terça-feira, 9 de julho de 2013

SALTEADO DE SALSICHAS FRESCAS COM UVAS

De inspiração num prato italiano Salsicce all'uva onde as salsichas são cozidas e depois acabam de ser cozinhas no forno e geralmente são acompanhado de puré de batata, surge esta versão de prato completo onde não faltam as batatas, mas numa versão salteada e mais fresca.

Uma refeição com sabor e cor de verão!

Elevam-se as salsichas frescas a um patamar merecido. Muitas vezes as salsichas frescas são tidas como alimento de baixa qualidade, não digo que algumas não sejam, até porque acabam por conter um teor de gordura elevado, pois as carnes gordas usadas são mais baratas.
Mas ainda se encontram salsichas frescas de boa qualidade. Aliás, podem ser feitas em casa, combinando carnes picadas de porco ou aves, controlando a proporção de gordura e sal usados e acrescentando ervas ou especiarias para um sabor e aroma que não deixe dívidas à qualidade.

Como aqui em casa há um apaixonado por salsichas frescas, sempre que estas surgem à mesa, a refeição até pode ter vegetais a acompanhar ou um tempero diferente, que são sempre bem-vindas.

Geralmente uso uvas pequenas e brancas, de preferência sem ou com poucas grainhas - elejo as moscatel, mas quando não tenho estas uso qualquer outra, misturando brancas com vermelhas.

O contraste de sabores e texturas é muito bom, o adocicado das uvas, o alecrim que combina bem com carnes de porco e em especial com alguma gordura, a batata que adquire todo o sabor e a frescura do pimento... tudo envolvido num molho espesso obtido com a gordura das salsichas, do vinho e do amido da batata que se vai soltando.

Fiz assim...

SALTEADO DE SALSICHAS FRESCAS COM UVAS


INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
6 salsichas frescas
1 fio de azeite
1 haste de alecrim
piri-piri (opcional)
batatas novas pequenas
1 cálice de vinho tinto (chianti, se tiver)
pimento vermelho
tomate cherry e coração de boi
sal
pimenta

salsa ou coentros frescos picados

PREPARAÇÃO
Separar as salsichas umas das outras e com o dedos polegar e indicador apertar a 3-4cm do fim da salsicha e puxar. Obter-se-ão pequenas almôndegas de salsicha, eliminando a tripa da salsicha.
Cozer as batatas em água e sal, com ou sem casca.
Escorrer a água das batatas, retirar a pele se for o caso, e reservar.

Aquecer bem uma frigideira antiaderente de fundo espesso.

Colocar as salsichas na frigideira quente. Deixar cozinhar 1 min, em lume alto, sem as virar. Abanar a frigideira para as rolar. Deixar soltar a gordura da carne.
Quando douradas acrescentar o fio de azeite, as folhas de alecrim picadas e o piri-piri picado, se for o caso.
Acrescentar as batatas e saltear na gordura.
Refrescar com o vinho e agitar a frigideira para ir dourando as batatas e envolver no molho que se forma.
Juntar os pimentos cortados em cubos.
Desligar o lume e juntar os tomates cortados em cubos.
Temperar de sal e pimenta.

Servir de imediato salpicando com as ervas frescas picadas.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As salsichas frescas que uso são mesmo frescas, não condimentadas, compridas, unidas umas às outras, compradas na secção de talho. As salsichas estilo brasileiras, mais curtas e largas têm uma consistência diferente não sendo as ideias para esta sugestão;
- É conveniente que as salsichas cozinhem de um lado, na frigideira quente, antes de serem viradas, para que ganhem corpo e que não se desfaçam. Não é necessário mexê-las com uma colher de pau, basta apenas ir agitando a frigideira;
- Gosto de usar mais do que um tipo de tomate, maduro mas firme. Os cherry e os de cacho dão aroma e cor e os coração de boi, carnudos são sabor. De qualquer das formas os tomates são para acrescentar no fim, para não cozinharem pois a polpa amolece e irá sobressair a pele que ficará mais rija e desagradável.

7 comentários:

  1. Ficou um prato cheio de cor e sabor, mesmo apropriado à estação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a cor, e os olhos também comem!
    Gosto muito de salsichas vou fazer em breve.

    ResponderEliminar
  3. uma conjugação de sabores bem interessante!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. mm ao meu jeito. comida rápida, económica e colorida.
    obrigada pelas mtas sugestões q nos dás.
    tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de fazer salsichas caseiras mas não sei onde encontrar o invólucro para as mesmas. Tem alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  6. Olá, também já me debrucei sobre isso e apenas consegui (20m ou 50m) pela internet no UK, o q é fácil. Por cá tb deve haver mas não encontrei à primeira, talvez perguntar num talho para saber onde compram. Procurei na Makro mas tb não há.

    ResponderEliminar
  7. Que rico prato... belissima ideia.. :)
    ~beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!