quinta-feira, 27 de março de 2008

QUICHE

Fora as vezes que fazemos quiche para ocasiões especiais, como entrada ou acompanhamento, das restantes vezes é para eliminar sobras. Abri o frigorífico e tinha: brócolos bem verdinhos que não se podiam estragar (nada se estraga aqui em casa, é como Lavoisier dizia, tudo se transforma), carne assada com pimentos vermelhos do almoço, mozzarela ralado da pizza do dia anterior e uma massa folhada fresca enrolada. Veio logo à lembrança uma quiche.

Devo dizer que uma quiche é bem mais que um papa restos, mas eu também não a vejo como tal. O que acontece é que normalmente os seus ingredientes são aqueles que estão no frigorífico e por isso nunca fiz duas quiches iguais.

Quando oiço "Quiche" lembro-me da célebre Quiche Lorraine com bacon e cebola nalgumas versões (quantas comi eu em Coimbra na "Vénus"!!).

Podemos por o que quisermos nas quiches, sobretudo vegetais, o creme eu faço sempre com a mesma base.

Fiz assim...

QUICHE


INGREDIENTES
1 massa folhada ou quebrada redonda, enrolada e fresca (pouca imenso trabalho, já vem com papel vegetal, é da embalagem para a forma)
3 ovos
200ml de natas
200ml leite
100g de queijo ralado (usei mozzarela)
sal q.b. (cuidado com os ingredientes salgados e temperados)
pitada de pimenta moída na hora
pitada de noz moscada moída na hora
óregãos q.b.

PREPARAÇÃO
Desenrolar a massa e forrar uma forma de tarte com fundo amovível. Não retirar o papel vegetal porque ajuda depois a desenformar. As bordas não se aparam, dobram-se para dentro.
Numa tigela bater os ovos e adicionar as natas, o leite, o queijo e os temperos.
Dispor em cima da massa os ingredientes que quisermos (sugestões nas notas), neste caso, brócolos cozidos, carne assada picada com os pimentos vermelhos, cebola cortada finamente.
Verter o creme em cima.
Levar ao forno a 180ºC até estar dourada (o teste do palito também ajuda).

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Sugestões: bacon previamente frito, tomate, cebola, fiambre / fiambre, cogumelos frescos (ou de lata), cenoura ralada e milho / brócolos, milho, cogumelos e atum / atum, cebola, pimento / bacalhau desfiado, cebola, cenoura ralada / peixe cozido, cenoura ralada ou cozida e brócolos ou couve / cebola apenas... imaginação conta, nos temperos pode-se por alho em pó, manjericão fresco, salsa picada, coentros picados...
- O queijo ajuda a coagular o creme. No frigorífico há sempre sobras de queijo duro, pica-se e já está, um aproveitamento para ele;
- Pode servir de refeição se tiver fonte proteica, acompanhada por uma salada, por exemplo de rúcula ou agrião com tomates cherry mini-chuchas (que ainda gosto mais) levemente temperada com azeite e vinagre balsâmico de Modena (previamente batido num shaker, varinha dos cappuccinos ou com o garfo).

6 comentários:

  1. Passei por aqui ao acaso e fiquei quase uma hora, tanto tempo que acabei por experimentar a tua receita de quiche, devo dizer que ficou deliciosa. Parabéns. Um blog de classe internacional.

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta receita, optima para as sobras que andam no frigorifico, hoje já vou experimentar. Parabens pelo blog e continua a postar coisas booaass...

    ResponderEliminar
  3. Bem... perdi completamente a noção do tempo! Ainda bem que hoje é dia de 'patrão fora' :)
    Que receitas fantásticas, mesmo de fazer crescer água na boca!
    Deixo um comentário aqui na Quiche por uma única razão...
    Em casa, há sempre à mão massa de tarte. O bom francês tem sempre uma tarte à mão, ou se não tem, em 10min passa a ter! :D
    A massa da tarte como não leva açúcar nem sal, é tão depressa transformada numa belíssima tarte de maçã ou numa Quiche para uma refeição rápida!
    O maravilhoso da massa? É que aguenta 15dias no frigorífico ou podemos mesmo congela-la!

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar
  4. Não sei se tens a receita... (que deves ter) mas aqui fica:
    - 500g farinha trigo s/fermento
    - 250g margarina vegetal
    - água fria q.b. (+/- 1copo)

    À farinha junta-se a margarina (aos pedaços), com as mãos misturamos os dois até a farinha se transformar numa farinha solta amarela.
    Depois, é só juntar um pouco de água e com dois dedos fazer uma bola.
    E pronto, está pronta para usar!
    É só estender e por na tarteira, nada de papeis vegetais nem formas untadas!! :D
    Esta massa será mais fácil de esticar se tiver já 1h de frigorífico. (pra enganar ponho-a um pouco no congelador)

    Nota: esta massa não gosta ser amassada

    Bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  5. Ruth - Obrigado pelas palavras e pelo comentário.
    Por vezes faço a massa, usando uma massa semelhante à que indica, como esta. É semelhante à sua, apenas coloco um pouco de sal e vinagre, mas às vezes também sem o vinagre.

    Ainda bem que foi dia de patrão fora, para poder passear-se por aqui :)

    ResponderEliminar
  6. Eu agradeço as maravilhosas dicas e receitas!
    Foi muito bom o dia de 'patrão fora', porque transformou a noite em pãezinhos de azeitona que ficaram qualquer coisa... hum!! :D

    E amanhã é certo ser 'Crepes de Frango' para o pessoal da casa! :D

    Óptimo fim-de-semana!!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!