sábado, 31 de maio de 2008

PÃO DE CASCA DE BANANA OU FALSO INTEGRAL

Sempre me fez confusão o desperdício de uma casca de banana. Nas maçãs comemos a casca, nas pêras também, nas laranjas aproveitamo-la para cristalizar, nos figos também a comemos fresca ou nos figos secos, da de ananás, marmelo, manga entre outras fazemos geleia, e com a de banana? Pesada, pagamo-la ao preço da polpa e depois, lixo com ela.

Neste pão, sugiro que guardem as cascas de 3 bananas maduras, podem acumular de um dia para o outro, fechadas numa caixa ou saco plástico, no frigorífico.

A cor que dá ao pão é incrível, parece que lhe adicionámos malte ou farinha integral. O sabor do pão não se altera (ninguém vai ficar com a "boca grossa").

As cascas de banana são ricas em fibras. O nosso pão ficará bastante rico nelas, por isso parecerá bem um pão integral. Quem comeu não deu pela diferença.
Este pão poderia ser chamado "Pão integral dos tolos" à semelhança do mineral calcopirite que se faz passar por ouro, por ter brilho e cor semelhante.

Se pensam usar as bananas para este fim, antes de as descascar para comer, lavem-nas, e claro, retirem a etiqueta da marca, lol!

Fiz assim...

PÃO DE CASCA DE BANANA OU FALSO INTEGRAL



INGREDIENTES
300ml de água morna
150g de cascas de banana (de 3 bananas)
15-20g de fermento padeiro
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga (ou outra gordura)
600g de farinha de trigo T65
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de sal fino

Flocos de aveia para o acabamento

PREPARAÇÃO
No fim de lavadas as cascas de banana, retiram-se as extremidades duras. Liquefaz-se com a varinha mágica, ou equivalente, as cascas na água morna. Resultará um puré bastante escuro.
Coloca-se o puré obtido na forma da MFP juntamente com os restantes ingredientes, pela ordem mencionada.
Escolhe-se o ciclo ultra-rápido II (58min.) e a cor desejada (neste foi clara).
Quando acabar de amassar, espalham-se flocos de aveia pela superfície.
Desenforma-se e deixa-se arrefecer numa rede.



NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez da casca de banana pode ser usada a casca de maçã ou outro fruto a gosto;
- Em vez da casca pode ser usada a polpa dos frutos;
- A massa pode ser aromatizada com canela, por exemplo, mas aqui a ideia era passar por pão integral;
- Deve ter-se em atenção ao ponto da massa, pois os purés poderão ter consistências diversas;
- Quando se for espalhar os flocos na superfície, esta estiver muito seca (não foi o caso), salpica-se antes com água.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

BOMBONS DE LARANJA

Já não é novidade para ninguém que adoro a combinação chocolate e laranja. Não perco uma novidade com esta dupla.

Estes bombons de laranja surgiram desta minha atracção. Pensei em fazer uns bombons, no início seria para terem um recheio de leite condensado e coco, mas rapidamente disse, naaaaaaa, chocolate e laranja. Assim aproveitei para usar a couvette de gelo em forma de gomos de laranja, que tinha comprado à pouco tempo, não para fazer gelo, mas já com a ideia de bombons em vista.
Ainda tinha num frasco laranja açucarada igual à que fiz na outra semana, mais antiga, triturei-a, mas sem a tornar em pó e adicionei-a ao chocolate já temperado (ver Dicas 2).
Usei chocolate meio-amargo para contrastar com o açúcar das laranjas, estas ficaram como pequenos cristais crocantes no chocolate.

Ficaram simples e óptimos. Fiz 24, 6 desses não tiveram tempo de ser fotografados, ficaram estes 18. O Rê bem os preferiu aos kinders dele, a Pê sorrateiramente fazia-os desaparecer (mesmo tendo ficado em cima do frigorífico). Sorte teve o FO, que em boa hora passou por aqui e os experimentou.

Fiz assim...

BOMBONS DE LARANJA


INGREDIENTES
300g de chocolate meio-amargo de qualidade (usei 70% cacau)
5 colheres (sopa) de Laranja açucarada triturada

PREPARAÇÃO
Derreter o chocolate seguindo as indicações de temperagem das Dicas 2 de Chocolate. Isto é, aquecer em banho-maria até 45ºC, arrefecer até 27ºC e reaquecer até 31ºC.
Adicionar a laranja triturada ao chocolate. Verter para as formas de bombons e levar ao frigorífico para solidificar, no mínimo 20min..

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se acrescentar 1 colher (sopa) de licor de laranja para um aroma mais requintado;
- Em vez de laranja podem ser acrescentados simplesmente frutos secos: nozes, amêndoas ou avelãs torradas e trituradas ou os mesmo caramelizados, fazendo um praliné que se parte e tritura.

CHOCOLATE - DICAS 2 - DERRETER E TEMPERAR

DERRETER
Para derreter chocolate primeiro há que o partir em pequenos cubos, com uma faca grande numa tábua.
Coloca-se num recipiente e leva-se ao lume em banho-maria ou simplesmente ao microondas.
Em qualquer dos casos não se deve submeter o chocolate a tempearaturas muito elevadas ou ao lume directo, este queima e o resultado é o lixo.

BANHO-MARIA - Há que ter o cuidado de não saltar nenhuma água para o chocolate. Quando a água estiver a ferver desliga-se o lume. Vai-se mexendo o chocolate lentamente, para que derreta totalmente.

MICROONDAS - Levar a aquecer num recipiente próprio, de preferência vidro. Retirar a cada 30 segundos para mexer, mesmo que não esteja derretido. O chocolate negro demora mais tempo a derreter que o de leite ou branco (ver Dicas 1).

Quando se quer adicionar algum líquido ao chocolate derretido este ingrediente deve estar à mesma temperatura do chocolate. Se estiverem mais quente talham o chocolate e mais frio fazem grumos.

TEMPERAR
A temperagem é uma técnica que permite cristalizar a matéria gorda do chocolate de forma homogénea e obter um produto final brilhante, crocante, e que se conserva durante muito tempo sem que se forme, à superfície, uma película esbranquiçada. Esta técnica usa-se para fazer decorações, elaborar peças e bombons. Para musses, bolos ou outros, o chocolate é apenas derretido.

Tanto o chcolate preto, como o de leite ou branco podem ser temperados.

Há vários métodos de temperagem, alguns envolvem o trabalhar do chocolate na banca de pedra, com uma espátula metálica, mas por ser mais prático refereirei apenas um.

Para o chocolate negro:
- Partir o chocolate em pedaços.
- Leva-se em banho-maria, mexendo sempre até atingir 45ºC (usa-se o termómetro de cozinha).
- Mergulha-se o recipiente de chcolate num outro com água fria, mexendo 3-4min. até aos 27ºC.
- Leva-se novamente a banho-maria até à temperatura de 31ºC.
- Está pronto para ser usado.

Para o chocolate de leite ou branco:
- Derreter até 40ºC.
- Arrefecer até 26-27ºC.
- Voltar ao banho-maria até 28-29ºC.

Fonte: O Grande Livro do manjar dos Deuses - Paixão pelo Chocolate. 2007. Círculo de Leitores, Lisboa

CHOCOLATE - DICAS 1 - VARIEDADES

VARIEDADES
As diferenças entre os vários tipos de chocolate são determinadas pela proporção de pasta de chocolate, manteiga de cacau e açúcar que levam. Os mais apreciados são os que possuem uma elevada percentagem de pasta de cacau.

CHOCOLATE PRETO - Chocolate com elevada percentagem de pasta de cacau; quanto maior for esta, mais amargo será o chocolate.

CHOCOLATE DE COBERTURA - Chocolate próprio para fundir. O seu elevado conteúdo em manteiga de cacau (que é adicionado) torna o seu aspecto liso e briIhante. Existem diferentes tipos de chocolate de cobertura:
• Extra-amargo: com mais de 60% de pasta de cacau.
• Amargo: com 60% de pasta de cacau.
• Semi-amargo: com menos de 60% de pasta de cacau.

Os chocolates de cobertura podem ser apresentados pela fórmula numérica, segundo a qual se adaptam a esta ou àquela preparação. Por exemplo, uma fórmula 60/40/38 (60% de pasta de cacau, 40% de açúcar e 38% de manteiga de cacau) é a ideal para coberturas, dada a sua fluidez. Pelo contrário, para preparar ganaches ou peças de decoração, é mais indicado um chocolate espesso, com a fórmula 50/40/28.

CHOCOLATE DE LEITE - Neste tipo de chocolate utiliza-se leite em pó ou leite condensado para substituir parte da pasta de cacau. Contém, além disso, manteiga de cacau e açúcar. É um chocolate suave, doce e muito sensível ao calor, razão por que é pouco usado em doçaria.

CHOCOLATE BRANCO - Na realidade não se trata de verdadeiro chocolate, uma vez que para receber esta designação teria de levar pasta de cacau, ingrediente ausente neste produto. O chocolate branco é confeccionado com manteiga de cacau, açúcar e matérias sólidas do leite, e possui um aroma e gosto suaves.

CACAU EM PÓ - Obtém-se da pasta de cacau prensada. Não possui açúcar, pelo que não se confunde com o que se vende para preparar as bebidas de chocolate. Para o comercializar e fazer chegar ao grande público, os fabricantes adicionam-Ihe açúcar e outras substâncias. Em confeitaria usa-se geralmente o cacau em pó sem adições. Possui um sabor amargo e coloração castanho-escura.

Para reconhecer um chocolate de qualidade é indispensável ler as informações contidas na embalagem. Na lista dos seus ingredientes devem constar a pasta de cacau, a manteiga de cacau e o açúcar. São permitidas a baunilha, para aromatizar, e a lecitina, para emulsionar.

A percentagem de pasta de cacau, nunca inferior a 40%, é também um bom indicador da qualidade do chocolate, bem como a presença de manteiga de cacau, e não gorduras vegetais hidrogenadas.

Os chocolates de leite, para além destes ingredientes, levam ainda matérias sólidas de leite.

Existem também bons chocolates com frutos secos, cereais ou recheios. Mais um indicador de qualidade: segundo os entendidos, um bom chocolate deve fazer crac ao ser partido.

Fonte: O Grande Livro do manjar dos Deuses - Paixão pelo Chocolate. 2007. Círculo de Leitores, Lisboa

quarta-feira, 28 de maio de 2008

PÃO DE BATATA OU OUTRO LEGUME

O pão de legumes que faço é sempre em resultado de alguma sobra destes. Sobrou batata cozida do almoço, feijão verde cozido, cenoura cozida ou outros e surge um pão de legumes.

Fica nutritivo e é um reaproveitamento. No entanto, o sabor dos legumes não é detectável. Isto pode ser bom ou não. Se não queremos que alguém saiba o que tem, pois a seguir não come, é uma vantagem, caso queiramos que o pão fique com o sabor do legume, aumentamos a quantidade deste.

Nesta receita juntei farinha de centeio à de trigo, bem como sémola de trigo, o resultado é um pão de textura mais rústica que combina com os legumes. Pode-se substituir a farinha de centeio pela de trigo ou milho, para outras variações.

Em especial o de batata, fica macio, pois esta tem amido adicional que formará o glúten.
Já fiz o pão de feijão verde com cenoura e batata cozida e ficou igualmente saboroso, ninguém desconfiou, lol.

Fiz assim...

PÃO DE BATATA OU OUTRO LEGUME


INGREDIENTES
320ml de leite com 2 ovos
20g de fermento padeiro ou 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
200g de batata cozida
20g de manteiga ou margarina
20g de açúcar
450g de farinha de trigo
100g de farinha de centeio
150g de sémola de trigo
15g de sal

PREPARAÇÃO
Num copo medidor grande coloca-se o leite e leva-se ao microondas apenas para amornar. Colocam-se os ovos perfazendo os 320ml. Acrescentam-se os legumes (batata) e amnteiga e bate-se com a varinha mágica. Acrescenta-se o fermento e o açúcar. Verte-se para forma da MFP.
Acrescentam-se as farinhas e o sal.
Selecciona-se o programa "Sandes" ou outro programa normal.
No fim de terminado o ciclo, desenforma-se e deixa-se arrefecer totalmente em cima de uma rede antes de o fatiar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Querendo-se um pão mais escuro, acrescenta-se uma colher de malte de cevada, por exemplo, ou substitui-se o açúcar branco por mascavado ou amarelo.

terça-feira, 27 de maio de 2008

MFP - DICAS 6 - GENERALIDADES SOBRE ACABAMENTOS

ACABAMENTOS
- O pão ficará mais bonito se levar um cobertura.

- Este acabamento pode ser doce, salgado, apenas para dar brilho ou indicar um dos ingredientes da massa.

- Se o pão for doce combina com uma cobertura doce e se for salgado com uma que não seja doce, mas fica ao critério de cada um.

- Os acabamentos podem ser feitos durante a cozedura do pão, ou quando se retira da forma, ainda bem quente.

- Sugiro antes de a massa começar a cozer, abrir rapidamente a tampa da MFP e pincelar (pincel de silicone é o ideal) com um ovo batido, ou apenas a gema. Ao assar, esta cobertura escurece ficando dourada típica de um pão de leite.

- No fim de pincelar com ovo pode ser acrescentado:

- flocos de aveia, trigo, centeio ou farelo de trigo (ver Dicas 4)
- sementes de papoila, abóbora, girassol ou outras
- sal grosso (côdea salgada e crocante)
- açúcar granulado (côdea doce e crocante)
- côco ralado
- queijo ralado (cuidado para este não chegar às bordas da forma, derreter e queimar)
- farinha de trigo e em especial sémola de trigo ou milho (ficará crocante)
- ervas aromáticas
- caril, colorau (paprica) ou apenas açafrão (que só dará a cor) misturado com o ovo

- Sempre que se acrescenta um elemento sólido à superfície do pão, convém calcá-lo um pouco para este aderir melhor ao unto.

- Se esse elemento for fino, pode-se usar um pequeno passador para o distribuir de forma homogénea na superfície.

- O pão pode ser apenas pincelado com água, antes de assar, ficando com uma côdea mais estaladiça, ou mesmo durante a cozedura no forno (ver Dicas 5)

- Depois de assado e ainda bem quente, pincelá-lo com alguma manteiga (amolecerá a côdea) ou com uma calda de açúcar.

domingo, 25 de maio de 2008

PÃO DE BANANA COM CHOCOLATE

Depois da combinação celestial, que venero, de chocolate com laranja, há a de chocolate e canela e a de chocolate e banana. A combinação de chocolate, banana e canela resultou neste pão, neste bolo, nesta maravilha.
O aroma que se espalha na casa é esfomeante.
É uma óptima ideia para aproveitar bananas que estão muito maduras, ou simplesmente para um lanche mais nutritivo.

Uma fatia grossa simples ou uma duas fatias finas com fiambre ou queijo, enrolado em papel metálico ou saco plástico, é uma merenda para os garotos levarem para a escola, em substituição dos bolos gordurosos com recheio de sucedâneo de chocolate embalados individualmente.

Pode ser feito com chocolate amargo, semi-amargo, de leite (aqui o guloso faz com o de leite) ou de leite com frutos secos (amêndoas ou avelãs, por exemplo).

O problema está em conseguir resistir a este pão ainda quente, será que vai sobrar!

Fiz assim...

PÃO DE BANANA COM CHOCOLATE


INGREDIENTES
200ml de leite morno (uso meio-gordo)
20g de fermento padeiro
100g de açúcar
1 colher (chá) de canela moída
3 bananas médias maduras esmagadas (+/- 300g)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
600g de farinha de trigo T65
1 colher (chá) de sal fino
100g de chocolate de leite partido em pequenos cubos

PREPARAÇÃO
Num shaker dissolver o fermento no leite morno, adicionar o açúcar e a canela. Verter para a forma da MFP.
Esmagar num prato as bananas e colocar na forma. Acrescentar a manteiga amolecida, a farinha e por último o sal.
Seleccionar o programa de "Sandes", côdea clara e iniciar.
Quando estiver a amassar a 2.ª vez, acrescentar a tablete de chocolate partida em cubos pequenos (cada cubo do chocolate partido em 4).
Retirar quando acabar o ciclo e deixar arrefecer numa grelha.

Pode ser feito sem MFP, seguindo as indicações de elaboração de pão: farinha na banca, abrir uma cova ao meio, colocar os líquidos (onde o fermento já foi dissolvido) e ir misturando a farinha das bordas amassando 10min., deixar levedar em local sem corrente de ar, tapado com um pano e uma manta, amassar novamente agora com o chocolate, tender e deixar novamente levedar já na forma onde vai cozer, tapado com um pano. Vai ao forno até ficar dourado.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa fica mais mole que a da massa de pão na MFP;
- Pode-se acrescentar 2 colheres (sopa) de côco ralado ao mesmo tempo da farinha;
- 2 colheres (sopa) de leite em pó amaciam a massa.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

LARANJA AÇUCARADA OU CRISTALIZADA

Muito mais do que um aproveitamento, as cascas de laranja açucaradas são algo de delicado pelo seu sabor e pelo seu tamanho.
Preservam-se bem num frasco fechado. Acompanham muito bem um café.

Para além do seu uso simples, cá em casa gostamos de as misturar com chocolate. Num próximo post apresentarei as sugestões. Pode ainda servir para a confecção de bolos de frutas cristalizadas ou do célebre panettone.

Há várias receitas de laranja cristalizada. Nalgumas, coze-se várias vezes a casca da laranja e elimina-se a água da cozedura; noutras, rejeita-se a parte branca (mesocarpo) da casca ficando apenas o vidrado (epicarpo com as glândulas de óleo). A receita que sigo há muito tempo, é bastante mais simples e o resultado é o mesmo.

As cascas de laranja ficam de molho numa taça no mínimo 8h, trocando a água 4 vezes pelo menos.

Depois é só escorrer, misturar com o açúcar e levar ao lume.
A proporção de laranja:açúcar que uso é 1:1,75, mas pode ser usada a 1:2, sendo o resultado o mesmo, apenas irá sobrar mais açúcar no fim. Menos que 1:1,75 não usem que não dará certo.

Querendo enriquecer esta delícia é só banhar a ponta de cada tirinha de laranja já cristalizada e fria com chocolate negro derretido, criando uns bombons fantásticos - ver Laranja e Chocolate.

Fiz assim...


LARANJA AÇUCARADA OU CRISTALIZADA

INGREDIENTES
Cascas de laranja (1 parte)
Açúcar (1,75 partes)

PREPARAÇÃO
Obter as cascas de laranja o mais inteiras possível. Corta-se o topo e a base das laranjas, depois fazem-se cortes verticais de 4 em 4cm, apenas na casca, à volta de toda a laranja e retira-se a casca.
Na tábua, cortam-se estas cascas em tiras finas de 3-5mm +/-.
Demolham-se em água fria no mínimo 8h e no máximo de 18h, mudando a água cerca de 4 vezes no mínimo. Escorrem-se as cascas, apertando ligeiramente.

Numa panela colocam-se as cascas e o açúcar. Deixa-se derreter o açúcar, mexendo de vez em quando. O açúcar vai fundir, ferver, espumar e engrossar. Durante este tempo vai-se mexendo cuidadosamente com a colher, sem partir as cascas, apenas para as soltar.
Quando atingir os 120ºC, está no ponto (abrirá estrada no fundo da panela, torna-se mais denso e quando se passa a colher de pau à volta da panela esta encontrará alguns cristais de açúcar já agarrados). Mexe-se agora mais vigorosamente e notamos que o açúcar ficará mais opaco. Desliga-se o lume, continua-se a mexer e ele açucarará. Mexe-se um pouco mais para arrefecer e soltar as laranjas.


Verte-se para uma travessa ou prato grande. Com um garfo ou mesmo com os dedos separam-se as cascas do açúcar, e colocam-se num prato para arrefecer.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As cascas podem estar de molho em água entre 8 e 18h, não convém deixar mais tempo. Se não se puder continuar com a cristalização de seguida, escorrem-se as cascas e estas aguentam ainda algumas horas;
- Usei a proporção 1:1,75. Para 300g de laranja escorrida coloquei 525g de açúcar. Para obter a quantidade de açúcar necessária basta multiplicar o peso das laranjas por 1,75;
- No final da cristalização ficará na panela cerca de 40% do açúcar colocado, este pode ser usado na confecção de um bolo, molho, sobremesa. Fecha-se num saco plástico e não se desperdiça.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

SUFLÊ DE BACALHAU

Os suflês têm ar de requinte. O tradicional é o Suflê de Bacalhau, mas há de tudo e mais alguma coisa. Salgados ou doces, a base e as indicações a seguir são semelhantes, muda o ingrediente principal e os aromas associados a este. A base de gemas envolvida nas claras em castelo dá a textura correcta ao suflê.

Este é um prato principal mas podem ser servidos suflés de queijo, cogumelos... em pequenos ramequins, para uma entrada, ou suflês de chocolate, caramelo, ou de um puré de fruta, como o pêssego, como sobremesa.

Associado a suflê está a delicadeza do seu sabor, a leveza da sua textura mas também o medo. O medo que este ao sair do forno, desmorone como um baralho de cartas, e lá se vai o jantar.

Segui as indicações do Pratos e Travessas, no que concerne ao ânimo e ingredientes, tendo alterado algumas coisas, por ideias que fui retendo de livros que consultei.
Acompanhei com uma simples salada de alface levemente temperada para não ofuscar o aroma do rei, o suflê.

Suflê que se prese deve crescer no forno, ficar dourado, com a crosta levemente rasgada e sair ligeiramente do nível da taça onde é feito. A minha taça era grande e fiz só para 4 pessoas, por isso não saiu, mas em quantidade de 6 pessoas, irá sair.
Já agora, a taça pode ser de vidro ou de loiça vidrada, mas sempre funda, para permitir o crescimento do suflê.

Fiz assim...

SUFLÊ DE BACALHAU



INGREDIENTES
250g de bacalhau previamente cozido, limpo e desfeito em lascas finas (2 postas)
250ml de leite frio
70g de manteiga
50g de farinha de trigo
4 gemas
6 claras
1 colher (café) de cremor tártaro (opcional)
50g de parmesão ralado (pode ser outro queijo desde que não muito forte)
1 dente de alho
Sal, pimenta preta e noz moscada q.b.

Manteiga para untar
Farinha para enfarinhar

PREPARAÇÃOPrimeiro que tudo liga-se o forno para pré-aquecer, no máximo.
Em seguida faz-se o molho branco. Numa caçarola derrete-se a manteiga e polvilha-se com a farinha. Mexe-se. Quando bem ligado junta-se metade do leite frio, mexendo energicamente com uma vara de arames e de seguida junta-se o restante leite. Deixa-se engrossar mexendo sempre. Retira-se do lume.
Tempera-se agora o creme anterior com sal, pimenta, noz moscada e o alho esmagado no almofariz. Deixa-se arrefecer ligeiramente, junta-se as gemas, mexendo sempre para não cozerem e o queijo. Adiciona-se o bacalhau.
Entretanto unta-se, muito bem, uma forma de suflê, com manteiga e polvilha-se com alguma farinha, não muita.
Batem-se as claras em castelo bem firme com o cremor tártato (para que fiquem ainda mais firmes). Junta-se uma colher destas claras batidas ao preparado anterior e mexe-se cuidadosamente. Juntam-se as restantes claras em colheradas, mais cuidadosamente ainda, suavemente para não as desfazer, sempre de baixo para cima.
Verte-se esta massa na forma e vai ao forno. Como o suflê vai crescer convém deixar uma margem na forma.
Cozer 15min. a 180.ºC e mais 15min. a 220.ºC ou até estar cozido, alto e com crosta dourada.
Serve-se de imediato.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Como este suflê é de bacalhau, aos ingredientes pode ser acrescentada 1/2 cebola picada muito fina, bem como 2-3 colheres (sopa) de salsa bem picada; Noutros suflês omite-se o alho;
- Nunca, jamais, em tempo algum, se deve abrir o forno para ver como está o suflê, principalmente nos primeiros 20min. de cozedura;
- A escolha do queijo é importante, o mozzarela não é o mais indicado porque funde rapidamente, não deixando crescer o suflê. Convém que seja um queijo curado seco e ralado;
- Pode ser feito com outro peixe ou mesmo com atum de lata.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PÃO BRANCO ULTRA-RÁPIDO (<1h) NA MFP

A ideia é explorar a nossa MFP para conseguirmos adaptar as nossas receitas às suas manhas.
Quantas vezes pensámos, "Deveria ter feito pão para o lanche, mas agora só está pronto para o jantar!". Pois é, os programas normais, misturam, amassam, levedam, amassam, tiram o ar e assam em 3h. No programa ultra-rápido tudo acontece em 58min..
O pão sai macio, cheiroso, quente... na minha opinião falta-lhe a elasticidade e no dia seguinte esfarela um pouco. Mas se pensarmos que demorou menos de 1h, está 5*'s.

É óptimo quando chega alguém a casa e não temos pão. Enquanto se recebem os convidados e se acomodam na sala, vai-se à cozinha, 5min. bastam, e põe-se a MFP a funcionar. Vimos para a sala, conversamos de tudo e mais alguma coisa e 1h depois tem-se pão fresco (aliás quente) para o lanche.

Pode-se substituir a água por leite, acrescentar um ovo, mais açúcar, especiarias, chocolate, banana esmagada...

Como o ciclo demora 1h, tem-se tempo de fazer ainda outro pão diferente, talvez doce, para o mesmo lanche.

Fiz assim...

PÃO BRANCO ULTRA-RÁPIDO (<1h)


INGREDIENTES
340ml de água morna (pode ser leite)
15-20g de fermento padeiro
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de gordura (manteiga, óleo... ver Dicas 5)
2 colheres (chá) de sal fino
600g de farinha

PREPARAÇÃO
Dissolve-se o fermento no líquido morno (não quente) e coloca-se na forma da MFP juntamente com os restantes ingredientes.
Escolhe-se o ciclo ultra-rápido I e a cor desejada (neste foi clara).
Desenforma-se e deixa-se arrefecer numa rede.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode ser convertido num pão maior, usando o ciclo ultra-rápido II;
- À massa pode-se acrescentar 2 colheres (sopa) de leite em pó para o tornar mais macio (costumo usar de vez em quando).