segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BOLACHAS - RECEITA BASE

Estas bolachas ficam crocantes, fechadas numa lata durante várias semanas, pois nos ingredientes não se inclui leite ou água.
Não são bolachas areadas nem esponjosas, ficam com textura densa.
São mais saborosas se a massa for esticada fina, com 3mm, mas se for esticada com 4-5mm, ficam um pouco mais duras, mas muito saborosas, crocantes e estaladiças.

A receita é prática porque serve para bolachas de aromas e sabores variados: limão, laranja, baunilha, canela, chá verde matcha, chocolate...
A massa é fácil de esticar com o rolo e de cortar com diferentes corta-massas.

É a receita que uso para fazer bolachas com o Rê, pois não precisa de grandes trabalhos e ele pode mesmo por a mão na massa e cortar como quer. Para além disso como são duras e com a superfície lisa, permite que passem depois para o atelier de pintura, onde com canetas de tinta alimentar, ele pode dar asas à sua imaginação e pintá-las. É um entretimentos total, com direito a degustação.

Podem ser cobertas também com glacê branco (açúcar em pó e sumo de limão até formar uma pasta lisa) ou com covaspate ou outra passa de açúcar branca ou colorida, simples ou com aplicação de pepitas coloridas ou algumas pinturas.

Para bolachas simples mas mais doces, ver por exemplo as Bolachas de Canela para o Pai Natal, com igual proporção de farinha e açúcar e para a receita tradicional de bolachas de manteiga, ver as Manteigas, com igual proporção de manteiga e açúcar.

Fiz assim...

BOLACHAS - RECEITA BASE


INGREDIENTES
100g de margarina
170g de açúcar
2 ovos
raspa de 1 limão
500g farinha de trigo

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 230ºC.

Numa tigela amolecer a margarina no microondas. Juntar o açúcar e bater bem com a vara de arames. Adicionar os ovos e bater bem até espumar.
Acrescentar a raspa de limão e a farinha e mexer com a colher pau até formar uma bola homogénea.

Separar 1/3 da massa e esticar na pedra enfarinhada, com o rolo da massa, com uma espessura de 4mm. Usar os corta-massas preferidos.
Esticar a restante massa e proceder da mesma forma.
Levar a assar num tabuleiro anti-aderente, ou sobre papel vegetal ou tapete de silicone, em forno a 200ºC, durante uns minutos, até as bordas começarem a dourar.


Deixar arrefecer e decorar como desejado.


Marcadores de tinta comestível e cortadores 3D

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em qualquer massa de bolachas onde a manteiga é o ingrediente de união da farinha, o forno deve estar bem quente, pois se não a manteiga derrete a as bolachas alargam;
- Embora a massa já leve limão, se quisermos bolachas de limão terá de se juntar raspa de 2-3 limões ou equivalente em essência;
- É normal que a massa fique boa para trabalhar com o rolo, mas se estiver muito dura (às vezes diferentes farinhas absorvem de forma diferente os líquidos) juntar 1-2 colheres (sopa) de leite ou sumo de limão;
- Se usar cortadores metálicos no final de os usar lavá-los com água quente e detergente, colocá-los num tabuleiro e aproveitar o forno ainda quente para que sequem e depois não enferrujem.

17 comentários:

  1. ficaram tao giras as bolachas!!! até eu ía gostar de pintar eheh
    é uma diversão!! beijos

    ResponderEliminar
  2. Ai que máximo! Os carrinhos coloridos então, estão uma graça, parece que foram coloridos com lapis de cor.

    Mostra lá os cortantes. Compraste-os onde? Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que bolacinhas ao giras e apetitosas :)
    ADOREI!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. É esta a receita de bolachas que costumo fazer quando não quero perder tempo e quando quero umas bolachas saborosas. São exactamente estes os ingredientes que uso e saem sempre umas belas bolachas, fáceis de fazer e que duram bastante tempo. Publiquei-as como bolachas sorrisos e estas tuas fazem mesmo sorrir :)

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de boachas, adorei o cortador mas especialmente a decoração do Rê...boas para ofertas estas hein? :*

    ResponderEliminar
  6. Ficaram muito giras. São excelentes para pôr os meus mini cozinheiros a trabalhar!

    ResponderEliminar
  7. Realmente muito simples e práticas. Mas quanto a guardá-las é que já não sei...! Talvez não cheguem a durar tanto...

    ResponderEliminar
  8. Bonjour. Je passe l’info sur tous les blogs. La 2 ème édition du concours « Recettes pour les enfants « est en ligne. A vos moules, casseroles, rouleaux à pâtisserie et j’attends avec impatience vos jolies créations. A bientôt !

    ResponderEliminar
  9. tao giras estas bolachinhas.
    engraçadas poara fazer co os miudos la em casa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Rute - Só agora te respondo e mostro os cortadores. Comprei-os no Reino Unido, claro. Já acrescentei foto ao post para os veres.
    As bolachas de canela para o pai natal do ano passado também foram feitas com um da mesma marca mas do Pai Natal.

    ResponderEliminar
  11. Antes demais, muito obrigada pela foto e pelo aviso no meu blog. Foi muito simpático da tua parte.

    Compreendo perfeitamente a falta de tempo. Ainda esta semana tive uns dias que não consegui cozinhar nada, nem publicar nada :-(

    Os cortadores são o máximo. Mas fiquei ainda mais fascinada pelas canetas de tinta comestível. Desconhecia por completo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde. Gostaria se possivel que me informasse onde posso comprar essas canetas de tinta comestivel. Achei uma graça e a minha filha ia adorar ajudar a decorar as bolachinhas.

    Muito obrigada e parabens pelo blog.
    Tânia Alcobia

    ResponderEliminar
  13. Tânia - Olá, comprei os marcadores na net no estrangeiro, mas cá também já os vi no Isto Faz-se custam 15 euros, por net ou na loja em Lisboa, eu comprei mais barato, mas...

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada.
    Vou tentar encomendar no "isto faz-se" pela net.
    Tânia

    ResponderEliminar
  15. oi gostava de saber onde compras-te os teus cortadores
    suzana miranda
    s.miranda@iol.pt

    ResponderEliminar
  16. Suzana - Os cortadores comprei pela net numa loja no UK, por cá já vi assim grandinhos e de boa qualidade e com marcas 3D, quando há feiras da casa no continente, por exemplo.
    :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!