domingo, 31 de agosto de 2008

CAIPIRINHA DE MARACUJÁ - MARACUJINHA

O maracujá, com o seu sabor ácido, combina na perfeição numa caipirinha. Fã de maracujá não pode deixar de experimentar esta combinação.

Entre a verdadeira caipirinha com lima e esta maracujinha... não sei... vou experimentar novamente... bem estou indeciso... acho que vou experimentar um pouco mais...

Com os primeiros maracujás
fiz esta combinação quase perfeita, não digo perfeita, porque ainda não experimentei todas, lol.

Para além do seu sabor tem a textura super crocante das sementes de maracujá, deliciosa.

Fiz assim...

CAIPIRINHA DE MARACUJÁ - MARACUJINHA


INGREDIENTES
1 maracujá grande
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de cachaça ou vodka
gelo

PREPARAÇÃO
Num almofariz para capirinha, juntar a polpa do maracujá e o açúcar e bater. Juntar a cachaça e bater um pouco mais.
Num copo com 3/4 de gelo verter a mistura.
Degustar sem palhinha, mas com uma colher pequena de madeira ou algo para mexer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As sementes do maracujá entopem a palhilha mas como em qualquer bebida com muito gelo é necessário algo para mexer, misturando a água e o álcool.

sábado, 30 de agosto de 2008

MARACUJÁS


Estes foram os meus 1.ºs maracujás deste ano. O maior que aqui está cortado vai dar uma bela Maracujinha - Caipirinha de maracujá.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

BATATAS FRITAS CASEIRAS DE FRIGIDEIRA OU BATATAS À MRS. ANNA

Quando li esta receita - Batatas à Mrs. Anna - no blog Mesa para 4, lembrei-me das batatas fritas que a minha mãe me fazia para uma refeição em horário diferente da de casa. Cortava as batatas, nada de pré-fritas, ligeiramente mais grossas e fritava-as em pouco óleo numa frigideira.

Ficavam umas batatas crocantes, com aspecto rústico. Depois, a minha mãe, até estrelava um ovo em cima delas, ficava divinal. As batatas passavam a fazer parte do ovo estrelado, fantástico.

A receita das Batatas da Mrs. Anna têm algo de original para mim, para além de serem também mais grossas, e fritas numa frigideira, não o são só em óleo, são-no também em água.
Ficam cozidas no interior e fritas por fora, são óptimas. É uma sugestão muito boa para pequenas porções de batatas, 2-3 pessoas, poupando-se muito óleo na fritura e ganhando no sabor. Acompanharam a carne de Porco com Mirtilos vermelhos ou Arandos da receita anterior.


Fiz assim...

INGREDIENTES
batatas cortadas em palitos grossos
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de azeite
sal
pimenta


PREPARAÇÃO
Numa frigideira anti-aderente colocar a água, o azeite e temperar de sal e pimenta. Juntar as batatas e espalhá-las no fundo da frigideira.
Deixar cozinhar em lume brando, com a frigideira tapada, virando as batatas quando já louras de um dos lados.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não adicionar mais água ou gordura mesmo que se pense que seja necessário;
- Colocar as batatas no fundo da frigideira evitando sobreposição;
- Virar as batatas apenas quando necessário, pois como elas vão cozendo no vapor, ficam moles e partem-se mais facilmente.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PORCO COM MIRTILOS VERMELHOS OU ARANDOS

Algo diferente para uma refeição do dia-a-dia. O meu gosto pelo agri-doce e de juntar fruta a pratos salgados ditou esta sugestão tão simples quanto magnífica.

Peguei numas febras (bifes de porco), cortei-as como de fosse para strogonoff, alourei-as, acrescrentei o doce de mirtilos vermelhos e já está. Depois fritei umas batatas de um modo especial - Batatas fritas caseiras de frigideira ou Batatas à Mrs. Anna - e um almoço bem apetitoso acaba de ser preparado.


Acompanhei com um sumo de mirtilos vermelhos bem fresco.


Fiz assim...


INGREDIENTES
3 febras médias de porco
1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 folha louro
3 colheres (sopa) de doce de mirtilos vermelhos


batatas fritas

PREPARAÇÃO
Cortar a carne de porco em tiras finas, como se fosse para strogonoff. Alourar a carne, numa frigideira anti-aderente, com um fio de azeite, alho picado e a folha de louro.
Deixar fritar para tornar a carne mais crocante e lhe soltar a gordura.
Escorrer a gordura e juntar o doce.
Mexer e retirar do lume.

Servir acompanhado com batata frita.
Serve 2 pessoas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Alourando a carne em pouca gordura permite que depois se retire não só o azeite adicionado bem como a gordura da carne de porco que se soltou.

MIRTILOS VERMELHOS - ARANDOS - LINGONBERRY

Estas bagas vermelhas de Vaccinium vitis-idaea podem ser designadas por lingonberry, cowberry, foxberry, cranberry de montanha, red whortleberry, lowbush cranberry, partridgeberry ou redberry.
Pertencem à família Ericaceae que possui 24 géneros e dentro destes, o género Vaccinium possui 450 espécies.

São nativas das florestas da Eurásia e América do Norte, de climas temperados a sub-árticos, onde são muito populares, como no Canadá, EUA, Suécia, Dinamarca...

Por cá chamamos-lhes Mirtilos vermelhos ou Arandos.



Ainda não pensei na aplicação da minha mini-colheita, mas à semelhança da mini-colheita de mirtilos com que fiz os Blueberry Muffins, estes arandos poderão ter o mesmo destino.

Sou fã destas e de outras bagas de sabor acre, combinam tanto em pratos salgados como em doce.

Em Portugal e noutros países do sul da Europa, os mirtilos vermelhos foram popularizados pela cadeia sueca IKEA, que na sua loja sueca vende alguns produtos alimentares que incluem estas bagas.

Na foto (da esquerda para a direita): mistura para pão, doce e concentrado para sumo.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

CAIPIRINHA DE MORANGO - MORANGUINHA

Os morangos estão a terminar, mas antes deles irem de vez, este ano, celebramos a sua presença no nosso verão. (para além de a podemos celebrar com lima numa tradicional caipirinha!)

As quantidades variam com o gosto de cada um, mais ou menos doce, mais ou menos alcoólico, mas sempre muito freco.

Com cachaça ou vodka, duas formas óptimas de comer morangos.

Tchim tchim!

Fiz assim...

INGREDIENTES
10 morangos maduros
3 colheres (sopa) de açúcar (ou a gosto)
25ml de cachaça (aguardente de cana) ou vodka
Gelo (3/4 do copo)

PREPARAÇÃO
Com o pilão esmagam-se os morangos, junta-se o açúcar e esmaga-se um pouco mais. Junta-se a cachaça e mexe-se.
Num copo largo coloca-se gelo (picado ou não), cerca de 3/4 do copo, e a mistura anterior.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É preferível beber sem palhinha, pois a polpa do morango, que devemo também comer, poderá entupir mesmo as palhas mais largas;
- Pode-se juntar uma pequena folha de hortelã quando se esmagam os morangos.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

PÃO 3 ÀS

Usei a farinha 3 Às neste pão. A farinha 3 Às é uma mistura de farinha de araruta, alfarroba e arroz. A combinação destas farinhas pode ser feita em casa.
Para a próxima farei o Pão 4 Às adicionando farinha de aveia.

Fica um pão escuro e muito aromático. A farinha de alfarroba dá-le a cor e o sabor achocolatado.

O conteúdo em glúten é menor neste pão, do que noutros, por isso a côdea fica rasgada, o que lhe dá um ar rústico.

Pode ser feito na MFP ou no forno.

Fiz assim...

PÃO 3 ÀS


INGREDIENTES
320ml de água morna
1,5 colher (chá) de fermento seco ou 15g de fermento fresco
1 colher (sopa) de açúcar ou um xarope de cereal
450g de farinha de trigo
250g de farinha 3 às (araruta, alfarroba e arroz)
1 colher (chá) de sal fino


PREPARAÇÃO
Colocar na forma da MFP a água morna, dissolver nela o fermento e juntar os restantes ingredientes.
Programar no ciclo "Ultra-rápido II - 58min." ou no ciclo "Normal - 3h" ou "Sandes - 3h".

Retirar da forma e deixar arrefecer numa grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O ponto desta massa é um pouco mais consistente que noutras;
- A farinha 3 Às pode ser substituída pelas respectivas farinhas da sua composição, ou na mesma proporção 1:1:1 ou então 2:1:2, araruta, alfarroba e arroz. P.e. para 250g de farinha 3 às pode ser usada 100g de farinha de araruta, 50g de alfarroba e 100g de farinha de arroz. Um pouco menos de farinha de alfarroba porque esta vai dominar, mas isso depende do gosto de cada um.

domingo, 24 de agosto de 2008

PÃO DE ÁGUA DE MISTURA - NO-KNEAD BREAD

Depois do sucesso do Pão de água, fiz este de mistura. Pão de mistura é o nome vulgar para um pão de massa de trigo e centeio. Usei a receita do Pão de água substituindo metade da farinha de trigo por centeio.
O procedimento que agora faço é ainda mais simples do que no Pão de água. Quem ainda não fez este pão está na hora de experimentar, e não é preciso MFP, aliás, se for assado na MFP não ficará com o mesmo miolo e côdea.

A crosta fina e estaladiça e o miolo aberto, fresco, macio. É um pão muito bom.
Pode ser fatiado e congelado que depois de descongelado não perde a textura.


O tempo de levedar pode assustar: 12-18h, mas cada fatia vale esse tempo. E para além disso é relaxante, ficar sem fazer nada em casa durante 12h a ver a massa crescer, lol. É óbvio que estou a descansar porque o tempo que leva a amassar é 1-2min. e depois a massa fica esquecida num canto da cozinha.
O pão fica como se fosse cozido num forno de lenha. Fica delicioso.

Fiz assim...

PÃO DE ÁGUA DE MISTURA - NO-KNEAD BREAD


INGREDIENTES
1½ chávenas / 215g de farinha de trigo T65
1½ chávenas / 215g de farinha de centeio
1½ chávenas / 345g de água
¼ colher (chá) / 1g de fermento seco (só 1g!) / 5g de fermento padeiro fresco
1¼ colher (chá) / 10g de sal


PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar as farinhas, o sal e o fermento seco e misturar. Adicionar a água e mexer à mão ou com uma colher apenas para envolver, 30segundos-1min.. Com um rapa limpa-se, com movimentos verticais de cima para baixo, a tigela, juntando a massa.
Cobre-se com um pano para que fique arejado, e deixa-se em repouso 12-18h.

2h antes de assar, mexe-se a massa, na tigela, com uma colher de pão, ou rapa, para envolver bem e deixa-se repousar tapada, essas 2h.

Aquece-se o forno no máximo e coloca-se dentro um pirex com tampa, ou uma panela de ferro ou de barro/loiça.
Retira-se com cuidado a panela e coloca-se a massa dentro, sem grandes amassos. Põe-se a tampa e deixa-se cozer 30min., retira-se a tampa e deixa-se cozer mais 15-30min..
Retira-se do forno com cuidado e deixa-se arrefecer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Nunca faço uma receita só, duplico as quantidades e asso 2 pães;
- Uso um pirex redondo com tampa e um oval também com tampa, ambos Marinex.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

POWER WAFFLES

O nome é de uma receita de waffles servida no The Cafe da Ross School, fazendo parte de um programa de educação alimentar, dessa escola. Vi neste site e veio publicada num número da revista publicada pela Slow Food.

Ao contrário das waffles de farinhas brancas, estas são muito robustas, ricas em hidratos de carbono e fibras, especialmente concebidas para pequeno-almoço, substituindo o pão na refeição mais importante do dia.

Na sua elaboração para além do trigo convencional entra o trigo sarraceno e flocos aveia. Parecem e sabem, por isso, a waffles integrais. Não são doces, acompanham muito bem uma fatia de queijo curado ou fresco ou mesmo uma compota ou marmelada/goiabada.
A massa é levedada, faz-se à noite e no dia seguinte apenas se acrescenta a manteiga e as claras batidas, mas não em castelo (não leva gemas). É bom, pois de manhã não é preciso grandes misturas.

Pela natureza das farinhas que leva, estas waffles devem ser bem cozinhadas, até ficarem de cor castanha homogénea. Caso contrário a massa tornar-se-á muito densa.
No dia seguinte gosto destas waffles torradas directamente na torradeira, como se de uma fatia de pão se tratasse.

Fiz assim...

POWER WAFFLES


INGREDIENTES
1 1/2 chávenas (3.5dl) de leite meio-gordo
3/4 chávena de gengibre cristalizado para aromatizar (não usei)
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de fermento biológico seco
1 1/4 chávenas (190g) de farinha de trigo
3/4 chávena (135g) de farinha de trigo sarraceno
150 g de flocos de aveia
1 colher (sopa) de canela (usei colher de chá)
1/2 colher (chá) de fermento em pó

2 claras (ou mais alguma se tiver para gastar)
1/3 chávena (80g) de manteiga derretida

PREPARAÇÃO
Na véspera:
Amornar metade do leite e dissolver o fermento biológico.
Picar o gengibre e juntar à outra metade do leite que deverá estar bem quente; deixar em infusão 10min..
Misturar os dois leites.
Juntar todos os ingredientes secos numa tigela e adicionar os líquidos. Mexer e reservar até ao dia seguinte tapado com película aderente.

No dia:
Aquecer a máquina/ferro das waffles.
Derreter a manteiga e juntar 3/4 à mistura levedada. Mexer bem até estar toda incorporada.
Juntar as claras levemente batidas à massa e por fim o resto da manteiga.

Colocar uma boa colherada de massa na forma das waffles e deixar cozer até ficarem castanhas.
Estarão prontas quando se tiram da forma e oferecem resistência ao toque forte.
Arrefecer numa grelha.

Rende 8 waffles.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O gengibre cristalizado pode ser substituído por 1 colher (sopa) de mel ou xarope de milho, arroz, mandioca, reduzindo (ou não) 1 colher (sopa) de açúcar à massa;
- Não usando gengibre, não é necessário deixar o leite em infusão, logo amorna-se a totalidade para dissolver o fermento.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

FRUTA EM CROSTA DE BOLO

Esta é uma forma deliciosa de comer fruta. Faço-a essencialmente para renovar a fruteira.
O ingrediente principal é a fruta, desde maçã, pêra, banana, alperce, pêssego, ananás... Uso cerca de 750g de fruta descascada. A massa, por cima, serve para unir um pouco a fruta cortada. Uso uma massa antiga de bolo de maçã, muito saborosa.

É uma sobremesa óptima para comer quente ou fria, depois do almoço ou jantar ou para um lanche. Aqui em casa não dura assim tanto. Se for deixada ao alcance dos braços mais pequenos, na mesa da cozinha, é só ver o acumular de colheres em volta da taça, é uma autêntica sobremesa comunitária.

No dia seguinte, se ainda sobrar, os sucos ficarão mais espessos e a tarte mais consistente.

Esta sugestão passa por 3 fases: fruta, aromas e massa.

Os aromas devem ser os da preferência individual, eu gosto do aroma de citrinos, vinho do porto e alguma canela, para assim sentir o aroma frutado. Mas pode ser usado qualquer especiaria, mel, ervas aromáticas...

Fiz assim...

FRUTA EM CROSTA DE BOLO



INGREDIENTES
750g de fruta descascada
1 limão (raspa e 2 colheres (sopa) de sumo)
2 colheres (sopa) de vinho do porto
1 colher (chá) de canela
100g de manteiga
100g de açúcar
2 ovos (gemas + claras)
150g de farinha de trigo

PREPARAÇÃO
Colocar as frutas descascadas e fatiadas ou em cubos, numa taça funda que possa ir ao forno.
Adicionar a raspa fina do limão, 2 colheres do sumo do limão, o vinho do porto e a canela.
Envolver a fruta e deixar macerar um pouco. Amontoar um pouco mais a fruta no centro.

Entretanto faz-se a massa.
Derreter a manteiga numa tigela que possa ir ao microondas, juntar o açúcar e bater até esbranquiçar.
Juntar as gemas e continuar a bater.
Adicionar a farinha, envolvendo sem bater.
Bater as claras em castelo e juntar primeiro metade à massa e envolver e depois as restantes.
Colocar a massa por cima da fruta e com o próprio rapa, empurrar um pouco a massa entre a fruta.

Levar ao forno quente, 200ºC até a massa ficar dourada e os sucos borbulharem junto à taça.
Retirar e deixar arrefecer.





NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se no fim da fruta macerar se formar muito líquido, retirar um pouco;
- Se as frutas usadas forem ricas em sucos é necessário adicionar 1 colher (sopa) de maizena ou melhor, fécula de batata, à fruta, envolvendo bem para que os sucos fiquem espessos;
- Convém usar uma tigela funda pois se for cheia até às margens os sucos ao borbulhar sairão e queimarão no forno.