segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EXTRACTO DE BAUNILHA

Este é um extracto alcoólico de baunilha. Pode ser usado em todas as receitas onde o álcool não seja inconveniente. Combina muito bem com massa que vão ao forno, pois o álcool evapora. Em cremes e doces que apenas vão ao frigorífico deve-se ter atenção ao componente alcoólico, se não for o desejado deve-se usar o extracto industrializado.

Com as baunilhas que comprei, para além do açúcar baunilhado, preparei também este extracto de baunilha. De início já apresenta uma cor dourada palha, mas com o tempo a infusão escurecerá adquirindo um dourado escuro a castanho claro.


O princípio é simples, é uma infusão de vagens de baunilha em álccol. O aroma e sabor passam por difusão do interior da aromática vagem para o meio alcoólico. É a preparação de um licor, neste caso de abunilha. No fim não lhe acrescento açúcar nem nenhuma calda, mas se o fizesse seria um autêntico licor. Irei preparar um semelhante mas com o destino de licor.

Pode ser usado qualquer bedida alcoólica: aguardente, brandy, whisky, absinto, vodka, ou mesmo álcool etílico (desde que não possua nenhuma substância dissolvida como a cetrimidina). É de privilegiar uma bebida que tenha sabor neutro e que não tenha álcool excessivo, para não desvirtuar o prato com que é aromatizado. Escolhi vodka.

Fiz assim...

EXTRACTO (ALCOÓLICO) DE BAUNILHA

Extracto de Baunilha com 4 dias de infusão

Extracto de Baunilha com 25 dias de infusão


Extracto de Baunilha com 3 meses de infusão


Extracto de Baunilha com 1 ano de infusão

INGREDIENTES
500ml de vodka
4 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar dentro de um frasco alto, estreito e esterilizado o vodka e as vagens de baunilha. Rolhar e deixar em infusão.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usei a própria garrafa do vodka de 500ml (comprei no Lidl);
- Guardar em local escuro (armário ou despensa) até adquirir uma cor escura;
- Quando se tiver gasto meia garrafa, perfazer com vodka.

domingo, 28 de setembro de 2008

AÇÚCAR BAUNILHADO

A baunilha e eu, eu e a baunilha. Sempre gostei de baunilha, do aroma da baunilha.
As vagens de baunilha sempre foram uma perdição (em todos os sentidos, até no preço).

Desta vez consegui arranjar por cinco euros, 20 vagens de baunilhas de tamanho apreciável. Com 2 delas fiz este açúcar baunilhado, com outras, essência e licor já têm destino.

Uso baunilha nos bolos, doces, recheios, cremes... O açúcar baunilhado é uma opção à essência. Mais suave, mas por ser natural, mais rico em aroma.
Um simples frasco hermético e umas vagens são a solução (o urso do açúcar é opção, mantenho-o fechado para que não fuja, lol, é para manter seco o açúcar).

Indico 2 versões, opto pela segunda.

Fiz assim...

AÇÚCAR BAUNILHADO


INGREDIENTES
1kg de açúcar granulado
2 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar as vagens no frasco e cobrir com o açúcar. De vez em quando agitar o frasco para aromatizar todo o açúcar.

ou

Abrir ao meio (sentido longitudinal) uma das vagens de baunilha. Raspar as semente e colocar no almofariz com um pouco de açúcar. Moer. Colocar no frasco em conjunto com a vagem aberta e a fechada, bem como o resto do açúcar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É importante que as sementes sejam moídas com um pouco de açúcar para que elas sequem e se separem, pois no interior da vagem elas estão um pouco húmidas e se forem colocadas logo no açúcar agregam em grânulos.

sábado, 27 de setembro de 2008

BROWNIE COM PEPITAS DE MANTEIGA DE AMENDOIM - HERSHEY'S PEANUT BUTTER BROWNIE

Esta é uma sugestão simplesmente espectacular.

Tudo começou há tempo quando a Manuela do Delícias e Companhia sugeria num pudim a inclusão de um bolo de chocolate "de caixinha" instantâneo. Referia que a marca que usa, Duncan Hines (desta marca eu tenho uma tarteira), não tem nada a ver com as massas das marcas portuguesas. Eu nunca comprei estas misturas já feitas, mas atrevi-me a experimentar esta da Betty Crocker e...
Rendi-me! Só é pena que não se encontre à venda por aqui. Pode ser encontrada em lojas com produtos importados americanos. Daquilo que pesquisei estas duas marcas são rivais e em tudo semelhantes, são das melhores.

Quem encontrar esta mistura, e provavelmente outras da marca, não compre, apenas uma embalagem, compre várias. Rápido, basta juntar ovo e óleo e forno.


De comer e chorar (literalmente) por mais. Para os chocolatras e dependentes de manteiga de amendoim (como eu) esta é a sugestão perfeita. Quem já conhecia, bem, é pena não ter dito antes, lol.
Este brownie não fica nada atrás, pelo contrário, aos caseiros.

Esta mistura inclui as famosas pepitas de manteiga de amendoim Reese's da Hershey's.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

BURRITO

O nome Burrito pode ter origem na forma enrolada da tortilla, por ser semelhante à da orelha de um burro(ito).
O recheio varia de região para região. Com carne apenas (e não é de burro), ou com feijões, alface, tomate, milho, pimento, arroz...

Usei no recheio o Chili anterior, acrescentando apenas alguns ingredientes crus e frescos (não usei alface pois tinha acabado). Podem-se usar tortillas de compra, têm grande duração e não ocupam nada na despensa (não sei se estão a perceber) ou uma versão caseira assada na frigideira, que colocarei depois.

Uma refeição ligeira que se pode completar e óptima para acompanhar com amigos.

Fiz assim...

BURRITO


INGREDIENTES
chili
tomate em cubos
pimento verde/vermelho em cubos pequenos
milho doce
alface lavada, bem seca e cortada em juliana grossatortillas

PREPARAÇÃO
Aquecer o chili, desligar e juntar todos os restantes ingredientes apenas para envolver.

Passar as tortillas por água, na torneira, escorrer, colocar num prato e aquecer no microondas 15s (depende da potência do microondas).

Colocar o recheio numa banda preenchendo 3/4 do diâmetro da tortilla, por cima de uma cama de alface. Dobrar cada um dos lados para o meio e depois a base para o meio.

Servir de seguida ainda quente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode-se servir como entrada, guacamole e pequenas tortillas de milho para dipar acompanhando com uma margarita;
- Beber sumo de tomate à refeição.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CHILI

Vários foram as evidências ou coincidências que me levaram a fazer este prato. Tudo começou pela vontade de usar mais feijão nas refeições. O manteiga ou vermelho no puré da sopa ou o frade à acompanhar um bacalhau cozido, são as quase únicas formas de o servir, aqui em casa, acho que tarte de feijão branco não conta. Não sou fã de feijoadas (mas gosto da de choco).

Vi a sugestão de Chili na Mesa para 4, chamou-me a atenção ler que lá em casa os mais pequenos gostavam muito, pensei que não lhes iria agradar. No dia a seguir, ao folhear um livro de cozinha mundial, vi a sugestão chili; ao arrumar o armário das especiarias, caiu-me uma mistura para fajita nas mãos; na despensa tinha um frasco de feijão vermelho a olhar para mim e nas compras da semana passada comprei carne de vaca picada. Todos os astros estavam reunidos para a elaboração de um CHILI!

Acompanhei, como sugerido, com arroz manteiga e tortillas de milho mexicanas, para dipar no chili.

Sem dúvida que o Rê gostou, é rápido de preparar, bem saboroso e a leguminosa estão lá - missão cumprida.

Fiz assim...

CHILI


INGREDIENTES
1 fio de azeite + óleo
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 malagueta
500g de carne de vaca picada
2 tomates maduros
1/2 pimento cortado em pedaços pequenos
1 chili fresco - Não usar de for servido a crianças
1 colher (sopa) de concentrado de tomate
1dl de vinho branco
1dl de água quente
400g de feijão vermelho cozido (1 frasco)
1 colher (chá) de mistura de especiarias para fajita
1 pitada de sementes de alcaravia moídas
1 pitada de sementes de funcho grego moídas
1 pitada de cominhos moídos

PREPARAÇÃO
Aquecer um tacho largo o azeite e adicionar a cebola picada e os alhos, deixar alourar um pouco, juntar a folha de louro e a malagueta inteira.
Juntar a carne e deixar fritar mexendo sempre. Adicionar o tomate picado, o pimento cortado e o concentrado de tomate e mexer. Juntar o vinho e a água (pode ser da cozedura do feijão ou do frasco). Deixar ferver um pouco.
Acrescentar o feijão cozido e temperar. Deixar ferver destapado até o feijão estar no ponto.

Acompanhar com arroz branco com manteiga e tortillas de milho.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se usar a mistura se especiarias para fajita, como esta já tem sal, provar antes se acrescentar mais sal;
- Considero pitada, a ponta de uma faca bicuda;
- Quando se acrescenta o feijão pode ser acrescetando também 400g de milho doce congelado.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BEIJINHOS DE COCO

Coco e leite condensado, outra dupla de sucesso. E como o ditado diz: "Na equipa que ganha não se mexe". Passa-se o mesmo com o Pudim de Coco.

Para festas de aniversário, ou simplesmente para um mimo com o café no final da refeição.

Indico 2 receitas: a tradicional, semelhante à dos Brigadeiros, e a de crianças (não vai ao lume), para que elas também possam contribuir com algo (pelo menos vontade, mas de certeza motivação) para a sua festa.

A receita tradicional fica mais suave, porque o interior tem pouco coco ralado. A receita infantil fica mais consistente. Nenhuma das suas sobra em nenhum aniversário.

Fiz assim...

BEIJINHOS DE COCO


INGREDIENTES
Receita tradicional:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de coco ralado

coco ralado q.b. (para cobrir)
manteiga q.b. (para ajudar a enrolar)
amêndoas peladas e torradas q.b. (para enfeitar)

Receita infantil:
1 lata de leite condensado
200g de coco ralado

coco ralado q.b. (para cobrir)
manteiga q.b. (para ajudar a enrolar)
amêndoas peladas e torradas q.b. (para enfeitar)

PREPARAÇÃO
Receita tradicional:
Levar numa caçarola o leite condensado e a manteiga a lume brando, mexendo sempre até ganhar ponto de estrada. Desligar o lume, acrescentar o coco, mexer para envolver e colocar esta massa num prato raso untado para arrefecer.

Receita infantil:
Numa tigela colocar o leite condensado e acrescentar o coco. Amassar bem.

Ambas as receitas:
Com a palma das mãos untadas com manteiga, moldar bolinhas pequenas que se passam pelo coco ralado e se arrumam em caixinhas de papel plissado.
Enfeitam-se com uma amêndoa.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Na receita infantil pode ser preciso um pouco mais de coco ralado para absorver a humidade do leite condensado, pois nem todo o coco ralado tem a mesma granulometria nem capacidade de absorver líquidos:
- Podem ser enfeitados com uma amêndoa torrada, foi o caso, ou com um cajú, amendoim ou um cravo-da-índia inteiro, que é o clássico;
- Podem ser congelados em caixa fechada, deixando depois descongelar, na mesma caixa fechada, 1-2h antes de servir.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PEIXE COM CEBOLADA BALSÂMICA

Os lombos de peixe já limpos, embora um pouco mais caros, ajudam muito no tempo que temos para cozinhar.

Escolhi o lombo de palmeta, peixe bem branco.

Foi preparado de forma simples e muito rápida, de maneira a podermos saborear o peixe tal como ele é. Em 20min. está o jantar preparado e na mesa.

Fiz assim...

PEIXE COM CEBOLADA BALSÂMICA


INGREDIENTES
1 lombo de palmeta
1 fio de azeite
sal
pimenta
2 cebolas em rodelas
vinagre balsâmico de Modena


PREPARAÇÃO
Aquecer bem uma frigideira de fundo grosso, colocar o fio de azeite e o peixe cortado em pequenos lombos. Temperar o peixe com sal e pimenta. Deixar cozinhar e virar do outro lado. Não virar mais para não o partir muito.
Colocar o peixe numa travessa e tapar.
Na mesma frigideira colocar a cebola e deixar cozinhar no suco do peixe, em lume brando, alguns minutos. Cozinhar tapado para que o vapor ajude a cozer. Acrescentar o vinagre, abanar a frigideira, mexer e colocar por cima do peixe.

Acompanhar com batatas assadas ou cozidas no microondas.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se houver tempo extra, pode-se temperar com o sal e pimenta o peixe, deixando marinar um pouco;
- Se quando se retirar o peixe da frigideira não sobrar suco, então antes de colocar a cebola adiciona-se um fio de azeite e uma colher de água.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PÃO DE 4 TRIGOS

De aspecto e textura integral, mas não é um verdadeiro pão integral. Os trigos usados conferem-lhe essa textura. Irá ser apreciado por quem gosta de pães integrais.
O trigo sarraceno dá-lhe um sabor "agrícola".

Usei o trigo comum (Triticum aestivum), espelta (T. spelta), kamut (T. tugidum polonicum) e sarraceno (Fagopyrum esculentum).

Sempre que se usam farinhas de natureza muito diferentes, convém estar atento ao amassar e poder acrescentar 1-2 colheres de farinha de trigo ou de água para dar o ponto à massa.

Fiz assim...

PÃO DE 4 TRIGOS


INGREDIENTES
4dl de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco / 20g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de banha de porco
150g de farinha de trigo comum T65
150g de farinha de trigo espelta
150g de farinha de trigo kamut
150g de farinha de trigo sarraceno
2 colher (sopa) de glúten de trigo
1 colher (chá) de sal
água (para a cobertura)
farelo de trigo (para a cobertura)


PREPARAÇÃO
Colocar os ingredientes pela ordem indicada em cima. Seleccionar o programa "Massa" e no final retirar a massa, moldar, pincelar com água, polvilhar com o farelo, deixar levedar tapado com um pano mais 30-45min. e assar no forno a 170ºC, ou usar o ciclo "Sandes" ou "Normal" até terminar.
Desenformar e deixar arrefecer numa grelha antes de fatiar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os trigos que não o comum possuem menos glúten, pelo que se não acrescentar o glúten, a massa deve amassar um pouco mais que o normal. Pode seleccionar o ciclo "Massa" e no final seleccionar o ciclo "Sandes" ou "Normal" para amassar novamente e cozer;
- Para tornar este pão, num pão integral pode-se substituir 2-3 colheres (sopa) das outras farinhas por equivalente em farelo de trigo.

domingo, 21 de setembro de 2008

EMPADAS COM MASSA DE BÔLA

Empadas feitas com a massa da Bôla de Fiambre e Salpicão, usei apenas metade da receita da massa da bôla.
O recheio é de carne. Lombo assado na panela de pressão que foi posteriormente picado e temperado com orégãos e queijo ralado. Este lombo assado, como era grande, já tinha sido vestido com uma nova roupagem no Lombo de porco com queijo e paio e a outra parte deu estas empadas.

Muito fáceis de fazer. Geralmente o trabalhoso nas empadas é o esticar a massa e principalmente forrar as forminhas. Com esta massa não é preciso esticar, uma vez que é meio líquida.


Pode-se usar o recheio que se quiser. Se não há sobras para incluir nas empadas sugiro que se faça o recheio da Tarte de Frango, que é delicioso.
A inclusão de um pouco de queijo ralado é funcional uma vez que serve para eliminar os queijos secos que temos em casa. Mas cuidado com os queijos de sabor muito activo, podem arruinar qualquer prato.

Fiz assim...

EMPADAS COM MASSA DE BÔLA

INGREDIENTES
Para a massa:
300g de farinha
2dl de leite morno
20g de fermento padeiro fresco
3 ovos
30g de manteiga derretida
pitada de sal

Para o recheio:
carne picada
orégãos
queijo ralado
azeitonas pretas descaroçadas


PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar a farinha, abrir uma cova ao meio e colocar o leite morno onde já foi dissolvido o fermento. Misturar o leite com um pouco da farinha envolvente. Juntar os ovos e amassar. Por fim acrescentar a manteiga e a pitada de sal.
Deixar repousar 1 1/2h na tigela tapada com plástico aderente (no inverno colocar em volta uma manta).

Esta massa pode ser feita na MFP.

No fim de levedar, mexer a massa rapidamente com uma colher de pau (a massa fica mole) e colocar o equivalente a 1 colher de sopa, em formas de muffins untadas. Colocar o recheio no centro carregando-o para baixo com uma azeitona (esqueci) e cobrir com mais um pouco de massa.
Levar ao forno a 180ºC até ficarem douradas.

Para o recheio, envolver a carne picada com o queijo e temperar com os orégãos.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Podem ser feitas com o recheio que se quiser: atum, fiambre picado, bacon, chouriço...
- Este recheio pode ser simples ou incluído num refogado com cebola picada.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LOMBO DE PORCO COM QUEIJO E PAIO

O tempo é sempre curto e muitas vezes temos muitas coisas para fazer ao mesmo tempo. Assar lombo de porco na panela de pressão demora 30-45min., mas não requer a nossa atenção, por isso é tempo que ganhamos para outras coisas.

Assei um pedaço de lombo de porco na panela de pressão. Aqueci um pouco de azeite na panela, e passe o lombo, virando-o, para dourar de todos os lados.
Depois temperei-o com a Massa de Tempero e acrescentei vinho tinto e um pouco de água quente. Tapei e 30min. na pressão rápida já havia lombo assado. Nesse dia acompanhámos o lombo com batatas assadas no microondas.

Para não comermos em dias seguidos o mesmo lombo, costumo congelar já fatiado, mas desta vez optei por vesti-lo com outra roupa.

A peça de lombo deu para 3 arranjos culinários, o do dia, com batatas assadas, este com queijo e paio e Empadas com massa de bôla.

Fiz assim...

LOMBO DE PORCO COM QUEIJO E PAIO


INGREDIENTES
lombo (de porco) assado e fatiado
leite q.b.
pitada de sal
pitada de pimenta
2 colheres (sopa) de farinha
fatias de queijo cheddar (1 por cada fatia de lombo)
fatias de paio (1 por cada fatia de lombo)


PREPARAÇÃO
Colocar num tacho ou caçarola as fatias de lombo e cobri-las com o leite. Temperar de sal e pimenta. Levar a ferver e cozer durante 15min.. Retirar a carne e escorrer.
Juntar ao molho a farinha e bater com a varinha mágica. Deixar ferver para engrossar.

Num pirex colocar uma fatia de lombo e por cima uma de paio e de queijo, fazer isso a todas, dispondo-as ao longo do pirex.

Colocar o molho em volta e levar ao microondas para derreter o queijo.

Servir com puré de batata.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Ao leite pode-se juntar 1 colher do molho do lombo, se foi guardado;
- Usar queijo fatiado de qualquer variedade, usei cheddar para atrair a atenção dos mais novos.