sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PÊSSEGOS AMARELOS COM VINHO DO PORTO

Lembro-me do meu pai preparar pêssegos amarelos em vinho branco, num frasco que ficava alguns dias a tomar sabor.
A preparação era muito semelhante a esta que apresento, mais simples, apenas usava um bom vinho branco e açúcar.

Este dia de agosto traz-me recordações, irá trazer sempre, irá trazer sempre saudade... só quando vivenciamos é que nos apercebemos que as pessoas que nos tocam são eternas, e não há dia ou situação algumas em que não pensemos nelas, a toda a hora. Serão estes os nossos anjos-da-guarda?

Agosto lembra-me o meu pai, lembra-me o verão, lembra-me o sol. Verão combina com pêssegos, também eles cheios de cor, sabor e aroma.
Celebrem o verão e a harmonia!

Estes pêssegos serão um ótimo terminus de almoço ou jantar, com papel duplo de sobremesa e digestivo.
Para uns pêssegos com uma calda mais elabora podem também fazer os Pêssegos em calda. De qualquer das formas usar sempre pêssegos maduros, doces, de polpa firme e de preferência biológicos, como estes que foram de produção própria.

Fiz assim...

PÊSSEGOS AMARELOS COM VINHO DO PORTO


INGREDIENTES
4 pêssegos amarelos
2 folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
200 ml de vinho do porto branco
1 anis-estrelado

PREPARAÇÃO
Escaldar os pêssegos e pelar.
Cortar ao meio, retirar o caroço, fatiar e cortar em cubos.
Picar a hortelã finamente e envolver nos pêssegos.

Numa taça dissolver o açúcar no vinho do porto.

Colocar os pêssegos num frasco de compota esterilizado e a estrela de anis.
Verter a mistura de açúcar e vinho do porto até encher. Se for preciso acrescentar um pouco mais de vinho do porto.

Guardar no frigorífico algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.

Servir os pêssegos numa taça com alguma calda.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Usar pêssegos maduros mas bem firmes;
- Estes pêssegos conservam-se no frigorífico alguns dias, mas não mais de 1 semana;
- Se sobrar alguma calda poderá servi-la como "licor" de pêssego ou um aperitivo em pequenos copos.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Não se vai arrepender, experimente e depois conte como ficou ;)

      Eliminar
  2. Pêssegos..... não me fales de pêssegos. Lá em casa ABUNDAM (já deves imaginar), estão por todo o lado. eheheh
    Mas esta receita tem o eu "Q" de interessante! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!

    Gostei muito das suas receitas! O blog está excelente, muito completo.
    Gostaria que consultasse o meu website - Tudo Sobre Bolo que estou a começar a criar e sugerir uma troca de links.
    Boa continuação.

    Cumprimentos,
    Joel Rodrigues

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!