Hoje é dia do Bolinho, dia de "Pão por Deus!" ou "Bolinho!", dia de Todos os Santos. Embora (já e ainda) não seja feriado é domingo, está frio mas não chove, sorte para a garotada que pode andar por aí pelas ruas.
A tradição embora já não seja o que era, nunca é, ainda se perpétua e neste dia fazem-se broínhas, merendeiras... os bolinhos, para dar a que quem pede pelas portas, com uma saca do pão.
Juntamente com os bolinhos lá seguem rebuçados, gomas, chocolates, mas também as tradicionais nozes, castanhas, romãs, maçãs... frutos de outono.
Os bolinhos deste ano, preparados na tarde anterior, são broínhas de batata-doce e abóbora com nozes, amêndoas e passas, com aroma de erva-doce, como manda a tradição.
E todos queremos ouvir "Oh tia dá bolinho? (...) Esta casa cheira a broa § aqui mora gente boa!".
Fiz assim...
BROÍNHAS DE BATATA-DOCE E ABÓBORA PARA O DIA DO BOLINHO
INGREDIENTES
1kg de farinha de trigo
250g de farinha de milho
500g de batata-doce cozida (puré)
750g de abóbora cozida (puré)
300g de açúcar
250ml de leite morno
4 ovos
4 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de erva-doce moída
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de sal grosso
200g de passas sultanas
200g de miolo de noz partido
200g de miolo de amêndoa partido
PREPARAÇÃO
Numa bacia colocar o fermento, o leite morno e alguma farinha. Mexer para ativar o fermento.
Juntar os purés e a restante farinha.
Mexer com a colher de pau.
Acrescentar o açúcar e os ovos levemente batidos com o sal.
Mexer e acrescentar as especiarias.
Amassar até que fique uma massa homogénea.
Enfarinhar a superfície.
Deixar levedar 2h coberto com um pano ou toalha sem pelo e envolver numa manta.
No fim de levedada a massa acrescentar as frutas secas e envolver.
Deixar descansar até aquecer o forno e preparar os tabuleiros.
Com uma colher grande retirar parte da massa e tender numa tigela com farinha.
Dispor num tabuleiro.
Levar ao forno 40min. a 180ºC ou até apresentarem uma cor dourada e lar cozido.
Dispor as broínhas imbricadas sobre um pano para arrefecerem.
E porque as tradições acabam por se misturar um pouco, aqui fica a nossa abóbora jack o'lantern deste ano...
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As quantidades de batata-doce e abóbora usadas podem ser alteradas, corrigindo a quantidade de farinha, devendo a massa ficar mais mole que dura;
- Usei puré de abóbora e de batata-doce que já tinha preparado anteriormente e congelado em saco plástico;
- Outras frutas podem ser adicionadas, como figos secos cortados, pinhões, avelãs ou fruta cristalizada picada bem como aromas da casca de limão, laranja, aguardente ou vinho do porto;
pão, bolos e bolinhos, biscoitos e bolachas, muffins e scones, waffles e donuts, bôlas e empadas, tartes e tortas, quiches e salgadinhos, crepes e panquecas, assados e cozidos, fritos e grelhados...
domingo, 1 de novembro de 2015
BROÍNHAS DE BATATA-DOCE E ABÓBORA PARA O DIA DO BOLINHO
domingo, 25 de outubro de 2015
PESCADA COM ESPINAFRES E NATAS
Introduzir peixe nas refeições dos mais pequenos nem sempre é fácil.
O peixe é uma boa fonte de proteínas, vitaminas, ácidos gordos e outros nutrientes, mas na maior parte dos casos, se não vem disfarçado... é desatino (quase) completo.
Peixe na sua apresentação mais simples apenas salmão grelhado tende a ser o mais tolerado. Lombinhos de pescada na frigideira, temperados e cozinhados como se fossem febras, com azeite, alho, sal e louro, também, mas o resto é nariz torcido na certa.
As versões de "...com natas" ou "...à brás" são duas formas de apresentar peixe com outra cara.
Esta sugestão de pescada com natas é em tudo semelhante ao bacalhau com natas, apenas neste último costumo usar cenoura ralada e na pescada, espinafres. Na pescada com natas incluo também ovos cozidos picados para aumentar o grau proteico.
Outra vantagem deste prato é poder ser preparado com alguma antecedência, em partes ou na totalidade e levado ao forno antes de servir.
Tal como no meu bacalhau com natas, por vezes não incluo natas! Algumas vezes esquecia-me de as juntar ao béchamel e para ser franco, não havia grande diferença no sabor, por isso, continuei a chamar-lhe "...com natas" mas estas continuaram a ficar no frigorífico :) De qualquer maneira é só juntá-las ao béchamel no fim deste pronto.
Uma sugestão muito deliciosa e prática que fará sucesso.
Fiz assim...
PESCADA COM ESPINAFRES E NATAS
INGREDIENTES
Para 6 pessoas:
5 lombos de pescada
3 ovos
1 cebola
3 dentes de alho
1 fio de azeite
225g de espinafres em folhas congelados
150g de batata frita palha
Molho béchamel
500ml de leite
2 colheres (sopa) / 30g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) / 30g de manteiga
noz moscada moída q.b.
sal q.b.
pimenta branca moída q.b.
200ml de natas (opcional)
PREPARAÇÃO
Colocar os ovos, num tacho médio, em água e sal e levar a ferver. Ao fim de 5min. de fervura juntar a pescada e deixar cozinhar mais 10min..
Com uma espumadeira retirar os ovos e peixe para um prato.
Na água quente juntar os espinafres e deixar ferver 5min..
Escorrer e reservar.
No mesmo tacho, sem necessidade de lavar, colocar o azeite, a cebola e o alho picados.
Levar a lume médio até que a cebola fique amolecida e translúcida.
Num tacho pequeno fazer o molho béchamel. Derreter a manteiga e juntar a farinha mexendo para absorver toda a gordura.
Adicionar o leite aos poucos, dissolvendo sempre a farinha para não ganhar grumos.
Temperar de noz moscada, sal e pimenta e deixar cozinhar até engrossar, mas não muito.
Juntar as natas ao béchamel e envolver.
Descascar os ovos cozidos e picar.
Numa taça grande misturar o peixe parcialmente desfeito em lascas, os ovos, a cebola e os espinafres. Envolver.
Juntar metade do molho béchamel e envolver com as batatas.
Num pirex cobrir o fundo com molho béchamel e colocar a mistura do peixe.
Alisar a superfície e cobrir com o restante molho béchamel.
Levar a forno quente 25min. ou até a superfície apresentar manchas acastanhadas.
Retirar do forno e deixar descansar 5-10min. antes de servir.
Versão bimby
Colocar 1.2l de água no copo e colocar no cesto os ovos. Programar 10min./100ºC/vel. 3.
Juntar o peixe aos ovos no cesto e programar 10min./100ºC/vel. 3.
Escorrer o cesto e reservar os ovos e peixe.
Colocar novamente no cesto os espinafres e na mesma água programar 5min./100ºC/vel. 3.
Escorrer os espinafres e reservar.
No copo sem lavar colocar a cebola em bocados, os alhos cortados ao meio e o azeite e programa 10min./100ºC/vel. 6 alguns segundos e depois vel. 3.
Retirar a cebola.
Para o béchamel, no copo sem lavar colocar o leite, a farinha e a manteiga e programar 6min./90ºC/vel. 4.
Juntar as natas e envolver alguns segundos.
Descascar os ovos cozidos e picar.
Numa taça grande misturar o peixe parcialmente desfeito em lascas, os ovos cozidos, a cebola e os espinafres. Envolver.
Juntar metade do molho béchamel e envolver com as batatas.
Num pirex cobrir o fundo com molho béchamel e colocar a mistura do peixe.
Alisar a superfície e cobrir com o restante molho béchamel.
Levar a forno quente 25min. ou até a superfície apresentar manchas acastanhadas.
Retirar do forno e deixar descansar 5-10min. antes de servir.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os espinafres podem ser substituídos por bróculos ou grelos cozidos ou mesmo por azeitonas pretas em rodelas;
- As quantidades de béchamel indicadas deixam-no um pouco mais líquido que o normal, mas eu prefiro assim, ficará o prato mais leve.
O peixe é uma boa fonte de proteínas, vitaminas, ácidos gordos e outros nutrientes, mas na maior parte dos casos, se não vem disfarçado... é desatino (quase) completo.
Peixe na sua apresentação mais simples apenas salmão grelhado tende a ser o mais tolerado. Lombinhos de pescada na frigideira, temperados e cozinhados como se fossem febras, com azeite, alho, sal e louro, também, mas o resto é nariz torcido na certa.
As versões de "...com natas" ou "...à brás" são duas formas de apresentar peixe com outra cara.
Esta sugestão de pescada com natas é em tudo semelhante ao bacalhau com natas, apenas neste último costumo usar cenoura ralada e na pescada, espinafres. Na pescada com natas incluo também ovos cozidos picados para aumentar o grau proteico.
Outra vantagem deste prato é poder ser preparado com alguma antecedência, em partes ou na totalidade e levado ao forno antes de servir.
Tal como no meu bacalhau com natas, por vezes não incluo natas! Algumas vezes esquecia-me de as juntar ao béchamel e para ser franco, não havia grande diferença no sabor, por isso, continuei a chamar-lhe "...com natas" mas estas continuaram a ficar no frigorífico :) De qualquer maneira é só juntá-las ao béchamel no fim deste pronto.
Uma sugestão muito deliciosa e prática que fará sucesso.
Fiz assim...
PESCADA COM ESPINAFRES E NATAS
INGREDIENTES
Para 6 pessoas:
5 lombos de pescada
3 ovos
1 cebola
3 dentes de alho
1 fio de azeite
225g de espinafres em folhas congelados
150g de batata frita palha
Molho béchamel
500ml de leite
2 colheres (sopa) / 30g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) / 30g de manteiga
noz moscada moída q.b.
sal q.b.
pimenta branca moída q.b.
200ml de natas (opcional)
PREPARAÇÃO
Colocar os ovos, num tacho médio, em água e sal e levar a ferver. Ao fim de 5min. de fervura juntar a pescada e deixar cozinhar mais 10min..
Com uma espumadeira retirar os ovos e peixe para um prato.
Na água quente juntar os espinafres e deixar ferver 5min..
Escorrer e reservar.
No mesmo tacho, sem necessidade de lavar, colocar o azeite, a cebola e o alho picados.
Levar a lume médio até que a cebola fique amolecida e translúcida.
Num tacho pequeno fazer o molho béchamel. Derreter a manteiga e juntar a farinha mexendo para absorver toda a gordura.
Adicionar o leite aos poucos, dissolvendo sempre a farinha para não ganhar grumos.
Temperar de noz moscada, sal e pimenta e deixar cozinhar até engrossar, mas não muito.
Juntar as natas ao béchamel e envolver.
Descascar os ovos cozidos e picar.
Numa taça grande misturar o peixe parcialmente desfeito em lascas, os ovos, a cebola e os espinafres. Envolver.
Juntar metade do molho béchamel e envolver com as batatas.
Num pirex cobrir o fundo com molho béchamel e colocar a mistura do peixe.
Alisar a superfície e cobrir com o restante molho béchamel.
Levar a forno quente 25min. ou até a superfície apresentar manchas acastanhadas.
Retirar do forno e deixar descansar 5-10min. antes de servir.
Versão bimby
Colocar 1.2l de água no copo e colocar no cesto os ovos. Programar 10min./100ºC/vel. 3.
Juntar o peixe aos ovos no cesto e programar 10min./100ºC/vel. 3.
Escorrer o cesto e reservar os ovos e peixe.
Colocar novamente no cesto os espinafres e na mesma água programar 5min./100ºC/vel. 3.
Escorrer os espinafres e reservar.
No copo sem lavar colocar a cebola em bocados, os alhos cortados ao meio e o azeite e programa 10min./100ºC/vel. 6 alguns segundos e depois vel. 3.
Retirar a cebola.
Para o béchamel, no copo sem lavar colocar o leite, a farinha e a manteiga e programar 6min./90ºC/vel. 4.
Juntar as natas e envolver alguns segundos.
Descascar os ovos cozidos e picar.
Numa taça grande misturar o peixe parcialmente desfeito em lascas, os ovos cozidos, a cebola e os espinafres. Envolver.
Juntar metade do molho béchamel e envolver com as batatas.
Num pirex cobrir o fundo com molho béchamel e colocar a mistura do peixe.
Alisar a superfície e cobrir com o restante molho béchamel.
Levar a forno quente 25min. ou até a superfície apresentar manchas acastanhadas.
Retirar do forno e deixar descansar 5-10min. antes de servir.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os espinafres podem ser substituídos por bróculos ou grelos cozidos ou mesmo por azeitonas pretas em rodelas;
- As quantidades de béchamel indicadas deixam-no um pouco mais líquido que o normal, mas eu prefiro assim, ficará o prato mais leve.
Referências:
Batata,
Espinafre,
Molho béchamel,
Peixes - Moluscos,
Pescada
sábado, 3 de outubro de 2015
BOLO DE ANIVERSÁRIO COM CREME DE FRAMBOESAS
Para cobrir e rechear um bolo é necessário usar um creme espesso que mantenha a sua estrutura.
Os cremes amanteigados por vezes tornam-se muito enjoativos, mesmo que sejam de chocolate.
Para além disso, o buttercream precisa de ser mantido em local fresco para que não derreta e não no frigorífico pois a manteiga endurece demasiado.
O buttercream tradicional também não contrasta com a massa de bolo esponja que por natureza é amanteigada.
A sugestão de decoração deste bolo é com um creme pasteleiro ao qual foi adicionado puré de framboesas, da Raiza Costa do Dulce Delight.
Sem manteiga, mantém-se espesso à custa de gemas e amido de milho.
Muito saboroso, muito aromático, com uma linda cor (natural) e sem o sabor de manteiga.
Perfeito também para rechear tortas ou para tartes onde a massa se assa primeiro (ou das embaladas) e se cobre com o creme e fruta fresca.
Outros aromas podem ser adicionados variando o puré: maracujá, manga, chocolate branco... ou juntando apenas café (solúvel), chocolate...
Este creme serviu para decorar um bolo de aniversário que se tornou ainda mais guloso com os chocolates adicionados.
Aliás, para além da minha combinação perfeita de chocolate e laranja, a de framboesas e chocolate também não fica atrás.
Fiz assim...
BOLO DE ANIVERSÁRIO COM CREME DE FRAMBOESAS
INGREDIENTES
1 bolo esponja ou pão-de-ló (sugestão de receita nas notas finais)
Para o creme:
250g de framboesas
250ml de natas
125ml de leite
4 gemas
100g de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho
PREPARAÇÃO
Triturar as framboesas com a varinha mágica e passar por uma peneira o puré. Reservar
Numa caçarola colocar as natas, o leite e o puré de framboesas e levar a lume baixo até apareceram bolhinhas na periferia. Não deixar ferver.
Bater com a vara de arames o açúcar com as gemas e o amido de milho até a mistura ficar mais espessa e esbranquiçada.
Temperar a mistura das gemas adicionando um pouco da mistura quente de natas e framboesas e mexer de imediato e durante algum tempo.
Verter a mistura das gemas temperadas à caçarola com a restante mistura de natas e framboesas e mexer rapidamente.
Aquecer novamente o creme, em lume brando, até ferver por 3min. mexendo ocasionalmente no início e sempre do meio até ao fim.
Colocar o creme numa taça, cobrir a superfície do creme com película aderente para não endurecer.
Manter o creme no frigorífico pelo menos até arrefecer.
Entretanto cortar o bolo a meio fazendo uma marca lateral (ou espetar meio palito) para cobrir corretamente.
Colocar o bolo no prato de servir e dispor tiras de papel vegetal por baixo das laterais do bolo para não sujar o prato.
Rechear a base com creme suficiente que cubra tudo sem excesso.
Cobrir com a outra metade de bolo e decorar com o restante creme.
Realizar a decoração desejada.
Manter o bolo em lugar fresco.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Preparar o creme em lume baixo para que não engrosse rapidamente e crie grumos que terá de desfazer com algum trabalho passando por uma peneira;
- Para cobrir o bolo espalhar uma primeira camada de creme, não tendo preocupação com o aspeto. Deve-se encher qualquer irregularidade do bolo, de forma a que a segunda camada assente num bolo uniforme;
- Para um bolo esponja usar: 250g de manteiga amolecida; 250g de açúcar; 4 ovos; 250g de farinha de trigo; 1,5 colher (chá) de fermento em pó; 1,5 colher (sopa) de leite. Na taça da batedeira juntar a manteiga amolecida e bater até ficar mais macia. Juntar o açúcar e bater até ficar arejada. À parte bater os ovos com um garfo e juntar lentamente à mistura de manteiga. Envolver na farinha e fermento e depois no leite, gentilmente. Verter a massa numa forma de 22cm de diâmetro, forrada com papel vegetal e untada com manteiga. Em vez de alisar a massa, fazer uma depressão no centro para que ao assar não cresça demasiado nessa zona e dificulte a decoração. Assa no forno a 180ºC durante 25min. Retirar do forno e deixar arrefecer 10min. antes de desenformar. Cortar o bolo a meio apenas no fim de totalmente frio.
Os cremes amanteigados por vezes tornam-se muito enjoativos, mesmo que sejam de chocolate.
Para além disso, o buttercream precisa de ser mantido em local fresco para que não derreta e não no frigorífico pois a manteiga endurece demasiado.
O buttercream tradicional também não contrasta com a massa de bolo esponja que por natureza é amanteigada.
A sugestão de decoração deste bolo é com um creme pasteleiro ao qual foi adicionado puré de framboesas, da Raiza Costa do Dulce Delight.
Sem manteiga, mantém-se espesso à custa de gemas e amido de milho.
Muito saboroso, muito aromático, com uma linda cor (natural) e sem o sabor de manteiga.
Perfeito também para rechear tortas ou para tartes onde a massa se assa primeiro (ou das embaladas) e se cobre com o creme e fruta fresca.
Outros aromas podem ser adicionados variando o puré: maracujá, manga, chocolate branco... ou juntando apenas café (solúvel), chocolate...
Este creme serviu para decorar um bolo de aniversário que se tornou ainda mais guloso com os chocolates adicionados.
Aliás, para além da minha combinação perfeita de chocolate e laranja, a de framboesas e chocolate também não fica atrás.
Fiz assim...
BOLO DE ANIVERSÁRIO COM CREME DE FRAMBOESAS
INGREDIENTES
1 bolo esponja ou pão-de-ló (sugestão de receita nas notas finais)
Para o creme:
250g de framboesas
250ml de natas
125ml de leite
4 gemas
100g de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho
PREPARAÇÃO
Triturar as framboesas com a varinha mágica e passar por uma peneira o puré. Reservar
Numa caçarola colocar as natas, o leite e o puré de framboesas e levar a lume baixo até apareceram bolhinhas na periferia. Não deixar ferver.
Bater com a vara de arames o açúcar com as gemas e o amido de milho até a mistura ficar mais espessa e esbranquiçada.
Temperar a mistura das gemas adicionando um pouco da mistura quente de natas e framboesas e mexer de imediato e durante algum tempo.
Verter a mistura das gemas temperadas à caçarola com a restante mistura de natas e framboesas e mexer rapidamente.
Aquecer novamente o creme, em lume brando, até ferver por 3min. mexendo ocasionalmente no início e sempre do meio até ao fim.
Colocar o creme numa taça, cobrir a superfície do creme com película aderente para não endurecer.
Manter o creme no frigorífico pelo menos até arrefecer.
Entretanto cortar o bolo a meio fazendo uma marca lateral (ou espetar meio palito) para cobrir corretamente.
Colocar o bolo no prato de servir e dispor tiras de papel vegetal por baixo das laterais do bolo para não sujar o prato.
Rechear a base com creme suficiente que cubra tudo sem excesso.
Cobrir com a outra metade de bolo e decorar com o restante creme.
Realizar a decoração desejada.
Manter o bolo em lugar fresco.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Preparar o creme em lume baixo para que não engrosse rapidamente e crie grumos que terá de desfazer com algum trabalho passando por uma peneira;
- Para cobrir o bolo espalhar uma primeira camada de creme, não tendo preocupação com o aspeto. Deve-se encher qualquer irregularidade do bolo, de forma a que a segunda camada assente num bolo uniforme;
- Para um bolo esponja usar: 250g de manteiga amolecida; 250g de açúcar; 4 ovos; 250g de farinha de trigo; 1,5 colher (chá) de fermento em pó; 1,5 colher (sopa) de leite. Na taça da batedeira juntar a manteiga amolecida e bater até ficar mais macia. Juntar o açúcar e bater até ficar arejada. À parte bater os ovos com um garfo e juntar lentamente à mistura de manteiga. Envolver na farinha e fermento e depois no leite, gentilmente. Verter a massa numa forma de 22cm de diâmetro, forrada com papel vegetal e untada com manteiga. Em vez de alisar a massa, fazer uma depressão no centro para que ao assar não cresça demasiado nessa zona e dificulte a decoração. Assa no forno a 180ºC durante 25min. Retirar do forno e deixar arrefecer 10min. antes de desenformar. Cortar o bolo a meio apenas no fim de totalmente frio.
Referências:
Bolos de aniversário,
Coberturas de bolos,
Framboesa
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
BACON NO MICROONDAS
Começar o dia com um bom pequeno-almoço é fantástico.
Nem sempre há tempo para isso e por vezes há mesmo mais desculpas do que falta de tempo.
Todos sabemos que o pequeno-almoço deveria ser mesmo o "grande-almoço" ou chamado de "primeiro-almoço".
Uma refeição com proteínas (e algumas gorduras) saciam durante mais tempo que uma refeição de hidratos de carbono.
Abolir os cereais pequeno-almoço (que nunca deveriam ser assim chamados pela quantidade de açúcares que possuem) e introduzir o iogurte, fruta, sementes, frutos secos, cereais (como a aveia) fiambre, queijo e por vezes, porque sabe tão beeeeeeem, o bacon. Tudo acompanhado por um batido de frutas, sumo natural, leite (mesmo com tanta controvérsia não deixa de ser uma boa e barata fonte de proteínas e ferro) com ou sem café.
Para despertar o apetite para esta refeição e fazer levantar a família mais rapidamente, o cheiro de pão fresco ajuda e muito, por isso, toca de programar a máquina de pão para terminar uns minutos antes do pequeno-almoço, deixar que o aroma do pão acabado de fazer invada a casa e depois é só reunir todos à mesa.
Desta vez o bacon foi o acompanhamento de uns Waffles lêvedos que podem ser previamente feitos e congelados e de manhã colocados na torradeira.
Uma das combinações apreciadas é o de bacon, maçã fatiada e um fio de mel ou xarope de ácer.
Claro que o bacon pode ser grelhado numa frigideira ou chapa, mas esta versão de microondas é bastante mais rápido e fácil de limpeza ;)
Fiz assim...
BACON NO MICROONDAS
INGREDIENTES
5 tiras finas de bacon
PREPARAÇÃO
Num prato raso colocar uma folha de papel de cozinha.
Dispor as fatias sobre o papel e sobrepor uma nova folha.
Levar ao microondas 1min. e 20 segundos ou até estarem no ponto.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para a quantidade de fatias de bacon indicada começar com 1min. no microondas e aumentar o tempo gradualmente. Vai depender da potência de cada microondas;
- Se as fatias estiverem bem cozinhadas, enquanto o bacon arrefecer ficará mais duro.
Nem sempre há tempo para isso e por vezes há mesmo mais desculpas do que falta de tempo.
Todos sabemos que o pequeno-almoço deveria ser mesmo o "grande-almoço" ou chamado de "primeiro-almoço".
Uma refeição com proteínas (e algumas gorduras) saciam durante mais tempo que uma refeição de hidratos de carbono.
Abolir os cereais pequeno-almoço (que nunca deveriam ser assim chamados pela quantidade de açúcares que possuem) e introduzir o iogurte, fruta, sementes, frutos secos, cereais (como a aveia) fiambre, queijo e por vezes, porque sabe tão beeeeeeem, o bacon. Tudo acompanhado por um batido de frutas, sumo natural, leite (mesmo com tanta controvérsia não deixa de ser uma boa e barata fonte de proteínas e ferro) com ou sem café.
Para despertar o apetite para esta refeição e fazer levantar a família mais rapidamente, o cheiro de pão fresco ajuda e muito, por isso, toca de programar a máquina de pão para terminar uns minutos antes do pequeno-almoço, deixar que o aroma do pão acabado de fazer invada a casa e depois é só reunir todos à mesa.
Desta vez o bacon foi o acompanhamento de uns Waffles lêvedos que podem ser previamente feitos e congelados e de manhã colocados na torradeira.
Uma das combinações apreciadas é o de bacon, maçã fatiada e um fio de mel ou xarope de ácer.
Claro que o bacon pode ser grelhado numa frigideira ou chapa, mas esta versão de microondas é bastante mais rápido e fácil de limpeza ;)
Fiz assim...
BACON NO MICROONDAS
INGREDIENTES
5 tiras finas de bacon
PREPARAÇÃO
Num prato raso colocar uma folha de papel de cozinha.
Dispor as fatias sobre o papel e sobrepor uma nova folha.
Levar ao microondas 1min. e 20 segundos ou até estarem no ponto.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para a quantidade de fatias de bacon indicada começar com 1min. no microondas e aumentar o tempo gradualmente. Vai depender da potência de cada microondas;
- Se as fatias estiverem bem cozinhadas, enquanto o bacon arrefecer ficará mais duro.
Referências:
Bacon,
Dicas,
Micro-ondas,
Pequeno-almoço
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
WAFFLES LÊVEDOS PARA PEQUENO-ALMOÇO
Não são waffles rápidos, são lentos mas práticos e muito deliciosos.
De textura arejada, interior macio e fresco e superfície crocante.
Muito pouco doces, prontos para serem complementados com fruta, compota e fiambre, iogurte e frutos secos, xarope de ácer e bacon estaladiço, queijo fresco...
Outras sugestões que por aqui aparecem têm massas mais aromáticas, densas, ricas, adocicadas, como os Waffles lêvedos de manteiga. Esta versão, que demorei tempo a apurar até obter o que realmente desejava, é diferente.
Prepara-se a massa à noite, fica a levedar e de manhã apenas se assam.
Durante a noite, pelo processo de levedação lento adquirem um aroma mais fermentado, perfeito para uma manhã.
A massa tem ainda mais uma vantagem, descola-se facilmente das placas da máquina de waffles, não ficando qualquer resíduo para limpeza.
Se não bastassem já todas as vantagens enunciadas, ainda podem ser congelados e descongelados na torradeira, se a preguiça (e por preguiça deve entender-se, falta de tempo) da manhã for grande. Perfeitos desta forma para os dias de semana ;)
Pelas suas características, textura, sabor e praticidade, são os meus preferidos para os pequenos-almoços (assim os chamei para os identificar facilmente) dos fins-de-semana, substituindo o pão, pois até faz lembrar a textura de pão de água.
Fiz assim...
WAFFLES LÊVEDOS PARA PEQUENO-ALMOÇO
INGREDIENTES
1 ovo
150ml de leite
100ml de água
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
200g de farinha
2 colheres (sopa) de óleo
PREPARAÇÃO
Numa taça juntar o ovo, o leite e a água.
Bater com vara de arames ou um garfo, até ficar homogéneo.
Acrescentar o fermento, o açúcar a baunilha e o sal.
Bater um pouco mais.
Misturar a farinha e por fim o óleo.
Cobrir com película aderente e deixar levedar da noite para o dia, fora do frigorífico ou se estivermos no verão dentro do frigorífico.
De manhã, mexer a massa.
Aquecer muito bem a máquina de waffles e com uma concha cobrir a placa de baixo dos waffles.
Fechar a máquina e girar para cobrir a outra placa.
Voltar à posição inicial e deixar cozinhar até o vapor desaparecer.
Servir de imediato com as coberturas desejadas ou deixar arrefecer sobre uma grelha.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa é fácil de bater e fica líquida;
- Coberturas que resultam aqui em casa: xarope de ácer (mel ou geleia de milho) com uma colherada de iogurte grego (ou queijo fresco batido); nutella e maçã em fatias; colherada de iogurte grego com frutas frescas laminadas e canela ou chocolate em pó...
- Como estes waffles são pouco doces, e não aconselho a aumentar a quantidade de açúcar, para os mais gulosos pode-se polvilhar com açúcar em pó;
- Para congelar, deixar arrefecer completamente os waffles e colocar num saco plástico de congelação;
- Aconselho uma máquina de waffles tipo belga, com relevos altos, para se ganhar em textura.
De textura arejada, interior macio e fresco e superfície crocante.
Muito pouco doces, prontos para serem complementados com fruta, compota e fiambre, iogurte e frutos secos, xarope de ácer e bacon estaladiço, queijo fresco...
Outras sugestões que por aqui aparecem têm massas mais aromáticas, densas, ricas, adocicadas, como os Waffles lêvedos de manteiga. Esta versão, que demorei tempo a apurar até obter o que realmente desejava, é diferente.
Prepara-se a massa à noite, fica a levedar e de manhã apenas se assam.
Durante a noite, pelo processo de levedação lento adquirem um aroma mais fermentado, perfeito para uma manhã.
A massa tem ainda mais uma vantagem, descola-se facilmente das placas da máquina de waffles, não ficando qualquer resíduo para limpeza.
Se não bastassem já todas as vantagens enunciadas, ainda podem ser congelados e descongelados na torradeira, se a preguiça (e por preguiça deve entender-se, falta de tempo) da manhã for grande. Perfeitos desta forma para os dias de semana ;)
Pelas suas características, textura, sabor e praticidade, são os meus preferidos para os pequenos-almoços (assim os chamei para os identificar facilmente) dos fins-de-semana, substituindo o pão, pois até faz lembrar a textura de pão de água.
Fiz assim...
WAFFLES LÊVEDOS PARA PEQUENO-ALMOÇO
INGREDIENTES
1 ovo
150ml de leite
100ml de água
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
200g de farinha
2 colheres (sopa) de óleo
PREPARAÇÃO
Numa taça juntar o ovo, o leite e a água.
Bater com vara de arames ou um garfo, até ficar homogéneo.
Acrescentar o fermento, o açúcar a baunilha e o sal.
Bater um pouco mais.
Misturar a farinha e por fim o óleo.
Cobrir com película aderente e deixar levedar da noite para o dia, fora do frigorífico ou se estivermos no verão dentro do frigorífico.
De manhã, mexer a massa.
Aquecer muito bem a máquina de waffles e com uma concha cobrir a placa de baixo dos waffles.
Fechar a máquina e girar para cobrir a outra placa.
Voltar à posição inicial e deixar cozinhar até o vapor desaparecer.
Servir de imediato com as coberturas desejadas ou deixar arrefecer sobre uma grelha.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa é fácil de bater e fica líquida;
- Coberturas que resultam aqui em casa: xarope de ácer (mel ou geleia de milho) com uma colherada de iogurte grego (ou queijo fresco batido); nutella e maçã em fatias; colherada de iogurte grego com frutas frescas laminadas e canela ou chocolate em pó...
- Como estes waffles são pouco doces, e não aconselho a aumentar a quantidade de açúcar, para os mais gulosos pode-se polvilhar com açúcar em pó;
- Para congelar, deixar arrefecer completamente os waffles e colocar num saco plástico de congelação;
- Aconselho uma máquina de waffles tipo belga, com relevos altos, para se ganhar em textura.
Referências:
Pequeno-almoço,
Waffles - Talassas - Gaufres
terça-feira, 1 de setembro de 2015
BOLO DE CAFÉ NA CANECA E BISCOITOS DE CAFÉ NA TORRADEIRA
Uma sugestão muito rápida para adoçar um lanche ou pequeno-almoço, dos famosos bolos de caneca - os literalmente cupcakes!
Este bolo serve duas pessoas ou então apenas uma e ainda alguns biscoitos.
Bolos no microondas demoram muito pouco a assar.
A textura que resulta não é igual à que se obtém no forno, mas o truque é não deixar cozer demais, ficará uma massa seca e dura.
O Bolo de chocolate em 5 minutos é sempre sucesso e inclui cobertura "grátis" e tudo.
Esta versão em caneca ou chávena é com café, mas pode ser feita com chocolate, canela, laranja...
Fiz assim...
BOLO DE CAFÉ NA CANECA E BISCOITOS DE CAFÉ NA TORRADEIRA
INGREDIENTES
1 ovo
1 colher (sopa) / 10g de óleo
3 colheres (sopa) / 45g de açúcar
1 café / 30ml expresso
5 colheres (sopa) / 50g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de rum
Decoração:
açúcar em pó
PREPARAÇÃO
Bater o ovo com um garfo dentro de uma caneca (33cl).
Juntar o óleo e o açúcar e bater bem.
Adicionar o café expresso.
Acrescentar a farinha o fermento e por fim o rum.
Levar ao microondas 2min. na potência máxima (ver dicas).
Polvilhar com açúcar em pó.
Desenformar ou comer da caneca.
Para os biscoitos (fotos mais tarde) desenformar o bolo, deixar arrefecer e cortar em rodelas finas com uma faca de serra.
Torrar as fatias na torradeira até dourar e deixar arrefecer totalmente antes de guardar em caixa hermética.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Prefiro usar uma chávena ou caneca larga do que mais estreita;
- O meu microondas tem 1100w de potência, pelo que se usar um de potência inferior aumente o tempo de cozer 30 segundos;
- Pode ser feito com chocolate, substituindo os 30ml de café por leite e usando 2 colheres de chocolate em pó.
Este bolo serve duas pessoas ou então apenas uma e ainda alguns biscoitos.
Bolos no microondas demoram muito pouco a assar.
A textura que resulta não é igual à que se obtém no forno, mas o truque é não deixar cozer demais, ficará uma massa seca e dura.
O Bolo de chocolate em 5 minutos é sempre sucesso e inclui cobertura "grátis" e tudo.
Esta versão em caneca ou chávena é com café, mas pode ser feita com chocolate, canela, laranja...
Fiz assim...
BOLO DE CAFÉ NA CANECA E BISCOITOS DE CAFÉ NA TORRADEIRA
INGREDIENTES
1 ovo
1 colher (sopa) / 10g de óleo
3 colheres (sopa) / 45g de açúcar
1 café / 30ml expresso
5 colheres (sopa) / 50g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de rum
Decoração:
açúcar em pó
PREPARAÇÃO
Bater o ovo com um garfo dentro de uma caneca (33cl).
Juntar o óleo e o açúcar e bater bem.
Adicionar o café expresso.
Acrescentar a farinha o fermento e por fim o rum.
Levar ao microondas 2min. na potência máxima (ver dicas).
Polvilhar com açúcar em pó.
Desenformar ou comer da caneca.
Para os biscoitos (fotos mais tarde) desenformar o bolo, deixar arrefecer e cortar em rodelas finas com uma faca de serra.
Torrar as fatias na torradeira até dourar e deixar arrefecer totalmente antes de guardar em caixa hermética.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Prefiro usar uma chávena ou caneca larga do que mais estreita;
- O meu microondas tem 1100w de potência, pelo que se usar um de potência inferior aumente o tempo de cozer 30 segundos;
- Pode ser feito com chocolate, substituindo os 30ml de café por leite e usando 2 colheres de chocolate em pó.
Referências:
Bolos,
Café,
Lanches - Snacks,
Micro-ondas,
Rum
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
PÊSSEGOS AMARELOS COM VINHO DO PORTO
Lembro-me do meu pai preparar pêssegos amarelos em vinho branco, num frasco que ficava alguns dias a tomar sabor.
A preparação era muito semelhante a esta que apresento, mais simples, apenas usava um bom vinho branco e açúcar.
Este dia de agosto traz-me recordações, irá trazer sempre, irá trazer sempre saudade... só quando vivenciamos é que nos apercebemos que as pessoas que nos tocam são eternas, e não há dia ou situação algumas em que não pensemos nelas, a toda a hora. Serão estes os nossos anjos-da-guarda?
Agosto lembra-me o meu pai, lembra-me o verão, lembra-me o sol. Verão combina com pêssegos, também eles cheios de cor, sabor e aroma.
Celebrem o verão e a harmonia!
Estes pêssegos serão um ótimo terminus de almoço ou jantar, com papel duplo de sobremesa e digestivo.
Para uns pêssegos com uma calda mais elabora podem também fazer os Pêssegos em calda. De qualquer das formas usar sempre pêssegos maduros, doces, de polpa firme e de preferência biológicos, como estes que foram de produção própria.
Fiz assim...
PÊSSEGOS AMARELOS COM VINHO DO PORTO
INGREDIENTES
4 pêssegos amarelos
2 folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
200 ml de vinho do porto branco
1 anis-estrelado
PREPARAÇÃO
Escaldar os pêssegos e pelar.
Cortar ao meio, retirar o caroço, fatiar e cortar em cubos.
Picar a hortelã finamente e envolver nos pêssegos.
Numa taça dissolver o açúcar no vinho do porto.
Colocar os pêssegos num frasco de compota esterilizado e a estrela de anis.
Verter a mistura de açúcar e vinho do porto até encher. Se for preciso acrescentar um pouco mais de vinho do porto.
Guardar no frigorífico algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Servir os pêssegos numa taça com alguma calda.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usar pêssegos maduros mas bem firmes;
- Estes pêssegos conservam-se no frigorífico alguns dias, mas não mais de 1 semana;
- Se sobrar alguma calda poderá servi-la como "licor" de pêssego ou um aperitivo em pequenos copos.
A preparação era muito semelhante a esta que apresento, mais simples, apenas usava um bom vinho branco e açúcar.
Este dia de agosto traz-me recordações, irá trazer sempre, irá trazer sempre saudade... só quando vivenciamos é que nos apercebemos que as pessoas que nos tocam são eternas, e não há dia ou situação algumas em que não pensemos nelas, a toda a hora. Serão estes os nossos anjos-da-guarda?
Agosto lembra-me o meu pai, lembra-me o verão, lembra-me o sol. Verão combina com pêssegos, também eles cheios de cor, sabor e aroma.
Celebrem o verão e a harmonia!
Estes pêssegos serão um ótimo terminus de almoço ou jantar, com papel duplo de sobremesa e digestivo.
Para uns pêssegos com uma calda mais elabora podem também fazer os Pêssegos em calda. De qualquer das formas usar sempre pêssegos maduros, doces, de polpa firme e de preferência biológicos, como estes que foram de produção própria.
Fiz assim...
PÊSSEGOS AMARELOS COM VINHO DO PORTO
INGREDIENTES
4 pêssegos amarelos
2 folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
200 ml de vinho do porto branco
1 anis-estrelado
PREPARAÇÃO
Escaldar os pêssegos e pelar.
Cortar ao meio, retirar o caroço, fatiar e cortar em cubos.
Picar a hortelã finamente e envolver nos pêssegos.
Numa taça dissolver o açúcar no vinho do porto.
Colocar os pêssegos num frasco de compota esterilizado e a estrela de anis.
Verter a mistura de açúcar e vinho do porto até encher. Se for preciso acrescentar um pouco mais de vinho do porto.
Guardar no frigorífico algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Servir os pêssegos numa taça com alguma calda.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usar pêssegos maduros mas bem firmes;
- Estes pêssegos conservam-se no frigorífico alguns dias, mas não mais de 1 semana;
- Se sobrar alguma calda poderá servi-la como "licor" de pêssego ou um aperitivo em pequenos copos.
Referências:
Açúcar amarelo,
Anis-estrelado,
Frutas,
Hortelã,
Pêssego - Nectarina,
Vinho do Porto
Subscrever:
Mensagens (Atom)







