segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PAVÊ DE MARACUJÁ E CHOCOLATE

O ácido do maracujá, o aroma, a cor da polpa, tudo no maracujá me atrai. É a fruta da paixão - passionfruit. Até a casca, seca e moída em pó é muito boa (dizem) para a diabetes (evita a administração de insulina), incluída em sopas, bolos ou no pão.

Tinha em lista 2 receitas com maracujá, esta era uma delas. É óptima, fresca e com o sabor inconfundível de maracujá. Vi aqui e aqui.
Embora leve camadas de bolacha, esta ficará húmida e densa passando completamente despercebida.

Fiz assim...

INGREDIENTES
2 pacotes de bolachas Short Cake Triunfo (2 x 185g)
200g de chocolate de leite partido em quadradinhos (cada cubo em 4)

Creme de maracujá:
1 lata de leite condensado
200ml de natas
1/2 chávena de sumo de maracujá concentrado (125ml)
3 folhas de gelatina

Chantilly:
400ml de natas
4 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura de maracujá:
1/2 chávena de sumo de maracujá concentrado (125ml)
250g de açúcar
1/2 chávena de água (125ml)
2 colheres (sopa) de maizena
polpa de 1 maracujá grande com as sementes

PREPARAÇÃO
Preparar o creme, demolhando as gelatinas em água fria e dissolvendo-a escorrida em 2 colheres (sopa) do sumo de maracujá bem quente.
Misturar o leite condensado com as natas, o sumo e a gelatina. Reservar no frio.

Preparar o chantily, batendo as natas na batedeira e adicionar o açúcar. Reservar no frio.

Preparar a cobertura, misturando numa caçarola a maizena na água fria e de seguida o açúcar e o sumo de maracujá. Levar ao lume até engrossar. Juntar a polpa e retirar. Deixar arrefecer.

Fazer a montagem num pirex largo (o meu tem 23x28cm) começando com uma camada fina de chantily, depois bolachas, creme de maracujá, cubinhos de chocolate, chantily, e repetir, bolachas, creme, chocolate, chantily e a cobertura. Alisar e levar ao frio algumas horas até servir.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A bolacha maria não é a indicada, demasiada fina e macia, desfazer-se-ia rapidamente;
- O sumo indicado será o concentrado, tipo Brasfruta vendido em saquinhos congelados, pois o pavê ficará com um aroma mais intenso, em último caso o Compal Fresh maracujá;
- Na cobertura usei 125g de polpa de maracujá congelada, 1/2 embalagem (comprei no Continente).

domingo, 17 de agosto de 2008

WAFFLES LÊVEDOS

Não foi para o pequeno-almoço, foi para o lanche, mas foi igualmente saboroso.

Há muitas receitas de waffles, cada um de nós tem a sua, desde a tradicional: 250g de farinha, 250g de manteiga, 250g de açúcar e 4 ovos (claras em castelo), às receitas com especiarias, ervas, aromas, frutas e as lêvedas. Estas últimas levam fermento fresco e por isso demoram um pouco mais para levedar.
Qualquer das receitas pode ser feita doce ou salgada. Se for salgada, retira-se o açúcar, e dará uma boa entrada.

Quentes ou frios, são como os crepes e as panquecas, os recheios é ao desejo do cliente. Hoje aqui o cliente escolheu Nutella e queijo derretido no microondas.

Fiz assim...

WAFFLES LÊVEDOS


INGREDIENTES
200ml de água morna
1 colher (chá) de fermento biológico seco
50g de açúcar
250g de farinha de trigo
1 ovo
25g de manteiga derretida

PREPARAÇÃO
Dissolver o fermento na água, juntar o açúcar e a farinha. Mexer bem com uma colher de pau. Deixar levedar 30min.-1h.

Pré-aquecer a máquina de waffles.
Mexer a massa e juntar o ovo e a manteiga. Bater bem.
Encher a forma e deixar alourar, se levantar a tampa antes dos primeiros minutos.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Aromatizar com extracto de baunilha (opcional);
- Se acompanhar estes waffles com doces e/ou compotas reduzir para metade a quantidade de açúcar.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TARTE DE PÊSSEGO COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

Adoro pies.
Em português o termo tarte tanto significa tart como pie.
Não fazemos diferença entre as tradicionais tartes, com uma base de massa e um recheio visual doce ou salgado - tart, e as inglesas (e depois americanas) que são fechadas por cima, com massa igual à de baixo - pie.

Gosto das pies por 3 motivos: o facto do recheio estar escondido é uma surpresa; são mais fáceis de fazer porque não há a preocupação da disposição atraente das frutas ou outros, a massa cobre e já está; e para além disso o sabor. Pelo facto de ser tapada, o aroma das frutas fica mais preservado.

Esta sugestão da dupla pêssego e cardamomo estava na gaveta há muito, tinha visto uma receita no site Bon Appétit (e fiquei com bom apetite) e também no Epicurious, vi receita diferente no Tachos de Ensaios que foi testada nas Receitas da Filipa. Segui a receita destes dois últimos blogs.


Esta tarte pode ser feita com pêssegos frescos ou de calda, com casca (como nos dois primeiros blogs) ou sem ela.

O cardamomo faz uma boa dupla com o pêssego e torna esta sobremesa num requinte gourmet.
Para final de refeição sugiro que se acompanhe uma fatia desta tarte com uma bola de gelado de baunilha.

Fiz assim...

TARTE DE PÊSSEGOS COM CARDAMOMO - PEACH PIE WITH CARDAMOM

INGREDIENTES
Para a massa:
450g de farinha
5 colheres (sopa) de açúcar
pitada de sal
85g de manteiga gelada
50g de margarina gelada
200ml de natas

Para o recheio:
200g de açúcar
100g de farinha
sumo de ½ limão
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de sementes moídas de cardamomo
500g de pêssegos (3-4 ou 1 lata grande)
30g de manteiga cortada em pedacinhos
1 gema para pincelar
mistura de açúcar e canela para polvilhar


PREPARAÇÃO
Misturar, numa tigela, a farinha, o açúcar e o sal. Adicionar as gorduras e amassar com o batedor de massas areadas ou com as pontas dos dedos, até ficar com uma consistência de crumble (areada).
Adicionar as natas, amassar à mão, até ter se obter uma massa homogénea, fazer uma bola e envolver em película aderente. Reservar no frigorífico durante 1 hora.

Se usar pêssegos frescos:
Fazer um golpe em cruz na pele dos pêssegos e escaldá-los em água a ferver durante 1min., escorrer e mergulhar de imediato em água gelada. Retirar a pele dos pêssegos, cortá-los ao meio e retirar os respectivos caroços.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa tigela misturar o açúcar, a farinha, o sumo de limão, a canela e o cardamomo.
Cortar os pêssegos em meias luas e colocá-los na mistura de açúcar e envolver delicadamente. Deixar repousar 10-15min. até se formar suco.
Dividir a massa em 2 partes: uma um pouco maior. Estender a massa maior, com o rolo, na pedra enfarinhada. Enfarinhar por cima a massa enrolá-la no rolo e desenrolar na forma para forrar a tarteira de fundo amovível ultrapassando um pouco as bordas.
Rechear. Dispor os pedacinhos de manteiga.
Estender a outra porção de massa e colocar por cima da tarte, de forma idêntica à anterior. Unir as bordas das duas massas com um feitio, para que fiquem bem unidas.
Pincelar com a gema, decorar com as sobras da massa, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, e fazer alguns cortes para deixar escapar o vapor (ou colocar uma chaminé ao centro).

Levar ao forno durante +/- 45min., ou até ficar dourada. Se a tarte tostar muito depressa cobrir com papel de alumínio.
Deixar arrefecer e desenformar. Servir fria.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei pêssegos em calda, se usar pêssegos frescos, no recheio, aumente um pouco a quantidade de açúcar e reduza a de farinha pois os de calda libertam mais suco.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CHEESECAKE LIGHT DE MANGA

É verão, todos gostamos de sobremesas com fruta e de preferência com pouco açúcar.
A manga dá a cor do Sol a esta sobremesa não pecaminosa.

Este cheesecake tem sabor a Mousse de manga, pois os ingredientes são basicamente os mesmos, apenas leva queijo fresco batido (não é o tradicional queijo fresco, é aquele que parece iogurte) e é montada em forma com base de bolacha. A base não é a tradicional de bolacha maria e manteiga, esta foi feita com bolacha de água e sal, menos açúcar ainda.

Pode ser feito normalmente sem adoçante e com a clássica bolacha maria que realçará o sabor da manga.

Fiz assim...

CHEESECAKE LIGHT DE MANGA

Fiz assim...

INGREDIENTES
Para a base:
250g de bolacha cream cracker
100g manteiga amolecida

Para o creme:
5dl de queijo fresco batido magro Phoenicia
15g de adoçante Canderel (ou o equivalente a 150g de açúcar noutro adoçante)
2 iogurtes naturais magros
3dl de polpa de manga
7 folhas de gelatina
2 colheres (sopa) de sumo de limão

Para a cobertura
1.5dl de polpa de manga
1 folha de gelatina

PREPARAÇÃO
Num almofariz esmagar as bolachas até ficar tipo pão ralado. Misturar com a manteiga amolecida e colocar no fundo de uma forma de mola, forrada com papel vegetal. Calcar bem a bolacha.

Demolhar a gelatina em água fria, 5min..
Numa tigela grande, colocar o queijo e mexer, juntar o adoçante e os iogurtes. Bater com uma vara de arames para eliminar quaisquer grumos. Adicionar a polpa de manga, o sumo de limão e a gelatina (dissolvida num copo baixo com 2 colheres (sopa) de água fervente). Mexer bem.
Colocar por cima da base de bolacha e levar ao frigorífico para solidificar.

No fim do cheesecake estar no frio algum tempo...
Demolhar a gelatina em água fria, 5min. e dissolvê-la num copo baixo com 1 colher (sopa) de água fervente. Dissolver bem e juntar à polpa de manga.
Colocar por cima do cheesecake, espalhando uniformemente rodando a forma.

Deixar no frigorífico algumas horas, de preferência de 1 dia para o outro.

Na altura de desenformar, passar uma faca por dentro da forma, abrir a mola da forma e com a ajuda de uma espátula grande e fina, retirar o papel e colocar num prato de servir.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para forrar o fundo da forma de mola com papel vegetal corta-se um pedaço de papel quadrado, maior que o diâmetro da forma, coloca-se por cima do fundo e fecha-se com o aro, ficando as sobras de papel do lado de fora (pode-se cortar o excesso);
- Pode-se substituir o queijo fresco batido magro Phoenicia por outro tipo Philadelphia Light, colocando 2 embalagens (2 x 200g) e retirando uma folha de gelatina;
- Escolher a lata de polpa de manga de 450g assim dá para o creme e cobertura. Se escolher a lata grande pode sempre congelar o que sobrar para outra sobremesa, batido ou outro;
- Enfeitar com fatias de manga em volta do prato.

sábado, 9 de agosto de 2008

BARRITAS DE CEREAIS

Uma sugestão para um lanche na praia ou para comer a meio da manhã.
Barritas de cereais feitas com flocos de trigo, centeio, aveia, passas, nozes, sementes de girassol e sésamo, aos quais se podem juntar ainda avelãs, cajús, amendoins, alperces, figos, framboesas, mirtilos ou frutas desidratadas caseiras.

Para um ar mais sofisticado podem ser mergulhadas parcialmente, com a base em chocolate.

Permancem iguais se forem fechados em caixa hermética, durante meses, em lugar fresco. Podem ser guardados no frigorífico.


INGREDIENTES
300g de cereais muesli (flocos de aveia, centeio, trigo, passas)
100g de nozes picadas
1 colher (sopa) de sementes de sésamo
3 colheres (sopa) de sementes de girassol
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de extracto de baunilha
4 colheres (sopa) de geleia de milho

PREPARAÇÃO
Misturar os ingredientes secos.
Numa caçarola derreter ligeiramente a manteiga, acrescentar os ovos e bater com a vara de arame até espumar. Juntar o mel, a baunilha e a geleia. Mexer até levantar fervura. Misturar nos flocos. Envolver bem.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, calcar bem os flocos e levar ao forno a 180ºC durante 15min..
Retirar do forno e com uma faca afiada cortar os flocos em tiras e cada tira em rectângulos regulares.
Levar novamente ao forno até ficar com a superfície dourada.
Retirar do forno e passar a faca pelos cortes. Deixar arrefecer 20min..
Desenformar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A mistura de flocos pode ser feita como mais agradar;
- A geleia de milho pode ser substituída por outra, como a de arroz, mandioca...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PÃO DOCE - O PÃO DOCE

Já fiz muitos pães, mas nenhum tinha sido comido em 20min.. Pois é, foi ao lanche e foi comido morno, foi só o tempo de arrefecer um pouco para poder ser agarrado para ser cortado. Eu, Pê, Rê e Bê comemo-lo, não sobrou migalha para contar história.

Amassado e assado na MFP é muito rápido, mas, assado no forno convencional fica ainda melhor pois poderá ter uma cobertura, com açúcar, mais extensa e outra forma. Pode ser tendido em pequenas bolas óptimas para um lanche.

Dentro dos pães doces que já fiz este fica diferente dos já aprovadíssimos: Pão de Leite e Pão de Leite Condensado, por isso lhe chamei simplesmente o Pão Doce.

Usei farinha Custard para lhe dar o toque especial.
A farinha Custard faz parte da minha infância, talvez tenha sido o primeiro ingrediente que eu comprei by my own para a despensa da cozinha da minha mãe.
Usei muitas vezes, nas mais variadíssimas ocasiões, desde para preparar o famoso Creme Custard, ou Custarda (semelhante a leite creme), quer para recheios de pães de ló, tartes e tortas, crepes, cobertura de gelados, ou outras situações, variando a sua consistência.
Sempre que abria o armário, lá estava o pacote. Os anos foram passando mas o pacote de farinha Custard nunca mudou o seu aspecto, ainda em solteiro mudei de cozinha e a farinha Custard esteve presente, depois de casado tive uma cozinha e na despesa, lá estava o pacote Custard, mudei novamente de cozinha e... Não preciso de dizer que não foi sempre o mesmo pacote, mas que dura, dura, tem 500g.
Por me ter sempre acompanhado e nunca me deixar ficar mal, é a ela, à farinha Custard, que dedico este pão.

A farinha Custard dá a cor amarela e um sabor abaunilhado característico. É um preparado instantâneo para fazer a sobremesa Creme Custard que é semelhante a leite creme, substituindo a receita tradicional feita com leite, gemas, açúcar, baunilha e maizena, e é muito versátil. É base de muitos molhos doces conhecidos como o Creme Inglês (anglaise), o Creme Bavarian ou o Crème Brûlée.

O interior deste pão é muito macio e muito saboroso. A miolo separa-se em camadas como se fosse de croissants. Não é muito doce, apenas o suficiente, é semelhante às tranças doces que se vendem por aí. Vale a pena ser testado.

Fiz assim...

PÃO DOCE - O PÃO DOCE



INGREDIENTES
200ml de leite morno
50ml de água morna
2 colheres (chá) de fermento seco ou equivalente
100g de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de farinha custard
2 colheres (sopa) de margarina
500g de farinha T65

PREPARAÇÃO
Na MFP:
Pela ordem indicada, colocar na forma da MFP.
Seleccionar o programa "sandes", tamanho I. No final do 2.º amassar polvilhar o topo com açúcar.
Desligar a MFP 10-15min. antes de terminar o ciclo.


Pode-se optar por amassar na MFP e depois tender à mão o pão, como de indica a seguir.

À mão:
Numa tigela grande colocar os líquidos mornos e dissolver o fermento. Juntar de seguida todos os restantes ingredientes e amassar bem durante uns 15min. formando uma bola homogénea.
Deixar levedar 1.3h tapado com um pano em lugar aquecido. Pesar a massa, dividir o peso por 10 e separar bolinhas de massa com o peso respectivo. Tender bolas fechando-as em baixo com os dedos e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincelar as bolinhas com água (pode ser gema ou leite) e salpicar com açúcar.
Cobrir com papel vegetal e um pano e deixar levedar 30min..
Levar ao forno a 200ºC durante 20min., sensivelmente, ou até ficarem douradas por cima.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Desligar antes de terminar o ciclo para que a côdea fique mais clara e mais macia;
- A farinha custard é essencial pelo sabor e pela cor. Encontra-se à venda nos hipermercados junto dos preparados instantâneos de gelatina, pudins e leite creme. Provavelmente poderá ser substituída por equivalente de preparado de leite creme em pó, mas nunca experimentei.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PURÉ DE ESPINAFRES

Uma forma diferente de comer vegetais, é colorida, bonita e os garotos comem por todos estes motivos e por não envolver grandes mastigações.

A base é um puré de batata, tradicional ou desidratado (pó ou flocos), à qual lhe é adicionado um puré de vegetais, neste caso espinafres.
Para ser usado com o saco pasteleiro deverá ficar mais consistente.

Acompanhei este puré com maruca cozida, mas pode acompanhar carnes grelhadas. Neste caso pode-se adicionar ao puré um pouco de queijo ralado em pó.

Fiz assim...

PURÉ DE ESPINAFRES


INGREDIENTES
puré de batata (batatas cozidas, leite quente, sal, pimenta, noz moscada, sumo limão)
espinafres cozidos
sal
pimenta
noz moscada

PREPARAÇÃO
Preparar o puré de batatas um pouco mais consistente que o normal.
Triturar, com a varinha mágica, os espinafres cozidos e escorridos num pouco de leite. Juntar os purés e temperar bem com noz moscada.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Este puré pode ser feito substituindo os espinafres por cenouras cozidas, brócolos ou feijão verde, como no molho de feijão verde para tortellini;
- O puré de batata deverá ficar um pouco mais consistente para depois ficar no ponto quando se adicionar os espinafres.

domingo, 3 de agosto de 2008

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE

Gosto de omeletes. As minhas preferidas são as de batata e as de cebola. Claro que não posso esquecer a inigualável omelete de chouriço, comida no pão. O chouriço frito sem gordura numa frigideira anti-aderente, solta a gordura, fica crocante e os ovos ficam muito aromáticos.

Costumo fazer omelete de batata quando sobra batatas cozidas de outra refeição.
As sugestões de hoje são:
- Omelete de batata e cebola, com algum feijão verde e cenoura - sobras de uma salada fria;
- Omelete de esparguete e chouriço - sobras de esparguete de acompanhamento.

Qualquer ingrediente fica bem numa omelete, das sofisticadas com camarão às rústicas de cebola ou de aproveitamento de frango de churrasco (desfiado - faço o Frango à Brás), de peixe cozido ou legumes.

Para refeição principal, ligeira, lanche ou piquenique.

Fiz assim...

OMELETES DE BATATA / CEBOLA / ESPARGUETE


INGREDIENTES
Omeletes para 3 pessoas:
4 ovos
1 cebola grande cortada às rodelas
4 batatas cozidas
outros legumes: cenoura, feijão verde, ervilhas...
salsa picada
sal

4 ovos
1 tigela de esparguete cozido
1 chouriço pequeno ou linguiça picante
salsa picada (opção)
sal


PREPARAÇÃO
Para a omelete de cebola, juntar um fio de azeite numa frigideira e fritar em lume brando/baixo a cebola até esta ficar amelecida. Juntar as batatas cortadas em cubos ou rodelas, e outros legumes. Deixar fritar levemente todos os legumes. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.

Para a omelete de chouriço, fritar numa frigideira anti-aderente, sem óleo, as rodelas finas de chouriço. Assim que soltar a gordura (pode ser necessário remover alguma em excesso) juntar o esparguete e envolver na gordura. Juntar a salsa picada e os ovos previamente batidos com sal. Mexer, aconchegar os lados com a colher de pau e deixar alourar de um dos lados. Virar com ajuda de um prato, testo liso ou vira omeletes e deixar alourar do outro lado.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se juntar 1 colher (chá) de fermento royal às omeletes mas eu prefiro sem.

sábado, 2 de agosto de 2008

BAVAROISE DE MORANGOS

É uma sobremesa clássica. De morangos, ananás, pêssego…, sempre fresca.

Antigamente faziam-se estes sabores porque eram aqueles que existiam nas saquetas de gelatinas. Hoje existem todos os sabores e mais alguns, desde framboesa, laranja, limão, manga, tuti-fruti, a frutos silvestres, maracujá, chocolate, chá verde, cenoura…

Pode-se fazer teoricamente com qualquer fruta em puré e se não existir esse sabor de gelatina, usam-se as folhas (ou pó) de gelatina sem sabor. Neste caso é necessário acrescentar açúcar ou leite condensado.
Quando se faz com ananás usa-se o de lata, pois o fresco tem enzimas que quebram as ligações da gelatina e esta não prende.

Os ingredientes são básicos, puré de fruta, gelatina e natas ou iogurte. Há versões com gemas e outras com leite condensado.

Fiz assim…

BAVAROISE DE MORANGOS


INGREDIENTES
2 saquetas de gelatina de morango
300ml de água a ferver
500g de morangos / 500ml de puré de morangos
200ml de natas (ou 2 iogurtes de 125ml = 250ml)

PREPARAÇÃO
Dissolver muito bem as gelatinas na água a ferver. Reduzir os morangos a puré e juntar nas gelatinas. Bater as natas e juntar ao preparado anterior.
Verter para uma forma previamente passada por água fria e escorrida.
Levar ao frigorífico algumas horas.
Para desenformar molhar a forma em água quente durante alguns segundos.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se adicionar 2 colheres (sopa) de licor de morango à mistura ainda quente;
- A ideia é obter 1l de líquidos para serem correctamente gelificados. Se o puré de 500g de morangos der menos de 500ml então pode-se acrescentar o equivalente em água nas gelatinas. Se forem usados iogurtes com um volume de 250ml então coloca-se apenas 2,5dl de água quente nas gelatinas.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

DOCE DE CASCAS DE MELANCIA

É verão e apetecem as curcubitáceas: melancia, melão, meloa e também o pepino.
A melancia é linda, atrai qualquer um pelo seu vermelho vivo. A tradicional, porque agora também há variedades de polpa amarela e outras sem sementes em que estas são brancas e macias, quase nem se dá por elas.
Bem fresca acaba com o calor e mata a sede. Por conter 90% de água deve ser comida entre as refeições, já que depois delas acaba por levar uma grande quantidade de água ao estômago e atrasa a digestão (aumenta o volume do bolo e por isso diminui a acidez no estômago).

É quase espontânea no Brasil, onde o dia 26 de Novembro é o dia da Melancia!

Comemos a melancia e o que é que sobra? A casca, pois é. Por isso esta sugestão de aproveitamento destas cascas.
Comemos a melancia no verão e fazemos um doce para ser comido no inverno: melancia todo o ano.

Cuidados a ter antes de comer a melancia, se quisermos aproveitar as cascas para o doce:
- lavar a melancia antes de a abrir (tal como o melão, todos apertam a fruta para ver como está por dentro);
- separar a polpa que comemos com uma faca, para não fazer o doce com casca que foi separada à dentada, lol.

Vale a pena tentar, fica bom.

Fiz assim...

DOCE DE CASCAS DE MELANCIA




INGREDIENTES
cascas de melancia
açúcar branco + amarelo na proporção de 80% do peso das cascas
1 pau de canela
1 extremedidade de hortelã-pimenta ou hortelã

PREPARAÇÃO
Retirar a quase totalidade da casca verde da melancia, com uma faca ou ralador, ficando apenas com a parte branca e alguma vermelha.
Colocar numa panela as cascas e o açúcar, mexer e deixar derreter um pouco para formar caldo.
Levar ao lume brando e deixar engrossar até atingir o ponto de fio (103ºC).
Retirar o pau de canela e a hortelã.
Triturar com a varinha mágica, a gosto, e deixar ferver mais 2min..

Colocar em frascos lavados e esterilizados.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para 600g de cascas usar 80% de açúcar deste peso = 0.8x600g = 480g de açúcar (metade branco, metade amarelo);
- Pode-se usar só açúcar branco;
- Querendo-se um doce mais espesso é só deixar ferver até atingir o ponto de cabelo (106ºC).