quarta-feira, 30 de julho de 2008

FRANCESINHA

Contam algumas histórias que as, nossas amadas, francesinhas foram re-inventadas no Porto por um emigrante francês a partir de um snack francês Croque-monsieur. Este snack francês tem algo em comum com a francesinha: pão, fiambre, queijo (suíço), um molho de cerveja e ir ao forno antes de servir. [servidas com um ovo estrelado em cima chamam-se Croque-madame]
As nossas francesinhas foram bem re-inventadas, pois são mais substanciais.

Típicas do Porto mas já se comem um pouco por todo o lado.
Há tantas variações como tantos os que as fazem. Comum a todas é o molho. O molho é o que torna especial a francesinha. De porco, vaca, frango ou mesmo vegetarianas, o molho...

Já experimentei molhos prontos em frasco, mas não me convenceram.
Este molho que aqui fica hoje é um dos melhores que fiz, pode não ser o perfeito, mas é melhor que os de compra e melhor que alguns que já comi em restaurantes.
Já experimentei adicionar whisky ao molho, mas não me agradou, pode ser que outra bebida fique melhor, com vinho do porto fica mais suave. E como a francesinha é do Porto, vamos pôr vinho do Porto.
A ideia da publicação deste molho é ser um ponto de partida para obter O molho. Quem faz ensaios deste molho é favor comentar e deixar sugestões.

Para mim as francesinhas, e podem não ser as verdadeiras, têm pão, um bife fino de vaca, linguiça grelhada, salsicha fresca grelhada, fiambre, queijo, molho e ovo estrelado (opcional).

O pão de forma é bom, de preferência caseiro, se for tipo Panrico ou Bimbo prefiro o Bimbo para torradas, de fatias largas, de hotelaria.

Fiz assim...

FRANCESINHA


INGREDIENTES
Para o molho (dá para 3 francesinhas):
1 colher de manteiga ou margarina
1 cerveja de 33cl
1 colher (sopa) de vinho do porto
1dl de leite
1 colher (sopa) de maizena
2 tomates pelados previamente triturados
1 cubo de caldo de carne
1 folha de louro
1 malagueta
pimenta-preta q.b.

Por francesinha:
2 fatias de pão levemente torrado
2 fatias de fiambre com 2-3mm de espessura
4 fatias de queijo
1 bife fino de vaca
1 salsicha fresca grelhada aberta a meio
1 linguiça grelhada em fatias longitudinais

PREPARAÇÃO
Numa caçarola derreter a manteiga, juntar a cerveja e o vinho do porto. Dissolver a maizena no leite e juntar na caçarola. Triturar o tomate co o cubo de carne e juntar na caçarola. Adicionar o louro, a malagueta e a pimenta. Levar ao lume até engrossar. Retirar o louro e a malagueta. Se for necessário a varinha mágica, reirar primeiro o louro e a malagueta.

Num prato que possa ir ao forno colocar um pouco de molho ao centro, uma fatia de pão, uma fatia de queijo e uma de fiambre. Acrescentar o bife, a linguiça e a salsicha. Cobrir com mais uma fatia de fiambre, de queijo e de pão. Por cima do pão dispor as duas fatias de queijo de modo a cobrir o pão e parte dos lados. Regar com o molho e se for preciso ajudar com uma colher a cobrir de lado. Levar ao forno, no grill, para derreter o queijo.

Servir com batatas fritas em palitos, à volta da francesinha e no próprio molho.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se a salsicha fresca se desmanchar muito é preferível grelha-la inteira e só depois a cortar longitudinalmente. Já a linguiça pode ser logo aberta para grelhar;
- Se a montagem for feita com os ingredientes já frios, levar ao forno ou ao microondas, antes do grill para aquecer a sandes.

terça-feira, 29 de julho de 2008

MOLHO DE MOSTARDA DE DIJON

Uma sugestão de um molho para salada.

É habitué temperarmos as saladas com o molho simples e famoso vinaigrette: 3 partes de azeite e 1 parte vinagre (ou sumo de citrino), temperado com sal e ainda com a opção de especiarias (pimenta moída, a mais usada) e ervas frescas picadas. Bate-se muito bem o azeite com o vinagre até se obter uma mistura espessa e opaca e rega-se a salada de imediato.

O vinagre pode ser o de sidra, vinho, geralmente branco, mas pode ser usado o aromatizado (de framboesa, por exemplo) ou o balsâmico de Modena.

A emulsificação (nome dado ao processo de separação das gorduras) pode ser feita num shaker próprio ou batendo a mistura com um garfo, dentro duma taça.

A mostarda é um condimento que pode ser usado em pó, em grão ou em pasta (molho pré-feito). As sementes de mostarda podem ser castanhas ou escuras (estas são mais picantes). A mostarda de Dijon é um molho tipicamente francês, elaborada com mistura de mostardas, vinho branco, vinagre, entre outros.

Fazer um molho vinaigrette com azeite, vinagre e mostarda Dijon dará um sabor diferente à salada, que combina muito bem com carnes grelhadas e evita adicionarmos sal.

Fiz assim…

MOLHO DE MOSTARDA DE DIJON


INGREDIENTES
3 partes de azeite
1 parte de mostarda de Dijon

PREPARAÇÃO
Num shaker colocar os ingredientes bater bem até a mistura ficar cremosa.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode usar-se 3 partes de azeite + 0.5 parte de vinagre + 0.5 parte de mostarda Dijon, para um sabor menos acentuado a mostarda;
- Outra sugestão de que gosto é adicionar coentros picados a esta vinaigrette de azeite e Dijon.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

CUPCAKE GIGANTE DE DUPLO CHOCOLATE

É um Cupcake gigante de aniversário (Parabéns Pê!), mas pode ser usado noutra situação qualquer.
Fica bonito e pode ser decorado com o que se quiser.

A massa que fiz é de chocolate e a cobertura é de queijo creme (mascarpone).
A receita - Double Chocolate Pound Cake, e a forma - Dimensions Large Cupcake, usadas são da Wilton.

Fiz assim...

CUPCAKE GIGANTE DE DUPLO CHOCOLATE


INGREDIENTES
Para o bolo:
2 colheres (chá) de café instantâneo
1/2 chávena /120ml de água a ferver
1/2 chávena /100g cacau em pó
3 chávena /430g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 1/2 chávena /300g de manteiga amolecida
2 chávena /400g de açúcar
1/2 chávena compactada/85g de açúcar amarelo
4 ovos
2 colheres (chá) de extracto de baunilha
1 chávena /200ml de natas azedas* (sourcream)
1 chávena /100g de pepitas de chocolate de leite

* natas azedas (sourcream) pode-se fazer juntando a 200ml de natas, 2 colheres (sopa) de sumo de limão e mexendo em seguida para engrossar. Pode-se substituir também por iogurte grego ou iogurte natural escorrido com um pano de um dia para o outro no frigorífico.

Para a cobertura da base:
100g de chocolate de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Para a cobertura do topo:
30g de manteiga
250g de queijo mascarpone
300g de açúcar em pó
2-3 gotas de corante vermelho
pepitas coloridas, smarties ou m&m's

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar a forma com spray ou margarina.
Dissolver o café na água quente. Juntar o cacau, dissolver bem e reservar até arrefecer.
Misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal numa tigela.
Na tigela da batedeira juntar a manteiga e os açúcares e bater até esbranquiçar. Juntar um a um os ovos e bater até espumar. Juntar a baunilha e bater mais um pouco.
Aos poucos e alternadamente juntar à mistura dos ovos, a farinha e a mistura do cacau. Começar com a farinha e acabar com ela. Bater bem entre cada adição.
Envolver as pepitas de chocolate.
Colocar a massa na forma.
Levar ao forno a 160ºC até o palito sair seco, entre 45-60min..
Desenformar e deixar arrefecer.

Derreter o chocolate de leite com a manteiga e pincelar a base do cupcake.

Bater o queijo mascarpone com o a manteiga e o açúcar até obter um creme liso. Juntar as gotas de corante e bater novamente. Levar ao frigorífico até ser usado. Manter sempre fresco.
Com o saco pasteleiro munido de bico frisado cobrir o topo do cupcake.
Enfeitar com pepitas coloridas.
Levar ao frigorífico e manter aí até servir.

Dá para mais de 12 pessoas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para as pepitas de chocolate usei uma tablete de chocolate de leite cortada em cubos bem pequenos.

domingo, 27 de julho de 2008

As 10+ (SELECÇÃO DE 10 RECEITAS)

O desafio foi-me lançado pela Ameixa Seca do blog Canela Moída - escolher as 10 receitas que mais me agradam no meu blog.

6 meses depois de ter iniciado este blog faço a sua avaliação como verdadeiramente positiva. Não tenho o tempo livre desejado que queria, para navegar pelos meus blogs favoritos, em troca de experiências e amizades, mas vai-se fazendo o que se pode.

A escolha que faço de seguida é baseada nas receitas que faço e continuo a fazer constantemente, bem como aquelas que mesmo não as fazendo sempre, são ou foram um sucesso.

A minha selecção das 10+ é: (ordem aleatória)

TARTE DE FRANGO


BOBÓ DE CAMARÃO


BÔLA DE FIAMBRE E SALPICÃO


QUICHE


BOLOS LÊVEDOS AÇORIANOS


MINI-SALAME DE CHOCOLATE COM PISTÁCIOS E CEREJAS


PUDIM DE COCO


BOLO DE BANANA COM FARINHA ESPELTA


PÃO RÁPIDO DE CHOURIÇO


MUFFINS DE DUPLO CHOCOLATE E NOZES ou

MUFFINS DE BROWNIE ou

MUFFINS TIREM-MOS DAQUI SENÃO EU COMO-OS TODOS PORQUE SÃO REALMENTE DELICIOSOS


As regras deste desafio são:
- publicar 10 fotos das comidas favoritas
- colocar o nome e link do blog da pessoa que nos indicou para o meme
- passar a oportunidade para outras 5 pessoas e deixar a mensagem, comentando nos blogs de cada uma.

Passo este desafio aos blogs: (ordem aleatória)
- Cinara's place
- Delishville
- Manjar de coisas doces... e não só!
- Mesa para 4
- Technicolor Kitchen

BISCOTTI DI PRATO, CANTUCCI E CANTUCCINNI - 2

Biscoitos, outra receita de biscoitos, são semelhantes aos que já tinha feito, na forma de fazer e nos ingredientes, mas ficam com textura e sabor diferente pelo mel e erva-doce que levam.
Estes biscoitos vieram daqui.

Guardados em lata ou caixa de plástico permanecem iguais durante muito tempo.

Fiz assim...

INGREDIENTES
300g de açúcar
300g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de erva-doce em grão torrada
1 colher (chá) de mel
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extracto de baunilha
2 ovos
150g de amêndoas peladas

1 gema batida para pincelar
açúcar para polvilhar

PREPARAÇÃO
Numa tigela misturar os ingredientes secos, excepto a amêndoa.
Juntar a baunilha e os ovos e amassar. Juntar as amêndoas e amassar.
Tender 3 rolos cilíndricos com 12cm de largura e achatar as margens dos rolos de forma a obter-se uma secção em meia-lua, com 2-3cm de altura no centro.
Levar ao forno sobre papel vegetal ou tapete de silicone, afastados, pincelados com gema e polvilhados com açúcar, a 200ºC durante 15-20min..
Retirar deixar arrefecer 5min. e cortar, com uma faca grande de chefe, em palitos da grossura de um dedo.

Levar os palitos ao forno, no mesmo papel, durante 5min. a 200ºC para secarem e ficarem crocantes.
Deixam-se arrefecer completamente antes de guardar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Quando se retiram os rolos estes ainda devem estar moles no centro e dourados nas margens. Assim facilita o corte;
- Retirar quando estiverem dourados em cima, os meus ficaram 2min. a mais e por isso a gema escureceu.

sábado, 26 de julho de 2008

PÃO RÁPIDO DE CHOURIÇO

Precisava de levar qualquer coisa para um lanche no final da tarde. Vim almoçar a casa e zás, em 3 tempos fiz este pão que levei quente num saco aberto para não ficar húmido.
Rápido e 6 pessoas comeram-no num instante.
É lógico que frio fatia-se melhor, mas quem resiste a pão quente com cheiro de chouriço?

Usei chouriço tipo corrente por largar mais gordura e aromatizar mais o pão. Acho que é o que fica melhor neste tipo de pão.

Fiz assim...

PÃO RÁPIDO DE CHOURIÇO


INGREDIENTES
340ml de água morna
15-20g de fermento padeiro fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de gordura
2 colheres (chá) de sal
600g de farinha de trigo
3 chouriços tipo corrente em rodelas oblíquas

PREPARAÇÃO
Colocar na forma da MFP os ingredientes pela ordem mencionada.
Se a MFP tiver memória em caso de falha de corrente eléctrica:
Seleccionar o programa "Ultra-rápido II" cor de côdea "Média" e no final de amassar retirar a massa e puxar a tomada de corrente (como se faltasse a electricidade).
Colocar a massa na pedra enfarinhada, dividi-la em duas porções e esticar cada uma delas com o rolo. Distribuir metade do chouriço em rodelas por cada porção e enrolar a massa. Entrançar os dois rolos e colocar na MFP novamente, agora sem a pá.
Ligar a tomada e deixar continuar.

Se a MFP não tiver memória em caso de falha de corrente eléctrica:
Seleccionar o "Normal". Assim que terminar de amassar desligar (no botão START e não na ficha) a MFP, retirar a massa.
Colocar a massa na pedra enfarinhada, dividi-la em duas porções e esticar cada uma delas com o rolo. Distribuir metade do chouriço em rodelas por cada porção e enrolar a massa. Entrançar os dois rolos e colocar na MFP novamente, agora sem a pá.
Seleccionar o programa "Cozer" e deixar prosseguir.

Desenformar e deixar arrefecer numa grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez de chouriço pode ser colocado outro ingrediente doce ou salgado;
- No caso da MFP ter memória em caso de falha de corrente, esta é geralmente de 8min., é o tempo de retirar a massa, esticá-la, recheá-la, entrançá-la e voltar a colocar na MFP. Se demorar mais tempo terá que cozer o pão no ciclo "Cozer", como no 2.º método.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

GELADO DE DOCE DE LEITE

Depois do Sorbet de Morangos e do Sorbet de Limão e Laranja vem um Sorvete. Este aqui em casa é clássico.
Sorvete que é sorvete tem gemas e natas.
Apresento as duas sugestões, a clássica e a light.
A versão light apresenta-se menos doce pois o acre do iogurte retura um pouco do doce do leite condesado, ficando menos enjoativo, mas a versão clássica é sempre clássica, apresenta outra cremosidade.

Pode-se comprar o leite condensado já cozido, mas eu prefiro cozer na panela de pressão.
Não custa nada, aproveito para cozer logo 3 latas, pequenas ou grandes, sem rótulos de papel e cobertas até meio com água. Assim que apitar a panela conto 30min. e depois deixo na panela até perder toda a pressão (ou seja fica esquecida e acaba por cozer mais 10-15min. só na pressão que retém).
O leite condensado já cozido é mais prático, mas mais caro desnecessariamente e para além disso é mais mole e mais claro (é menos cozido).
O leite condensado cozido aguenta-se na lata 1 ou 2 anos o que é bom para sobremesas rápidas como a "Baba de camelo" ou para rechear/cobrir um bolo/torta/crepes ou outro.

Fiz assim...

GELADO DE DOCE DE LEITE

INGREDIENTES
Versão clássica:
1 lata de leite condensado cozido (30min. na panela de pressão)
1 medida da lata de leite (300ml)
2 gemas
200ml de natas

Versão light:
1 lata de leite condensado magro cozido (30min. na panela de pressão)
1 medida da lata de leite magro (300ml)
2 gemas
2 iogurtes naturais (2x125ml)


PREPARAÇÃO

Qualquer que seja a versão, combinam-se os ingredientes e leva-se ao lume a engrossar, até levantar fervura.
Deixa-se arrefecer e só depois se coloca na sorveteira ou no congelador. Dependendo das indicações da sorveteira pode-se por a mistura no frigorífico e só depois ir à sorveteira ou ir directamente.
De qualquer dos casos depois guarda-se no congelador em caixa plástica fechada.

Servir com amêndoa por cima.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A versão clássica pode ser aromatizada com algumas gotas de sumo de limão.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

QUINOA COM LEGUMES

A Quinoa é uma planta de origem boliviana. As suas sementes, o que é usado na alimentação, são designados por "Grão de ouro" por garantirem a ao longo dos tempos a sobrevivência da população dos Andes.
É produzida nas montanhas dos Andes a mais de 4000 metros de altitude e consumida desde há 10 mil anos, os Incas consumiam-na e chamavam-lhe "Mãe de todos os grãos".
Na civilização pré-columbiana a batata ocupava o primeiro lugar de legume consumido, seguido da quinoa e só depois o milho.

Pode ser usada em pratos salgados ou doces, como papas ou misturas para pequeno-almoço.

A quinoa é um bom alimento, consumido por vegetarianos e afins por possuir elevada concentração de proteínas (14%) ao contrário de outros grãos, apresentado um bom equilíbrio de aminoácidos (possui lisina que não existe no trigo e arroz). Contém 64% de hidratos de carbono (amido e fibras), 14% de proteínas, 13% de água, 6% gorduras e vitaminas, ácido fólico, fósforo, magnésio, ferro e zinco. E não possui glúten.

Usei quinoa que demolhei previamente. Em vez dos normais 30min. coloquei na noite do dia anterior e por isso iniciou a germinação, resultando rebentos de quinoa.
Acompanhei a quinoa com bifinhos de frango grelhados sem gordura previamente temperados com sal e pimenta preta moída na hora.

Fiz assim...

INGREDIENTES
quinoa lavada e demolhada (mínimo 30min.)
legumes variados cortados (cenoura, ervilha, milho, pimento, rebentos de soja, cogumelos...)
óleo de sésamo
sementes de sésamo

PREPARAÇÃO
Cozer a quinoa em água abundante e sal durante 20min.. Escorrer e reservar.
Cozer os legumes variados e escorrer.
Colocar o óleo no wok, saltear os legumes e no final acrescentar a quinoa cozida.
Servir salpicado com sementes de sésamo.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A quinoa pode ser cozida com caldo de galinha, por exemplo;
- Pode aromatizar-se a quinoa com legumes com molho de soja;
- Como tinha demolhado a quinoa do dia anterior esta só precisou de 12-15min. para cozer.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

POLENTA GRELHADA

A polenta é uma especialidade italiana, mas que foi adoptada por outros países para onde italianos imigraram, se radicaram e transmitiram a sua cultura, neste caso, gastonómica, como o Brasil e a Argentina.
Inicialmente era um prato de pobres, servia até de pão, hoje é servida como iguaria nos finos restaurantes italianos.

É feita de milho amarelo, geralmente sémola de milho mas também pode ser feita de farinha de milho. Pode ser servida quente ou fria, caldosa, mole ou dura (seca), simples, frita ou grelhada.
Pode ser recheada com variadíssimos ingredientes, como queijo, cogumelos, vegetais...
Geralmente é servida como acompanhamento, desde pratos com molho a carnes grelhadas, ou simplesmente com molho à bolonhesa ou um bom molho de tomate enriquecido em manjericão.
Acabada de fazer pode-se polvilhar com queijo parmesão ou mozzarela, hummm!

Na Madeira serve-se Milho Frito, que é uma polenta cortada em palitos grossos que depois são fritos, delicioso. Acompanha carnes grelhadas, de óptima qualidade, como é a carne açoriana, ou os famosos bifes de atum.
No Algarve temos também o Xarém que é feito de forma semelhante embora tenha outros ingredientes e servido de outra forma.

Adoro a polenta frita, mas para ser mais prático, rápido e mais saudável optei pela polenta grelhada. Quer frita quer grelhada fica com uma superfície crocante. Quanto mais finas forem as fatias mais crocantes ficam, mas mais difíceis de virar se tornam. Fritas corto com 1cm de espessura e grelhadas com 0,5cm de espessura.

A polenta feita com sémola de milho amarelo deverá ferver em água (na proporção de 4x o volume de sémola) durante 30-40min. sempre a mexer.
A polenta instantânea é feita com sémola de milho amarelo pré-cozida, logo em 3min. está pronta. Algumas polentas instantâneas (como a Polentina) já contém sal, por isso este não deve ser adicionado.


Fiz assim...

INGREDIENTES
125g de polenta pré-cozida
0,5l de água
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta
1 fio de azeite

PREPARAÇÃO
Numa caçarola colocar todos os ingredientes, levar a lume médio e cozinhar 3min. mexendo sempre com uma colher de pau. Cuidado com as bolhas que se podem criar e saltar.
Colocar num pirex ou tabuleiro.
Deixar arrefecer.
Cortar em fatias com 0,5cm e grelhar numa frigideira anti-aderente pesada bem quente, ou numa grelha de carne.
Deixar dourar dos dois lados.

Servir quente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Esta polenta pode se enriquecida com queijo mozzarela ralado no final da cozedura;
- Se não encontrar a polenta pré-cozida (eu comprei no Jumbo da marca Ferrero - made in Italy) pode usar a sémola de milho amarelo seguindo o método tradicional.

terça-feira, 22 de julho de 2008

PÃO ULTRA-RÁPIDO DE SEMENTES

Já não preciso dizer as vantagens de um Pão ultra-rápido.
Este com sementes ficou muito bom, assim ou torrado, com manteiga ou em sandes, muito bom mesmo.

A farinha usada foi apenas a de trigo, o aspecto acastanhado é dado pelo melaço, ficando com uma tonalidade de pão integral.
Agora começo a pensar, será que os pães que compramos e que têm esta cor serão mesmo integrais?

Fiz assim...

PÃO ULTRA-RÁPIDO DE SEMENTES


INGREDIENTES
250ml de água morna
1 colher (sopa) de melaço de cana
15g de fermento biológico fresco ou 1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sal fino
400g de farinha de trigo
100g de mistura de sementes de linhaça dourada/escura, sementes de girassol e flocos de trigo

PREPARAÇÃO

Colocar na forma da MFP a água, o melaço, o fermento, a farinha e o sal.
Seleccionar o programa "Ultra-rápido II" e deixar amassar alguns minutos, acrescentar as sementes e deixar prosseguir.
Desenformar e deixar arrefecer numa grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pela quantidade de farinha poderia cozer-se na programa "Ultra-rápido I" mas como tem sementes e estas aumentam o tempo de cozedura, então optei pelo programa II.