Mostrar mensagens com a etiqueta Bacon. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bacon. Mostrar todas as mensagens

domingo, 31 de julho de 2011

WAFFLES DE BACON E CEBOLA

Hummmm...
Super deliciosos.

Ótimos para uma entrada, um lanche, piquenique, festa de aniversário ou acompanhamento especial de uma refeição.
As claras em castelo deixam a massa destes waffles bem macia e a combinação do bacon e da cebola atribui-lhe o aroma delicioso. O bacon alourado dá ainda uma textura crocante aos waffles.

No dia seguinte, embora amolengados, são ainda deliciosos. Podem ser congelados e/ou aquecidos na torradeira.
Usei bacon em tirinhas porque a máquina de waffles tem um quadriculado bem largo e alto, para máquinas de quadriculado mais fino, usar o bacon em cubos como indico.

A combinação do bacon e cebola pode ser experimentada no Bolo de azeitonas, bacon e cebola e na Bôla de carnes de Trás-os-Montes.

Fiz assim...

WAFFLES DE BACON E CEBOLA


INGREDIENTES
300g de bacon em cubos
1 cebola média-grande picada
3 ovos (gemas e claras separadas)
250ml de leite
250g de farinha de trigo
100g de manteiga derretida
1,5 colheres (chá) de fermento em pó
pitada de sal fino (para as claras)

PREPARAÇÃO 
Aquecer uma frigideira e quando bem quente colocar o bacon. Mexer para não queimar, mas deixar a gordura derreter.
Assim que o bacon estiver bem louro, baixar o lume para médio-baixo e adicionar a cebola. Deixar cozinhar até a cebola ficar transparente. Reservar.

Numa tigela bater as gemas, juntar o leite e a farinha. Mexer até ficar homogéneo.
Acrescentar a manteiga derretida e a mistura de bacon e cebola.
Polvilhar a massa com o fermento e mexer.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal fino e juntar delicadamente à massa.

Colocar uma concha de massa na máquina de waffles pré-aquecida.
Deixar cozinhar 4min..
Retirar e deixar arefecer sobre uma grelha.

Rende 6 waffles grandes.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Como o bacon pode ser salgado não acrescentar sal à massa, apenas a pitada indicada nas claras. Se não for salgado acrescentar um pouco mais à massa;
- Deixei sobressair o aroma do bacon e cebola mas a massa pode ser ainda mais aromatizada com pimenta, orégãos e salsa, coentros ou cebolinho picados;
- Se for do agrado quando se juntar a cebola ao bacon para refogar, acrescentar também umas tiras de pimento vermelho bem picado.

sábado, 11 de junho de 2011

BOLO DE AZEITONAS, BACON E CEBOLA

Para um piquenique, um lanche, aniversário...

Bôlas e bolos salgados são sempre bem-vindos.
Esta sugestão é fácil de fazer, é aromática, saborosa e prática, pois pode ser feita no dia anterior que não perde qualidade.

Outros ingredientes ou temperos podem ser usados como: atum e miolo de camarão, salsicha e milho ou ervilhas, azeitonas ou atum e ovo cozido picado, combinação de azeitonas recheadas, cubos de fiambre, cubos de cenoura cozida... em vez de orégãos, os meus preferidos, pode ser usado tomilho seco.

Fiz assim...

BOLO DE AZEITONAS, BACON E CEBOLA


INGREDIENTES
4 ovos
50ml de azeite
200ml de leite
300g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
200g de azeitonas verdes e pretas às rodelas
150g de bacon em cubos
1 cebola
1 colher (sopa) de orégãos secos
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal fino

PREPARAÇÃO
Numa frigideira bem quente saltear o bacon até perder alguma gordura e ficar crocante. Retirar o bacon e reservar.
Na mesma frigideira, com a gordura do bacon, saltear a cebola picada com os orégãos, em lume fraco, até ficar translúcida. Temperar com a pimenta. Reservar.

Numa tigela bater os ovos, juntar o azeite e o leite e mexer. Temperar com o sal e a noz moscada.
Acrescentar a farinha, o fermento e o bicarbonato.
Mexer rapidamente e envolver as azeitonas e a cebola e o bacon cozinhados.

Levar a assar numa forma de bolo inglês, untada, em forno pré-aquecido a 180ºC durante 40min. ou até apresentar cor dourada e o palito sair seco.
Retirar do forno, deixar repousar 5min..
Desenformar e fatiar apenas quando frio.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se a gordura do bacon não for suficiente para saltear a cebola, acrescentar 1 fio de azeite;
- Gosto de usar azeitonas verdes e pretas para contrastar na massa. Às vezes compro as de frasco já descaroçadas e às rodelas;
- Nas sugestões de recheio que indiquei em cima, as ervilhas devem ser cozidas previamente (nada mais irritante que ervilhas cruas);
- Se for feito no dia anterior, desenformar, deixar arrefece, colocar novamente na forma e fechar num saco plástico. Fatiar apenas no dia, para não secar.

sábado, 25 de setembro de 2010

QUICHE SEM MASSA - QUICHE DE BACON, ESPINAFRE E COGUMELOS

Uma versão light da receita de quiche.

Nos dias de hoje é frequente termos um rolo de massa folhada no frigorífico ou umas placas da mesma massa no congelador. Mas para aqueles dias em que não há massa folhada e se quer fazer uma quiche, para reaproveitamentos, um lanche ou piquenique, fica aqui a sugestão.

A textura é diferente da quiche radicional, com o recheio menos gelificado, mais cremoso, pois omitem-se as natas e substituem-se por leite e farinha, daí esta quiche se tornar mais light. É em muito parecida com as Rodelas e Fatias de Courgette.

O creme nesta versão é sempre o mesmo, quanto ao recheio é o ao gosto de cada um, nesta optei por bacon que se frita previamente para perder a gordura, cogumelos e espinafres.

Fiz assim...

QUICHE SEM MASSA - QUICHE DE BACON, ESPINAFRE E COGUMELOS

INGREDIENTES
Para o creme:
3 ovos
125g de farinha
500ml leite
100g de queijo ralado
sal (cuidado com os ingredientes salgados e temperados)
pimenta moída
noz moscada moída
óregãos secos

Para o recheio:
200g de bacon em cubos
150g de espinafres congelados ou frescos
200g de cogumelos frescos (ou 1 lata de cogumelos laminados)


PREPARAÇÃO
Numa taça bater os ovos com uma vara de arames ou garfo.
Acrescentar a farinha, bater e acrescentar o leite aos poucos.
Juntar o queijo ralado e temperar.

Cozer os espinafres frescos ou congelados em água e sal. Escorrer bem, apertando um pouco.

Numa frigideira bem quente aquecer o bacon, para soltar a gordura. Escorrer a gordura e juntar os cogumelos, deixando fritar mais um pouco com o bacon.

Untar um pirex redondo, forrar o fundo com papel vegetal e dispor o recheio: bacon e cogumelos e espinafre.
Verter o creme por cima, ajeitar a superfície.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40min. ou até a superfície se apresentar dourada.

Esperar 10min. antes de desenformar.

 
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se os cogumelos forem frescos a fritura demora um pouco mais. Se forem enlatados devem ser escorridos e apertados, para eliminar a água que têm;
- Outros recheios podem ser acrescentados: milho, brócolos cozidos, cubos de fiambre, sardinha enlatada limpa de peles e espinhas;
- É importante que se esperem uns minutos antes de desenformar, para que a quiche contraia e se possa virar primeiro para um prato ou tabuleiro e depois para o prato de servir.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BÔLA DE CARNES DE TRÁS-OS-MONTES

Adoro bôlas e pães recheados.
A bôla que por aqui não falta nas festas de aniversário é a Bola de Fiambre e Salpicão, mas apenas é tradicional aqui de casa. Esta que hoje apresento é típica da região nortenha de Trás-os-Montes.

É óbvio que também devem existir dezenas de receitas desta bôla e de recheios possíveis para ela, no entanto adaptei a sugestão da Cozinha Tradicional Portuguesa, da Impala.

Para a massa de pão usei a massa base do Artisan Bread, que é prática porque se mantém no frigorífico vários dias, pronta a ser usada.

A carne de vaca e o bacon dão um sustento maior a esta bôla e o aroma no forno é divinal. Mas mesmo bom é o sabor da combinação das carnes com a cebola, a salsa e o pimento!

Fiz assim...

BÔLA DE CARNES DE TRÁS-OS-MONTES


INGREDIENTES 
Para a massa:
1 receita base de Artisan Bread ou 1,5kg de massa de pão

Para o recheio:
400g de bife de vaca
sal
pimenta
200g de chourição fatiado
200g de bacon em tirinhas
200g de presunto fatiado
1 cebola
1 ramo pequeno de salsa
1/4 pimento vermelho assado de conserva

Para decorar:
1 gema
1 colher (sopa) de água

PREPARAÇÃO
Aquecer bem uma frigideira funda e fritar o bacon, sem adicionar gordura, para que fique dourado e perca a gordura que tenha. Escorrer o bacon e reservar.

Cortar os bifes às tirinhas e na mesma frigideira e com a gordura do bacon fritar a carne de vaca, temperando com sal e pimenta. Reservar.

Dividir a massa de pão em 2 partes e esticar uma delas num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal. Dispor por cima da massa o chourição, o presunto e as rodelas finas de cebola. Dispor ainda a carne de vaca e o bacon, regar com a gordura resultante e distribuir ainda as folhas de salsa e as tiras finas de pimento.

Cobrir com a restante massa esticada. Calcar bem nas margens para unir as massas.
Pincelar com uma gema batida com a água ou distribuir pequenos bocadinhos de banha ou margarina por cima e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Assim que esteja dourado, verificar a massa e retirar do forno.
Deixar arrefecer uns minutos, desenformar e deixar arrefecer.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O presunto quando assado costuma tornar-se mais salgado, por isso verifique que o presunto a ser usado não é já muito salgado;
- Só no fim de fazer a bôla dei por ela que todos os ingredientes que usei foram do Lidl, incluindo a carne e os fumados.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

TORNEDÓS COM BOULGOUR

Abre-se o frigorífico e vê-se o que tem. Há sempre alguma sobra de outra refeição anterior. Na porta há sempre um molho, condimento, ervas, etc. que precisa de ser gasto porque está aberto e/ou a prazar. Foi assim para este preparo.
1/4 de abacaxi, alguns tomates chucha-mini e natas a prazar (verdade seja dita, já tinham prazado, mas estavam óptimas). O Rê adora boulgour (e couscous) e é doido por tomates mini (quem não é, só são mini no tamanho, porque em sabor...).
Anotem:


INGREDIENTES
6 bifanas de porco grossas ou lombo/lombinho de porco fatiado
6 tiras finas mas compridas de bacon
1 cebola roxa
1 pacote de natas light
10 folhinhas de alecrim fresco/seco
1 colher (sobremesa) de colocaru
2 dentes de alho
2 grãos de pimenta preta
2 grãos de pimenta vermelha (da pimenteira bastarda que não é uma pimenteira, mas as bagas parecem)
fio de cozinha ou palitos
2 fios de azeite
sal q.b.

1 chávena almoçadeira de boulgour (trigo)
3 chávenas almoçadeiras de água quente
1 colher de manteiga (facultativo)
abacaxi aos cubos q.b.
tomates chuca-mini ou cherry q.b.
sal q.b.

PREPARAÇÃO
Começa-se por temperar a carne. Num almofariz pesado esmagam-se os dentes de alho com sal, pimenta preta e vermelha, o alecrim e um fio de azeite. No fim de obter uma pasta unta-se a carne. Enrolam-se pequenos pedaços da carne e rodeiam-se com uma fatia de bacon. Para manter a forma atam-se com fio (como se fosse um embrulho) ou segura-se o bacon com um palito.

Entretanto, para poupar tempo, ferve-se água e numa caçarola coloca-se o boulgour com a água quente e uma pitada de sal. Em lume francamente brando deixa-se cozinhar 15 minutos, tapado.
Quando terminar o tempo mistura-se a manteiga e deixa-se descansar 5-10 minutos.

Numa frigideira antiaderente bem quente, coloca-se um fio de azeite e a cebola picada. Reduz-se o lume ao mínimo e deixa-se cozinhar para que fique transparente, não loira nem queimada! retira-se a cebola para uma taça. Aquece-se bem a frigideira novamente e no azeite que restou (se não restou acrescenta-se) colocam-se os tornedós para alourair. Vão-se virando para não queimar e alourarem de todos os lados. Quando prontos colocam-se as natas e a cebola já cozinhada até levantar fervura. Retificam-se os temperos. Desliga-se o lume e deixa-se descansar.

Numa taça de ir à mesa coloca-se o boulgour, o ananás e os tomates, envolve-se.

Servem-se os tornedós a acompanhar com o boulgour e com o molho de natas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os tornedós podem ser feitos, atados e congelados (desde que a carne não tenha sido já descongelada) para serem usados mais tarde noutra refeição. Aqui em casa fazem-se as coisas em duplicado e congelam-se, poupando trabalho para outro dia.

- Quando se quer alourar carnes a frigideira/tacho deverá estar bem quente para que frite e não coza o alimento. Se estiver fria os sucos da carne saem, esta fica seca, não fica loira, acaba por queimar na água que seca na frigideira.

- A cebola só se quer transparente, cebola queimada é cebola desperdiçada e por isso, lixo com ela. Para que a cebola (roxa) fique transparente e doce deve cozinhar em lume muito brando durante algum tempo.

- A forma de temperar o boulgour é a mesma dos couscous. Se se quiser no fim de cozidos e ainda quentes, coloca-se uma colher de manteiga, ajuda a soltar o grão. Aquilo que se mistura com estes parte da nossa imaginação e frigorífico.

- O adocicado das natas é balançado pelo ácido do abacaxi e o aroma forte do alecrim, mas outros aromas podem ser adicionados. Fiz este molho porque queria acabar com as natas, mas pode ser susbstituído por molho branco ou outro.