domingo, 30 de agosto de 2009

GELADO CREMOSO DE PÊSSEGO/NECTARINA

Com a chegada de fruta abundante há que a comer simples, usar em diferentes utilizações gastronómicas incluindo as conservas e compotas.

Este gelado muito saboroso e cremoso usou algumas das muitas nectarinas que tinha. O aroma e sabor são óptimos. A sugestão vem do Dia de Domingas que adaptou a receita.

Sabe mesmo a pêssego pela quantidade de fruta que inclui. Tem natas, mas os gelados de compra também as têm e muito mais. As natas podem ser substituídas por iogurte escorrido (tipo grego) mas a textura não ficará tão cremosa.

Fiz assim...

GELADO CREMOSO DE PÊSSEGO/NECTARINA


INGREDIENTES
8 pêssegos/nectarinas pequenos
240g de açúcar amarelo ou mascavado claro
1 colher (sopa) de sumo de limão
3 ovos
320ml de leite
400ml de natas
1 colher (chá) de extracto de baunilha
2 colheres (sopa) de licor de laranja

PREPARAÇÃO
Lavar, descaroçar e picar os pêssegos. Colocar numa taça com 1/3 do açúcar e o sumo de limão. Manter no frigorífico ou mesmo congelador.

Numa caçarola bater os ovos com a vara de arames até espumar. Juntar os restantes ingredientes e levar ao lume deixando engrossar sensivelmente 25min., ou até cobrir as costas da colher de pau. Deixar arrefecer e manter no frigorífico.

Depois do creme estar bem fresco, colocar na taça da sorveteira, previamente refrigerada, o creme e os pêssegos e prosseguir conforme as indicações desta.

Retirar o gelado, colocar em caixa plástica e levar ao congelador 2-4h antes de servir. Pode continuar congelado e antes de servir, noutro dia, retirar 10min. antes ou levar ao microondas uns minutos numa potência baixa ou a descongelar.

Servir em taças, apenas com fatias de fruta ou com o topping à escolha.

Rende mais de 1l, mas coube na sorveteira de 1l.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A receita original pede quantidades iguais de leite e natas (360ml), mas como os pacotes de nata UHT normais têm 200ml, dá jeito usar 400ml de natas e apenas 300/320ml de leite;
- Em vez de pêssegos pode ser usado outra fruta e incluir outros aromas, como a banana e canela, o pêssego e cardomomo, a maça hortelã ou menta...

11 comentários:

  1. Excelente gelado e óptimo apar adaptar a várias frutas :*

    ResponderEliminar
  2. Adorei!
    Ficou maravilhoso o gelado... Com um aspecto super cremoso!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Realmente a fruta abunda e temos de desfrutá-la ao máximo. Mais uma sugestão deliciosa :-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  4. Renato,
    Parabéns pelo resultado! Ficou lindíssimo o seu gelado! Vou usar a sua dica de bater as gemas antes para amenizar o gosto de ovo! Idéia que nunca me ocorreria! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. E é mesmo cremoso. Tal como eu adoro esses gelados!!!!! Ficou com um aspecto super apetecivel.

    ResponderEliminar
  6. Já tinha saudades dos geladinhos...
    adoroooooooo.
    Este dia estar divinal....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro, adoro, adoro!

    Este blog tem sempre receitas e sugestões fantásticas. Todo o santo dia eu venho aqui, embora saiba que nem todos os dias tem tempo de nos mimar.

    ResponderEliminar
  8. Paulo,
    Como não tenho sorveteira, posso colocar na taça da batedeira e com as varas de bolos misturar os ingredientes e depois levar ao congelador?
    Abraço
    Filipe

    ResponderEliminar
  9. Filipe - No fim de cortares dos pêssegos em cubos e misturar com o açúcar, congelas. Bates os creme e levas ao frigorífico para arrefecer. Juntas tudo e levas ao congelador, mexendo de hora em hora +/- até ficar preso, depois deixas congelar.
    :)

    ResponderEliminar
  10. humq ue bom que esta esse geladinho,.
    uma bel aideia sim senhora.
    beijocas

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!