sábado, 13 de setembro de 2008

MFP - DICAS 7 - ELABORAÇÃO DA MASSA DE PÃO

Se pensarmos que num pão que fazemos em casa colocamos 1 a 2 colheres (chá) de fermento seco, o que equivale a 15-20g do fermento biológico fresco, imaginem a quantidade que uma padaria deve gastar. Pois é, eles não gastam nem metade dessa nossa quantidade prevista. Usam - e usam muito bem - a capacidade de reprodução das leveduras e bactérias contidas no fermento biológico, acrescentando pouco fermento fresco (novo) de cada vez.

Genericamente podem ser tomados 4 formas de elaboração da massa de pão:

1- Normal. Misturando todos os ingredientes para a massa de pão, incluindo o fermento. Esta massa irá levedar e o procedimento é o normal.

2- Esponja. Faz-se uma pré-mistura com parte dos ingredientes da massa final. Água, farinha, fermento e açúcar (se estiver incluído nos ingredientes do pão). Esta pequena quantidade de massa irá fermentar durante 30min.-1h e depois será acrescentada dos restantes ingredientes/quantidades.

3- Massa velha. Retira-se uma pequena bola de massa pronta e guarda-se envolvida em papel vegetal e alumínio, ou película aderente ou mesmo caixa plástica, no frigorífico. Irá ser incluída 1-2 dias mais tarde noutra massa de pão. Aquando da elaboração da nova massa retira-se no final uma porção equivalente à massa velha e guarda-se para a próxima panificação.

4- Isco ou Massa azeda. Prepara-se de propósito uma pequena quantidade de massa, um pouco mais líquida que a de pão, fermenta em frasco aberto e mantém-se num frasco hermético de boca larga, no frigorífico. Antes de retirar uma parte deste isto para ser incluído numa nova massa, mexe-se para envolver e acrescenta-se mais farinha e água para alimentar o isco.

No método da esponja, tenta-se acelerar o processo de fermentação, pois em pouca massa, existe uma grande quantidade de fermento. Tenta-se criar um ambiente muito favorável à fermentação, pelo que a água usada é muitas vezes morna e coloca-se 1-2 colheres (sopa) de açúcar. No entanto, na maior parte dos casos, pouco tempo depois acrescenta-se o resto da massa, pelo que a fermentação é um pouco maior que a tradicional, mas não muito.
Nalguns pães esta esponja fermenta 2h - poolish (para pão francês) e 36h - biga (para pão italiano).

No caso da massa velha e do isco, a fermentação da massa é mais prolongada, pelo que ganhará um sabor mais intenso e característico. Irão acumular-se os produtos da fermentação que para além de gases são também ácidos, como o láctico ou o butírico.
Na prática, o fermento multiplicado, no final de muitas massas tende a ficar menos eficaz, por isso nas padarias se acrescenta uma pequena porção de fermento novo à massa. Em casa, para um pão, podemos usar o processo da massa velha, durante muitos pães sem essa necessidade.

Tem vantagens, na MFP, pois não se usa o açúcar típico para acelerar o processo de fermentação.
A massa velha pode permanecer no frigorífico 2 dias (embrulhada em papel vegetal e por fora com papel de alumínio, deixando algum espaço para expansão), se for para guardar mais tempo pode-se congelar. Para usar, descongelar no dia anterior, no frigorífico e mantê-la à temperatura ambiente 2h.
Para preparar de propósito a massa velha, pode usar: 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco, 4 colheres (sopa) de água e 100g de farinha. Dissolver o fermento na água, juntar a farinha, formar uma bola de massa e amassar bem, na pedra enfarinhada, durante 10min.. Deixar levedar à temperatura ambiente no mínimo 3h. Se quisermos usar logo esta massa, basta dividir a meio e incluir uma parte na nova massa, guardando a restante no frigorífico. Se não for usada nenhuma guarda-se a totalidade no frigorífico para mais tarde.

No caso do isco, este fica a fermentar num frasco largo, apenas tapado com um pano, durante 48h-5dias, sendo usado de imediato ou refrigerado no frigorífico até 2 semanas. Sempre que se usa parte do isco e se alimenta com quantidade equivalente de farinha e água, este deve fermentar novamente apenas tapado com um pano durante 12-24h.

Nas padarias, ao utilizarem-se estes métodos, o pão produzido terá um sabor próprio e que não se consegue imitar. Chamar-se-á a este pão, e com toda a razão de o ser - Pão da casa, ou Pão caseiro. É como se cada padaria houvesse um aviário, neste caso não de aves, nem sequer animais, mas sim de leveduras (fungos) e bactérias. Cada uma produz o seu próprio fermento.
Poupa-se fermento e ganha-se sabor, tempo e clientela.

Ver também as outras Dicas de MFP.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

BOLO DE CHOCOLATE - THE BEST CHOCOLATE SHEET CAKE. EVER

Foi para o aniversário do Rê que resolvi fazer este bolo. Um bolo de chocolate com recheio de creme custard e cobertura de chantily.

A receita do bolo de chocolate vi no blog Receitas da Filipa que retirou da Pioneer Woman - The Best Chocolate Sheet Cake. Ever.
Não fiz a calda e cobertura sugerida que ficará para uma próxima. É um bolo de chocolate muito bom, não é seco, fica óptimo recheado e com a calda sugerida ou mesmo sem ela.

Quando faço o bolo numa forma redonda uso 1 receita, para o fazer num tabuleiro maior, como é o da foto, faço 1 e ½ receita bem como do creme custard (se sobrar põe-se numa pequena taça e come-se às escondidas, lol).

Fiz assim...

BOLO DE CHOCOLATE - THE BEST CHOCOLATE SHEET CAKE. EVER



INGREDIENTES
Para o bolo:
2 chávenas / 280g de farinha de trigo
2 chávenas / 400g de açúcar
1/4 de colher (chá) de sal fino
1 chávena / 200g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de cacau
1 chávena / 250ml de água a ferver
1/2 chávena / 125ml de leite coalhado (buttermilk)
2 ovos batidos 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Para o creme custard:
500ml de leite frio
2,5 colheres (sopa) de farinha custard
3 colheres (sopa) de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
50g de manteiga

Para o chantily:
Natas para bater
Açúcar q.b.


PREPARAÇÃO
Numa tigela combinar a farinha, o açúcar e o sal. Reservar.
Numa caçarola derreter a manteiga, juntar o cacau e a água a ferver. Deixar ferver 30s e tirar do lume.
Adicionar esta mistura à da farinha. Mexer e deixar arrefecer.
Num copo medidor colocar o leite coalhado (ver notas), os ovos, a baunilha e o bicarbonato de sódio.
Adicionar esta mistura à anterior.

Verter a massa num tabuleiro não untado e levar ao forno 20min. a 180.ºC.
Desenformar e deixar arrefecer.
Cortar o bolo ao meio no sentido longitudinal e rechear com o creme custard.

Para fazer o creme, numa caçarola dissolver a farinha custard no leite, juntar o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Levar ao lume mexendo sempre até engrossar (ponto de estrada ou um pouco menos).
Retirar o pau de canela e a casca de limão e deixar arrefecer ligeiramente antes de rechear.
Rechear o bolo e cobrir com o restante bolo.
Bater as natas em chantily, cobrir o bolo e decorar como desejado.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não é comum encontrar-se leite coalhado - buttermilk, no supermercado, por isso mede-se ligeiramente menos a quantidade em leite e acrescenta-se vinagre ou sumo de limão para perfazer o volume. Espera-se alguns segundos e usa-se assim. Ver Dicas - Substituições;
- O bolo pode ser feito e recheado no dia anterior, ficando no frigorífico. No dia seguinte é só cobrir com o chantily.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

POLVO DOS POBRES

Não resisti à piada. A TL enviou-me um mail com esta imagem muito engraçada.

Não aconselho a fazerem arroz de polvo com este cefalópode, lol, mas fica aqui a sugestão para uma bonita apresentação de salsichas, para um centro de prato com aperitivos em volta. Os olhos do polvo podem ser enriquecidos com uma massinha.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DOCINHOS DE CORN FLAKES

São sucesso nas festas de aniversário, tanto pelos mais pequenos como pelos graúdos.
Simples e muito saborosos, ou não fossem feitos com leite condensado. Os flocos tornam-se estaladiços.

Fazem-se no dia anterior, fecham-se numa caixa plástica, e no dia é só dispor em forminhas de papel e servir.

Podem ser servidos entremeados com outros docinhos, como fiz com as Pequenas bolas de noz e amêndoas ou com Brigadeiros.

Fiz assim...

DOCINHOS DE CORN FLAKES



INGREDIENTES
200g de flocos corn flakes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga

PREPARAÇÃO
Numa caçarola média leva-se o leite condensado e a manteiga ao lume brando, mexendo até ganhar estrada.
Retira-se do lume e juntam-se os flocos de uma só vez.
Mexe-se para envolver sem partir os flocos.

Retira-se para um prato e deixa-se arrefecer 20min..

Com as mãos untadas com manteiga, retiram-se pequenas porções de flocos e  fazem-se pequenos montinhos.
Colocam-se num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.

No fim de todo os docinhos prontos, leva-se ao forno quente (180ºC) apenas até ficarem com as pontas douradas, cerca de 7-8min., convém vigiar para não passar do ponto.

Retiram-se do forno e logo de seguida, ainda bem quentes, 1 a 1 e comprimem-se os docinhos em cima da bancada de forma a ajeita-los, pois abrem um pouco no forno. Este procedimento tem de ser rápido para que ainda possam colar.

Deixam-se arrefecer bem antes de os guardar.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se ao levar ao lume o leite condensado com a manteiga, este agarrar um pouco no fundo e caramelizar, não desespere, baixe o lume e continue até ao pouco de estrada. Estes pequenos nódulos caramelizados não se notam no final;
- A dificuldade da elaboração destes docinhos está no fazer os montinhos. Quentes não se conseguem montar pois o leite condensado não dá aderência e está muito quente, à medida que os flocos arrefecem o leite condensado adere. É preferível fazer poucos de cada vez (10 docinhos) e ir lavando as mãos que vão ficando pegajosas, secá-las e voltar a untar;
- Logo que se retiram do forno devem ser apertados;
- Se ficarem muito torrados no forno ficarão muito duros.

sábado, 6 de setembro de 2008

MINI SALADA CAPRESE - INSALATA CAPRESE

As cores são italianas: vermelho, branco e verde, mas o sabor esse é transcontinental.

Feita com ingredientes que hoje associamos a Itália, a salada caprese, da Ilha de Capri (sul da baía de Nápoles) é hoje um ícone. Digo hoje associamos a Itália, porque o manjericão é indiano e os tomates peruanos ou mexicanos, o azeite mediterrânico e a mozzarella, essa, é italiana.

Ingredientes básicos para um sucesso garantido.

Esta salada é usada como entrada de uma refeição. Normalmente uso as bolas de mozzarella fresca, de búfala ou não, cortada em fatias, disposta entremeada com rodelas de tomate cacho maduro (é muito aromático). Nesta sugestão de amuse-bouche, o sabor é semelhante mas numa versão mini.

Optei por picar as folhas de manjericão em vez de as moer obtendo um pesto rápido, que resulta também muito bem.


Fiz assim...

INGREDIENTES
tomates mini-chucha ou cereja (cherry)
queijo mozzarella fresco em bolas pequenas
folhas de manjericão
azeite
sal fino
pimenta preta moída na hora

PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar os tomates lavados e escorridos, temperar com o azeite, manjericão picado, sal e pimenta, envolver e deixar descansar uns minutos. Adicionar o queijo escorrido, envolver bem.
Servir.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se preparar os amuse-bouche com alguma antecendência, não misturando o queijo, e guardando os tomates temperados no frigorífico algumas horas. Um pouco antes de servir envolve-se o queijo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SALMÃO MARINADO COM BACON CROCANTE

A cor, o sabor, o aroma... o salmão tem tudo isto, e de forma muito agradável. Pela cor, conseguimos atrair os mais pequenos para o consumo de peixe, e não fosse a cor laranja a cor preferida do Rê, assim como a da prima AA, como ele diz.

Os lombos de salmão, frescos ou congelados, são uma boa ideia para uma refeição rápida mas muito saborosa e gourmet. Um must have a ter sempre no congelador, já cortado em lombinhos com 2 dedos de espessura.
Salmão combina muito bem com sumo de limão e ervas frescas, sobretudo com a rama ramificada e delicada do funcho. Nesta sugestão usei alecrim fresco e não deixou ficar nada mal.

O salmão é marinado com algum tempo de antecedência. Este tempo é relativo, pode ser de 1 dia para o outro (ficando no frigorífico tapado com película aderente) ou algumas horas, ou mesmo alguns minutos antes, como foi o caso. Tudo depende da programação e do tempo disponível.


Acompanhei o salmão com puré de batata, rodelas de tomate sem tempero (usa-se depois o molho do salmão) e fatias de bacon crocante cozinhado no microondas.

Fiz assim...

INGREDIENTES
lombo de salmão fatiado em lobinhos de 2 dedos de espessura
sumo de 1 limão grande
3 dentes de alho
1 pequeno ramo de alecrim
sal q.b.
pimenta moída q.b.
1 toco de manteiga
1 fio pequeno de azeite
fatias finas de bacon (toucinho fumado)

PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar o salmão (descongelado) e temperar com o sumo de limão, sal, pimenta, os dentes de alho esborrachados com a lâmina da faca, e o alecrim. Reservar o tempo necessário.
Numa frigideira anti-aderente colocar a manteiga e o azeite (pouco, apenas para não deixar queimar a manteiga). Levar ao lume e quando derretida a manteiga colocar os lombinhos de salmão escorridos. Reservar a marinada.
Dourar o salmão dos dois lados.
Depois, adicionar a marinada e tapar a frigideira. Deixar cozinhar uns minutos.
Entretanto colocar num prato as fatias de bacon, sem sobreposição. Levar ao microondas, tapado com a tampa própria, na potência máxima, 2-3min..
Servir o salmão, sobre o bacon, acompanhado com puré de batata e rodelas de tomate, regando tudo com o molho "alimonado" do salmão.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se o bacon não estiver ainda crocante aumentar um pouco o tempo, abrindo o microondas para verificar o ponto. O tempo depende da potência do microondas e da humidade do bacon. Usar sempre a tampa no microondas, para evitar salpicos indesejáveis mas inevitáveis;
- Para que o bacon fique fácil de cortar, retirar o fio coirato, com faca ou tesoura, antes de levar ao microondas. 

terça-feira, 2 de setembro de 2008

HAMBURGUER


Um simples hamburguer e tanto sabor: Pão de hamburguer ligeiramente barrado com maionese, mostarda e ketchup, hamburguer 100% carne vaca grelhado com sal e pimenta, queijo, tomate e alface. Coca-cola ou um tango.

PÃO DE HAMBURGUER

Redondos, fofos e com sementes de sésamo (gergelim), são assim os pães de hamburguer. A diferença entre estes e os embalados é que estes sabem a pão.

Muito fáceis de fazer e ainda mais de comer, lol.

Amassei na MFP mas pode ser amassado à mão, como qualquer massa de pão. São depois tendidos e assados no forno. Pincelei com leite para ficarem com este aspecto dourado e baço (para outros acabamentos ver - Dicas 6)

Fiz assim...

PÃO DE HAMBURGUER
 


INGREDIENTES
1 chávena / 240ml de água
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó (opção)
3 chávenas / 430g de farinha de trigo T65
2 colheres (chá) de sal fino
2 colheres (sopa) de óleo

leite (picelar)
sementes de sésamo brancas (cobertura)


PREPARAÇÃO
Colocar os ingredientes pela ordem indicada, na forma da MFP.
Seleccionar o programa "Massa" e no fim de terminar deixar levedar mais 30min..
Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e dividir a massa em 8 bolas. Tender as bolas, deixando a superfície lisa. Deixar levedar espaçadas, sobre a superfície enfarinhada. Polvilhar com farinha e cobrir com um pano. Deixar levedar 30min..

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Com uma espátula larga colocam-se as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com um tapete de silicone. Pincelar as bolas com leite e salpicar com as sementes de sésamo.
Levar ao forno até ficarem dourados, 15-20min..
Retirar e deixar arrefecer numa grelha.
Rende 8 pães de hamburguer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usando o leite em pó, os pães ficarão mais fofos, ainda, mas para mim acho desnecessário;
- A massa fica um pouco mais pegajosa, pelo que o ponto da massa não deve ser corrigido;
- As sementes de sésamo podem ser substituídas por sementes de alcaravia (caraway), que fica muito bom.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

BOLINHAS DE NOZ E AMÊNDOA

Para quem gosta de frutos secos, como as nozes e as amêndoas, estes são os docinhos a fazer em breve.
Fazem parte da doçaria marroquina, não levam farinha nem gorduras. O óleo que têm é dos próprios frutos secos.

As nozes e as amêndoas devem ser torradas para tornar mais crocante as bolinhas, libertar mais facilmente os óleos para poderem ser amassadas e sobretudo para avivar o seu rico aroma.

São fantásticas.

Duram semanas fechados numa caixa plástica ou lata. É aconselhável que a dita caixa não fique ao alcance de crianças, pois a minha ficou e não resistiu. O Rê comeu sorrateiramente cada uma destas bolinhas, até ser apanhado...

Com o passar dos dias pode o açúcar em pó ficar ligeiramente húmido, mas antes de os servir novamente, polvilham-se com o mesmo açúcar.

A receita eu vi no blog Le Palais des Delice e tinha sido tirada do livro La pâtisserie marocaine de Nadia Jouhri.

Fiz assim...

BOLINHAS DE NOZ E AMÊNDOA



INGREDIENTES
250g de miolo de noz torrada
250g de miolo de amêndoa com pele torrada
250g de açúcar granulado
15g / 1 saqueta / 2 colheres (café) de fermento em pó
2 ovos
açúcar em pó para envolver


PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Moer as nozes e a amêndoas torradas.
Numa tigela colocar os frutos moídos e acrescentar o fermento e os ovos. Amassar bem.
Fazer pequenas bolas do tamanho de uma azeitona grande e rolá-las no açúcar em pó.
Colocar cada uma delas numa forminha de papel.
Levar ao forno até que fiquem douradas e com uma crosta estaladiça.

Retirar do forno, deixar arrefecer numa grelha.

Guardar depois de frios.
Rende mais de 60 bolinhas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para torrar as amêndoas e as nozes basta colocar num tabuleiro e levar ao forno até ficarem secas e torradas, sem sequer queimar;
- As bolinhas crescem um pouco no forno, por isso as forminhas não devem ser muito pequenas, ou então moldar as bolinhas um pouco mais pequeno; As bolinhas da foto ficaram um pouco grandes para as formas, ou estas pequenas para as bolinhas;
- No forno é preciso ter cuidado para que as bolinhas não queimem por baixo. Para ver se estão prontas, retirar um bolinho e averiguar a base.