sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

MASSA DE CREPES

Esta especialidade francesa, é muito versátil quer na versão doce ou salgada, e é apreciada por todos. Pode ser servida como entrada, prato principal ou sobremesa, do pequeno-almoço, ao brunch, almoço, lanche, jantar ou mesmo lanche tardio.

Dos famosos, Crêpe Suzette e Crepe com Chocolate e Gelado, aos crepes de cogumelos, passando pelos de cobertura simples de açúcar e canela, aos mais elaborados, como o Bolo Folhado, feito com pilha de folhas de crepes.

Ao contrário das panquecas, os crepes querem-se finos e a elaboração da massa é muito mais simples. Leite, ovos e farinha, são os ingredientes necessários.

Vantagem dos crepes, é que podem ser feitos com bastante antecedência, para que o acabamento seja rápido e na altura de ser servido.

Fundamental é o local onde se cozinham os crepes.
Para que não se use gordura ou se use o mínimo possível, é necessário que a superfície onde se cozinham seja anti-aderente.
Uma frigideira anti-aderente, pesada ou de fundo térmico é muito boa, mas se tiver uma plana, uma crepeira, guardada só para esta utilidade, então não corre o risco de outros usos comprometerem o fácil descolar dos crepes.
A crepeira eléctrica é outra sugestão, não fica muito mais cara que uma frigideira crepeira, e tem a vantagem do controlo homogéneo da temperatura em toda a placa. Para além disso o disco é maior, cerca de 29cm, permite, por isso, crepes maiores, para quando se querem dobrar em quartos. Numa crepeira eléctrica podem ser preparados também os Bolos Lêvedos Açorianos ou os English Muffins.

Fiz assim...

MASSA DE CREPES


INGREDIENTES 
300ml de leite
200ml de água (ou apenas 500ml de leite)
4 ovos
2 colheres (sopa) de óleo, manteiga ou azeite (opcional)
250g de farinha de trigo
pitada de sal

PREPARAÇÃO
Num copo medidor ou numa taça, colocar a água, o leite, os ovos, o óleo e o sal e mexer bem com a varinha mágica (ou vara de arames ou colher de pau). Juntar a farinha e mexer novamente.
Deixar repousar até pré-aquecer a frigideira anti-aderente, crepeira, placa anti-aderente ou crepeira eléctrica.
Untar com um pouco de óleo a superfície aquecida e absorver o excesso com papel de cozinha. Guardar o papel para untar de vez em quando entre crepes.

Colocar uma pequena poção de massa no centro da frigideira, levantar a mesma e rodar até que a massa tenha atingido o diâmetro pretendido. Se for usada placa anti-aderente ou crepeira eléctrica usar um rodo de madeira para espalhar a massa.
Deixar cozinhar 1 minuto, levantar a massa com uma espátula e voltar o crepe do outro lado, deixando cozinhar mais 1 minuto.

Retirar o crepe e colocar num prato, sobre o qual se empilham.

Servir quentes, frios ou reaquecidos.

Esta massa rende 12 crepes grandes (29cm de diâmetro).

 
 
 

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa feita com leite e água, ao invés de só leite, fica mais leve, de textura mais macia e rende um pouco mais. Ao usar apenas leite a tendência dos crepes no fim de feitos é secar mais depressa;
- Se se optar por acrescentar gordura à massa, o que a torna mais elástica e fácil de descolar, usar o óleo ou manteiga para crepes que vão ser recheados com doce e azeite para os salgados;
- Para massas doces, pode-se juntar 2 colheres (sopa) de açúcar na massa;
- Podem ser preparados em maior quantidade e congelar, ou preparar no dia anterior, guardando num prato envolvido em película aderente.

17 comentários:

ameixa seca disse...

As minhas primas francesas são umas mestras a fazê-los. Confesso que me safo melhor nas panquecas gorduchas :)

pimentanaweb disse...

Para mim podem ser 3, um com gelado outro com açucar e canela e outro com queijo.
Adoro crepes.... panquecas e afins!!

beijinhos

A Paixão da Isa disse...

hummmmmmmm para mim podem ser todos pois adoro crepes e para o mes que vem aqui fazem-se muitos pois é uma tradiçao bjs isa

Lilly disse...

Adoro crepes :)

moranguita disse...

hum ewu adoro crepes mas e raro fazer em casa. mas sao sempre uma sobremesa partica e que nao ha quem nao goiste.
beijinhos

Celeste disse...

Adoro crepes! No meu blog também tenho algumas receitas com elas. Não tenho a crepeira mas confesso que gostava, ficam maiores.
Bjs

Anakoelho disse...

Seus crepes ficaram lindos e parecem deliciosos...,já anotei a receita obrigada.
Boa noite um ótimo fim de semana.

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

muito boas amiga,bjokinhasss

Dani disse...

boa dia essa da água na massa, vai ver é por isso que minhas panquecas as vezes se racham.

Preciso arrumar uma madeira dessas para espalhar a massa!

Anónimo disse...

Para que os crepes não agarrarem pode-se usar meia batata espetando o garfo na ponta arredondada e ponde a parte lisa no óleo e espalhar o óleo no frigideira. Assim os crepes não agarram e não ficam oleosos

Pão, Bolos e Cia. disse...

Anónimo - Obrigado pela sugestão original.
Costumo pingar um pouco de óleo na crepeira ou frigideira e com uma folha de papel toalha absorvente enrolado unto, e guardo para ir passando de vez em quando entre crepes.

Anónimo disse...

essa nao é nem de longe a receita de crepe,deve ficar mole e gordurosa,a receita correta é com maisena leite em pó ,ovos e agua gelada!sendo este o segredo qnto mais gelada a agua mais sequinha fica a massa....

Pão, Bolos e Cia. disse...

Olá, obrigado pela sugestão. A receita que aqui indico resulta em crepes finos, que se não forem sobrespostos o vapor de água é facilmente libertado e os crepes ficam secos. Se forem empilhados o vapor de água fica aprisionado e os crepes ficam mais macios e maleáveis. Não é uma receita gordurosa de todo até porque o óleo usado ou mesmo manteiga é opção.
Quanto aos ingredientes gelados é realmente como diz, não menciono porque é comum guardar-se o leite no frigorífico, por isso está frio e água sendo à temperatura ambiente não está quente também.
Não creio que os primeiros crepes tenham usado maisena, até porque como digo aqui usava-se a farinha que restava do inverno.
Na wikipédia, não sendo uma página de referência, mas aparecem os ingredientes essenciais aqui onde não se inclui nem a maisena nem a água, que por sinal passei a usar porque acho que ficam mais leves.

Obrigado pela partilha, os blogs servem mesmo para facilitar a troca de opiniões.
:)

reidacasa disse...

Otima receita!!!destrui no 4 queijos e chocolate.com banana e sorcete sonho.de.valsa casou bem

Crepes disse...

A diferença da massa que fazemos, é que adicionamos água com gás e duas doses de vinho branco

uma goianinha disse...

Gostaria de saber onde consigo um rolo que nem o da imagem desse post para fazer panqueca. Grata (brunaangelina@yahoo.com.br)

Pão, Bolos e Cia. disse...

Olá, este da imagem vinha junto com a crepeira, o disco elétrico antiaderente de 30cm onde faço os crepes ou panquecas. Também se compram separados em lojas de artigos de cozinha ou na net, procurando em inglês "batter spreader" ou "wooden spreader".