sementes de funcho
1 colher (sopa) de colorau (pimentão seco moído)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta preta moída na hora
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite

PREPARAÇÃO
Lavar a abóbora e cortar ao meio. Retirar as sementes com a ajuda de uma colher de sopa.
Cortar cada metade ao meio e cada quarto também, obtendo 8 fatias.

Colocar todas as ervas secas e especiarias no almofariz e triturar com o sal e a pimenta até obter um pó fino. Juntar o alho e triturar com as especiarias. Acrescentar o azeite e obter uma pasta.

Numa pequena bacia colocar as tiras de abóbora e envolver bem com a pasta de especiarias obtida.

Dispor as fatias de abóbora num tabuleiro, com a casca para baixo e levar ao forno a 200ºC cerca de 20-30min. ou até estarem macias.

Retirar do forno, servir de imediato com um fio de azeite.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As tiras de abóbora devem ficar bem untadas antes de ir ao forno para que o aroma se espalhe.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

PÃO DOCE DE ABÓBORA

Muito amarelo, mas sem ovos. O segredo está na abóbora e na farinha custard que lhe dão esta cor bonita.

A receita, essa, não tem segredos. É o sucesso do Pão Doce - O Pão Doce, com a adição de puré de abóbora a substituir os líquidos.
A abóbora foi descascada, cozida, escorrida e triturada. Foi ensacada e congelada em pequenos sacos, prontos para receitas como esta ou a dos Waffles de Inverno / Waffles de Abóbora, Coco e Canela.

Este pão é macio e muito aromático. Nos dias seguintes, torrado com manteiga é óptimo.

Fiz assim...

PÃO DOCE DE ABÓBORA


INGREDIENTES

250ml de puré de abóbora morno
2 colheres (chá) de fermento seco ou equivalente
100g de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de farinha custard
2 colheres (sopa) de margarina
500g de farinha

PREPARAÇÃO

Juntar todos os ingredientes pela ordem descrita, na forma da MFP. Seleccionar o programa "Sandes" e desligar 10min. antes de terminar o ciclo.
Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Ao substituir o leite e a água, da receita original, pelo puré de abóbora, pode ser preciso adicionar 1 colher (sopa) de água, no amassar;
- Desligar 10min. antes do terminus do ciclo para que a côdea não fique muito escura, ou então, em caso de esquecimento, aparar a côdea.

sábado, 10 de janeiro de 2009

WAFFLES DE INVERNO / WAFFLES DE ABÓBORA, COCO E CANELA

A culpa é da Margabela, se não me tivesse trazido uma abóbora ontem, não teria feito estes waffles. Esta ideia já andava a ser matutada à muito, mas ainda não tinha passado à fase de processamento. Hoje foi o dia. Obrigado Margabela.

Não são waffles para serem comidos ao pequeno-almoço, são waffles para comer como se fossem umas bolachas, bolinhos, com café, chá, ou a olhar pela janela e ver o frio que lá está fora, sem qualquer cobertura. Para outra receita comum de waffles ver as Bolachas de S. Valentim ou de outro dia qualquer e para waffles com fermento biológico ver Waffles levedados e Power waffles.

A combinação de abóbora e coco já é conhecida, e é perfeita, tal como a de abóbora e nozes ou pinhões, com ou sem canela.

São óptimos no fim de frios, o interior não fica seco, apresenta uma textura surpreendemente húmida, doce e crocante. Ficam macios, ao contrário de outras receitas em que no final de frios, ficam com a superfície crocante.

A abóbora foi descascada, limpa e cortada em cubos, cozida na panela de pressão com pouca água, quase nenhuma, escorrida e reduzida a puré com a varinha mágica. Parte foi congelada para utilização diversa e a restante em saquinhos plásticos com as doses desta receita. Outros dia, apenas há que descongelar o puré e...

Fiz assim...

WAFFLES DE INVERNO/ WAFFLES DE ABÓBORA, COCO E CANELA

INGREDIENTES
150g de puré de abóbora
2 ovos
80g de açúcar
30g de coco seco
100g de farinha
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de mel (opcional pelo sabor)
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó


PREPARAÇÃO
Pré-aquecer a máquina de waffles. Pincelar as placas com óleo alimentar.
Misturar todos os ingredientes, pela ordem mencionada.
Colocar uma dose de massa na máquina e deixar assar.

Desenformar e deixar arrefecer numa grelha. Cortar com uma faca.

Rende 6 waffles grandes, que cortados dá 30 bolachas.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O mel junta-se se se gostar do sabor;
- É necessário pincelar as placas da máquina, porque a receita não leva gordura nenhuma.

sábado, 20 de dezembro de 2008

STARFFINS - MUFFINS DE ABÓBORA E PINHÕES - PUMPKIN AND PINE NUTS MUFFINS

Baptizei-os de Starffins, pela sua forma estrelada. São de abóbora e pinhões, não ficam secos e ficam muito aromáticos.

Como em qualquer muffin o seu melhor é a "cabeça", não sei explicar porquê, acho até que se deveriam fazer os muffins, gilhotina-los e eliminar o resto, servindo apenas as cabeças, lol.
Nestes não é excepção, para mais que os pinhões foram incluídos apenas no topo.
Se vos abundarem os pinhões, incluam-nos também na massa.

Eu sou doido por pinhões, viciado em ir à despensa e por alguns na mão e saborear cada um deles, como se não houvesse mais nenhum, mas depois passa-me uma coisa pela cabeça e lá vou buscar mais alguns (entretanto digo para mim mesmo, que não o faço mais), depois fico com remorsos do impulso, mas... Mas, realmente doido, doido, fico é com o preço, nem o camarão (grande) chega perto.

A abóbora, muito mais acessível, pode ser cozida ou assada no forno, ainda com casca.

Usei a receita de Muffins de Abóbora daqui.

Fiz assim...

STARFFINS - MUFFINS DE ABÓBORA E PINHÕES - PUMPKIN AND PINE NUTS MUFFINS


INGREDIENTES
250ml / 1 chávena de puré de abóbora
1 ovo
125ml de água morna (pode ser da cozedura)
125g de manteiga ou margarina
250g de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
300g de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de canela
1/2 colher (chá) de noz moscada
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
1/4 colher (chá) de cravinho moído
pinhões q.b.


PREPARAÇÃO
Cozer a abóbora em pouca água, escorrer aproveitando a água, e esmagar. Se for assada, retirar a casca e esmagar.
Numa tigela misturar a abóbora com o ovo, a manteiga e a água. Mexer.
Numa outra tigela misturar todos os restantes ingredientes. Juntar as duas misturas.

Encher a 3/4 formas de muffins, untadas e polvilhadas com farinha, ou forrar com forminhas de papel.
Cobrir com pinhões.
Levar a forno pré-aquecido a 200ºC, durante 25min., a 180ºC.

Rende 10 muffins grandes.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os aromas podem ser alterados, incluindo raspas de citrinos, baunilha, um licor...;
- Em vez de pinhões podem ser usadas amêndoas falhadas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CARNE DE PORCO DE S. MARTINHO

À semelhança do Bolo-rei, que não pode faltar na mesa de Natal (mesmo que não seja comido, com tantas outras iguarias de deixar os olhos regalados), no dia de S. Martinho não podem faltar castanhas.

Os miúdos trouxeram da escola os tradicionais cartuchos de castanhas assadas, ao jantar Carne de porco com castanhas.

E porque o dia de S. Martinho é um dia de Outono, juntei nesta sugestão as castanhas e a abóbora, ficando a romã esquecida.

O contraste da carne crocante, a textura massuda e seca das castanhas e ainda do cremoso puré de abóbora adocicado, surpreendeu-me bastante.

E não se esqueçam, sejam o cavaleiro Martinho na vida de alguém.
Fiquem-se com esta adivinha:

Se me rio... de mim sai uma donzela.
Mais donzela do que eu,
Ela vai com quem a leva.
Eu fico com quem me deu.

Fiz assim...

CARNE DE PORCO DE S. MARTINHO


INGREDIENTES
Para a carne:
300g de carne de porco (podem ser febras)
1 colher (sopa) de margarina ou banha de porco
1 fio de óleo
1 colher (chá) de Massa de Tempero
400g de castanhas peladas (podem ser congeladas)

Para o puré:
6 batatas grandes
4 cubos médios de abóbora (pode ser congelada)
sal q.b.
pitada de pimenta
noz moscada moída

PREPARAÇÃO
Aquecer uma frigideira anti-aderente e juntar a margarina e o óleo. Diluir a massa de tempero na gordura. Fritar a carne de porco cortada em tirinhas finas, mexendo sempre. Assim que estiver loura juntar as castanhas. Fritar na gordura da carne, mexer, desligar e tapar.

Entretanto cozer as batatas e a abóbora (pode ser no microondas) com água e sal. Escorrer (reservar parte da água quente) e fazer puré, usando peneira, passe-vite, ou esmagador. Acrescentar leite quente e/ou água da cozedura. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Mexer bem.

Servir o puré com a carne e castanhas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa de tempero pode ser substituída pelos ingredientes da sua confecção.

domingo, 20 de abril de 2008

LOMBO DE PORCO COM ABÓBORA E CASTANHAS

Comer abóbora e castanhas liberta o que de campestre há em nós. O sabor, o aroma, a cor, a própria textura identifica campo.

Aproveitei a 2.ª abóbora que o MD me trouxe pelo Natal para fazer alguns petiscos, outros ainda virão. Não pesei a abóbora, era grande, estava guardada desde o Natal. Com a outra fiz receitas daquela época e esta ficou de reserva.

Ontem chegou a sua altura. Descascada e partida em cubos, em sacos para congelar, em fatias para assar. Faltam na foto os cubos para o lombo que já estão na panela e os da sopa de legumes que já está pronta. Com parte desta que congelarei farei um creme de abóbora com natas.

A abóbora de Natal teve destino semelhante, mas grande parte dela foi logo cozida e espremida. O puré foi congelado em sacos para as receitas doces. Os cubos na altura serviram para fazer doce de abóbora com nozes, para comer com qualquer coisa incluindo o célebre requeijão.

Fiz assim...

LOMBO DE PORCO COM ABÓBORA E CASTANHAS

INGREDIENTES
lombo de porco
abóbora descascada e em cubos
castanhas descascadas congeladas
5 dentes de alho
1 folha de louro
2 grãos de pimenta vermelha
2 colheres (sopa) de banha de porco ou azeite
colorau (pimentão doce em pó)
sal
1 raminho de alecrim
1 malagueta
1 cravinho da índia
azeite
água quente
vinho branco
pimenta


PREPARAÇÃO
Limpar o lombo de gorduras em excesso.

No almofariz fazer uma pasta com os alhos, a folha de louro (sem a nervura central), a pimenta vermelha, o colorau e algumas folhinhas de alecrim. Para rasgar mais facilmente adicionar o sal e para amaciar a pasta adicionar a banha ou o azeite. Barrar o lombo com esta mistura.

Aquecer azeite na panela de pressão e fritar o lombo de todos os lados. Juntar um pouco de água quente e vinho branco. Adicionar o raminho de alecrim atado à malagueta e ao cravinho. Colocar por cima as castanhas (que por estarem no congelador ficaram esquecidas) e os cubos de abóbora não muito pequenos. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume médio na pressão normal, após levantar fervura, durante 30min.

Retirar toda a pressão.

Retirar o lombo escorrido para uma tábua de cortar. Para uma travessa retirar parte das castanhas e dos cubos de abóbora. Retirar e eliminar o ramo aromático.

Com a varinha mágica triturar alguma abóbora e castanhas no caldo da carne. Se necessário engrossar com uma colher de maizena dissolvida em água ou leite frio. Adicionar pimenta moída na hora e rectificar os restantes temperos.

Fatiar o lombo, colocá-lo na travessa com as castanhas e a abóbora e regar com o molho.

Acompanhar com arroz branco ou com batatinhas novas cozidas com pele.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A pimenta vermelha não é de compra, basta olhar em redor e de Outubro a Janeiro apanhar pequenos cachos de pimenta vermelha das pimenteiras-bastardas que nos presenteiam nos passeios e jardins;
- A abóbora se cozer muito desfaz-se. Convém que ela fique por cima para cozer no vapor e em cubos grandes para não se derreter. É preferível cortar pequenos cubos depois na travessa.
- O molho com algumas castanhas fica mais grosso e com um sabor especial que combina com a carne de porco;
- O tempo de cozedura na panela de pressão é bastante mais reduzido que na panela normal. Para rentabilizar, 5min antes do fim, desligo o calor e deixo cozinhar por mais 15min já desligado.