segunda-feira, 30 de junho de 2008

LOMBO DE PORCO COM ANANÁS (EM MOLHO DE CASCAS DE ANANÁS)

Esta receita teve duas intenções: almoço (neste caso foi o de domingo) e servir para umas "sandochas" de carne com alface e tomate, sem esquecer a mostarda e/ou maionese.

Não foi feito no forno como o "Lombo de Porco com Abóbora e Castanhas" mas numa panela de ferro no fogão. Quem o comesse não daria pela diferença, mas eu dei, não pelo sabor, mas porque não aqueci a cozinha nestes dias de calor e melhor ainda não me queimei no forno, coisa que para mim é difícil.

Ficou suculento e bem assado, com aroma agri-doce. A combinação do pimento com o ananás fez lembrar comida chinesa agri-doce. Usei o tempero que já tinha feito e que tenho sempre no frigorífico - Massa de tempero, com que também já fiz a Carne de Porco à Portuguesa e as Febras rápidas com natas, por isso este lombo foi feito em 3 tempos.


Fiz assim...

INGREDIENTES
1kg de lombo de porco
2 colheres (sopa) de banha de porco
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de massa de tempero ou os mesmos ingredientes
batatas novas pequenas descascadas
1 ananás
1 pimento vermelho (usei pimento assado de conserva)
1dl de vinho branco
PREPARAÇÃO
Começar por lavar o anánas, descascá-lo e guardar as cascas. Corta-se o ananás em 4 talhadas, retira-se o centro e corta-se cada uma em 6 fatias grossas.
Colocar as cascas numa caçarola, cobri-las com água, temperar com sal e deixar ferver 10min.. Coar o caldo, rejeitando as cascas.

Aquecer a panela de ferro e colocar a banha e o azeite. Quando quente fritar o lombo até ganhar uma cor, de todos os lados, durante 10min..
Acrescentar a massa de tempero, diluí-la na gordura e fritar o lombo mais 5min.,
Colocar as batatas em volta do lombo, colocar por cima destas o ananás e as tiras de pimento. Regar com o vinho. Deixar cozinhar 20min. em lume brando. Acrescentar o caldo de ananás sempre que for necessário. Durante este processo puxa-se, com a seringa de assados, o molho e rega-se o lombo e as batatas.
Deixa-se cozinhar mais 20min. em lume brando.

Serve-se o lombo fatiado, com as batatas, o ananás e o molho desfeito e coado. Se for preciso engrossa-se um pouco o molho com 1 colher (sopa) de maizena, ou farinha de trigo, diluída num pouco do caldo de ananás (se ainda houver) ou água fria.

Pode ser acompanhado de uma salada de alface e cebola.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O caldo das cascas do ananás fica com o aroma deste, um pouco diluído, mas como se juntará ao molho do próprio lombo acabará por ficar bem temperado;
- O molho pode ser triturado ou coado no tabuleiro do forno ou panela, bastando para isso retirar para uma travessa o lombo, batatas e ananás, ficando apenas o molho no fundo que poderá ser engrossado;
- Se não quisermos juntar farinha para engrossar o molho, pode-se triturar este com uma batata e uma fatia de ananás junto.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

MOLHO (DE FEIJÃO VERDE) PARA TORTELLINI OU OUTRAS MASSAS

Quando o tempo é curto, tudo tem solução, menos deixar de comer.
As massas frescas com ovo encontram-se agora em muito supermercados, junto aos refrigerados, são de boa qualidade. Para além das simples também as há recheadas, como os tortelli, tortelloni, tortellini, raviolis, pelmeni, pierogi... Recheadas com carne, com queijo, com queijo e espinafre, com bacon, fiambre...

São práticas de cozinhar, não tanto de as fazer, basta cozê-las em água e sal, como se de esparguete se tratasse, escorrê-las e cobri-las com um molho.

Também há frascos com molhos já prontos. Coze-se a massa, 5min., aquece-se o molho no microondas, 3min. e já está, refeição pronta em 5min..
Para além dos molhos clássicos: bolonhesa, carbonara, pesto, já feitos pode-se sempre criar um molho em 10-15min., ou transformar um destes comprados, acrescentando alguns vegetais frescos.

A sugestão de hoje são 4 molhos com a mesma base. O queijo cheddar dá uma corzinha alaranjada, bonita, ao molho. O de feijão verde fica delicioso e o de brócolos com requeijão ainda mais delicioso e cremoso. Estes legumes triturados são também uma forma de os introduzirmos, disfarçados, na dieta dos mais pequenos. Que o diga o Rê, que para além de ter comido os tortellinis dele, quando a mãe se levantou, comeu os dela também. Foi uma risota quando chegou...

Podem também seguir a sugestão da Ameixa seca no Canela moída.

Fiz assim...

MOLHO (DE FEIJÃO VERDE) PARA TORTELLINI

(Tortellini com molho de feijão verde)

INGREDIENTES
1 embalagem de massa tortellini fresca (500g) - usei do Lidl recheada com carne
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
leite q.b.
2 fatias de queijo cheddar - usei 2 fatias de queijo fundido (cor de laranja) para tostas do Lidl
pitada de noz moscada
pitada de pimenta
sal q.b.

Opções
caril e leite de coco
feijão verde
brócolos e requeijão

Para enfeitar
queijo ralado
manjericão

PREPARAÇÃO
Molho base
Fazer um molho branco, levando numa caçarola, a manteiga, a derreter. Junta-se a farinha e mexe-se para absorver a gordura. Acrescenta-se leite (quente ainda é mais rápido) e vai-se mexendo sempre. Podem ficar alguns grânulos, mas assim que começar a secar eles desaparecem (se não desaparecerem temos sempre a varinha mágica). Vai-se juntando leite até obtermos o ponto desejado que não deverá ser muito espesso.
Acrescenta-se o queijo e os temperos.
Pode ser usado este molho assim, ou...

Molho de caril
Junta-se à base anterior 1 colher (sopa) de caril. Para que este molho fique ainda mais rico e aromatizado, parte do leite que foi usado na base pode-se substituir por leite de coco.

Molho de Feijão verde
Coze-se um bom punhado de feijão verde em água e sal. Assim que estiver macio, escorre-se a água quase toda (fica só o fundo) e tritura-se com a varinha mágica obtendo um puré. Junta-se este puré à base do molho feita previamente.

Molho de Brócolos
Fazer o mesmo que para o feijão verde. Na molho base pode-se substituir o queijo cheddar por requeijão desfeito.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Ao escorrer o feijão verde/brócolos reserva-se um pouco da água que pode ser precisa se o molho ficar muito espesso.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

PÃO DE ÁGUA - NO-KNEAD BREAD

Farinha, água, sal e fermento são os ingredientes básicos do alimento mais antigo, o Pão.

Há tempos foi publicada no New York Times uma notícia onde se fazia referência a uma receita minimalista de pão. Pão que se podia fazer em casa, como um mínimo de esforço e que saia bem melhor do que o da maioria das padarias.
Esta receita foi criada pelo Jim Lahey's dono da Sullivan St. Bakery, que pedia nessa entrevista que todos tivessem acesso à receita. Foi chamada de No-Knead Bread, ou seja, Pão não amassado ou não sovado. Todo o processo de amassar/sovar para que se desenvolva o glúten aqui é omitido. E por isso mesmo é necessário tempo, bastante tempo, para que o glúten se desenvolva, sem a sova.

Fazer pão é fácil, mas esta receita é realmente muito fácil e curiosa. Até uma criança de 4 anos conseguiria fazê-la, diz Jim.
Encontrei esta referência no blog da Cris, quando fazia pesquisa bibliográfica para um novo post sobre dicas de pão - tipos de preparação de massas (uso de massa velha, massa azeda...).

A reportagem pode ser vista neste vídeo do New York Times ou em baixo:

É um pão que fica com a crosta tostada e crocante e um miolo macio e aberto. Um pão de água. É assim chamado, por aqui, porque leva uma proporção de 42% de água, o máximo que uma massa de pão pode levar.

Mais ou menos tostado é ao critério de quem o faz. No 1.º usei apenas farinha de trigo para o envolver, no 2.º usei sémola de milho, daí ficar com um ar mais rústico.

A quantidade de fermento que leva é mínima, e não se trabalha, nem se amassa nem se sova a massa.
O único inconveniente, se for, é o tempo, tem de se fazer de um dia para o outro.


[Depois de fazer este pão tantas vezes, comecei a fazer também um de mistura, usando farinha de trigo e centeio - Pão de água de mistura - No-Knead Bread, e alterei um pouco o procedimento, ficando ainda mais simples, não uso o azeite para untar, não uso a sémola para polvilhar e não retiro a massa para a pedra enfarinhada para a dobrar. Conclusão, fica delicioso, com menos trabalho ainda.]

Fiz assim...

PÃO DE ÁGUA - NO-KNEAD BREAD


INGREDIENTES
3 chávenas (430g) de farinha de trigo T65
1½ chávenas (345g) de água
¼ colher (chá) (1g) de fermento seco (só 1g!) / 5g de fermento padeiro fresco
1¼ colher (chá) (10g) de sal

azeite para untar
farinha de trigo, sémola de milho ou farelo de trigo para envolver


PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar a farinha, o sal e o fermento seco e misturar. Adicionar a água e mexer à mão ou com uma colher apenas para envolver, 30segundos-1min.. Com um rapa limpa-se, com movimentos verticais de cima para baixo, a tigela, juntando a massa.
Salpica-se com azeite e pincela-se a superfície da massa e os lados da tigela.
Cobre-se com película aderente, ou não, eu prefiro um pano para que fique arejado, e deixa-se em repouso 12-18h.

Retira-se a massa para a pedra enfarinha e dobram-se as extremidades, como se fossem as dobras de um envelope. A massa é molenga, será útil o uso de uma espátula raspadora.
Fica a descansar com as dobras para baixo, 15min..

Tende-se uma bola e coloca-se num pano de cozinha enfarinhado (ou mesmo na pedra), tapado, durante 1-2h.

1/2h antes de terminar de levedar, aquece-se o forno no máximo e coloca-se dentro um pirex com tampa, ou uma panela de ferro ou de barrro/loiça.

Retira-se com cuidado a panela e coloca-se a massa dentro, sem grandes amassos. Põe-se a tampa e deixa-se cozer 30min., retira-se a tampa e deixa-se cozer mais 15-30min..

Retira-se do forno com cuidado e deixa-se arrefecer.


MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O primeiro pão deixei levedar 18h, o outros 14h, e não achei diferença;
- Quando quente o pão tem uma aroma ácido/azedo, mas que desaparece no fim de frio;
- Assei os 1.ºs num pirex de vidro e o último numa forma aberta, mas fica bem melhor seguindo o procedimento de deixar tapado 30min. no forno;
- Os 1.ºs tapei a massa com película aderente tal como pede a receita original, nos outros já não o fiz e a massa não apresentou o aroma ácido/azedo.

BÔLA DE FIAMBRE E SALPICÃO

Não há aniversário, lanche especial, reunião, piquenique, saída... em que não saiba bem uma bôla. Todos gostam. Já perdi as vezes sem conta que fiz esta bôla.

A receita foi-me dada pela Dona M. que a fazia muito bem. Onde quer que a Dona M. esteja, é e será sempre lembrada, em particular, quando faço a bôla e a comemos em festa. A receita original foi alterada por mim há alguns anos, mas continuará sempre a ser a Bôla da Dona M..

Mantenho o nome original de Bôla de Fiambre e Salpicão, embora a recheie com fiambre, chourição e queijo. Podem ser usados outros ingredientes como o salpicão, bacon, mortadela, presunto rolado, fiambre de frango ou de aves... Não aconselho o presunto, pois ficará muito salgado depois de assada.
Se os ovos forem caseiros ficará com uma cor linda.

Fiz assim...

BÔLA DE FIAMBRE E SALPICÃO



INGREDIENTES
Para a massa
600g de farinha
4dl de leite morno
40g de fermento padeiro fresco ou 1,5 colher (chá) de fermento biológico seco (não é royal)
5 ovos
60g de manteiga derretida
pitada de sal

Para o recheio
400g de fiambre
400g de chourição
200g de queijo

PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar o leite morno e o fermento. Mexer com a vara de arames. Juntar os ovos e bater bem com a vara.
Adicionar a farinha e o sal e mexer com uma colher de pau.
No fim de homogéneo, acrescentar a manteiga amolecida. Mexer bem.
Deixar repousar 1 1/2h na tigela tapada com plástico aderente dentro do microondas, p.e. (no inverno colocar em volta uma manta).

Esta massa pode ser feita na MFP.

No fim de levedar, mexer a massa rapidamente com uma colher de pau (a massa fica mole) e colocar 1/3 da massa num tabuleiro (25x35cm) forrado com papel vegetal. Deixar repousar 10min..
Cobrir a massa com metade dos ingredientes: chourição, queijo seguido do fiambre no topo.
Colocar mais 1/3 da massa e rechear novamente.
Cobrir com a massa restante, alisar e levar ao forno a 180ºC até estar dourada, sensivelmente 30-40min..
Desenformar sobre uma tábua de cozinha ou num grelha para que não fique com a base húmida e retirar o papel vegetal.



NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- No inverno pode ser adicionada à massa 1-2 colheres (sopa) de açúcar para ajudar na fermentação;
- Esta massa pode levedar mais tempo. Já levedei entre 1h e 5h e ficou óptima (neste último caso a massa ficou mais aberta);
- Unta-se a forma para agarrar o papel vegetal. Este depois não precisa nada de ser untado;
- Pode omitir-se a camada de queijo de baixo e colocar apenas antes da última massa;
- Em vez de 2 andares de recheio pode-se fazer a bôla tradicional, recheada apenas a meio, aí reduz-se um pouco os ingredientes (usa-se mais de metade);
- Usar sempre chourição sem a película envolvente, seria grande estranheza encontrá-la quando estivéssemos a comer a bôla;
- Conserva-se alguns dias sem secar se for mantida dentro de caixa plástica (isto é se sobrar!).

segunda-feira, 23 de junho de 2008

MONTI VERDI OU BERINGELA EM CAMA DE LINGUINI AL PESTO

"Comida comunitária" é assim que chamo a um prato onde cada um se serve de um todo. É do tipo "um por todos" ou melhor ainda "um para todos". Tenho o mesmo gosto pelos pães. Gosto de pães grandes onde cada um parte um bocado, à mão ou com a faca, por isso também lhes chamo "Pães comunitários" embora a comunidade aqui seja reduzida. Os pães individuais têm a sua graça e o seu lado prático, mas um pão comunitário permite partilha...

Dos pratos de "comida comunitária" as massas são-no por excelência. E massas, quem não adora massas?
Neste prato usei a beringela como o ingrediente principal. Esta é muito versátil: em lasanhas, panada, recheada, em refogados...
A combinação da rúcula com qualquer massa é óptima. A rúcula com pesto é divinal, até porque há a versão de pesto de rúcula em vez de manjericão. Azeite combina com todos estes ingredientes. Prato de sabor tipicamente italiano.
Um prato sem carne ou peixe, aqui a beringela é tratada como tal.

Fiz assim...

MONTI VERDI OU BERINGELA EM CAMA DE LINGUINI AL PESTO


INGREDIENTES
1 beringela grande
200g de linguini
1 frasco de molho pesto
150g queijo mozzarela ralado
rúcula lavada e bem seca q. b.
1 fio de azeite


PREPARAÇÃO Lavar a beringela e retira-lhe os topos. Levá-la a cozer durante 1min. em água abundante.
Retirar a beringela e cortar em fatias de 1cm de espessura.
Na mesma água ainda a ferver adicionar a massa, mexer e em cima colocar novamente a beringela fatiada, até que a massa esteja cozida al dente.
Escorrer a beringela e reservar. Escorrer a massa, passá-la por água fria (para parar a cozedura) e mantê-la na mesma panela tapada só com um restinho de água quente no fundo para fazer vapor.

Aquecer o molho pesto. Metade deste colocar na panela com a massa, metade do queijo ralado e envolver bem.

Fazer a montagem com a massa na base em monte, por cima as rodelas de beringela, molho, queijo e rúcula.
Colocar um fio de azeite por cima da rúcula e pela massa em geral.

Serve-se bem quente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É de preferir as beringelas compridas ao invés das largas porque permite fatias de menor diâmetro e que por isso não se partem;
- O molho pesto pode ser feito macerando folhas de manjericão com azeite, pinhões e 1 dente de alho. Eu usei 1 frasco de compra marca Pingo Doce;
- As 2-3 colheres (sopa) de água no fundo da panela com a massa vão ajudar a liquefazer o molho pesto e a envolvê-lo na massa;
- A rúcula se não for pré-lavada deverá ser bem lavada e seca na centrigudora de saladas;
- Quer a massa quer a beringela deverão ser mantidas quentes para depois fundirem o queijo.

sábado, 21 de junho de 2008

ALMÔNDEGAS EM TOMATE

Por diversas vezes comprámos almôndegas frescas embaladas. Por diversas vezes me desiludi com as almôndegas frescas embaladas. O facto de estarem prontas e temperadas levaram-nos a ter esse impulso de compra, mas só se eu não puder conter esse impulso é que as voltarei a comprar.

Não que desconfi dos ingredientes.
Não sou daqueles que não come alguma coisa apenas porque pode ter a suspeita de, ou não sabe o que é, ou não sabe como foi feito. O facto de não gostar das almôndegas frescas embaladas deve ter a ver com os temperos que lá põem. No fim de feitas não me sabem a carne, e as almôndegas embora pareçam comida para esquisitóides e finórios são feitas de carne, carne picada é certo, mas carne, e carne é másculo, viril, não sei se estão a ver.

Enfim, fazer almôndegas em casa é do mais simples que existe. Compro a carne picada ao quilo, se não me agrada a picada peço para picar na hora, e compro sempre 2kg, não sei bem porquê. Posso não fazer almôndegas dela toda, mas o resto fica para hamburgueres ou carne à bolonhesa...
Quando a compro para a preparar como carne picada, uso a panela de pressão e depois de retirar o que preciso, congelo o resto, em sacos ou caixas - várias refeições ficam logo prontas.

Nestas almôndegas segui algumas das indicações do Jamie Oliver, na sua "Cozinha com", pg. 132. Preparei almôndegas para esta refeição e congelei as restantes. Uma refeição de almôndegas de 2 em 2 meses é suficiente.

Acompanhei com arroz branco, folhas de rúcula não temperadas e com "Pão sabor a Índia", pois achei que os aromas combinavam muito bem.


Fiz assim...

INGREDIENTES
1kg de carne de vaca picada
1 cebola picada finamente
1 dente de alho picado finamente
1 ovo (ou só a gema)
3 colheres (sopa) de pão ralado
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de orégãos secos
1 colher (sopa) de rosmaninho ou alecrim picado
1 pitada de cominhos moídos
1/2 colher (sopa) de sementes de coentros secas moídas
1 colher (sopa) de pimentão doce moído
pimenta preta moída q. b.
sal q. b.

Opcional
1 colher (sopa) de mortarda de Dijon
4 colheres (sopa) de queijo ralado

Para o molho
1 lata grande tomate pelado
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de whisky
folhas de manjericão fresco
sal e pimenta q. b.
mozzarela ralada


PREPARAÇÃO
Numa tigela grande colocar a carne e no centro todos os ingredientes mencionados. Misturar bem e amassar à mão até formar uma bola homogénea.

De seguida com as mãos levemente molhadas, retirar pedaços da carne e moldar as almôndegas. Ter o cuidado de que todas as almôndegas fiquem com o mesmo tamanho. Colocá-las num tabuleiro polvilhado com pão ralado.

Aquecer algum azeite numa caçarola e fritar as almôndegas até que fiquem louras de todos os lados. No fim de louras juntar o tomate pelado escorrido partido em cubos, o açúcar e o whisky. Deixar fervilhar para engrossar.
Retificar de temperos. Salpicar com folhas de manjericão fresco e queijo ralado.

Servir quente.

Rende 35 almôndegas +/-.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As restantes almôndegas que não forem usadas na refeição são levadas num tabuleiro ao congelador durante 2-3h no mínimo. Depois de congeladas colocam-se num saco plástico. Assim já não se colarão;
- Cuidado ao fritar as almôndegas. Só devem ser viradas quando louras para evitar desfazerem-se;
- Não rejeitar os talos do manjericão, estes podem ser congelados e usados para aromatizar um outro molho de tomate, p.e..

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PÃO DE SABOR A ÍNDIA

Não chamei a este pão Pão Indiano, porque isso levaria a um pão que fosse tradicional da Índia, o que não é o caso. Este é um pão que inclui aromas indianos e que nos remete para lá.

Procurava receitas de pão com farinha de grão-de-bico e encontrei uma onde me inspirei.
A farinha de grão, um dos ingredientes deste pão, é um selo da cozinha indiana. É usada na confecção de pratos principais, molhos, pães ou mesmo como esfoliante facial, fazendo-se uma pasta com água ou iogurte.

É um pão de sabor diferente, muito aromático e macio. Usei-o como entrada, para acompanhar uns patês.

Fiz assim...

INGREDIENTES
320ml de água morna
20g de fermento padeiro fresco
400g de farinha de trigo
200g de farinha de grão-de-bico
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de cominhos moídos
1 colher (chá) de sementes de coentros moídas
1 colher (chá) de açafrão das índias (curcuma)
1 cebola finamente picada

1 chili ou malagueta grande
2 colheres (sopa) de coentros picados
1 colher (sopa) de sementes de cebola (nigella)

PREPARAÇÃO
Colocar na forma da MFP a água e o fermento. Acrescentar as farinhas, o sal, os cominhos, os coentros moídos, o açafrão e a cebola picada.
Seleccionar o programa "sandes" e iniciar o ciclo. Antes de soar o bip, às 2h +/-, acrescentar os restantes ingredientes para serem amassados.
Desenformar quando pronto, deixar arrefecer numa grelha.
No fim de frio, aparar a côdea, cortar em fatias e cada fatia em 4.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se for apreciador de cominhos pode-se acrescentar um pouco mais. Aqui em casa esta é quantidade permitida, lol;
- Caril também pode ser um ingrediente para este pão. Mas a ideia era aromatizar com outros ingredientes, para os disfrutar. E também criar um pão mais soft para aperitivo;
- Não esquecer de dar o ponto à massa quando esta estiver a amassar a 1.ª vez. Se estiver muito líquida e agarrar na forma, junta-se um pouco de farinha (1 colher de cada vez) e se estiver muito seca, junta-se água (1 colher de cada vez).

quinta-feira, 19 de junho de 2008

FRAMBOESAS


Sei que ainda não chegam para a cobertura de um cheesecake, mas também mal amadurecem o Rê encarrega-se de as apanhar e comer.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

SORBET DE MORANGO

Depois de uma salada, nada melhor que um gelado.
Gelado de morango porque estamos no tempo destes. Usei morangos maduros, pois têm aroma mais intenso.

A textura deste gelado não é a de sorvete, cremoso, é a de sorbet, fresco, aliás muito fresco e aromático.
As receitas de sorvetes clássicos levam natas ou queijo creme e gemas. Outras levam ainda gelatina ou leite condensado. No sorbets a base é água, tornando-os por isso muito frescos. Os "Tira-gosto" são sorbets, geralmente de limão.

Nesta receita quebra-se um pouco o gelo, dando suavidade, com o iogurte natural. Será um misto entre sorvete e sorbet.

O limão, neste caso a raspa, aromatiza e faz realçar o sabor dos morangos.

Fiz assim...

INGREDIENTES
150ml de água
175g de açúcar
raspa de 1 limão (apenas o vidrado)
500g de morangos
300ml de iogurte natural

PREPARAÇÃO
Numa caçarola larga leva-se a ferver 3min. o açúcar, a água e a raspa de limão. Deixa-se arrefecer. Acrescentam-se os morangos previamente lavados e sem pé e desfazem-se em puré grosso, com a varinha mágica.
No fim de frio, se ainda não estava completamente, adicionam-se os iogurtes batidos com uma colher ainda no copinho, para que fiquem cremosos e sem grânulos.
Leva-se a mistura à sorveteira durante 20-30min..

Serve-se de imediato ou coloca-se numa caixa plástica (as de gelados de compra são óptimas) e leva-se ao congelador até servir.

Se não tiver sorveteira, coloca-se numa taça e leva-se ao congelador, mexendo com um grafo grande, em intervalos de 30-1h até ficar cremoso e solidificar.

Servi com bolacha de manteiga esmigalhada.
Rende 1l de gelado.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para obter apenas o vidrado dos citrinos nada melhor que um ralador "Microplane", pois retira apenas a porção vidrada e nada do branco da casca;
- Este e outros sorbets podem ser aromatizados com hortelã-pimenta ou lúcia-lima (limonete) fervendo as ervas na calda inicial e depois rejeitando-as.