Mostrar mensagens com a etiqueta Arroz - Risotto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arroz - Risotto. Mostrar todas as mensagens

domingo, 28 de julho de 2013

RISOTTO DE CURGETE E SEITAN

Risotto para todos os efeitos é arroz, mas pelo método de preparação resulta sempre em algo reconfortante.
Resulta num arroz que embora não seja caldoso também não é seco. Os bagos de arroz encontram-se envolvidos no próprio caldo, sem este se desprender do arroz como no nosso tradicional "malandrinho".

Faço outros risottos que também ficam muito saborosos, mas este sem carne ou peixe ficou delicioso. A curgete e mesmo o seitan (que já vem temperado com molho de soja), não têm nenhum aroma em especial, por isso aderem aos sabores introduzidos. O caldo a usar é importante que seja de qualidade ou que se goste do sabor.
O seitan fica com uma textura muito parecida a cogumelos que sejam carnudos.

Embora este prato não seja totalmente vegetariano, pelo uso de queijo, quem quiser pode substituir os queijos usados por alternativas vegan.

Para preparar risotto há que ter em mente algumas regras, que já inclui no Risotto de Camarão, mas que passo a transcrever: "O arroz terá que ser tipo arbóreo, carnaroli, vialone nano ou outro para risotto, deverá ser frito com a gordura inicial, o vinho é usado logo como o 1.º líquido para que o álcool evapore, o caldo/água a ser usado é colocado aos poucos até ser absorvido pelo arroz para que este fique cremoso, o queijo parmesão ralado e a manteiga ficam para o fim e antes os comensais esperarem pelo risotto que o risotto espere para ser servido.". Acrescento desta vez, que o fato de se ir mexendo o arroz faz com que a sua goma se vá largando contribuindo em parte para a suavidade do caldo. Juntar o caldo de uma só vez não tem o mesmo resultado, é importante que o arroz seque, sempre em lume médio, e seja refrescado com o caldo e mexido.

Embora parecido o arroz carolino não trará o mesmo efeito que o arroz para risotto. Este último formará caldo espesso sem abrir como o carolino, o bago continua íntegro.

Já sabemos que pratos de arroz feitos no tacho não podem esperar, pois ou o caldo seca ou o arroz abre demasiado. O risotto também só é acabado assim que estiverem todos na mesa e à espera deste.

Fiz assim...

RISOTTO DE CURGETE E SEITAN


INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
1 cebola pequena
1 fio de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
250g de arroz para risotto (arbóreo, carnaroli, vialone nano...)
100ml de vinho branco seco (martini por exemplo)
1l de caldo de legumes
250g de seitan
1 curgete média
1 pitada de pimenta preta moída
1 colher (sopa) de manteiga
30g de queijo parmesão ralado
30g de queijo da ilha ralado
15g de queijo roquefort

PREPARAÇÃO
Num tacho colocar a cebola picada finamente e o azeite. Assim que começar a fritar reduzir o lume e acrescentar a manteiga e cozinhar a lentamente sem dourar a cebola.

Juntar o arroz, não lavado, e fritar em lume médio, na gordura da cebola. Envolver bem.

Refrescar com o vinho branco e mexer.
Quando secar um pouco acrescentar um pouco de caldo de legumes. Mexer.
Repetir o procedimento.

Acrescentar o seitan cortado em cubos pequeno e a curgete. Envolver e acrescentar mais caldo.
Como a curgete irá libertar sumo o arroz irá demorar um pouco mais a secar.

Acrescentar um pouco de caldo de legumes. Mexer.
Repetir o procedimento até terminar o caldo e o arroz estiver no ponto.
Temperar com pimenta.
Verificar se o arroz está caldoso e retirar do lume.
Acrescentar a manteiga e os queijos.
Mexer rapidamente e servir.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Ralei a curgete com casca para sobressair alguma cor verde no arroz;
- Introduzi um pouco de queijo roquefort apenas para salientar o aroma dos queijos sem o deixar sobrepor aos restantes aromas;
- É importante que quando o arroz estiver pronto, antes de juntar o queijos e a manteiga, exista caldo, pois os queijos irão secar um pouco o arroz. Se já não tiver caldo, junte um pouco de água quente antes dos queijos;
- Dependendo do caldo e queijos usados é preferível só juntar sal, se necessário, no fim.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ARROZ DOCE

Só agora reparei que a receita de Arroz Doce não constava por aqui.
Prima direita do Arroz Doce é a Aletria e as mais afastadas são as Papas de carolo. O ingrediente principal muda, arroz, massa ou carolo de milho, mas os restantes ingredientes por serem semelhantes aproximam o sabor e o aroma.

É lógico que cada um tem a sua receita de arroz doce, com ou sem gemas, dependendo da região, mais cremoso ou mais seco, com algum aroma específico. Não aprecio o arroz doce seco, prefiro mais cremoso e de preferência com gemas, gostos são gostos. Achei interessante provar um prato de arroz doce com flor de laranjeira, típico de algumas regiões, ou mesmo anis.

O arroz doce faz parte daquele conjunto de doces tradicionais comunitários, travessas ou pratos grandes, onde todos se servem, ou mesmo porque é trocado entre famílias, havendo um espírito de partilha subjacente. Nalguns casamentos, em determinadas regiões do pais, o arroz doce é dado quando se entregam aos convites aos convidados. Queremos algo mais simbólico que isto?

Esta é a receita da família e porque muito a pedem, aqui fica ela para não me repetir tantas vezes :)

A decoração é fundamental, dedos habilidosos conseguem distribuir a canela em pó com se uma pintura se tratasse. Claro que decorei o arroz doce com a canela em pó, mas por lapso apaguei a foto, assim que conseguir nova aqui será posta.

Fiz assim...

ARROZ DOCE



INGREDIENTES
250g de arroz carolino
1l de água
2 cascas de limão
1 pau de canela (opcional)
1l de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
250g de açúcar
5 gemas

canela em pó (para decorar)

PREPARAÇÃO
Numa panela juntar o arroz, a água, a casca de limão e o pau de canela (opcional) e levar ao lume para ferver.
Assim que começar a ferver baixar para lume fraco e deixar cozinhar até secar, sem agarrar ao fundo.
Juntar o leite e deixar levantar fervura em lume fraco.
Acrescentar a manteiga e o açúcar e manter em lume fraco.
Quando os bagos de arroz estiverem macios, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Retirar a casca de limão e pau de canela se for usado.

Numa tigela mexer bem as gemas e adicionar uma concha do arroz, mexer bem, juntar outra concha de arroz.
Juntar a mistura das gemas à panela com o arroz.
Mexer bem e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar e ficar cremoso.
Retirar do lume e colocar em taças, prato grande ou travessa.

Decorar com canela em pó, quando ainda quente.

Rende 2 travessas grandes pouco fundas.

 
 
 
 
 
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Deixar cozinhar bem o arroz na água, até esta secar quase completamente. Depois de se juntar o leite e o açúcar o arroz apenas engrossa, já não coze o suficiente;
- Usando gemas de ovos caseiros a diferença é substancial, vale a pena usar;
- "Temperar" as gemas batidas com o arroz quente é importante para que estas não talhem quando adicionadas à mistura quente;
- Em vez de gemas há quem use um envelope de preparado instantâneo de pudim flã chinês ou de baunilha ou mesmo leite creme ou farinha custard;
- Decorar o arroz doce quando este estiver ainda quente para que a canela agarre à superfície.

domingo, 29 de novembro de 2009

RISOTTO DE CAMARÃO

Quem diz não a um belo risotto? Por aqui fazem-se e são do agrado de todos. De cogumelos é um dos meus preferidos, mas este de camarão não lhe fica nada atrás.
Para mim arroz é prato principal. Gosto pouco de arroz como acompanhamento.
Arroz de polvo, pato, marisco, bacalhau... é fantástico.

Há algumas regras e poucos segredos para fazer um risotto. O arroz terá que ser tipo arbóreo, carnaroli, vialone nano ou outro para risotto, deverá ser frito com a gordura inicial, o vinho é usado logo como o 1.º líquido para que o álcool evapore, o caldo/água a ser usado é colocado aos poucos até ser absorvido pelo arroz para que este fique cremoso, o queijo parmesão ralado e a manteiga ficam para o fim e antes os comensais esperarem pelo risotto que o risotto espere para ser servido.

Claro que há variações possíveis, o arroz a ser usado pode ser o carolino (jamais usar arroz agulha), mas embora seja de grão pequeno e forme goma, não é igual ao arroz para risotto que tem muito amido. Resulta num bom prato de arroz, mas sem a essência de um risotto.

Com estas simples regras, qualquer um é capaz de fazer um belo risotto desde o simples Risotto alla Milanese, apenas com açafrão, ao Risotto de tudo e mais alguma coisa.

Fiz assim...

RISOTTO DE CAMARÃO


INGREDIENTES
250g de arroz para risotto (não lavar)
1 fio de azeite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
500g de camarão cru descascado
100ml de vinho branco seco (martini por exemplo)
1l de caldo de camarão
1/4 colher (chá) de pimenta preta moída
1/4 colher (chá) de pimenta de caiena
1/4 colher (chá) de açafrão ou açafrão-das-índias (curcuma)
4 colheres (sopa) de coentros ou salsa picada
sal
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga

PREPARAÇÃO
Num tacho colocar o azeite e levar ao lume. Fritar ligeiramente os alhos bem picados e a cebola picada, sem ganhar nenhuma cor, apenas até ficar transparente.
Juntar o arroz e deixar fritar ligeiramente.
Refrescar o arroz com o vinho branco e mexer.

Acrescentar os camarões crus e fritar um pouco.
Acrescentar o caldo de camarão quente aos poucos, mexer bem para soltar do fundo.
Entre os acrescentos de caldo, temperar com as pimentas, o açafrão-das-índias e a salsa/coentros (guardar 1 colher (sopa) para enfeitar).
Acrescentar mais caldo quando o arroz começar a pegar ao fundo do tacho.

Assim que o arroz estiver cozido (ao provar não se encontra o interior duro), mas inteiro, ao fim de 15-20min. juntar um pouco mais de caldo, a manteiga e o queijo (guardar 1 colher (sopa) por pessoa). Mexer.

Servir de imediato polvilhando com o restante queijo e salsa/coentros picados em cada prato.

Rende para 4 pessoas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O caldo de camarão pode ser obtido triturando cabeças de camarões cozidos em água quente e posteriormente coado, ou então dissolvendo no 1l de água a ferver 2-3 colheres (sopa) de sopa de marisco instantânea, conforme o gosto;
- O caldo de marisco instantâneo tem sal, por isso deve-se apenas acrescentar o sal no final, para rectificar;
- Se o camarão a ser usado foi cozido, por exemplo para se obter o caldo de camarão com as cabeças, então junta-se ao risotto mais para o fim da preparação. Convém usar camarão que não seja muito pequeno (tamanho 40/60 no mínimo), já que este risotto apenas é de camarão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ARROZ DE POLVO

Arroz de polvo é óptimo nos dias que começam a arrefecer.
Aqui em casa gosta-se do arroz de polvo um pouco caldoso, mas isso fica ao gosto de cada um. Caldoso ou não, terá de ser feito com arroz carolino.
Não gosto do polvo extremamente cozido, muito macio, mole, gosto dele cozido mas de forma a oferecer alguma resistência ao cortar e trincar.
É um prato de eleição, presente nalgumas casas no dia de Natal.

É uma boa sugestão para o almoço de Domingo pois não há tanto stress, como noutros dias.
No entanto se estiver tudo preparado com antecedência, num dia de semana também pode ser prático: o polvo pode estar já cozido, cortado e congelado na própria água da cozedura; a cebola e o alho podem estar já picados e congelados; o pimento cortado em tirinhas finas e congelado; o arroz coze em menos de 10min..

Quando cozo polvo gosto de cozer a mais e depois congelar já cortado. Serve para outro arroz de polvo, uma salada, uma entrada ou outra utilização.

Fiz assim...

ARROZ DE POLVO


INGREDIENTES
Para cozer o polvo:
1 polvo grande
1/2 cebola descascada
2 grãos de pimenta
1 colher (chá) de sal

Para o arroz:
2 tomates
1 cebola média
2 dentes de alho
1 piri-piri seco
3 tirinhas de pimento vermelho
300g de arroz carolino
1 fio de azeite
100ml de vinho branco
2 pés de salsa
sal

PREPARAÇÃO
Cozer o polvo, congelado, na panela de pressão, em água, cebola, pimenta e sal, cerca de 20min. depois de levantar pressão. Desligar e deixar mais uns minutos, 10 min., dentro da panela fechada.
Retirar o polvo e colocar na tábua. Deixar arrefecer um pouco. Coar a água da cozedura e reservar..
Cortar o polvo em pedaços. Reservar.

Descascar os tomates e picá-los na tábua, bem como a cebola, os dentes de alho e o piri-piri. Colocar os ingredientes picados num tacho e levar ao lume. Assim que começar a ferver adicionar água quente que cubra o tomate e juntar as tiras de pimento. Deixar ferver até o tomate e o pimento estar macio.

Juntar o arroz lavado e mexer. Deixar secar um pouco, mexendo sempre.
Acrescentar só depois o fio de azeite e envolver bem. Assim que estiver novamente seco e a querer pegar adicionar o vinho e mexer para evaporar.

Juntar a água de cozer o polvo até que fique 2 dedos acima do arroz. Acrescentar a salsa e o polvo cortado, distribuindo-o por cima.
Assim que o caldo estiver a ferver reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar 3min., tapado.
Mexer para verificar que não se pega ao fundo, se estiver seco juntar mais água do polvo ou apenas água quente, rectificar de sal.
Deixar cozinhar mais 5min. em lume baixo e desligar.

Retirar a salda e servir de seguida.

Rende para 4 pessoas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Desligar o lume quando o arroz estiver quase no ponto, mas antes de estar, pois enquanto espera uns minutos acaba de cozer.

domingo, 30 de novembro de 2008

ARROZ DE REPOLHO E CENOURA

Um acompanhamento simples mas muito saboroso.

Aqui em casa, este arroz acompanha carnes grelhadas, se forem na brasa melhor ainda.
Deve ser preparado mesmo antes de servir, sem esperas.

Uso também esta sugestão para o Arroz de Queijo da Serra da Estrela e fica fenomenal, da última vez alterei e fiz Arroz de Alho francês e Chouriço.

Como qualquer arroz, pode ser preparado com alguma antecedência, acrescentando a água e levando ao lume 10min. antes de servir.

Fiz assim...

ARROZ DE REPOLHO E CENOURA


INGREDIENTES
2 medidas de arroz carolino (250g)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picado
4 colheres (sopa) de óleo
4 medidas de água quente (600ml)
1/2 cubo de caldo de carne (opcional)
sal (se não usar o caldo)
2 mãos cheias de couve repolho cortada em juliana média
1 cenoura

PREPARAÇÃO
Lavar o arroz e escorrer.
Lavar o repolho e cortar na tábua, em juliana média.
Ralar a cenoura com o descascador de cenouras de forma a obter tiras largas e finas.
Ferver a água.

Num tacho aquecer o óleo e acrescentar a cebola e o alho. Fritar em lume brando/baixo, sem deixar dourar, apenas ficar transparente.
Acrescentar o arroz e fritar um pouco, mexendo sempre com a colher de pau.

10min. antes de servir prosseguir...

Acrescentar metade da água a ferver e dissolver o cubo de carne e mexer.
Juntar o repolho e a cenoura em cima do arroz e verter a restante água.
Esperar que a água ferva, aí reduzir o lume para o mínimo possível.

Tapar e deixar cozinhar 10min. no lume mais fraco que tiver. Desligar e deixar cozinhar no vapor mais alguns minutos antes de usar.
Antes de servir soltar o arroz com um garfo.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Juntar pouca cebola picada para que o arroz fique solto;
- a regra geral de arroz é 1 parte de arroz para 2 partes de água. Sei uma medida de 150ml, por isso: 300ml de arroz para 600ml de água. 150ml de arroz são 125g.
- O cubo de carne é opcional, aromatizando o arroz, se o juntar não acrescente sal.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ARROZ DE QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

Não sei do que gosto mais, do prazer de comer um queijo da Serra da Estrela amanteigado (para barrar numas tostas ou em pão de centeio) que se estende ao longo de dias (infelizmente poucos), ou do prazer e da ânsia de comer este arroz feito na casca do queijo.

O queijo da Serra é comido aqui em casa em sinal de festa, não só pelo seu preço, mas pelo alto valor lipídico que tem. E como se come depressa, porque ninguém lhe resiste, ingere-se em pouco dias um acrescento substancial de gordura. Mas não é por isso que o deixamos de comer, porque dias não são dias (Façam o que eu digo, não façam o que eu faço, lol).

Nada como aproveitar o cadáver do queijo da Serra para o ressuscitar neste belo acompanhamento. Este arroz acompanha carnes assadas na brasa ou na grelha de forma soberana.

Antes de o fazer deve-se limpar a casca de qualquer bolor que tenha. Esta é uma desculpa para o comer depressa, para a casca não ganhar bolor!
Antes até de abrir o queijo para consumo, passa-se por água, à torneira, e com uma pequena escova lava-se bem. Depois limpa-se e seca-se bem para que a base não ganhe bolor no prato.
Todo lavado permite que se coma a casca e tudo.
Faz-se o corte típico, recortando-lhe a tampa redonda que se reserva.

O arroz pode ser aromatizado com vários ingredientes. Geralmente encho o queijo com Arroz de Repolho e Cenoura, mas desta vez usei arroz branco cozinhado com alho francês e chouriço, ficou muito bom.

Agora que estamos a passos curtos da quadra natalícia, onde este queijo faz parte da mesa da consoada, nada como reaproveitá-lo depois.

Fiz assim...

ARROZ DE QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA


INGREDIENTES
1 queijo da Serra da Estrela (casca)
arroz carolino
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
fio de azeite
água quente no dobro do volume do arroz
pitada de sal
1 alho francês
1/2 chouriço corrente ou caseiro

PREPARAÇÃO
Lavar o arroz e escorrer.
Num tacho aquecer o azeite e acrescentar a cebola e o alho. Fritar em lume brando/baixo.
Acrescentar o arroz e fritar um pouco, mexendo sempre com a colher de pau.
Acrescentar a água quente e o sal e mexer.
Esperar que a água ferva, aí reduzir o lume para o mínimo possível.
Acrescentar por cima o alho francês cortado em rodelas finas e o chouriço em tiras pequenas. Tapar e deixar cozinhar 10min.. Desligar e deixar cozinhar no vapor mais alguns minutos antes de usar.

Colocar o queijo num pirex ou assadeira, rechear de imediato, calcando o arroz para preencher todos os espaços. Cobrir com a tampa do queijo.
Se houver necessidade levar ao forno bem quente 1-2min. apenas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O arroz deve estar bem quente antes de ser colocado no queijo, assim irá derreter o queijo e depois é só levar ao forno 1-2min, não mais, para que o queijo não se desmanche, preenchendo todo o pirex (já me aconteceu de outras vezes).