segunda-feira, 2 de junho de 2008

PÃO OUTBACK NA MFP (OUTBACK STYLE BREAD - BREADMACHINE)

Experimentei fazer o famoso pão "Outback Bread" na versão MFP em vez de assar no forno convencional. Resultou muito bem, mesmo sem conhecer a versão original.

Outback Steakhouse é uma cadeia australiana de restaurantes, fundada em 1988 (Florida) e possui 750 restaurantes espalhados pelo mundo (em Portugal não há, no Brasil há vários). Para além de carne tem muitas outras especialidades que vão das pastas ao peixe, passando pelas saladas, molhos e pão. Esta receita é um dos pães servidos.


Encontrei várias versões que dizem ser iguais à original, recolhi de todas os ingredientes principais e indico as variações. Algumas receitas não incluiam a farinha de centeio, apenas de trigo integral, bem como o café. Em todas elas o pão é escuro (as fotos foram tiradas com flash daí terem ficado claras), levemente adocicado e tendido em pequenos cacetes largos. A minha versão do Outback Bread foi feita na MFP. Se este pão não for igual ao servido nos restaurantes da cedeia, é um bom pão com certeza.

Fiz assim...

INGREDIENTES
320ml de água morna
corante castanho
20-25g de fermento padeiro biológico fresco ou 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
100g de melaço escuro
350g de farinha de trigo
200g de farinha de trigo integral
200g de farinha de centeio (ou + 200g de farinha integral)
1 colher (sopa) de glúten de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de café solúvel (opcional)
3 colheres (sopa) de mel ou de açúcar mascavado escuro ou 1.5 colher de cada
1 colher (chá) de sal


PREPARAÇÃO
Pela ordem indicada nos ingredientes coloquei na forma da MFP, seleccionei o programa "Sandes", tamanho de pão "II" e cor clara (porque gosto de côdea fina e clara, mas pode ser alterado).
1h antes de acabar, como a massa tinha crescido muito, com a espátula de silicone, junto às bordas da forma acamei um pouco a massa, não mexi no centro desta, foi só nas laterais, para que a massa mantivesse uma forma arredondada.
Desenformei e deixei arrefecer numa grelha. Cortei ainda morno, porque não aguentei a espera!

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não tendo corante castanho, este pode ser obtido pela mistura de corante vermelho, azul e amarelo, na proporção de 3:2:1 respectivamente (por exemplo 3 gotas de vermelho, 2 de azul e 1 de amarelo, ou múltiplos);
- Não tinha melaço e usei a mesma quantidade de xarope de milho (que é dourado e tem a mesma consistência) com uma colher de sopa de malte de cevada (para escurecer); usei o açúcar mascavado, porque quem iria comer o pão não gosta de mel; não usei os corantes; seleccionei côdea clara na MFP. Por estes motivos o pão ficou escuro mas não tanto como o original.

2 comentários:

  1. Um pãozinho assim vem sempre a calhar, passa no meu blog tenho lá um mimo para ti, ;)

    ResponderEliminar
  2. Um pão que eu desconhecia e afinal até é famoso... Mais uma receita integral para a minha futura MFP :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!