terça-feira, 3 de junho de 2008

CAIPIRINHA

Pois, esta receita não tem nada de especial, todos a fazem, é apenas uma sugestão de acompanhamento do Bobó de Camarão.

Brasileira, agri-doce, refrescante, causadora de boa disposição, é assim a caipirinha. Seja de dia ou à noite, de verão ou de inverno, caipirinha é sempre caipirinha. E agora que o calor chegou novamente...

Uma tarde de calor (mas à sombra) com uma cairipinha e uns aperitivos salgados, tremoços e/ou pevides e uns amigos, é uma tarde bem passada.
Agora já percebemos a origem da alegria contagiante, boa disposição, descontração e sorriso nos lábios dos brasileiros, estarão a pensar numa caipirinha?

Há versões da caipirinha: a caipiríssima com rum, a caipiroska com vodka, o caipirão com Licor Beirão (dica da Ameixa Seca), mas caipirinha é mesmo com cachaça, aguardente de cana-de-açúcar.
Como tinha algumas limas a ficarem maduras de mais, resolvi o problema, fazendo umas caipirinhas.

E se até aqui tínhamos (ou não) de picar o gelo, agora já há sacos de gelo picado. A portuguesa Silvex já tinha sacos para cubos de gelo convencionais, depois lançou os sacos de palitos de gelo (para passarem no gargalo das garrafas), depois o gelo para whisky, em cubos grandes, e agora o gelo picado, uuuuuuuuu! Estes sacos de Gelo Picado são "Produto do Ano eleito pelos consumidores - Grande prémio de Marketing e Inovação 2008". Já não há desculpas para o gelo picado, no congelador pode estar sempre um saco feito para os imprevistos (1 saco dá gelo para 2 caipirinhas, mas convém ter mais do que um saco).

(Foto http://www.silvex.pt/main_emcasa.php?id=2&p=2)

Fiz assim...

INGREDIENTES
para cada caipirinha
1 lima cortada em 8
2 colheres (sopa) de açúcar branco, amarelo ou mascavado (depende do apreciador)
1dl de aguardente de cana
gelo picado q.b.

PREPARAÇÃO
Num almofariz esmagar a lima com o pilão.
Acrescentar o açúcar e macerar mais um pouco.
Juntar a aguardente de cana e mexer.
Colocar a 2/3, gelo picado, num copo baixo, grosso e largo (tipo whisky). Verter a mistura anterior sobre o gelo.

Servir com 2 palhinhas largas e curtas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A quantidade de açúcar pode ser ajustada consoante os gostos, bem como o tipo de açúcar;
- Quando se esmaga a lima com o pilão o interesse é extrair o sumo da polpa, não é esmagar a casca pois ficará um sabor amargo;
- Os movimentos com as palhinhas ajudam a ir envolvendo o gelo na cachaça.

6 comentários:

  1. Desde que comprei a bimby, tenho feito algumas caipirinhas porque adoro, e já fiz tb um granizado de champanhe rosé que é divinal, qualquer dia ponho, gostei da apresentação e como sempre do detalhe em explicar como tudo se processa, ;)

    ResponderEliminar
  2. Com um bocadinho de licor beirão e tenho uma das minhas bebidas favoritas. Caipirão :)

    ResponderEliminar
  3. Assim que o calor começa a ameaçar aqui em casa é oficialmente aberta a época dos churrascos e caipirinhas.

    Muito uteis as dicas

    :-)

    ResponderEliminar
  4. Bem... só posso dizer q É a minha bebida FAVORITA!!

    Inventem... em vez de limas ponham morangos, laranja/tangerina, ananas, maracuja, kiwi, pessegos... todo o tipo de fruta q "deite" algum sumo...

    Até já provei com uvas... é +-!

    Mas tenho que me render à minha ignorancia.... Não sabia q existiam pacotes para fazer gelo picado!! se soubesse nem tinha comprado a minha picadora de gelo... Obrigada silvex

    Enfim...irão ser muito +úteis nas ferias e festas fora de casa! ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cara, sou brasileiro e vc cometeu um erro ao fazer a caipirinha. antes de cortar o limão /lima, vc deve descascar ele, deixar so a parte branca da casca, com isso, voce evita que ele fique amargo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Visconde, sempre fiz caipirinha mantendo a casca da lima e nunca ficou amargo. Por outro lado, ao esmagar/macerar a casca são quebradas as vesículas de óleo que os citrinos possuem na exoderme (vidrado da casca) e fica muito mais aromático. Aliás, tenho família no Brasil e fazem aí como eu fiz aqui, e é esta também a indicação que vem no rórulo da garrafa de cachaça 51.

    Obrigado pela visita e pela crítica.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!