Mostrar mensagens com a etiqueta Cebola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cebola. Mostrar todas as mensagens

domingo, 3 de agosto de 2008

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE

Gosto de omeletes. As minhas preferidas são as de batata e as de cebola. Claro que não posso esquecer a inigualável omelete de chouriço, comida no pão. O chouriço frito sem gordura numa frigideira anti-aderente, solta a gordura, fica crocante e os ovos ficam muito aromáticos.

Costumo fazer omelete de batata quando sobra batatas cozidas de outra refeição.
As sugestões de hoje são:
- Omelete de batata e cebola, com algum feijão verde e cenoura - sobras de uma salada fria;
- Omelete de esparguete e chouriço - sobras de esparguete de acompanhamento.

Qualquer ingrediente fica bem numa omelete, das sofisticadas com camarão às rústicas de cebola ou de aproveitamento de frango de churrasco (desfiado - faço o Frango à Brás), de peixe cozido ou legumes.

Para refeição principal, ligeira, lanche ou piquenique.

Fiz assim...

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE


INGREDIENTES
Omeletes para 3 pessoas:
4 ovos
1 cebola grande cortada às rodelas
4 batatas cozidas
outros legumes: cenoura, feijão verde, ervilhas...
salsa picada
sal

4 ovos
1 tigela de esparguete cozido
1 chouriço pequeno ou linguiça picante
salsa picada (opção)
sal


PREPARAÇÃO
Para a omelete de cebola, juntar um fio de azeite numa frigideira e fritar em lume brando/baixo a cebola até esta ficar amelecida. Juntar as batatas cortadas em cubos ou rodelas, e outros legumes. Deixar fritar levemente todos os legumes. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.

Para a omelete de chouriço, fritar numa frigideira anti-aderente, sem óleo, as rodelas finas de chouriço. Assim que soltar a gordura (pode ser necessário remover alguma em excesso) juntar o esparguete e envolver na gordura. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se juntar 1 colher (chá) de fermento royal às omeletes mas eu prefiro sem.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PÃO DE SABOR A ÍNDIA

Não chamei a este pão Pão Indiano, porque isso levaria a um pão que fosse tradicional da Índia, o que não é o caso. Este é um pão que inclui aromas indianos e que nos remete para lá.

Procurava receitas de pão com farinha de grão-de-bico e encontrei uma onde me inspirei.
A farinha de grão, um dos ingredientes deste pão, é um selo da cozinha indiana. É usada na confecção de pratos principais, molhos, pães ou mesmo como esfoliante facial, fazendo-se uma pasta com água ou iogurte.

É um pão de sabor diferente, muito aromático e macio. Usei-o como entrada, para acompanhar uns patês.

Fiz assim...

INGREDIENTES
320ml de água morna
20g de fermento padeiro fresco
400g de farinha de trigo
200g de farinha de grão-de-bico
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de cominhos moídos
1 colher (chá) de sementes de coentros moídas
1 colher (chá) de açafrão das índias (curcuma)
1 cebola finamente picada

1 chili ou malagueta grande
2 colheres (sopa) de coentros picados
1 colher (sopa) de sementes de cebola (nigella)

PREPARAÇÃO
Colocar na forma da MFP a água e o fermento. Acrescentar as farinhas, o sal, os cominhos, os coentros moídos, o açafrão e a cebola picada.
Seleccionar o programa "sandes" e iniciar o ciclo. Antes de soar o bip, às 2h +/-, acrescentar os restantes ingredientes para serem amassados.
Desenformar quando pronto, deixar arrefecer numa grelha.
No fim de frio, aparar a côdea, cortar em fatias e cada fatia em 4.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se for apreciador de cominhos pode-se acrescentar um pouco mais. Aqui em casa esta é quantidade permitida, lol;
- Caril também pode ser um ingrediente para este pão. Mas a ideia era aromatizar com outros ingredientes, para os disfrutar. E também criar um pão mais soft para aperitivo;
- Não esquecer de dar o ponto à massa quando esta estiver a amassar a 1.ª vez. Se estiver muito líquida e agarrar na forma, junta-se um pouco de farinha (1 colher de cada vez) e se estiver muito seca, junta-se água (1 colher de cada vez).