terça-feira, 19 de janeiro de 2021

BOLO DE ABÓBORA E COCO COM LEITE CONDENSADO

O confinamento tem destas coisas, a vontade de comer um bolinho junta-se à disponibilidade que parece ser maior, pelo menos ao fim de semana, e vai que não vai, surge um bolo.

Meia abóbora que sobrou de não ser assada no forno e uma lata de leite condensado que tinha aberto por descuido, há tempo, e que decidi verter para uma caixa plástica e congelar, foram o mote e que fizeram saltar a forma Wheat & Pumpkin Loaf Pan do armário.

O que fazer com a abóbora? Cozê-la? Se um dos bolos mais apreciados aqui em casa é o Bolo de cenoura com cobertura de chocolate de leite e este é feito com cenoura crua ralada, então porque não fazer o mesmo à abóbora. Quis juntar outro sabor à abóbora e o coco surgiu de imediato como opção, lembrei-me do doce de abóbora coco, um clássico, tal como o doce de abóbora com nozes, e esta última combinação ficará para outra oportunidade.

Resultou num bolo denso e húmido, ainda morno o aroma era muito intenso a abóbora; nos dias seguintes manteve-se fresco, com um miolo húmido, sobressaindo agora o sabor do coco.

Fiz assim...

BOLO DE ABÓBORA E COCO COM LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES

[para forma de 1,4 l]

300 g de abóbora manteiga descascada e cortada em cubos
3 ovos
100 ml de óleo
1 lata de leite condensado (370 g)
1 pitada de sal
50 g de coco
300 g de farinha de trigo T55
2 colheres (chá) de fermento em pó

açúcar em pó (decoração)

PREPARAÇÃO 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Preparar a forma: untar com manteiga amolecida e polvilhar com farinha ou passar desmoldante.

Picar a abóbora vel. 5/15 segundos.
Juntar os ovos, o óleo e o leite condensado. Bater vel. 6/20 segundos. Baixar a mistura que ficar nas paredes do coco e bater novamente vel. 6/20 segundos.
Acrescentar o coco, a farinha e o fermento e bater vel. 5-6/10 segundos.
Verter na forma e levar ao forno 50 minutos a 160ºC. Desligar o forno e manter mais 5 minutos.

Retirar do forno, deixar arrefecer 5 minutos na forma e só depois desenformar para uma grelha.
Polvilhar com açúcar em pó no fim de frio.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES

- Se a forma nao for de alumínio fundido, se não for uma forma grossa e pesada, como a que usei, então assar no forno a uma temperatura de 180ºC, cerca de 40 minutos;
- Casca de limão ou laranja pode ser usada para aromatizar o bolo. Para isso juntar a 2-3 tiras de casca de laranja, sem a parte branca, com a abóbora e triturar em simultâneo.;
- Para uma preparação manual triturar a abóbora em partes num processador de alimentos como o 1, 2, 3. Verter para uma taça e juntar os ingredientes líquidos e só depois os secos;
- Não querendo usar/não tendo leite condensado pode ser usado leite normal ou evaporado e açúcar (talvez 150 ml de leite e 200 g de açúcar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!