Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha portuguesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha portuguesa. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MEXIDOS OU FORMIGOS

Mexidos ou também chamados de formigos, é uma sobremesa natalícia da região norte.
Mesmo sendo típica apenas da região norte, encontram-se várias formas de os fazer.

Regra geral inicia-se este doce com uma calda de açúcar à qual se adiciona o ingrediente principal, o pão, duro, claro está, aproveitamento. O mel e a canela dão calor ao doce que é comido na estação fria. Os pinhões e as amêndoas lembram aldeia e o vinho do Porto aroma desta região.

Depois há variações com e sem amêndoa picada e sobretudo com e sem frutas cristalizadas. Apresento a versão que mais gosto e que me parece ser a mais genuína, mas cada cabeça sua sentença!
Há receitas também onde as passas fazem parte do próprio doce, opto por esta versão também, para quem não gosta de passas/sultanas, as possa retirar facilmente e saborear a sobremesa. Nalgumas zonas o pão pode ser susbstituído por pão-de-ló endurecido.

Baseei-me na receita da revista "Doces Momentos" do açúcar Sores e Sidul de 2002.

E com estes Mexidos desejo umas Boas Festas a todos os que por aqui passam.

Fiz assim...

MEXIDOS OU FORMIGOS

INGREDIENTES
250g de açúcar amarelo
50ml de água
1 pau de canela
250g de pão com 3 dias
125g de miolo de amêndoa picada
1 cálice de vinho do Porto
4 colheres (sopa) de mel
5 gemas
75g de manteiga

PREPARAÇÃO
Partir o pão em pedaços pequenos de demolhar em água que o cubra, numa taça, durante 20min..

Numa caçarola levar ao lume o açúcar, a água e o pau de canela, deixando ferver 3min..
Introduzir o pão escorrido, o vinho do Porto, a amêndoa e o mel. Deixar ferver uns minutos, mexendo bem para desfazer o pão. Retirar do lume e eliminar o pau de canela.

À parte, bater as gemas e juntar à mistura anterior, parcialmente arrefecida. Mexer bem e levar ao lume para cozer uns minutos.
Juntar a manteiga e mexer.

Verter para um prato ou travessa e guarnecer com os pinhões, passas e canela em pó.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Durante a cozedura se a mistura estiver muito seca, juntar um pouco mais de vinho do Porto ou água;
- O pau de canela pode ser substituído por 1 gota, apenas 1 gota de essência de canela. A canela em pó fica apenas para polvilhar por cima, uma vez que na massa escurece-a.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

BROÍNHAS CASTELARES

Natal sem Broínhas Castelares, para mim, não é Natal. Fazem parte do meu espírito natalício.

São muito ricas em aroma, a batata doce, a amêndoa, a farinha de milho, o coco...
O formato é semelhante aos broas castelares industrializadas, mas o sabor é superior. As embaladas têm muita farinha de milho, ficam secas e quebradiças, estas têm sabor adocicado da batata, e são maleáveis. A combinação da amêndoa moída e do coco é magnífica, não sabe a nenhum e sabe aos dois ao mesmo tempo.

Não são difíceis de fazer, e a massa não é como a de pão, não se tem de amassar, apenas envolver os ingredientes e depois tender.

Nalgumas regiões, estas broínhas decoradas com granjeias coloridas chamam-se Broas de Espécie. Nestas apenas pincelo com gema.

Fiz assim...

BROÍNHAS CASTELARES


INGREDIENTES
400g de puré de batata doce
750g de açúcar
150g de amêndoa pelada e moída
50g de coco seco ralado
1 laranja (raspa)
150g de farinha de milho
75g de farinha de trigo sem fermento
3 ovos

1 gema (para pincelar)

PREPARAÇÃO
Descascar as batatas doces e cozer em água e sal. Escorrer e triturar ou passar pelo passe-vite.
Num tacho levar o puré ao lume com o açúcar, mexendo sempre, até levantar fervura (borbulhar).
Juntar a amêndoa moída, o coco, a raspa de laranja e os ovos. Mexer sempre. Ainda ao lume, juntar as farinhas misturadas, mexer bem para unir e desligar.

Deixar arrefecer (pode ser da noite para o dia), polvilhar a massa com farinha e retirar pequenas porções, 30g. Tender as broínhas primeiro em forma de croquete e depois achatando-as deixando as extremidades mais finas e o centro mais largo.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal polvilhado com farinha ou em tapete de silicone. Pincelar as broínhas com gema batida e levar ao forno pré-aquecido, a 250ºC durante 15min. (vigiar aos 10min.).
Assim, que as bordas estiverem louras, retirar do forno e com uma espátula soltá-las do tabuleiro.
Deixar arrefecer numa grelha.

Rende cerca de 50 broínhas de 30g cada.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Podem-se cozer batatas doce a mais, fazer o puré e congelar num saco, para uma próxima receita fora da época natalícia;
- Não devem ficar tempo em demasia no forno pois secam e ficam um pouco duras, a sua textura é macia;
- Se forem assadas sobre papel vegetal devem ser retiradas antes dos 15min. e se forem assadas no tapete de silicone, assam 1-2min. mais. Faz muita diferença.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CARNE DE PORCO À PORTUGUESA

Poderia ser carne de porco à alentejana, mas como não levou amêijoas, ficou simplesmente à portuguesa e à minha moda.

É comida rápida e muito saborosa. É preciso deixar marinar a carne já cortada, algum tempo, o ideal seria desde o dia anterior, mas pode ser só uma manhã, 1h antes ou nada. Claro que quanto mais estiver em vinho de alhos mais sabor adquire a carne. Se for de um dia para o outro, coloca-se no frigorífico tapado com película aderente, no outro dia é só fritar.

Torna-se ainda mais rápida de fazer pois dei utilidade à Massa de Tempero.


INGREDIENTES
1kg carne de porco (lombo, lombinho ou pá - este pedaço foi uma pá com osso)
4 colheres (sopa) de Massa de Tempero (ou os mesmos ingredientes)
3dl de vinho tinto
Azeite
Óleo / Banha de porco
Batatas aos cubos para fritar
Pickles variados
Azeitonas pretas

PREPARAÇÃO
Limpa-se a carne de excessos de gorduras, cortá-la aos cubos.
Numa taça mexe-se 3-4 colheres de massa de tempero (ou os mesmos ingredientes picados) com vinho. Acrescenta-se a carne. Deixa-se marinar e mexe-se de vez em quando.

Aquece-se um pouco de azeite e óleo/banha de porco numa frigideira alta. Quando bem quente, escorre-se bem a marinada (reserva-se) e frita-se a carne em lume alto. Assim que a carne estiver bem loura de todos os lados, acresta-se parte da marinada, mexe-se e deixa-se cozinhar em lume médio, até evaporar o caldo e ficar apenas a gordura. Acrescenta-se mais um pouco da marinada, tapa-se e deixa-se cozinhar mais 5min..

Entretanto, fritam-se as batatas, escorrem-se e colocam-se numa travessa funda ou prato de barro.
Verte-se a carne com o molho por cima e enfeita-se com azeitonas pretas e pickles cortados.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Prefiro vinho tinto na marinada, mas pode ser usado branco. O tinto escurece mais a carne, como foi o caso e também usei carne da pá que é mais escura que o lombo;
- Prefiro abrir amêijoas ou berbigões numa caçarola à parte (ao invés de ser na própria carne - por causa das areias) e misturar com a carne na frigideira, antes de a verter na travessa, para que os bivalves ganhem algum sabor.