segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PÃO DE QUEIJO DE SINGAPURA

Mantive o nome desta sugestão que veio substituir as receitas de pão de queijo que eu fazia. Bem podia ser chamada de Pão de queijo ultrarrápido ou ultraprático.

Adoro pão de queijo, aliás aqui em casa todos adoram. Sempre que os faço não duram para contar história, nem sei se endureceriam porque nunca chegaram ao dia seguinte.

Há muito anos, era a minha avó que trazia do Brasil os preparados instantâneos da Hikari e da Yoki. Quando acabavam e até á nova remessa eram feitos com polvilho. Entretanto começaram a aparecer por cá, já moldados e congelados, bastava levar ao forno. Agora encontram-se relativamente fácil os preparados instantâneos.
Sempre que eram feitos de raiz envolviam: polvilho doce, azedo, ovos inteiros, óleo, escaldar, deixar arrefecer... versões com leite a ferver ou com natas, na batedeira... mesmo a versão de liquidificador, mais prática para encher forminhas, não bate esta sugestão.

Esta receita do Mais Você que eu redescobri no Dia de Domingas que por sua vez viu no Pecado da Gula, é um sucesso. Eu já tinha passado pela receita no Mais Você mas achei que seria mais uma, e pela falta nesta receita de alguns dos ingredientes típicos do pão de queijo, como o óleo e os ovos inteiros, não deveria ficar bem. Até porque já testei outras versões milagrosas do site e não fiquei convencido. Enganei-me nesta, ainda bem que a Andrea o fez.
É rápida, light e muito saborosa. Não sei se terei coragem de voltar à receita e método tradicionais, para quê?

Para os amantes do pão de queijo, fica a sugestão, não deixem de experimentar. A superfície fica seca e o interior com grandes abertura e de textura elástica.

Fiz assim...

PÃO DE QUEIJO DE SINGAPURA


INGREDIENTES
125g de polvilho doce
200g de queijo creme (tipo Philadelphia)
1 gema
100g de queijo ralado (parmesão ou mistura de queijos)
sal q.b.

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180°C.
Numa tigela misturar todos os ingredientes rapidamente até obter uma bola homogénea.
Moldar pequenas bolas do tamanho de uma noz e dispor num tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel vegetal.
Levar ao forno a 180ºC, cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados.
Rende cerca de 28 pequenos pães.

 
 

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Dependendo do gosto de cada um, o tipo de queijo usado pode variar. Para sabores mais fortes usar uma parte de queijo da ilha, para sabor mais neutro juntar um pouco de mozzarella ralada. O queijo emmental ou o nosso limiano ou flamengo também servem muito bem;
- Ótimo para usar os pedaços de queijo seco que se vão guardando no frigorífico. Apenas há que ter cuidado ao ralar porque são muito duros;
- Se for de compra preferir queijo finamente ralado ou em pó em vez de queijo ralado em tiras. Mas mesmo assim este pode ser triturado rapidamente com um pouco do polvilho para que não faça bola no triturador.

10 comentários:

  1. Por acaso também vi esta receita e ontem, a falar com um amigo brasileiro, ele disse-me que o segredo do pão de queijo é ele ficar molinho no dia seguinte a ser feito :)

    ResponderEliminar
  2. Não te posso garantir que fiquem moles no dia seguinte, porque como sei que gostas de queijo de certo que desaparecerão no dia ;)
    Mas sim, o interior é macio, húmido e elástico.

    ResponderEliminar
  3. Bem tenho 2 pacotes de polvilho em casa, um doce e um azedo. Mas realmete sempre que olho para eles, lembro-me da trabalheira que dá a fazer e desisto! com esta receita a coisa muda de figura....Também da para usar o azedo??

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não faço ideia o que é polvinho doce, onde posso encontrar?

    Obrigada,

    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Filipa - Polvilho doce é fécula de mandioca. (O polvilho azedo é polvilho doce fermentado) Encontra à venda nos supermercados como o continente, intermarché ou pingo doce.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que pode usar polvilho azedo também. Minha tia eh do Brasil, de Minas Gerais e usava, fica bem cremoso por dentro e bem crocante por fora. Assim que tiver um tempinho, vou fazer essa receita em um forno de barro, para deixar bem dourado.

    ResponderEliminar
  7. Como misturo tudo?Com uma simples colher ou outro utensílio/aparelho?

    ResponderEliminar
  8. Acabei por mexer com as mãozinhas, estão óptimos, obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Débora - Pois, já percebi que já fez e que correu bem :)
    Basta juntar todos os ingredientes com uma colher de pau ou se quiser numa batedeira, mas como não é preciso amassar, com a colher é suficiente.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!