Mostrar mensagens com a etiqueta Baunilha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Baunilha. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de maio de 2009

TARTE DE MORANGOS MERENGADOS

Assim que vi, imaginei três coisas: o sabor de morangos com chantily; uma sobremesa que comi há muito e que fiz na altura, morangos com suspiros partidos, hummm; e que tinha de a fazer.

A receita é do Mesa para 4. Apenas reduzi um pouco o açúcar, usei açúcar baunilhado, para
aproximar o sabor do chantily e uma pitada de cremor tártaro para que o merengue ficasse mais firme.

É muito fácil de fazer, prepara-se num vapt vupt, o difícil é não comer enquanto está quente, pois o aroma é divinal.

Fiz assim...

TARTE DE MORANGOS MERENGADOS


INGREDIENTES
Para a massa:
200g de farinha
100g de manteiga
50g de açúcar
2 gemas

Para o recheio:
500g de morangos
2 claras
100g (+/- 6 colheres de sopa) de açúcar baunilhado
1/2 colher (café) de cremor tártaro (opcional)

PREPARAÇÃO
Pré-aqecer o forno a 180ºC.

No processador durante uns segundos, ou numa tigela e com a vara de massas areadas, misturar todos os ingredientes da massa.
Colocar a massa numa tarteira e forrar com ela o fundo e as bordas, calcando com os dedos, ou formar uma bola com a massa, esticar num tapete de silicone e virar sobre a tarteira.
Levar ao forno 10min. a 180ºC.

Lavar, tirar o pedúculo dos morangos e cortar em cubos pequenos. Reservar num rede.
Bater as claras em castelo com o cremor tártato e juntar o açúcar. Formar um merengue firme.
Envolver cuidadodamente nos morangos escorridos.

Assim que a tarte sair do forno, cobrir e levar ao forno mais 20min. ou até à cor desejada.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É importante que os morangos estejam secos, mas não deslassar o merengue.

sábado, 25 de abril de 2009

BOLO DE CHOCOLATE, AMÊNDOAS E BANANA

Combinações com chocolate há, até dizer: "Ok, estou rendido!".
Fruta e chocolate é do melhor. Laranja e chocolate um must, mas outras são deliciosas também - banana e chocolate, como o Pão de Banana com Chocolate, banana e canela no Pão Integral de Banana e Iogurte e banana e amêndoa no Bolo de Banana com farinha Espelta.

A receita veio do L'amour dans l'assiette e bem dizia a Bia que era muito bom. Eliminei desta vez a cobertura de nozes, cobri com chantily.

Ficou um bolo grande que fiz numa forma de bolo inglês, podendo ser feito em forma redonda, como no original. Durou ainda alguns dias, mas nem por isso ficou seco.
A massa é consistente, compacta mas macia, os ingredientes que levam permitem que retenha humidade.

Fiz assim...

BOLO DE CHOCOLATE, AMÊNDOAS E BANANA


INGREDIENTES
190g / 3/4 de chávena de manteiga
170g de chocolate meio amargo picado
250g / 1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo peneirada
200g / 1 chávena de açúcar
60g / 1/2 chávena de amêndoas moídas
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal fino
165ml / 2/3 de chávena de leitenho (buttermilk) ou iogurte
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
2 chávenas de bananas bem maduras amassadas (4 bananas grandes)
3 ovos

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Derreter a manteiga numa caçarola, juntar o chocolate e mexer até dissolver. Deixar arrefecer 10min..

Numa tigela misturar a farinha, o açúcar, as amêndoas, o fermento, o bicarbonato e o sal. Juntar o leitenho, a baunilha e as bananas e mexer até combinar.

Juntar os ovos à mistura de chocolate e mexer muito bem. Combinar agora este creme à mistura das bananas.

Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno até o palito sair seco, cerca de 40-50min. dependendo da forma.

Deixar arrefecer na forma uns 15min. e desenformar.

Cobrir no fim de frio com chantily ou outra cobertura da preferência.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se usar leitelho preparado com leite e vinagre ou limão, deixe-o repousar 10min..

segunda-feira, 20 de abril de 2009

KOUGLOF, KOUGELHOF, KOUGELHOPH, KOUGLOFF, KOUGELHOFF, KUGLOF, KUGELHOF, KUGELHOPH, GOUGLOF, GOUGELHOF, GOUGELHOPH, KUGLEHUPE, GUGELHUPF, NAPFKUCHEN

Esta especialidade escreve-se de várias formas, tendo em comum a sonoridade. É um bolo de massa finta que partilha os ingredientes com outros do seu género natalício: O Panettone, o Pandoro e mesmo o Bolo Rei. A textura é de um pão fibroso de poros médios e de miolo amarelo, sabor ligeiramente doce, semelhante a um brioche, com passas de uva e laranja cristalizada e aroma frutado e a licor.

É típico da Alsácia, região francesa que faz fronteira com a Alemanha e Suíça, cuja capital é Estrasburgo. Por estar tão próximo da Alemanha, Suíça (e por conseguinte Áustria) mas também da Bélgica, nestes países é um bolo comum, existindo variações locais nos ingredientes, como a inclusão de frutos secos e de outras frutas cristalizadas, licores, especiarias... É também conhecido noutros países da Europa central: Hungria, República Checa, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, República Macedónia e Polónia. Assim, se justifica as inúmeras designações para este bolo.
Foi popularizado em França pela rainha Maria Antonieta, pois como sabemos perdeu a cabeça por brioches, lol.

O aspecto do bolo é muito semelhante em todos estes locais, usa-se uma forma alta de chaminé, de vários diâmetros, sempre com gomos, sendo as típicas da Alsácia feitas de cerâmica/faiança. Podem também ser usadas as formas metálicas. No fim de assados estes bolos, são no fim de frios, polvilhados com açúcar em pó, à semelhança dos seus congéneres natalinos: o Panettone é alto e redondo, o Pandoro é alto e em forma de estrela de 8 pontas e o Bolo Rei é baixo e com buraco ao meio, tal como o Kouglof.

O nome deste bolo pode ter várias explicações, uma delas advém do nome do padeiro - Kugel, que fez este bolo em homenagem aos reis magos, fazendo-o com a forma dos seus chapéus (o termo é traduzido como chapéu dos turcos, turbante); outra explicação poderá estar relacionada com o aspecto do penteado típico dos final do séc. XVI Gugelhuete.

Para formas de 22/24 cm de diâmetro, usar a receita com 500g de farinha, para formas com 26cm, como a que usei, ou mais usar a receita com 750g de farinha.

É um bolo seco, de família, por isso óptimo para um pequeno-almoço para se comer simples ou com geleia ou queijo fresco, com o café, ou qualquer outra situação.

As receitas deste bolo variam sobretudo na quantidade de manteiga e de açúcar. Usei como base a receita do Livro de Receitas de Bolos e Bolinhos da Vaqueiro.

Fiz assim...

KOUGLOF, KOUGELHOF, KOUGELHOPH, KOUGLOFF, KOUGELHOFF, KUGLOF, KUGELHOF, KUGELHOPH, GOUGLOF, GOUGELHOF, GOUGELHOPH, KUGLEHUPE, GUGELHUPF, NAPFKUCHEN, BABKA


INGREDIENTES
Para formas de 22/24cm:
500g de farinha T65
pitada de sal fino
1,5 colheres (chá) de fermento biológico seco / 30g de fermento biológico fresco (padeiro)
1dl + 1,5dl de leite morno
125g de manteiga ou margarina
2 ovos
1 colher (sopa) de kirsch (opcional)
1 colher (chá) de essência de baunilha / sementes de 1/2 vagem de baunilha
100g de açúcar
100g de corintos ou sultanas
150g de laranja cristalizada cortada em pequenos cubos

amêndoas peladas ou meias nozes para enfeitar

Para formas de 26cm:
750g de farinha T65
1 colher (café) de sal fino
2 colheres (chá) de fermento biológico seco / 40g de fermento biológico fresco (padeiro)
1dl + 2.5dl de leite morno
190g de manteiga ou margarina
3 ovos
1,5 colher (sopa) de kirsch (opcional)
1,5 colher (chá) de essência de baunilha / sementes de 1/2 vagem de baunilha
150g de açúcar
150g de corintos ou sultanas
200g de laranja cristalizada cortada em pequenos cubos

amêndoas peladas ou meias nozes para enfeitar


PREPARAÇÃO
À mão:
Numa tigela grande peneirar a farinha, juntar o sal e abrir uma cova no meio. Juntar o fermento diluído em 1dl de leite morno e 2 colheres (sopa) retiradas das 100g de açúcar. Mexer ligeiramente e deixar levedar 10-15min..
Juntar a manteiga amolecida, o 1.5dl de leite, os ovos, os aromas e o resto do açúcar.
Trabalhar os ingredientes de forma a obter uma massa macia, homogénea e elástica.
Tapar e deixar levedar 1.5h, até duplicar.

Juntar as passas e a laranja cristalizada e misturar com a massa para distribuir.
Na forma muito bem untada e polvilhada com farinha colocar uma amêndoa em cada gomo da forma, deitar a massa e deixar levedar (dentro do microondas, por exemplo), até quase duplicar, cerca de 1h.

Levar a forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 40min., a 180ºC, ou até estar cozido.
Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
No fim de frio polvilhar com açúcar em pó.


Na MFP:
Na cuba da MFP juntar o fermento, 1dl de leite morno e 2 colheres (sopa) retiradas das 100g de açúcar. Seleccionar um programa qualquer que misture, durante 5min.. Desligar e deixar levedar 10-15min..
Juntar a farinha, o sal, a manteiga amolecida, o 1.5dl de leite, os ovos, os aromas e o resto do açúcar.
Seleccionar o programa "Massa" e deixar prosseguir até ao fim de levedar.

Juntar as passas e a laranja cristalizada e seleccionar o programa "Massa" deixando amassar cerca de 10-15min..
Na forma muito bem untada e polvilhada com farinha colocar uma amêndoa em cada gomo da forma, deitar a massa e deixar levedar (dentro do microondas, por exemplo), até quase duplicar, cerca de 1h.

Levar a forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 40min., a 180ºC, ou até estar cozido.
Desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
No fim de frio polvilhar com açúcar em pó.

 Versão Natal 2010 - Sem nozes pecãs/amêndoas no topo e apenas com sultanas douradas na massa

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode ser adicionada à massa, junto com as passas, algumas amêndoas picadas, mas não moídas. Se o aroma agradar, pode-se substituir a baunilha por essência de amêndoas;
- Usei nozes pecãs para enfeitar, pois não tinha amêndoas.

sábado, 28 de março de 2009

BOLO DE CHOCOLATE E NOZES

Na cozinha aplica-se literalmente o método científico.
Queremos obter algo, com determinadas características. É este o nosso objectivo, é o nosso problema inicial.
Para o resolver, pensamos, pesquisamos, colocamos hipóteses de forma a tentar resolver o problema.
Há que testar as nossas hipóteses, fazendo experiências. Ao longo das experiências surgem muitas vezes novas ideias, que levam a reformular as hipóteses iniciais e por conseguinte condicionam também os próximos testes.
Quando numa dessas experiências os resultados obtidos respondem ao nosso problema inicial, então anotam-se os materiais e quantidades usados, bem como os procedimento tidos, para que tudo corra bem nos próximos ensaios.

No entanto, há experiências e experiências. Algumas até resultam muito bem, e passam a ser elas próprias os resultados obtidos.

Há tempo, na procura da receita dos Brownies ao meu gosto, muitas foram as experiências e alterações: menos farinha, mais chocolate, tira ovo, põe leite, junta baunilha, reduz nas nozes, substitui por açúcar amarelo...
Todas as outras receitas ficaram para trás, mas esta, ficou. Ficou pelo seu sabor, que é de brownie, mas também pela leveza da massa e redução da gordura, características completamente diferentes deste.

A receita é a dos Brownies mas com metade da gordura.
Foi aprovada pelo 520, pelo que passou no teste.

Fiz assim...

BOLO DE CHOCOLATE E NOZES


INGREDIENTES

100g de manteiga
100g de chocolate de leite
100g de chocolate negro
200g de açúcar branco ou amarelo
100g de açúcar mascavado claro
100g de açúcar mascavado escuro
4 ovos
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó
200g de farinha sem fermento
100g de nozes ou nozes pecãs grosseiramente partidas

PREPARAÇÃO
Na taça da batedeira planetária colocar a manteiga derretida quente e os chocolates partidos em cubos. Deixar por uns minutos para derreter. Bater para misturar.
Baixar a velocidade e sem parar adicionar os açúcares, os ovos, a baunilha, o sal, o cacau e por fim a farinha.
Misturar as nozes partidas.

Untar ou passar spray desmoldante num tabuleiro 30x30cm, ou equivalente, ou em pequenas formas, verter a massa e levar a forno quente, pré-aquecido a 200ºC, durante 10-15min. a 180ºC.

Desenformar de imediato e deixar arrefecer. Só depois cortar em cubos ou rectângulos.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não deixar secar o bolo no forno, pois no fim de frio ficará muito duro. A superfície deverá estar macia antes de retirar do forno.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

OUTRAGEOUS CHOCOLATE COOKIES / BOLINHOS ULTRAJANTES DE CHOCOLATE

Chocolate! Chocolate! Eu participaria numa marcha de homenagem ao Chocolate, esse alimento que tanta felicidade trás.
E é mesmo um alimento, do corpo e da alma. Quem não anseia, enraivecido, por um cubo de chocolate, muitas vezes como se não houvesse amanhã, e no fim de o comer, se transforma num cordeirinho?
É como eu digo "Um chocolate por dia, dá saúde e alegria!".

Estes cookies são... não há palavras para os descrever. São óptimos. São cookies para chocolatras assumidos, tal como os Chocolate and Peanut butter chip cookies e os Muffins de duplo chocolate e nozes ou Muffins de Brownie ou Muffins tirem-mos daqui senão eu como-os todos porque são realmente deliciosos.

A receita é da Martha Stewart - Outrageous Chocolate Cookies, são mesmo ultrajantes e escandalosos - e já foi muito bem testada pela Marizé do Tachos de Ensaio, que lhe adicionou um mix de pepitas - Biscoitos de chocolate com mescla de pepitas, ideia que eu também segui. Modifiquei a quantidade original de farinha, usei 1 chávena inteira = 140g, em vez do 1/4 ou 2/3 pedido, tal como a Marizé, para que a massa ganhasse densidade e ficassem os cookies mais altos.

Poderão usar-se nozes, avelãs ou amêndoas picadas, para incrementar estes cookies, ou para substituir em parte/totalidade das pepitas de chocolate. Se a pepitas são difíceis de encontrar, pode optar-se por partir, na tábua, chocolate de leite/amargo/branco em pequeno cubos, com a faca de chefe. Estes mini-cubos podem ser colocados um pouco no congelador para não derreterem.

Se o desejo é chocolate, então que se use um chocolate de boa qualidade, estes bolinhos só ficam a ganhar e nós... também!

Aguentam-se durante muitos dias, fechados numa lata. Só mesmo assim, porque se não estiverem bem fechados, não duram mesmo nada, e eu que ajuste contas com o Rê, que religiosamente fazia umas paragens misteriosas, perto da lata, mais parecia a via sacra, lol

Fiz assim...

OUTRAGEOUS CHOCOLATE COOKIES / BOLINHOS ULTRAJANTES DE CHOCOLATE


INGREDIENTES
200g de chocolate 70% cacau
60g de manteiga sem sal
140g / 1 chávena de farinha
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal fino - não usar se a manteiga já tiver sal
2 ovos
140g / 3/4 de chávena de açúcar mascavado claro
1 colher (chá) de extracto de baunilha
100g de pepitas de chocolate negro
100g de pepitas de manteiga de amendoim (Reese's)
100g de pepitas de mistura de chocolate de leite e manteiga de amendoim (Nestlé)


PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Derreter o chocolate partido em cubos, com a manteiga, no microondas, mexendo de 20 em 20 segundos, até estar completamente derretido, não ferver. Reservar.

Numa tigela juntar a farinha, o fermento e o sal. Reservar.

Na taça da batedeira colocar os ovos, o açúcar e a baunilha e bater muito bem até duplicar de volume. Reduzir a velocidade e juntar a mistura de chocolate. Reduzir ainda mais e envolver a farinha. Envolver à mão as pepitas de chocolate.
Levar a taça ao frigorífico, 5-10min., para que a massa fique mais presa.

Untar ou passar o spray desmoldante, em 2 tabuleiros, ou usar os tapetes de silicone, e com a colher pequena de gelados de mola, moldar os cookies deixando algum espaço entre eles.
Levar ao forno 11-14min., no máximo.
Retirar do forno, deixar arrefecer uns 10min. e só depois retirá-los com uma espátula e deixar arrefecer completamente numa grelha.

Rende 24 cookies feitos com a colher de 5cm. de diâmetro, rasa.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A densidade da massa influencia na altura dos cookies. Se a massa levar menos farinha, ou estiver menos fria, ou o forno não estiver quente, ficarão mais baixos e largos;
- Usando 2 tabuleiros no forno, deverá ter-se o cuidado de os trocar de posição, de cima para baixo, bem como de orientação, rodando-os, a meio da cozedura;
- Ainda no forno, a superfície das bolachas deverá ficar um pouco mole ao toque, mas a base tostadinha. Não deixar mais do que o tempo recomendado.

sábado, 31 de janeiro de 2009

BROWNIES

É chocolate, Senhor!

Sou fã de brownies.
De textura ligeiramente húmida e pegajosa e de superfície seca, crocante e adocicada. É um bolo baixo e que se corta em cubos ou rectângulos. São assim os brownies, tipicamente americanos.
Ou se adora ou se ama, não há outra hipótese.

O chocolate amargo e o cacau corta o doce desta especialidade. As nozes tornam-o crocante.
Uma sugestão a fazer em qualquer cozinha.

Na preparação não há segredos, bate-se tudo na batedeira planetária, nada de trabalho manual. Simples, rápido e eficaz.

Para além de poderem ser saboreados simples, ou com um café, a acompanhar um bola de gelado (na foto, gelado de macadâmia) é divinal.

Fiz assim...

BROWNIES


INGREDIENTES
200g de manteiga
100g de chocolate de leite
100g de chocolate negro
200g de açúcar branco ou amarelo
100g de açúcar mascavado claro
100g de açúcar mascavado escuro
4 ovos
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó
200g de farinha sem fermento
100g de nozes ou nozes pecãs grosseiramente partidas

PREPARAÇÃO
Na taça da batedeira planetária colocar a manteiga derretida quente e os chocolates partidos em cubos. Deixar por uns minutos para derreter. Bater para misturar.
Baixar a velocidade e sem parar adicionar os açúcares, os ovos, a baunilha, o sal, o cacau e por fim a farinha.
Misturar as nozes partidas.

Untar ou passar spray desmoldante num tabuleiro 30x30cm, ou equivalente, ou em pequenas formas, verter a massa e levar a forno quente, pré-aquecido a 200ºC, durante 10-15min. a 180ºC.

Desenformar de imediato e deixar arrefecer. Só depois cortar em cubos ou rectângulos.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não deixar secar o bolo no forno, pois no fim de frio ficará muito duro. A superfície deverá estar macia antes de retirar do forno.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

BOLACHAS DE MAIZENA

São muito simples, mas isso não é sinónimo de falta de classe.
Realmente são umas bolachas que se conservam em saco fechado durante muito tempo, com textura areada, óptima para um chá. Aconselho um Earl Grey, ou um chá branco.

Preparei-as com a prensa de biscoitos, pois a massa não dá para esticar com o rolo, a não ser que se altere as quantidades dos ingredientes para se tornar mais consistente. As bolachas podem ser feitas com um saco pasteleiro, ou seringa, munidos de bico largo e frisado, ou moldando pequenas bolas, com a ajuda de alguma farinha, e depois amolgando-as com o dedo (sugestão do Livro de Receitas Maizena, de onde adaptei esta receita) colher ou garfo.

No final, são polvilhadas com açúcar baunilhado em pó, ou apenas açúcar em pó.

Fiz assim...

BOLACHAS DE MAIZENA


INGREDIENTES
100g de manteiga
125g de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
1 ovo
150g de farinha de trigo
100g de amido de milho Maizena
1 colher (chá) de fermento em pó
3-4 colheres (sopa) de leite

açúcar baunilhado em pó / açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO
Na taça da batedeira colocar a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar, o sal e a baunilha. Bater com a vara apropriada de massas. Juntar o ovo e bater um pouco mais. Acrescentar as farinhas, o fermento e o leite.

Encher a prensa com a massa e formar as bolachas sobre tapete de silicone ou papel vegetal, num tabuleiro.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, e deixar cozer a 180ºC durante 10min, ou até as bordas ficarem douradas.

Retirar, soltar do tapete/papel e deixar arrefecer.

Polvilhar com açúcar baunilhado em pó, com a ajuda de um coador/passador de rede fina.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A manteiga deve estar macia, e não derretida. Se foi retirada do frigorífico, pode ser amolecida no microondas, mas sem derreter, deve manter a forma;
- Podem ser usados em conjunto ou em substituição, outros aromas, como as raspas de citrinos, a canela... Ter cuidado com os extractos/essências de baunilha, pois comercialmente, os extractos são mais concentrados, usam-se em gotas, enquanto que a essência é mais diluída e usa-se em colheres. Os frascos onde vêm, fazem notar a diferença pelo tamanho, e prevêem a utilização, os de essência são pequeninos;
- Começar por juntar apenas 3 colheres (sopa) de leite e depois se a massa estiver muito dura, juntar a outra;
- O tempo de cozedura depende do formato das bolachas, se forem baixas, assam mais depressa. O melhor é vigiar.

domingo, 4 de janeiro de 2009

DONUTS

Quem não gosta de Donuts?
Dos de compra gosto dos simples, apenas com o glacê de açúcar. Não sei quantos consigo comer seguidos... já uma vez tentei, mas (in)felizmente só tinha comprado duas caixas de 8!

Em tempos andei à procura da massa ideal de donuts, pelo menos uma que me satisfizesse. Eram donuts todas as semanas, testei e inventei muitas receitas, bem como formas diferentes de os fazer. Acabei por acertar nesta que é levedada com fermento biológico, as massas com fermentos químicos não ganhavam a elasticidade requerida.

Há várias formas e receitas de fazer donuts, massas mais líquidas podem ser levadas directamente ao óleo quente, através de dispensadores apropriados; há tabuleiros com os moldes grandes e pequenos de donuts, à semelhança das dos muffins, para levar ao forno; aparelhos eléctricos, como os dos waffles, para fazer mini-donuts; corta-massas simples ou duplos, que cortam logo o orifício central, para fritar ou assar no forno; e manualmente! Mesmo tendo esta aparelhagem toda, acabei por fazer estes manualmente.

Costumam ficar mais bonitos, com a superfície lisa, mas como estava com pressa, não deixei levedar depois de tendidos.

Fiz assim...

DONUTS


INGREDIENTES

Para a massa:
200ml de água morna
10g de fermento biológico fresco / 1 colher (chá) de fermento biológico seco
550g + 50g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal fino
75g de açúcar
1 limão (raspa)
1 colher (chá) de extracto de baunilha
125g de manteiga
3 ovos

Para a calda:

300g de açúcar
150ml de água
1 pau de canela
1 casca de limão


PREPARAÇÃO
Numa tigela fazer uma esponja, dissolver o fermento na água morna, juntar 100g da farinha, mexer e deixar levedar em local aquecido, até borbulhar.
Juntar 450g de farinha, o sal, o açúcar, o limão, a baunilha, a manteiga derretida e os ovos.
Amassar bem, à mão, durante 10min., até formar uma bola homógena, onde bolhas de ar se formam e rebentam à medida que se amassa. Acrescentar as 50g de farinha à medida que se amassa.
Deixar levedar, tapado, em local aquecido, até duplicar de volume.

Separar bolas de massa, com cerca de 40g, ou do tamanho de pequenas clementinas. Fazer, com o dedo, um buraco ao meio e rodar no dedo, como se fosse uma roca, para moldar os donuts. O orifício deve ficar bem largo, pois a massa vai levedar e depois fecha o orifício.
Colocar os donuts na pedra enfarinha, tapar e deixar levedar mais 30-1h, para duplicarem de volume.

Fritar em óleo abundade, mas não muito quente.
Escorrer em papel absorvente.


Para a calda, juntar o açúcar e a água e deixar ferver até ao ponto entre o de fio e o de cabelo, +/- 105ºC.
Passar cada donut na calda, colocar num prato ligeiramente fundo e cobrir com a restante calda. Os que não forem comidos podem permanecer no prato, cobrindo com película aderente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa é macia, amassa-se e tende-se muito bem;
- É importante que depois de tendidos, levedem o suficiente, para que se tornem fofos e com superfície lisa.

sábado, 27 de dezembro de 2008

BOLO REI / BOLO RAINHA

Para Bolo Rei ou Bolo Rainha, a massa é a mesma, apenas não se usam frutas cristalizadas no Bolo Rainha, assim dá para agradar a todos, até aos esquisitóides, lol

Como é uma massa levedada por várias vezes, a confecção estende-se pelo dia. Acho que não tem interesse fazer apenas uma dose desta receita, já que é para ter trabalho, então que se façam vários bolos, dão-se alguns ou congelam-se para mais tarde.

A quantidade de frutas cristalizadas picadas para o interior da massa depende do gosto de cada um, sendo as doses apenas meras indicadoras. Para o Bolo Rainha, usar apenas as passas/sultanas e aumentar a quantidade de frutos secos.

Da primeira vez que os fiz, o Rê divertiu-se imenso, e no dia a seguir foi contar a todos que por aqui apareceram ou telefonaram, que tinha estado a fazer Bolos de "Guei" :(. Todos recordam a peripécia.

Fiz assim...

BOLO REI E BOLO RAINHA


INGREDIENTES
Para a massa:
40g de fermento biológico fresco
1,5dl de leite morno
125g de açúcar
600g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal fino
125g de manteiga
4 ovos
0,5dl de vinho do porto
0,5dl de cerveja preta
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
1 laranja (raspa)
200g de frutas cristalizadas picadas (as passas são inteiras)
100g de frutos secos picados grosseiramente (amêndoas e nozes, os pinhões ficam inteiros)

Para decoração:
1 ovo
calda de açúcar, geleia de maçã/marmelo ou gelatina para tartes
100g frutas cristalizadas variadas e inteiras
100g frutos secos inteiros (pinhões, amêndoas e nozes)
açúcar em pó
açúcar

(Os 2 Bolos Rainha estão em baixo na foto)

PREPARAÇÃO
Demolhar as frutas cristalizadas picadas no vinho do porto e cerveja.

Numa tigela dissolver com uma colher de pau o fermento no leite morno, juntar o açúcar e 1/4 da farinha e amassar. Deixar levedar, tapado, em local quente, durante 1,5-2h, ou até ter levedado.

Juntar a restante farinha, o sal, a manteiga derretida, os ovos, o vinho do porto e cerveja escorridos das frutas cristalizadas, a baunilha e a raspa de laranja. Primeiro usar a colher de pau e depois passar a amassar com as mãos. Se for necessário para formar uma bola de massa macia, juntar um pouco mais de leite morno ou farinha (a massa não é muito dura, mas molda-se sem dificuldade). Amassar bem e deixar levedar mais 1-2h, tapado e em local aquecido.

Juntar as frutas cristalizadas e os frutos secos picados, amassar bem e deixar levedar nas mesmas condições durante mais 1h.

Dividir a massa em bolas, dependendo do tamanho de bolos que se queiram. Sobre papel vegetal enfarinhado abrir um buraco no centro da bola de massa e afastar a massa para a periferia.
Pincelar com o ovo batido, enfeitar alternadamente com as frutas cristalizadas inteiras e com os frutos secos. Cobrir os bolos e deixar levedar mais 1h.

Pré-aquecer o forno a 180ºC e levar a assar 30min., no entanto verificar 5min. antes para ver se estão dourados, podendo ficar mais 10min..

Retirar, deixar arrefecer um pouco e pincelar o bolo e as frutas com a geleia.
Fazer montinhos de açúcar em pó.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se não se usar a cerveja pode-se usar outra bebida, conhaque, rum, ou duplicar o vinho do porto;
- Em vez de geleia pode ser usado por exemplo uma saqueta de Vahiné Nappage pour tartes, é uma cobertura brilhante de gelatina que tem a vantagem de não ser tão absorvida pela massa, ficando o bolo mais brilhante, durante mais tempo;
- O açúcar para os montinhos pode ser feito misturando 2 partes de açúcar em pó e 1 parte de açúcar granulado ou apenas açúcar em pó;
- Havendo pode o Bolo Rei ser enfeitado radialmente com fios de ovos, ficando mais vistoso;
- Os bolos que forem para congelar, não enfeitar com o açúcar em pó e/ou fios de ovos, fazê-lo apenas no final de descongelados.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PÃO DE NATAL DE PASSAS E NOZES

Este pão, feito na MFP (mas como qualquer outro, pode ser amassado à mão ou na batedeira com os ganchos) tem cheiro de natal.
A textura e o aroma lembra muito bolo-rei.

Seria um Panettone do livro Fresh Bread in the Morning - for your bread machine, mas como tinha acabado as Laranjas cristalizadas, tornou-se num belo Pão de Natal, sem elas.
Usei passas de uva e nozes picadas, mas outras sugestões são bem aceites, como alperces picados, figos secos, avelãs, amêndoas, pinhões, nozes pecãs...

Fiz assim...

PÃO DE NATAL DE PASSAS E NOZES


INGREDIENTES

150ml de leite morno
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
50g de açúcar amarelo
115g de manteiga derretida
3 gemas
1+1 colher (chá) de extracto de baunilha
400g de farinha de trigo T65
1 colher (chá) de sal fino
1 limão (raspa)
100g de nozes picadas
100g de passas de uva

1 gema (para pincelar)

PREPARAÇÃO
Na forma da MFP colocar o leite morno, o fermento e o açúcar. Agitar a forma para misturar. Acrescentar a manteiga derretida morna, 1 colher de baunilha e as gemas. Juntar a farinha, o sal e a raspa de limão.
Programar o ciclo "Massa" e prosseguir.
Entretanto demolhar as passas numa caneca com alguma água bem quente e a restante baunilha.

No final do ciclo reprogramar a MFP para o ciclo "Sandes". No 2.º amassar juntar as nozes e as passas escorridas para se envolverem na massa.
Quando iniciar a assar pincelar com a gema batida.
Desligar a MFP e retirar o pão, 10min. antes de terminar o ciclo.

Se optar por assar no forno, no final do ciclo "Massa" adicionar as passas e as nozes e voltar a programar novo ciclo "Massa". No final retirar a massa e colocar numa forma e deixar levedar em local aquecido mais 30min.. Levar ao forno a 180ºC, pincelando com a gema batida, até estar assado.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A manteiga não pode estar muito quente pois afectará o fermento e poderá cozer as gemas;
- Se for usado extracto de baunilha não alcoólico, pode-se acrescentar uma colher (chá) de uma bebida alcoólica quer à massa quer às passas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MADALENAS DE LIMÃO - LEMON MADELEINES

As Madalenas não são biscoitos, são mini-bolos com textura típica de bolo e geralmente com aroma de limão e baunilha. Assados em forminhas com formato de concha.

Há variações no tamanho das madalenas incluindo as mini-madalenas. As formas podem ser de alumínio, anti-aderentes ou de silicone.

Esta sugestão é muito rápida e não é muito doce, apesar de incluir leite condensado, ou não fosse um original da Nestlé.

Haverá outro acompanhamento melhor de uma chá preto que umas madalenas ainda mornas, polvilhadas com açúcar em pó?
Perfeitas também para levar ou mandar para o lanche do meio da manhã dos mais pequenos ou graúdos.

Fiz assim...

MADALENAS DE LIMÃO - LEMON MADELEINES


INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 limões (raspa)
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
100g de manteiga

açúcar baunilhado em pó ou raspas de limão (polvilhar)


PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa tijela misturar bem o leite condensado com os ovos. Juntar a raspa de limão e a farinha e misturar bem. Adicionar o fermento e a manteiga derretida e mexer um pouco mais.

Untar as formas de madalenas e polvilhar com farinha.
Com uma colher de sopa encher a as forminhas a 3/4. Deixar repousar 10min. antes de enfornar.
Assar a 180ºC durante 10min. ou até as bordas ficarem douradas.

Desenformar de imediato e deixar arrefecer num grelha.
Quando frios polvilhar com açúcar em pó ou raspas de limão.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Acrescentar à massa 1 colher (chá) de baunilha líquida torna-as mais aromáticas;
- Outras variações de aromas são permitidas, incluindo o uso de frutos secos triturados, geralmente amêndoa, e também côco. É só ter imaginação.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

OSTFRIESISCHE HÖRNCHEN - CROISSANTS DA FRÍSIA ORIENTAL

Faço estes canudos, como lhes chamamos aqui em casa, há algum tempo. Foi em 2003 que numa das viagens académicas da Mó à Alemanha, eu lhe pedi que procurasse a maquineta - semelhante às dos Waffles mas com relevos quase planos - que as fazia e a trouxesse. Dito e feito, no regresso, esta maquineta passou a fazer parte da minha cozinha.

Esta bolachas são oriundas da Frísia, província do nordeste da Holanda, e o seu nome é literalmente Croissants de Frísia do Leste. Na Noruega estes Waffles, com aroma a cardamomo, são conhecidos por Krumkakes e comidos na altura do Natal por toda a Escandinávia, na Alemanha são também conhecidos por Neujahrswaffeln, ou seja Waffles de Ano Novo e na Suíça por Bricelets (ou em alemão suíço Bretzeli).

São bolachas estaladiças semelhantes à "Bolacha Americana" que se vende nas praias.
Podem ser moldadas, ainda quentes, em leque dobrando em 4, em taça, comprimindo-a entre duas taças iguais, em cone, podendo ser recheadas, ou em canudo enrolando em volta de um rolo ou cabo da colher de pau.

Podem ser doces ou salgadas, com os aromas que mais nos apetecer. Das muitas variações que fiz, gostei nas salgadas, das de alho e manjericão.

Acompanham qualquer coisa, as salgadas, como entradas para "dipar" nuns molhos, as doces podem ser servidas espetadas num bola de gelado, tal como acompanhei o Chocolate Quente, ou simplesmente a acompanhar um Earl Grey quentinho.

Fiz assim...

OSTFRIESISCHE HÖRNCHEN - CROISSANTS DA FRÍSIA ORIENTAL


INGREDIENTES
185g de farinha
152g de açúcar
100g de manteiga
125ml de água
2 ovos
1 colher (chá) de extracto de baunilha

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer a máquina das bolachas.
Colocar todos os ingredientes num medidor e bater com a varinha mágica.
Deitar 2 colheres de sopa de massa no disco quente, fechar, fazer alguma pressão e deixar assar 1min..
Retirar a bolacha com uma espátula/garfo de madeira e de imediato moldá-la no formato desejado.

Deixar arrefecer totalmente numa grelha antes de as guardar num recipiente hermético ou saco plástico.

Rende 24 canudos.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Podem ser aromatizadas acrescentando à massa: canela, raspa de citrinos, chocolate em pó, licores...;
- Ficarão mais bonitas se os ovos forem caseiros.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

BOLINHOS DE MAÇÃ

Bolinhos de maçã é a sugestão. E quem não gosta de maçã? Deve ser um dos frutos mais consumidos, com casca, sem casca, crua, assada, cozida, frita, em puré, em pratos doces ou salgados... Tem um sabor neutro, pelo que das crianças aos adultos, é um fruto sempre comido.

Estes bolinhos ficam com um aroma muito bom a maçã e o interior não é seco e areado, pelo contrário, retém a humidade da maçã.

Sem ovos e sem leite, são muito rápidos e práticos de fazer. Conservam-se num recipiente fechado para comer com um café ou chá.

Fiz assim...

BOLINHOS DE MAÇÃ


INGREDIENTES
2 chávenas / 280g de farinha de trigo
2/3 de chávena / 160g de açúcar baunilhado ou açúcar
100g de manteiga ou margarina de qualidade fria
2 maçãs descascadas raladas (usei starking)
2-3 gotas de extracto de baunilha ou 1/4 colher (chá) de essência de baunilha ou 1 colher (chá) de extracto alcoólico de baunilha (apenas no caso de não usar o açúcar baunilhado)

açúcar em pó (confeiteiro)

PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar a farinha e o açúcar e mexer. Juntar a manteiga fria em pequenos cubos e com as varas de massas areadas, ou mesmo com um garfo, desfazer a gordura, formando uma areia. A gordura deve desaparecer, formando uma farofa com a farinha e o açúcar.
Ralar a maçã (ralar só agora para não ficar escura) e juntar à massa, mexendo e amassando com a colher de pau.
Formar uma bola de massa e levar ao frigorífico algum tempo.

Preparar o tabuleiro, sem untar.
pequenas bolas de massa, com uma colher, e rolá-las numa tigela com farinha. Moldar e colocar no tabuleiro sem grandes espaçamentos.

Levar ao forno a 180ºC durante 15min, ou até ficarem com as bordas e lar dourado.
Com uma espátula retirá-las do tabuleiro, deixar arrefecer e cobrir com açúcar em pó.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei uma margarina bem amarela, da marca Chefe, por isso os bolinhos ficaram mais amarelos também;
- A massa não fica dura, mas molda-se sem dificuladade. Como esta massa não leva líquidos é o próprio suco da maçã que une a farinha. Dependendo do tipo de maçã, pode ser necessário juntar um pouco mais de farinha, mas sem excessos, pois a massa fica macia;
- Usar uma colher ou outro instrumento, colher de gelados pequena ou outro, para fazer os bolinhos todos do mesmo tamanho;
- Usar o coador fino do leite para polvilhar o açúcar uniformemente;
- Pode-se deixar um pouco mais no forno, tomando uma cor mais morena, ficando crocantes.

domingo, 19 de outubro de 2008

PANNA COTTA DE BAUNILHA COM VINAGRE BALSÂMICO

Panna Cotta mais do que uma sobremesa italiana, é uma sobremesa internacional.
Confeccionada com natas, leite, açúcar e baunilha, aceita inúmeras variações, significa literalmente "nata cozida".
Actualmente substitui-se parte das natas gordas que levaria originalmente, por gelatina, adquirindo, de forma light a sua consistência de pudim.

Nesta sugestão usei como cobertura creme de vinagre de Modena, também uma especialidade italiana. Este vinagre com DOC é obtido por redução a 30% do mosto de uvas Trebbiano, envelhecido em cascos de madeira, no mínimo 12 anos, fermentado, obtendo-se um autêntico creme muito aromático e caríssimo! Garrafas de 100ml podem custar 400€. Claro que o que compramos no supermercado é bem mais barato, não tem nada a ver com o tradicional DOC, resulta de mistura com vinagres de vinho adocicados. Este último costumo usar para temperar saladas com azeite.Para além do vinagre balsâmico existe o creme de vinagre balsâmico natural ou aromatizado que resulta da adição de espessantes.

Esta cobertura pode ser usada também em gelado de baunilha. O contraste do doce e do ácido saboroso do vinagre é inconfundível.

Usei o creme de vinagre balsâmico de framboesa.

Fiz assim...

PANNA COTTA DE BAUNILHA COM VINAGRE BALSÂMICO


INGREDIENTES
200ml de natas (1 pacote)
300ml de leite
50-75g de açúcar baunilhado ou açúcar
3 folhas de gelatinas incolor
1/2 vagem de baunilha (usar em vez do açúcar baunilhado)

creme de vinagre balsâmico de Modena aromatizado

PREPARAÇÃO
Hidratar as gelatinas em água fria.
Numa caçarola misturar as natas, o leite, o açúcar e a vagem de baunilha. Levar ao lume até levantar fervura, mexendo. Retirar a vagem. Dissolver as folhas de gelatina escorridas.
Mexer e verter em formas pequenas.
Levar ao frigorífico de um dia para o outro.

Desenformar as panna cottas mergulhando alguns segundos as formas em água quente.
Salpicar, apenas, com o creme de vinagre.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se preparar o creme de vinagre balsâmico em casa fervendo algum vinagre balsâmico de Modena, numa caçarola destapada, deixando evaporar e engrossar, obtendo um creme que pode ser adoçado ou aromatizado;
- A qualidade das natas influencia esta sobremesa, tanto no sabor como cor, podendo ficar amarelada (usei natas Parmalat);
- Existe à venda creme de vinagre balsâmico com vários aromas, sobretudo: framboesa, morango, cereja, laranja, ou o natural;
- Usei vinagre balsâmico também no Peixe com cebolada balsâmica.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CHOCOLATE AND PEANUT BUTTER CHIP COOKIES

Combinação de sabor perfeita, peço desculpa a quem não gosta, mas nem todos somos perfeitos (lol), chocolate e manteiga de amendoim.
Depois do sucesso gustativo dos Brownies com Pepitas de Manteiga de Amendoim, surgem estes cookies de sabor semelhante.

A receita original é da Nigella Lawson - Chocolate Chip Cookies, alterei um pouco ao nível da consistência e das pepitas, que seriam de chocolate mas que preferi usar as Reese's Peanut Butter Chips.
Diz a Nigella que em determinados momentos da vida não podemos olhar à quantidade de chocolate que estes cookies levam. Eu subscrevo.



São óptimos ainda mornos, ou frios.

Fiz assim...

CHOCOLATE AND PEANUT BUTTER CHIP COOKIES

(na realidade este cookies ficaram um pouco mais escuros do que parecem na foto)

INGREDIENTES
200g de chocolate leite
125g de manteiga amolecida
75g de açúcar mascavado claro
50g de açúcar granulado
150g de farinha de trigo (usei 250g)
30g de cacau
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal fino
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 ovo frio (do frigorífico)
500g de pepitas de chocolate / pepitas de manteiga de amendoim (usei 250g)


PREPARAÇÃO
Derreter em banho-maria o chocolate.
Bater na batedeira a manteiga e os açúcares até se obter um creme fofo.
Entretanto misturar os ingredientes secos: farinha, cacau, bicarbonato e sal.
Acrescentar a baunilha ao creme de manteiga. Juntar o chocolate ao creme anterior e continuar a bater mais um pouco.
Acrescentar o ovo e de seguida os ingredientes secos. Bater um pouco mais.
Juntar as pepitas envolvendo com um rapa ou espátula de silicone.
Com uma colher de mola de gelados formar os biscoitos e colocar num tabuleiro para ir ao forno.
Vai ao forno a 170ºC durante 18min..


Desenformar no fim de frios ou quase frios.

Rende 12 cookies grandes.

Os cookies podem ser congelados antes de irem ao forno. Levar o tabuleiro ao congelador durante umas horas e depois soltá-los e guardar num saco ou caixa plástica. Depois é só assar sem descongelar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não é necessário untar o tabuleiro, eu distraído passei spray;
- Se tivesse usado toda a quantidade de pepitas eles teriam ficado mais altos.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EXTRACTO DE BAUNILHA

Este é um extracto alcoólico de baunilha. Pode ser usado em todas as receitas onde o álcool não seja inconveniente. Combina muito bem com massa que vão ao forno, pois o álcool evapora. Em cremes e doces que apenas vão ao frigorífico deve-se ter atenção ao componente alcoólico, se não for o desejado deve-se usar o extracto industrializado.

Com as baunilhas que comprei, para além do açúcar baunilhado, preparei também este extracto de baunilha. De início já apresenta uma cor dourada palha, mas com o tempo a infusão escurecerá adquirindo um dourado escuro a castanho claro.


O princípio é simples, é uma infusão de vagens de baunilha em álccol. O aroma e sabor passam por difusão do interior da aromática vagem para o meio alcoólico. É a preparação de um licor, neste caso de abunilha. No fim não lhe acrescento açúcar nem nenhuma calda, mas se o fizesse seria um autêntico licor. Irei preparar um semelhante mas com o destino de licor.

Pode ser usado qualquer bedida alcoólica: aguardente, brandy, whisky, absinto, vodka, ou mesmo álcool etílico (desde que não possua nenhuma substância dissolvida como a cetrimidina). É de privilegiar uma bebida que tenha sabor neutro e que não tenha álcool excessivo, para não desvirtuar o prato com que é aromatizado. Escolhi vodka.

Fiz assim...

EXTRACTO (ALCOÓLICO) DE BAUNILHA

Extracto de Baunilha com 4 dias de infusão

Extracto de Baunilha com 25 dias de infusão


Extracto de Baunilha com 3 meses de infusão


Extracto de Baunilha com 1 ano de infusão

INGREDIENTES
500ml de vodka
4 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar dentro de um frasco alto, estreito e esterilizado o vodka e as vagens de baunilha. Rolhar e deixar em infusão.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei a própria garrafa do vodka de 500ml (comprei no Lidl);
- Guardar em local escuro (armário ou despensa) até adquirir uma cor escura;
- Quando se tiver gasto meia garrafa, perfazer com vodka.

domingo, 28 de setembro de 2008

AÇÚCAR BAUNILHADO

A baunilha e eu, eu e a baunilha. Sempre gostei de baunilha, do aroma da baunilha.
As vagens de baunilha sempre foram uma perdição (em todos os sentidos, até no preço).

Desta vez consegui arranjar por cinco euros, 20 vagens de baunilhas de tamanho apreciável. Com 2 delas fiz este açúcar baunilhado, com outras, essência e licor já têm destino.

Uso baunilha nos bolos, doces, recheios, cremes... O açúcar baunilhado é uma opção à essência. Mais suave, mas por ser natural, mais rico em aroma.
Um simples frasco hermético e umas vagens são a solução (o urso do açúcar é opção, mantenho-o fechado para que não fuja, lol, é para manter seco o açúcar).

Indico 2 versões, opto pela segunda.

Fiz assim...

AÇÚCAR BAUNILHADO


INGREDIENTES
1kg de açúcar granulado
2 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar as vagens no frasco e cobrir com o açúcar. De vez em quando agitar o frasco para aromatizar todo o açúcar.

ou

Abrir ao meio (sentido longitudinal) uma das vagens de baunilha. Raspar as semente e colocar no almofariz com um pouco de açúcar. Moer. Colocar no frasco em conjunto com a vagem aberta e a fechada, bem como o resto do açúcar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É importante que as sementes sejam moídas com um pouco de açúcar para que elas sequem e se separem, pois no interior da vagem elas estão um pouco húmidas e se forem colocadas logo no açúcar agregam em grânulos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

BOLO DE CHOCOLATE - THE BEST CHOCOLATE SHEET CAKE. EVER

Foi para o aniversário do Rê que resolvi fazer este bolo. Um bolo de chocolate com recheio de creme custard e cobertura de chantily.

A receita do bolo de chocolate vi no blog Receitas da Filipa que retirou da Pioneer Woman - The Best Chocolate Sheet Cake. Ever.
Não fiz a calda e cobertura sugerida que ficará para uma próxima. É um bolo de chocolate muito bom, não é seco, fica óptimo recheado e com a calda sugerida ou mesmo sem ela.

Quando faço o bolo numa forma redonda uso 1 receita, para o fazer num tabuleiro maior, como é o da foto, faço 1 e ½ receita bem como do creme custard (se sobrar põe-se numa pequena taça e come-se às escondidas, lol).

Fiz assim...

BOLO DE CHOCOLATE - THE BEST CHOCOLATE SHEET CAKE. EVER



INGREDIENTES
Para o bolo:
2 chávenas / 280g de farinha de trigo
2 chávenas / 400g de açúcar
1/4 de colher (chá) de sal fino
1 chávena / 200g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de cacau
1 chávena / 250ml de água a ferver
1/2 chávena / 125ml de leite coalhado (buttermilk)
2 ovos batidos 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Para o creme custard:
500ml de leite frio
2,5 colheres (sopa) de farinha custard
3 colheres (sopa) de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
50g de manteiga

Para o chantily:
Natas para bater
Açúcar q.b.


PREPARAÇÃO
Numa tigela combinar a farinha, o açúcar e o sal. Reservar.
Numa caçarola derreter a manteiga, juntar o cacau e a água a ferver. Deixar ferver 30s e tirar do lume.
Adicionar esta mistura à da farinha. Mexer e deixar arrefecer.
Num copo medidor colocar o leite coalhado (ver notas), os ovos, a baunilha e o bicarbonato de sódio.
Adicionar esta mistura à anterior.

Verter a massa num tabuleiro não untado e levar ao forno 20min. a 180.ºC.
Desenformar e deixar arrefecer.
Cortar o bolo ao meio no sentido longitudinal e rechear com o creme custard.

Para fazer o creme, numa caçarola dissolver a farinha custard no leite, juntar o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Levar ao lume mexendo sempre até engrossar (ponto de estrada ou um pouco menos).
Retirar o pau de canela e a casca de limão e deixar arrefecer ligeiramente antes de rechear.
Rechear o bolo e cobrir com o restante bolo.
Bater as natas em chantily, cobrir o bolo e decorar como desejado.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não é comum encontrar-se leite coalhado - buttermilk, no supermercado, por isso mede-se ligeiramente menos a quantidade em leite e acrescenta-se vinagre ou sumo de limão para perfazer o volume. Espera-se alguns segundos e usa-se assim. Ver Dicas - Substituições;
- O bolo pode ser feito e recheado no dia anterior, ficando no frigorífico. No dia seguinte é só cobrir com o chantily.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TARTE DE PÊSSEGO COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

Adoro pies.
Em português o termo tarte tanto significa tart como pie.
Não fazemos diferença entre as tradicionais tartes, com uma base de massa e um recheio visual doce ou salgado - tart, e as inglesas (e depois americanas) que são fechadas por cima, com massa igual à de baixo - pie.

Gosto das pies por 3 motivos: o facto do recheio estar escondido é uma surpresa; são mais fáceis de fazer porque não há a preocupação da disposição atraente das frutas ou outros, a massa cobre e já está; e para além disso o sabor. Pelo facto de ser tapada, o aroma das frutas fica mais preservado.

Esta sugestão da dupla pêssego e cardamomo estava na gaveta há muito, tinha visto uma receita no site Bon Appétit (e fiquei com bom apetite) e também no Epicurious, vi receita diferente no Tachos de Ensaios que foi testada nas Receitas da Filipa. Segui a receita destes dois últimos blogs.


Esta tarte pode ser feita com pêssegos frescos ou de calda, com casca (como nos dois primeiros blogs) ou sem ela.

O cardamomo faz uma boa dupla com o pêssego e torna esta sobremesa num requinte gourmet.
Para final de refeição sugiro que se acompanhe uma fatia desta tarte com uma bola de gelado de baunilha.

Fiz assim...

TARTE DE PÊSSEGOS COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

INGREDIENTES
Para a massa:
450g de farinha
5 colheres (sopa) de açúcar
pitada de sal
85g de manteiga gelada
50g de margarina gelada
200ml de natas

Para o recheio:
200g de açúcar
100g de farinha
sumo de ½ limão
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de sementes moídas de cardamomo
500g de pêssegos (3-4 ou 1 lata grande)
30g de manteiga cortada em pedacinhos
1 gema para pincelar
mistura de açúcar e canela para polvilhar


PREPARAÇÃO
Misturar, numa tigela, a farinha, o açúcar e o sal. Adicionar as gorduras e amassar com o batedor de massas areadas ou com as pontas dos dedos, até ficar com uma consistência de crumble (areada).
Adicionar as natas, amassar à mão, até ter se obter uma massa homogénea, fazer uma bola e envolver em película aderente. Reservar no frigorífico durante 1 hora.

Se usar pêssegos frescos:
Fazer um golpe em cruz na pele dos pêssegos e escaldá-los em água a ferver durante 1min., escorrer e mergulhar de imediato em água gelada. Retirar a pele dos pêssegos, cortá-los ao meio e retirar os respectivos caroços.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa tigela misturar o açúcar, a farinha, o sumo de limão, a canela e o cardamomo.
Cortar os pêssegos em meias luas e colocá-los na mistura de açúcar e envolver delicadamente. Deixar repousar 10-15min. até se formar suco.
Dividir a massa em 2 partes: uma um pouco maior. Estender a massa maior, com o rolo, na pedra enfarinhada. Enfarinhar por cima a massa enrolá-la no rolo e desenrolar na forma para forrar a tarteira de fundo amovível ultrapassando um pouco as bordas.
Rechear. Dispor os pedacinhos de manteiga.
Estender a outra porção de massa e colocar por cima da tarte, de forma idêntica à anterior. Unir as bordas das duas massas com um feitio, para que fiquem bem unidas.
Pincelar com a gema, decorar com as sobras da massa, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, e fazer alguns cortes para deixar escapar o vapor (ou colocar uma chaminé ao centro).

Levar ao forno durante +/- 45min., ou até ficar dourada. Se a tarte tostar muito depressa cobrir com papel de alumínio.
Deixar arrefecer e desenformar. Servir fria.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei pêssegos em calda, se usar pêssegos frescos, no recheio, aumente um pouco a quantidade de açúcar e reduza a de farinha pois os de calda libertam mais suco.

sábado, 9 de agosto de 2008

BARRITAS DE CEREAIS

Uma sugestão para um lanche na praia ou para comer a meio da manhã.
Barritas de cereais feitas com flocos de trigo, centeio, aveia, passas, nozes, sementes de girassol e sésamo, aos quais se podem juntar ainda avelãs, cajús, amendoins, alperces, figos, framboesas, mirtilos ou frutas desidratadas caseiras.

Para um ar mais sofisticado podem ser mergulhadas parcialmente, com a base em chocolate.

Permancem iguais se forem fechados em caixa hermética, durante meses, em lugar fresco. Podem ser guardados no frigorífico.


INGREDIENTES
300g de cereais muesli (flocos de aveia, centeio, trigo, passas)
100g de nozes picadas
1 colher (sopa) de sementes de sésamo
3 colheres (sopa) de sementes de girassol
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de extracto de baunilha
4 colheres (sopa) de geleia de milho

PREPARAÇÃO
Misturar os ingredientes secos.
Numa caçarola derreter ligeiramente a manteiga, acrescentar os ovos e bater com a vara de arame até espumar. Juntar o mel, a baunilha e a geleia. Mexer até levantar fervura. Misturar nos flocos. Envolver bem.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, calcar bem os flocos e levar ao forno a 180ºC durante 15min..
Retirar do forno e com uma faca afiada cortar os flocos em tiras e cada tira em rectângulos regulares.
Levar novamente ao forno até ficar com a superfície dourada.
Retirar do forno e passar a faca pelos cortes. Deixar arrefecer 20min..
Desenformar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A mistura de flocos pode ser feita como mais agradar;
- A geleia de milho pode ser substituída por outra, como a de arroz, mandioca...