terça-feira, 10 de junho de 2008

CHAO-MIN DE LULAS

De vez em quando apetece um aroma mais oriental. É rápido e prático.

Com a mesma base faço Chao-min de frango, porco, gambas... desta vez coube às lulas o desempenho do seu papel.

É uma receita versátil pois para além de se poder alterar o ingrediente principal - o rei da festa, por assim dizer - podem-se alterar também os vegetais para ir de encontro aquilo que se tem no frigorífico ou usar uma mistura congelada de vegetais para comida chinesa. Mesmo que se use esta mistura congelada acabo por acrescentar outros vegetais como os rebentos de soja, as espiguinhas de milho, cenoura, pois essa mistura é pobre nalguns, sendo uma boa base.
As quantidades indicadas são meramente de referência, podem ser alteradas em função do número de pessoas ou ingredientes disponíveis.

Para entrada podem ser servidos uns crepes chineses congelados e depois fritos, servidos com molho agri-doce ou de soja, e hóstias de camarão.

A acompanhar pode-se comer pão chinês, cozido no vapor e para beber, chá verde com jasmim é o ideal, ajuda a digestão e é muito aromático.

Pode-se terminar esta refeição oriental com gelado frito que também já se encontra à venda congelado.

Fiz assim...

CHAO-MIN DE LULAS


INGREDIENTES
250g de noodles (massa chinesa com ovo)
500g de lulas limpas e cortadas em rodelas com 1,5cm (incluem-se também os tentáculos)
2 + 2 colheres (sopa) de óleo de sésamo
1 malagueta ou molho picante a gosto
400g de vegetais cortados (cenoura, pimento vermelho e/ou verde, rebentos de soja, bambu, ervilhas, ervilhas de quebrar, cogumelos pretos chineses, cebola, espiguinhas de milho)
2-3 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de sementes de sésamo (opcional)
sal q.b.
pimenta q.b.

PREPARAÇÃO
Coze-se numa panela o massa chinesa, quando al dente, escorre-se e reserva-se num prato.
Cortam-se os vegetais, nomeadamente a cenoura, a cebola e os pimentos, em lascas de quadrangulares (2x2cm) ou em losangulares.
Aquece-se bem o wok e colocam-se as lulas para que percam a humidade. Assim que se formar caldo no fundo do wok, retira-se este com uma concha para o tacho onde se cozeu a massa e reserva-se. Quando secas, colocam-se para a borda do wok e acrescenta-se um pouco do óleo de sésamo, aquece-se e fritam-se ligeiramente as lulas e a malagueta. Retiram-se para o tacho anterior.
Continua-se com o wok ao lume e acrescenta-se agora mais um pouco de óleo se sésamo e salteiam-se os vegetais. Quando salteados, acrescenta-se um pouco do caldo das lulas, ou se necessário água quente. Deixa-se cozer um pouco. Acrescenta-se o molho de soja, envolve-se e prova-se de sal e pimenta (se for necessário acrescenta-se). Acrescentam-se as lulas e alguma água quente e deixa-se fervilhar um pouco. Envolve-se a massa.
Serve-se bem quente, salpicado com sementes de sésamo (opcional) e acompanhado por um arroz Chao-chao (arroz branco solto e no fim de feito acrescentam-se ervilhas cozidas, fiambre em cubinhos pequenos e ovo mexido bem cortadinho também).

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Produtos orientais alimentares, que não se encontram facilmente nos supermercados podem ser comprados no Exotic Asia Market à entrada de Lisboa, o que não é o caso dos ingredientes desta receita, que existem em qualquer lado;
- A mistura de vegetais chineses, congelada, existe em muitos supermercados, algumas com a marca do próprio, usei a do LIDL;
- Podem ser usados brócolos cozidos, em raminhos pequenos, mas não desfeitos, pois ainda vão acabar de cozer com os restantes vegetais, ou então ser envolvidos apenas no final.

5 comentários:

  1. Adoro comida chinesa mas, depois de ver algumas imagens suspeitas, nunca mais fui a restaurantes chineses. Só mesmo fazendo em casa... e quem não vive em Lisboa (nem perto) tem que se contentar com o que se encontra nos supermercados ;) Ficou com óptimo aspecto...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, embora nalguns locais encontremos lojas que têm uma seccção oriental. Isso aconteceu por aqui, havia uma variedade grande, agora a secção "made in china" englobou a seccção alimentar e só restou mesmo uma prateleira. Já nem congelados há.
    Quando se vai a Lx é uma oportunidade passar por lá (fecha às 19h).
    Contudo nesta receita, os ingredientes são os básicos, encontram-se em qualquer hipermercado.

    ResponderEliminar
  3. Pois é... para quem nao vive na capital é um pouco problemático. Mas tens razão... com os ingredientes sugeridos encontra-se em qualquer supermercado ;) ainda bem.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de comida chinesa. Adorei a receita :-)

    ResponderEliminar
  5. ado..amo a cozinha chinesa...amei êsse seu prato!!maravilhoso....

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!