pão, bolos e bolinhos, biscoitos e bolachas, muffins e scones, waffles e donuts, bôlas e empadas, tartes e tortas, quiches e salgadinhos, crepes e panquecas, assados e cozidos, fritos e grelhados...
domingo, 27 de janeiro de 2013
ASSADO DE NOZES
Uma delas, porque a anotei de um programa de televisão da RTP1, há muitos, muitos anos, era eu uma criança... na altura, porque achei piada fazer-se um prato principal sem carne ou peixe e com nozes, que tanto adorava e adoro. A receita foi apresentada pela Olívia Santos. Passado uns anos, em 1999, comprei o seu livro Receitas da Olívia 2. Foi com estas receitas que estabeleci contacto com a alimentação, que depois descobri ser vegetariana.
Não sou vegetariano, mas gosto de experimentar novos alimentos e confeções. Faço em casa duas refeições por semana sem carne ou peixe, incluindo os derivados da soja e leguminosas.
Outra recordação tem a ver com as nozes. Gosto tanto de frutos secos oleaginosos, que uma das prendas de natal que o meu pai me deu foi um cesto de vime (que ainda guardo) repleto de frutos secos com casca: nozes, amêndoas, avelãs e pinhões, mas também figos secos pretos e pingo de mel. Obrigado ;)
Esta é uma receita simples que permite aproveitar algumas sobras.
Depois de uma refeição com acompanhamento de batatas e legumes cozidos sobra sempre alguma coisa. Guardo sempre estas sobras no frigorífico. O que fazer com elas? Omelete de batata com cebola, por exemplo, Pão de batata ou outro legume ou este assado. Desta vez só tinha batata, mas quando sobra cenoura, feijão verde ou bróculos cozidos, estes entram também.
Para enriquecer o sabor, inclui ainda queijo ralado, daqueles cantinhos duros que vão sobrando, e uma folha de alho francês que são sempre mal compreendidas e que acabam por nunca ser aproveitadas, em vez de ervas frescas.
Fiz assim...
ASSADO DE NOZES
INGREDIENTES
10 bolachas de água e sal (tipo cream cracker)
3 batatas médias cozidas
1 cebola grande
3 dentes de alho
3 ovos
2 colheres (sopa) de azeite
100g de nozes
2-3 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (salsa, coentros, hortelã, cebolinho...)
pitada de noz moscada
pimenta
sal
Desta vez usei ainda:
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 folha verde pequena de alho francês picada (em vez das ervas frescas)
PREPARAÇÃO
Triturar as bolachas, batatas, cebola e alhos.
Juntar os ovos e o azeite e bater.
Acrescentar as nozes picadas e as ervas frescas picadas.
Temperar e mexer para que fique homogéneo.
Colocar o preparado num pirex untado.
Para decorar passar a faca marcando um xadrez e colocar algumas azeitonas.
Levar ao forno a 180ºC por 30-40min. ou até dourar por cima e dos lados.
Servir quente acompanhado por salada de alface, tomate, rúcula, milho...
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez das bolachas de água e sal pode ser usado 1 chávena (chá) de pão ralado;
- Pode substituir as nozes totalmente ou em parte por outras oleaginosas,;
- Na bimby triturar grosseiramente as nozes, reservar. Triturar bem o queijo. Juntar as bolachas e triturar. Juntar as batatas, cebola e alhos e triturar. Juntar os ovos o azeite e as ervas frescas e triturar. Acrescentar as nozes reservadas, temperar e envolver.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
PATANISCAS DE CASCAS DE BATATA COM MAIONESE DE ALHO
Esta geração é a da embalagem, cada vez mais individual, do usa e deita fora, da insustentabilidade, do irracional e do desperdício ecológico e ambiental.
Da redução, reutilização e reciclagem, só mesmo a reciclagem pode um conceito novo, pois os dois primeiros faziam parte do dia-a-dia dos mais antigos, não porque se pensasse no ambiente mas porque se era racional, apenas isso.
O aproveitamento das cascas de batata nada tem de especial, até porque por vezes comemos batatas cozidas ou mesmo fritas com pele e batatas assadas a murro, também com pele obviamente.
Desde que bem lavadas, não há problema na sua utilização, se forem de origem biológica ainda melhor.
É uma forma de evitar o desperdício de alimentos.
A ideia surgiu num projeto social brasileiro - Mesa Brasil SESC, com a edição das brochuras "Livro de receitas: Boas formas para evitar o desperdício" em 2002 e "Receitas de aproveitamento integral dos alimentos" em 2003. A receita aparece também no livro "Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais" de Alexandre Fernandes.
A consistência e sabor que as cascas de batata dão a estas pataniscas é semelhante ao uso da própria batata, com a vantagem de se poder numa refeição comer as batatas e noutra refeição as cascas das mesmas :D
A maionese de alho que acompanha as pataniscas pode ser usada para outro prato qualquer, é sugestão do chefe Henrique Sá Pessoa no seu ingrediente secreto e acompanhava a pita de peru.
Fiz assim...
PATANISCAS DE CASCAS DE BATATA COM MAIONESE DE ALHO
INGREDIENTES
Para as pataniscas:
2 punhados de cascas de batatas
2 ovos
280g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de salsa ou coentros picados
1 colher (chá) de fermento em pó
sal
pimenta
óleo para fritar
Para a maionese de alho:
sumo de 1 limão
1 colher (chá) de mostarda de dijon
2 dentes de alho
folhas de salsa
óleo q.b.
sal
pimenta
PREPARAÇÃO
Cozer as cascas de batata até ficarem macias em água e sal.
Quando cozidas, escorrer e triturar até ficar homogéneo.
Acrescentar os ovos e misturar.
Juntar a farinha, a salsa, o fermento, sal e pimenta e bater um pouco.
Aquecer o óleo e fritar às colheradas.
Virar a meio da fritura, retirar e escorrer sobre papel absorvente.
Para a maionese colocar no copo da varinha mágica os alhos, o sumo de limão, a mostarda, o ovo e a salsa.
Triturar tudo com a varinha mágica. Na velocidade mais baixa adicionar o óleo gradualmente. até levantar.
Juntar o sal e a pimenta e bater um pouco mais.
Acompanhar as pataniscas com uma salada verde, com ou sem arroz branco e com a maionese de alho.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Embora nos ingredientes se indique fermento, poderá omiti-lo, a massa ficará mais densa, mas poderá apreciá-la assim;
- Poderá preparar a massa das pataniscas na bimby, cozendo as cascas de batata, escorrendo, triturando com os ovos e a salsa e misturando os restantes ingredientes;
- Na maionese, para o alho perder a potência poderá cozê-lo previamente em leite;
- As pataniscas poderão ser acompanhadas com arroz de feijão caldoso.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
DOCE DE LIMÃO, CENOURA E MAÇÃ
A consistência e aroma lembra a inglesa orange marmalade.
É ótimo para servir com tostas ou como cobertura de waffles e panquecas.
A cenoura acrescenta uma cor à monotonia da casca de limão e a maçã faz puré para unir todos os ingredientes.
Fiz assim...
DOCE DE LIMÃO, CENOURA E MAÇÃ
INGREDIENTES
750g de cascas de limão picadas finamente
125g de cenoura
125g de maçã descascada
600g de açúcar
PREPARAÇÃO
Demolhar as cascas de limão picadas cobrindo-as com água, durante 2 dias, no frigorífico, trocando a água ao fim de 1 dia.
No dia de fazer o doce ralar ou picar a cenoura e a maçã.
Juntar à cenoura e à maçã, as cascas de limão bem escorridas num passador e o açúcar.
Levar a lume médio cerca de 30min. ou até obter a consistência desejada.
Verter em frascos esterilizados, tapar bem e inverter os frascos até arrefecer.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As cascas de limão picadas resultaram de limonada feita na bimby. Se não for esse o caso então espremer o sumo e aproveitar as cascas (a parte branca e a amarela), cortando-as na tábua ou ralando-as;
- Se fizer o doce na bimby colocar a cenoura e a maçã primeiro e ralar 10seg./vel.5, só depois acrescentar o limão escorrido e o açúcar;
- Querendo um doce mais consistente, doce e duradouro pode usar o mesmo peso das cascas e frutas em açúcar, como na receita original da bimby;
- Podem ser acrescentados aromas ao doce, como gengibre fresco ralado, estrela de anis, pau de canela, vagem de cardamomo...
- Para testar a consistência desejada dos doces antes de os preparar colocar um pequeno prato no congelador. Quando estiver na dúvida se o doce atingiu a consistência desejada colocar uma pequena colher sobre o prato frio e testar, assim simula a consistência do doce quando frio.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
FRUTA EM CROSTA DE BOLO
O ingrediente principal é a fruta, desde maçã, pêra, banana, alperce, pêssego, ananás... Uso cerca de 750g de fruta descascada. A massa, por cima, serve para unir um pouco a fruta cortada. Uso uma massa antiga de bolo de maçã, muito saborosa.
É uma sobremesa óptima para comer quente ou fria, depois do almoço ou jantar ou para um lanche. Aqui em casa não dura assim tanto. Se for deixada ao alcance dos braços mais pequenos, na mesa da cozinha, é só ver o acumular de colheres em volta da taça, é uma autêntica sobremesa comunitária.
No dia seguinte, se ainda sobrar, os sucos ficarão mais espessos e a tarte mais consistente.
Esta sugestão passa por 3 fases: fruta, aromas e massa.
Os aromas devem ser os da preferência individual, eu gosto do aroma de citrinos, vinho do porto e alguma canela, para assim sentir o aroma frutado. Mas pode ser usado qualquer especiaria, mel, ervas aromáticas...
Fiz assim...
FRUTA EM CROSTA DE BOLO

INGREDIENTES
750g de fruta descascada
1 limão (raspa e 2 colheres (sopa) de sumo)
2 colheres (sopa) de vinho do porto
1 colher (chá) de canela
100g de manteiga
100g de açúcar
2 ovos (gemas + claras)
150g de farinha de trigo
PREPARAÇÃO
Colocar as frutas descascadas e fatiadas ou em cubos, numa taça funda que possa ir ao forno.
Adicionar a raspa fina do limão, 2 colheres do sumo do limão, o vinho do porto e a canela.
Envolver a fruta e deixar macerar um pouco. Amontoar um pouco mais a fruta no centro.
Entretanto faz-se a massa.
Derreter a manteiga numa tigela que possa ir ao microondas, juntar o açúcar e bater até esbranquiçar.
Juntar as gemas e continuar a bater.
Adicionar a farinha, envolvendo sem bater.
Bater as claras em castelo e juntar primeiro metade à massa e envolver e depois as restantes.
Colocar a massa por cima da fruta e com o próprio rapa, empurrar um pouco a massa entre a fruta.
Levar ao forno quente, 200ºC até a massa ficar dourada e os sucos borbulharem junto à taça.
Retirar e deixar arrefecer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se no fim da fruta macerar se formar muito líquido, retirar um pouco;
- Se as frutas usadas forem ricas em sucos é necessário adicionar 1 colher (sopa) de maizena ou melhor, fécula de batata, à fruta, envolvendo bem para que os sucos fiquem espessos;
- Convém usar uma tigela funda pois se for cheia até às margens os sucos ao borbulhar sairão e queimarão no forno.
domingo, 3 de agosto de 2008
OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE
Costumo fazer omelete de batata quando sobra batatas cozidas de outra refeição.
As sugestões de hoje são:
- Omelete de batata e cebola, com algum feijão verde e cenoura - sobras de uma salada fria;
- Omelete de esparguete e chouriço - sobras de esparguete de acompanhamento.
Qualquer ingrediente fica bem numa omelete, das sofisticadas com camarão às rústicas de cebola ou de aproveitamento de frango de churrasco (desfiado - faço o Frango à Brás), de peixe cozido ou legumes.
Para refeição principal, ligeira, lanche ou piquenique.
Fiz assim...
OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE
INGREDIENTES
Omeletes para 3 pessoas:
4 ovos
1 cebola grande cortada às rodelas
4 batatas cozidas
outros legumes: cenoura, feijão verde, ervilhas...
salsa picada
sal
4 ovos
1 tigela de esparguete cozido
1 chouriço pequeno ou linguiça picante
salsa picada (opção)
sal
PREPARAÇÃO
Para a omelete de cebola, juntar um fio de azeite numa frigideira e fritar em lume brando/baixo a cebola até esta ficar amelecida. Juntar as batatas cortadas em cubos ou rodelas, e outros legumes. Deixar fritar levemente todos os legumes. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.
Para a omelete de chouriço, fritar numa frigideira anti-aderente, sem óleo, as rodelas finas de chouriço. Assim que soltar a gordura (pode ser necessário remover alguma em excesso) juntar o esparguete e envolver na gordura. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se juntar 1 colher (chá) de fermento royal às omeletes mas eu prefiro sem.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
DOCE DE CASCAS DE MELANCIA
A melancia é linda, atrai qualquer um pelo seu vermelho vivo. A tradicional, porque agora também há variedades de polpa amarela e outras sem sementes em que estas são brancas e macias, quase nem se dá por elas.
Bem fresca acaba com o calor e mata a sede. Por conter 90% de água deve ser comida entre as refeições, já que depois delas acaba por levar uma grande quantidade de água ao estômago e atrasa a digestão (aumenta o volume do bolo e por isso diminui a acidez no estômago).
É quase espontânea no Brasil, onde o dia 26 de Novembro é o dia da Melancia!
Comemos a melancia e o que é que sobra? A casca, pois é. Por isso esta sugestão de aproveitamento destas cascas.
Comemos a melancia no verão e fazemos um doce para ser comido no inverno: melancia todo o ano.
Cuidados a ter antes de comer a melancia, se quisermos aproveitar as cascas para o doce:
- lavar a melancia antes de a abrir (tal como o melão, todos apertam a fruta para ver como está por dentro);
- separar a polpa que comemos com uma faca, para não fazer o doce com casca que foi separada à dentada, lol.
Vale a pena tentar, fica bom.
Fiz assim...
DOCE DE CASCAS DE MELANCIA

INGREDIENTES
cascas de melancia
açúcar branco + amarelo na proporção de 80% do peso das cascas
1 pau de canela
1 extremedidade de hortelã-pimenta ou hortelã
PREPARAÇÃO
Retirar a quase totalidade da casca verde da melancia, com uma faca ou ralador, ficando apenas com a parte branca e alguma vermelha.
Colocar numa panela as cascas e o açúcar, mexer e deixar derreter um pouco para formar caldo.
Levar ao lume brando e deixar engrossar até atingir o ponto de fio (103ºC).
Retirar o pau de canela e a hortelã.
Triturar com a varinha mágica, a gosto, e deixar ferver mais 2min..
Colocar em frascos lavados e esterilizados.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para 600g de cascas usar 80% de açúcar deste peso = 0.8x600g = 480g de açúcar (metade branco, metade amarelo);
- Pode-se usar só açúcar branco;
- Querendo-se um doce mais espesso é só deixar ferver até atingir o ponto de cabelo (106ºC).
