quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

GRANOLA CASEIRA LIGHT

Geralmente o meu pequeno-almoço é uma taça de iogurte natural (do mar Cáspio) com flocos de cereais integrais e frutos secos, ou com fruta cortada.
Para mim estes são, literalmente, os cereais de pequeno-almoço. Dos industrializados apenas consumo os Corn Flakes sem açúcar adicionado e os Weetabix. Como prefiro os cereais estaladiços sirvo-os com iogurte.

E porquê fazer granola em casa quando se pode comprar das mais variadas marcas e sabores? A granola caseira é muito mais barata, por menos de quatro euros fazemos quase 1kg de granola, que dura algumas semanas. Outra vantagem, e esta será para mim a maior das vantagens, é conhecer os ingredientes e eliminar os açúcares adicionados. Os flocos de aveia usados, por exemplo, têm <1g de açúcares /100g.

Chamo a esta granola, Granola Light porque não incluo açúcares, sejam eles o açúcar branco, mascavado ou amarelo, mel, geleia de milho, xaropes de ácer ou de agave... A granola original inclui gordura e açúcar, esta pode ser mais insípida, mas de certeza que é mais saudável.

Se em tempos fazia uma calda de gordura derretida, óleo de coco, azeite ou manteiga de amendoim por exemplo, com mel ou xarope de agave para envolver nos cereais, já há muito que opto pelas misturas mais simples. E posso garantir que é uma questão de hábito, não é necessário qualquer elemento doce. E se este for mesmo imprescindível, pelo menos no início, para alguém, então pode adicionar passas de uvas ou figos ou tâmaras picadas, um fio de mel ao servir ou pequenos pedaços de chocolate negro com >80% de cacau.

Para que a granola agrade a todos, faço uma mistura base e depois cada um pode completar com outros ingredientes.
Ao servir poderá polvilhar com canela ou cacau em pó, com coco ralado, completar com sementes ou fruta fresca.

Fiz assim...

GRANOLA LIGHT


INGREDIENTES
200g de flocos integrais grossos de aveia
150g de flocos integrais de centeio
150g de flocos integrais de cevada
300g de frutos secos variados (noz, avelã, cajú, amêndoa...)

Para completar:
canela moída
cacau em pó
passas de uvas
corn flakes

PREPARAÇÃO
Espalhar os flocos num tabuleiro grande.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20min..
Durante esse tempo remexer os flocos para que dourem por igual.
Retirar os flocos para uma taça grande e dispor no tabuleiro os frutos secos.
Levar ao forno cerca de 10-15min., remexendo, até que fiquem crocantes.
Retirar, misturar com os flocos e deixar arrefecer.

Guardar em frasco ou caixa hermética.

Granola de aveia, centeio e cevada e frutos secos

 Granola de aveia e frutos secos (a mistura vai ao forno em simultâneo)

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Faço a granola quando tenho de usar o forno, assim poupa-se energia;
- Deixe os flocos ficarem bem dourados para permanecerem estaladiços durante mais tempo. Querendo-os ainda mais estaladiços envolva-os num fio de azeite antes de irem ao forno;
- Se optar pela canela ou cacau, gosto de a misturar no fim dos flocos frios ou apenas ao servir. Prefiro não levar ao forno os aromas;
- Se apenas usar flocos de aveia, estes assam mais rapidamente no forno que os restantes, pelo que pode misturar logo os frutos secos e levar tudo ao forno em simultâneo.

1 comentário:

  1. Já tínhamos falado sobre isso lá no blog, tal como tu também só consumo corn flakes e weetabix. E granola nunca falta aqui em casa. Ainda outro dia publiquei uma, e foi assim simples como essa. Por acaso na minha juntei um pouquinho de mel, só para adoçar um pouco uma vez que depois como com iogurte natural. Eu acho que as gorduras e os açúcares que por vezes juntam são perfeitamente dispensáveis, não fazem falta nenhuma. A minha está no fim, já só tenho para hoje por isso levo um pouquinho da tua! Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!