Quem cresceu a ler histórias do Tio Patinhas e companhia, lembra-se perfeitamente das tartes da Vovó Donalda, na janela da sua cozinha a fumegarem. De repente vinha o urso Colimério e lá ia a tarte. Bem que a Vovó e o Gansolino procuravam, mas já iam tarde.
Estas tartes cobertas, de massa dupla, ficaram no meu imaginário. Cresci a sonhar com elas se bem que era como as tivesse comido, porque imaginava bem o seu sabor.
A Vovó Donalda era a avó ideal de qualquer neto, vivia numa quinta longe da cidade, cheia de animais, onde se podia ir nas férias e fazia tartes e bolinhos sempre que os netos, Huginho, Zezeinho e Luisinho e Lálá, Lélé e Lili a iam visitar. Não sei se alguma vez ela fez esta receita, pouco importa. Sei uma coisa, esta tarte é deliciosa e vai de encontro ao sabor que eu tinha delas, apenas pela leitura.
Durante muito tempo fui aperfeiçoando, ao meu gosto, o recheio desta tarte, acrescentando mais uma pitada de, diminuindo outra de... Pode-se usar o recheio para uns pasteis de massa folhada ou tenra, criando umas hand pies. O sabor deste recheio é idêntico ao das tartes de maçã do McDonalds.
Não tenho foto da tarte a ver-se o recheio pois não dá tempo de tirar, nem sei se estão ver!
Fiz assim...
INGREDIENTES
Para a massa:
200g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
150g de manteiga fria cortada em pequenos cubos
1-2 colheres (sopa) de água fria
Para o recheio:
8 maçãs descascadas e cortadas em lâminas ou cubos
200g de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
pitada de noz moscada ralada
2 colheres (sopa) de manteiga
raspa de 1 limão
PREPARAÇÃO
Misturar a farinha com o açúcar e sal. Acrescentar a manteiga aos cubos e com o misturador de massas areadas, vai-se misturando a manteiga com a farinha. Deverá ficar como areia solta. Acrescenta-se a água aos poucos, e mistura-se com uma colher de pau, até formar uma bola que não pegue. Reserva-se no frigorífico.
Mistura-se à maçã todos os ingredientes e deixa-se macerar uns minutos.
Divide-se a massa em 2 bolas iguais e rouba-se a uma delas uma bolinha pequena que se junta à outra (ficam 2 bolas, uma maior que a outra). Estica-se com o rolo da massa, a bola maior, de forma a poder forrar uma tarteira (28cm) no fundo e margens. Se tiver uma chaminé de tartes é a altura de a colocar no centro da tarte.
Recheia-se com a mistura da maçã, deixando ao meio uma altura maior de recheio.
Estica-se a outra bola de massa e cobre-se a tarte. Pincelam-se as bordas da massa que já está na tarteira para que adira mais facilmente à massa da cobertura, faz-se pressão para as unir.
Com as sobras de massa faz-se um rolo fino e coloca-se na margem.
Se não vai ser usada uma chaminé, convém fazer umas aberturas na massa, antes ou depois da montagem.
Vai ao forno pré-aquecido, 45min. a 180ºC.
Serve-se morna ou fria.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As maçãs podem ser quaisquer: golden, starking, reineta, royal gala, granny smith, eu prefiro golden se bem que as reinetas são as clássicas;
- No recheio pode-se colocar outros temperos como o cravinho, cardamomo, erva-doce, etc... Prefiro guardar o cravinho e o vinho do porto para um crumble de maçã;
- A chaminé nestes tipos de tarte são importantes para fazerem escapar o vapor da cozedura dos frutos, pois se não a massa de cima não fica estaladiça;
- As aberturas da massa da cobertura podem ser feitas antes da montagem com um corta bolachas pequenino, criando assim uma decoração;
- Não é normal pincelar com gema a tarte, mas se assim se quiser pode-se fazê-lo para ficar dourada.
Bem, canela e maça para mim é do melhor. Portanto só posso dizer que deve ser fantástico. Quanto à vovó Donalda (por momentos pareceu-me Ronalda e até pensei que era uma referência à selecção... dahhh) ainda não arranjei uma. Mas já tenho um Huguinho (irmão), um Zezinho (cão) e um Luisinho (pato). Só faltava a vovó e a tarte :) Bom fim de semana
ResponderEliminarSim senhor! Belo aspecto! Vou experimentar e depois comento os resultados... ;)
ResponderEliminarOnde está o GansoLino? com esta tarte imagino que esteja em tua casa!!!
ResponderEliminarOptimo aspecto (para variar)
Beijinhos
essa tarte faz parte do meu imaginário, pois em pequena "devorava" livros de banda desenhada.
ResponderEliminarreceita anotada para fazer um dia destes.
Que boas recordações! Há tantos anos que eu não leio uma história da Vovó Donalda! E apesar de ter ali o livro de receitas dela, há muitos anos, também, que não o abro! Esta vou experimentar, de certezinha! Que saudades!
ResponderEliminarBeijoca * e bom fim-de-semana
Mariana
E PORTUGALLLL ganhou e já acabou o jogo, VIVA, bem em relação á tarte eu sou fã dos livros de banda desenhada, sempre que posso leio alguns, e maçã com canela é o casamento perfeito, ;)
ResponderEliminarTambém cresci imaginando como seria delicioso provar a tarte da Vovó Donalda! Nunca tentei fazer uma com aquela aparência... a sua ficou linda!
ResponderEliminarBjs
Olá. Que tarte maravilhosa. Me lembro sim da vovò Donalda e sua torta de maçã, que sempre alguém queria roubar..rsrs...tb gostei de ver uma recieta baiana no seu blog, o delicioso bobó de camarão. Parabéns.
ResponderEliminarbjs.
Estava espectacular! No dia seguinte ainda ficou melhor, porque o limão apurou e por isso cortou um pouco o sabor da canela em excesso que tinha posto.
ResponderEliminarParabéns pela receita, professor :D
eu gostava era da receita da massa das tartes do Mc Donald´s! alguém tem?
ResponderEliminarMinha filhota fez esta tarte, ficou muito saborosa. Logo que possa vou colocar no blog. Beijinhos
ResponderEliminarSó caso ajude alguém: acho que é preciso mais massa para essa quantidade de recheio! Mas fica muito bom mesmo!
ResponderEliminarNão consegui entender a forma de preparação do recheio.......
ResponderEliminarOlá, para o recheio apenas tem que juntar numa taça a maçã aos cubos com todos os restantes ingredientes indicados para o recheio ;)
ResponderEliminar