sexta-feira, 27 de junho de 2008

MOLHO (DE FEIJÃO VERDE) PARA TORTELLINI OU OUTRAS MASSAS

Quando o tempo é curto, tudo tem solução, menos deixar de comer.
As massas frescas com ovo encontram-se agora em muito supermercados, junto aos refrigerados, são de boa qualidade. Para além das simples também as há recheadas, como os tortelli, tortelloni, tortellini, raviolis, pelmeni, pierogi... Recheadas com carne, com queijo, com queijo e espinafre, com bacon, fiambre...

São práticas de cozinhar, não tanto de as fazer, basta cozê-las em água e sal, como se de esparguete se tratasse, escorrê-las e cobri-las com um molho.

Também há frascos com molhos já prontos. Coze-se a massa, 5min., aquece-se o molho no microondas, 3min. e já está, refeição pronta em 5min..
Para além dos molhos clássicos: bolonhesa, carbonara, pesto, já feitos pode-se sempre criar um molho em 10-15min., ou transformar um destes comprados, acrescentando alguns vegetais frescos.

A sugestão de hoje são 4 molhos com a mesma base. O queijo cheddar dá uma corzinha alaranjada, bonita, ao molho. O de feijão verde fica delicioso e o de brócolos com requeijão ainda mais delicioso e cremoso. Estes legumes triturados são também uma forma de os introduzirmos, disfarçados, na dieta dos mais pequenos. Que o diga o Rê, que para além de ter comido os tortellinis dele, quando a mãe se levantou, comeu os dela também. Foi uma risota quando chegou...

Podem também seguir a sugestão da Ameixa seca no Canela moída.

Fiz assim...

MOLHO (DE FEIJÃO VERDE) PARA TORTELLINI

(Tortellini com molho de feijão verde)

INGREDIENTES
1 embalagem de massa tortellini fresca (500g) - usei do Lidl recheada com carne
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
leite q.b.
2 fatias de queijo cheddar - usei 2 fatias de queijo fundido (cor de laranja) para tostas do Lidl
pitada de noz moscada
pitada de pimenta
sal q.b.

Opções
caril e leite de coco
feijão verde
brócolos e requeijão

Para enfeitar
queijo ralado
manjericão

PREPARAÇÃO
Molho base
Fazer um molho branco, levando numa caçarola, a manteiga, a derreter. Junta-se a farinha e mexe-se para absorver a gordura. Acrescenta-se leite (quente ainda é mais rápido) e vai-se mexendo sempre. Podem ficar alguns grânulos, mas assim que começar a secar eles desaparecem (se não desaparecerem temos sempre a varinha mágica). Vai-se juntando leite até obtermos o ponto desejado que não deverá ser muito espesso.
Acrescenta-se o queijo e os temperos.
Pode ser usado este molho assim, ou...

Molho de caril
Junta-se à base anterior 1 colher (sopa) de caril. Para que este molho fique ainda mais rico e aromatizado, parte do leite que foi usado na base pode-se substituir por leite de coco.

Molho de Feijão verde
Coze-se um bom punhado de feijão verde em água e sal. Assim que estiver macio, escorre-se a água quase toda (fica só o fundo) e tritura-se com a varinha mágica obtendo um puré. Junta-se este puré à base do molho feita previamente.

Molho de Brócolos
Fazer o mesmo que para o feijão verde. Na molho base pode-se substituir o queijo cheddar por requeijão desfeito.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Ao escorrer o feijão verde/brócolos reserva-se um pouco da água que pode ser precisa se o molho ficar muito espesso.

2 comentários:

  1. Ehhh pahh. Obrigadissima pela referência :) Eu gostei muito das tuas versões verdes (bróculos e feijão verde) Hei-de experimentar com certeza. São muito boas estas massinhas ;)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!