segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CUP CÍTRICO DE VERÃO

Verão, festas, bebidas frescas... chá gelado.

Na realidade o que preparei não é chá, é uma infusão. Vulgarmente chamamos chá a qualquer bebida quente obtida de ervas/frutos, como a camomila, tília, limão... estas bebidas são meras infusões ou tisanas.
O chá, esse, tem um estatuto próprio, também é uma infusão, mas uma infusão feita com as folhas da planta chá (Camelia sinensis). Dependendo da fermentação que estas folhas sofrem, resulta em produtos diferentes: chá branco, verde, preto e vermelho.
Todos os chás são infusões, mas nem todas as infusões são chás.

Rooibos (Aspalathus linearis) é uma planta de origem sul africana e embora a sua infusão seja também conhecida como "chá vermelho" (porque a sua infusão é avermelhada), não tem nada a ver com chá, nem na origem nem no sabor nem possuindo cafeína.

O rooibos que usei neste "chá gelado" é aromatizado, é a variedade Serengetti da it by jugais, para além de rooibos possui casca de limão e laranja, folhas de eucalipto, aroma de maracujá e limão. É óptimo. Costumo consumir muitos chás e infusões e raramente apenas rooibos. Gosto do rooibos aromatizado e esta variedade é a melhor que já experimentei.
Os aromas cítricos combinam muito bem com o rooibos e o ligeiro toque do eucalipto torna esta bebida ainda mais fresca no palato.

Claro que as infusões de rooibos se podem consumir quentes, aí usam-se concentrações menores porque o calor ajuda a difundir os aromas. Para "chás gelados" aumenta-se a dose da infusão porque o frio atenua o sabor e aroma.

Para uma situação de festa usei uma poncheira de vidro de 10l, embora a tenha enchido a 3/4, mas um jarro grande também pode ser usado.
É uma ótima alternativa aos refrigerantes e ice-teas de compra. Bastante mais saúdavel e barato. Muitas vezes esquecemos estas ideias.

Fiz assim...

CUP CÍTRICO DE VERÃO


INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de chá rooibos Serengetti - it by jugais
1l a ferver
5l de água fresca
16 adoçantes
rodelas de laranja/limão
folhas de lúcia-lima
gelo

PREPARAÇÃO
Colocar o chá rooibos num bule e verter 1l de água a ferver. Tapar.
Deixar em infusão 10min..
Juntar os adoçantes e mexer.

Coar num passador de rede para retirar o excesso e voltar a coar num passador forrado com um pequeno pano.

Verter a infusão numa poncheira e perfazer com a água fresca e gelo.
Decorar com as rodelas de citrinos e folhas de lúcia-lima.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez de distribuir as rodelas dos citrinos pelo "chá gelado", escolhi 3 taças plásticas com +/-10cm de diâmetro e enchi-as com água e com uma rodela de limão/laranja e folhas de 2 folhas de lúcia-lima. Levei ao congelador para ficar em gelo. Depois foi só colocar na poncheira;
- É importante coar através de um pano para que não fiquem resíduos que irão turvar a bebida, uma vez que o rooibos muitas vezes é triturado e aparece em pó;
- Da próxima vez que num café lhe apetecer um "chá de camomila" peça corretamente uma infusão de camomila ;)
- O café também é uma infusão, e a esta infusão chamamos... café. Café e chá são infusões com designações próprias.

4 comentários:

  1. Com este calor... que espetáculo, bem fresco que deve ter ficado com esse gelo.
    Vou experimentar esse rooibos.

    ResponderEliminar
  2. Oi Renato!

    Também gosto muito do Roiboos e por aqui onde moro é muito difundido. Ele é vendido tambem já aromatizado e o meu sabor preferido é o mais simples: baunilha. Mas gostei da sua opção para aromatizar em casa e usá-lo gelado. Muito bacana!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão divina e deliciosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!