segunda-feira, 6 de julho de 2015

SALADA DE VERÃO COM MOLHO COCKTAIL

Sem querer referir ingredientes em particular no título desta salada, verão é a tónica.
Quando o tempo aquece as saladas entram no prato de uma forma natural.
Não apetecem grandes cozinhados, apetecem ingredientes e combinações frescas.

Aqui em casa, geralmente servida ao jantar, nunca surgem duas Saladas de Verão iguais. Os ingredientes disponíveis no frigorífico ou na despensa e os apetites momentâneos ditam o tipo de salada.
Podem ser aproveitadas sobras de frango, que se desfia, ou de carne assada que se corta em cubos ou se fatia muito finamente.

Há uma base que geralmente não muda, folhas verdes e massa.
A proporção é decidida por cada um à mesa.
Se por vezes a mistura dos ingredientes é feita numa saladeira (ou prato grande para se verem bem os ingredientes), doutras vezes cada um prepara o prato à sua maneira, tornado-a do seu agrado [ora aqui está algo que se quer à mesa, agradar a todos ;)].
Cada um junta a quantidade de massa e molho (gosto do molho rosa tipo cocktail) que quiser, tal como se tivesse num restaurante de centro comercial.

Algumas sementes ou frutos secos contribuem com uma textura agradável na salada. Aliás, esta salada acaba por ter texturas muito diversas desde as folhas, cenoura e milho, massa, queijo, carnes frias...
O sumo de limão no molho e a raspa por cima da salada aumenta a frescura da salada.

Este tipo de saladas é muito prático, cada ingrediente pode ser preparado com antecedência, cortado ou lavado e bem escorrido (centrifugado) e mantido no frigorífico e à refeição é só combinar. Que ótima sugestão para os dias em que se vem da praia.

Fiz assim...

SALADA DE VERÃO COM MOLHO COCKTAIL


INGREDIENTES
Para 4 pessoas:
150g massa curta à escolha (na foto farfalle)
200g de mistura de folhas verdes (ver notas)
1 cenoura
2 fatias grossas de fiambre ou 4 fatias grossas de paio york (na foto metade de cada)
3 queijos frescos ou 3 fatias grossas de queijo flamengo ou 150g de mini mozzarela
4 colheres (sopa) milho doce cozido
10 tomates cherry, mini-cacho ou mini-chuchas
azeitonas
sementes (na foto sementes de girassol)
raspa de limão

Para o molho rosa ou cocktail:
3-4 colheres (sopa) de maionese, iogurte grego ou natural
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de orégãos secos
sumo de limão q.b.
sal fino q.b.
pimenta moída q.b.

PREPARAÇÃO
Cozer al dente a massa. Escorrer, passar por água fria e reservar.

Cortar a alface em juliana ou em pedaços pequenos à mão.
Descascar a cenoura e com o descascador continuar a cortar para obter tiras finas.
Cortar o fiambre e o queijo em cubos.
Cortar os tomates ao meio.

Se optar por juntar tudo num prato grande ou saladeira, colocar as folhas em baixo e dispor os restantes ingredientes em cima.
Colocar algumas colheres de molho e salpicar com as sementes e raspa de limão.

Servir acompanhado com taças individuais para a massa e molho. É preferível cada um juntar a massa que quiser, um pouco mais de molho e envolver tudo no prato.

Para o molho cocktail basta bater um pouco o iogurte ou maionese numa taça até que fique completamente lisa e juntar os restantes ingredientes.
A quantidade de sumo de limão depende da espessura de molho desejada. Não deve ficar nem muito espesso nem líquido.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para a base da salada pode ser usada mistura de: alface lisa, frisada, roxa, iceberg ou americana..., rúcula, chicória, agrião, espinafres, canónigos, radicchio... ou recorrer a misturas de saladas embaladas já lavadas;
- Para a base de massa podem ser usadas variedades curtas como: farfalle (laços), fusilli (espirais), penne rigate (tubular riscada de pontas enviesadas), macaroni (cotovelos), rigatonni (tubular de pontas direitas), conchiglie (conchas), orecchiette (orelhas)... de preferência com sulcos ou textura para que o molho ou tempero possa aderir;
- As sementes podem ser as mais variadas possíveis ou mesmo mistura delas, gosto nesta salada das de girassol e das de abóbora, são grandes e têm algo para trincar dando textura. Adoro usar frutos secos também como as nozes, amêndoas, avelãs... e algo mais doce como as passas, tâmaras ou alperces picados;
- Opções de outros ingredientes: ovo cozido, atum, delícias do mar, camarão, abacate e ananás (nesta salada gosto do enlatado porque contribui com agridoce) em pedaços, bagos de uva, maçã com casca em cubos...;
- Para o molho para além da maionese ou iogurte também pode ser usado o queijo fresco batido (tipo iogurte grego) e ervas finamente picadas, como o cebolinho, coentros, salsa ou outra. Em vez de sumo de limão pode ser usado o de laranja ou um pouco de whisky ou conhaque, típico no molho cocktail e algumas gotas de picante se o desejar.

2 comentários:

  1. Salada maravilhosa... com este calor é mesmo o que apetece!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!