sábado, 21 de junho de 2008

ALMÔNDEGAS EM TOMATE

Por diversas vezes comprámos almôndegas frescas embaladas. Por diversas vezes me desiludi com as almôndegas frescas embaladas. O facto de estarem prontas e temperadas levaram-nos a ter esse impulso de compra, mas só se eu não puder conter esse impulso é que as voltarei a comprar.

Não que desconfi dos ingredientes.
Não sou daqueles que não come alguma coisa apenas porque pode ter a suspeita de, ou não sabe o que é, ou não sabe como foi feito. O facto de não gostar das almôndegas frescas embaladas deve ter a ver com os temperos que lá põem. No fim de feitas não me sabem a carne, e as almôndegas embora pareçam comida para esquisitóides e finórios são feitas de carne, carne picada é certo, mas carne, e carne é másculo, viril, não sei se estão a ver.

Enfim, fazer almôndegas em casa é do mais simples que existe. Compro a carne picada ao quilo, se não me agrada a picada peço para picar na hora, e compro sempre 2kg, não sei bem porquê. Posso não fazer almôndegas dela toda, mas o resto fica para hamburgueres ou carne à bolonhesa...
Quando a compro para a preparar como carne picada, uso a panela de pressão e depois de retirar o que preciso, congelo o resto, em sacos ou caixas - várias refeições ficam logo prontas.

Nestas almôndegas segui algumas das indicações do Jamie Oliver, na sua "Cozinha com", pg. 132. Preparei almôndegas para esta refeição e congelei as restantes. Uma refeição de almôndegas de 2 em 2 meses é suficiente.

Acompanhei com arroz branco, folhas de rúcula não temperadas e com "Pão sabor a Índia", pois achei que os aromas combinavam muito bem.


Fiz assim...

INGREDIENTES
1kg de carne de vaca picada
1 cebola picada finamente
1 dente de alho picado finamente
1 ovo (ou só a gema)
3 colheres (sopa) de pão ralado
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de orégãos secos
1 colher (sopa) de rosmaninho ou alecrim picado
1 pitada de cominhos moídos
1/2 colher (sopa) de sementes de coentros secas moídas
1 colher (sopa) de pimentão doce moído
pimenta preta moída q. b.
sal q. b.

Opcional
1 colher (sopa) de mortarda de Dijon
4 colheres (sopa) de queijo ralado

Para o molho
1 lata grande tomate pelado
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de whisky
folhas de manjericão fresco
sal e pimenta q. b.
mozzarela ralada


PREPARAÇÃO
Numa tigela grande colocar a carne e no centro todos os ingredientes mencionados. Misturar bem e amassar à mão até formar uma bola homogénea.

De seguida com as mãos levemente molhadas, retirar pedaços da carne e moldar as almôndegas. Ter o cuidado de que todas as almôndegas fiquem com o mesmo tamanho. Colocá-las num tabuleiro polvilhado com pão ralado.

Aquecer algum azeite numa caçarola e fritar as almôndegas até que fiquem louras de todos os lados. No fim de louras juntar o tomate pelado escorrido partido em cubos, o açúcar e o whisky. Deixar fervilhar para engrossar.
Retificar de temperos. Salpicar com folhas de manjericão fresco e queijo ralado.

Servir quente.

Rende 35 almôndegas +/-.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As restantes almôndegas que não forem usadas na refeição são levadas num tabuleiro ao congelador durante 2-3h no mínimo. Depois de congeladas colocam-se num saco plástico. Assim já não se colarão;
- Cuidado ao fritar as almôndegas. Só devem ser viradas quando louras para evitar desfazerem-se;
- Não rejeitar os talos do manjericão, estes podem ser congelados e usados para aromatizar um outro molho de tomate, p.e..

6 comentários:

  1. Só comi almondegas uma vez. Ainda andava no primeiro ciclo. A minha mãe nunca fez e eu levei o mesmo caminho. Mas é um sabor que guardo porque gostei bastante. Tenho que experimentar fazer :)

    ResponderEliminar
  2. também prefiro comprar a carne moída na altura e preparar as almôndegas em casa.
    as tuas ficaram óptimas.

    ResponderEliminar
  3. Meu pai ama almôndegas ao molho de tomates.
    Sempre que vai ao açougue procura trazer carne moída para mamãe preparar esta gostosura.
    Bom final de semana e sucessos na cozinha!
    Gostei muito de conhecer teu espaço e arte na cozinha.
    Voltarei mais vezes.

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bem? Obrigada pelo comentário lá no meu cantinho. Sobre os docinhos, esse "ameixas conquistadores" me deixou com água na boca, pois adoro ameixa. Manda a receitinha pra mim, please.

    ResponderEliminar
  5. hummmm, parece estar delicioso.
    Fernanda
    http://mamaocomacucar.sampasite.com

    ResponderEliminar
  6. OLa colega, fiz ontem á noite essas almondegas , ficaram otimas , vou fazer seus pães , e tiro umas fotos pra vc ver ok ^.^

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!