sexta-feira, 13 de junho de 2008

PÃO DE LEITE CONDENSADO

Pois aqui está um pão doce muito apetitoso. Quem resiste a um pão que tem como ingrediente leite condensado? Eu não!

Este pão fica macio e adocicado, pois o leite condensado substitui o leite em pó e o açúcar que poderíamos adicionar.

Programem esta receita para a hora do pequeno-almoço. Quando a hora chegar, terão esquecido que tinham programado a MFP e deixem-se levar pelo aroma a pão fresco, até à cozinha. Será um pequeno-almoço bem nutritivo.

Se a MFP for programada então o fermento deve ficar por cima da farinha e a água deverá ser fria.

Ver também o Pão de Leite que não levando leite condensado fica com uma textura semelhante e sabor adocicado.

Fiz assim...

PÃO DE LEITE CONDENSADO


INGREDIENTES
240ml de água com 2 ovos (tudo perfaz 240ml)
25g de fermento padeiro fresco
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) / 45g de manteiga
600g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

PREPARAÇÃO
Colocar na forma da MFP pela ordem indicada nos ingredientes.

Seleccionar programa "Sandes", com côdea clara.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se pudermos desligar a MFP antes de terminar o ciclo, mais clara fica a côdea, desligo 15min. antes, mas se estivermos na dúvida fazemos o teste do palito no centro do pão;
- Para um pão estilo "manhanzitos", esperamos pelo bip e acrescentamos pepitas ou cubinhos de chocolate.

28 comentários:

  1. Deve ser delicioso. Super fofinho. Eu não resistiria ;)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho máquina de fazer pão mas acho que vou ter que comprar uma! este pão deve ser realmente uma maravilha.

    ResponderEliminar
  3. Tornei-me cliente dos "seus" pães, já fiz este e ficou muito, muito bom, cresceu imenso, foi talvez o maior pão que a minha maquina acolheu...muitissimo fofo e com um sabor incrivel, arrico a chamar-lhe bolo pois come-se bem como tal. Mais uma vez obrigada pela partilha da receita, vai ser repetido muitaaaaaaaaaaaas vezes até porque em casa todos adoraram.

    ResponderEliminar
  4. olá Renato, fiz este pãozinho e ficou excelente, adicionei umas pepitas de chocolate de leite no bip mas estas derreteram totalmente na restante programaçao da maquina. Usei o programa pão doce, o que será que aconteceu?
    obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá Bekas, faz o seguinte, em vez de colocares as pepitas logo no bip espera mais uns minutos e adiciona quase antes de acabar de amassar. Outra forma ainda é congelares as pepitas antes de as colocares no pão. Pode ser também que as pepitas sejam muito pequenas e derretam facilmente. Eu fiz o pão de banana e chocolate e usei chocolate de leite partido, cada cubo do chocolate parti em 4 e não derreteu. Experimenta o que disse, em cima, e dpois diz alguma coisa. Amanhã tb vou experimentar.

    ResponderEliminar
  6. ok vou seguir o teu conselho e amanha vou fazer o de banana e chocolate...tambem deve ser daqueles que nao sobram para o dia seguinte...e depois digo como ficou...obrigada

    ResponderEliminar
  7. Renato como tinha dito experimentei o pão de banana c/chocolate, sendo que desta vez usei chocolate p/ culinaria parti cada cubo em 4 e coloquei no congelador cerca de 10-15 min...mas não resultou derreteu na mesma, contudo o pao ficou excelente! Coloquei as pepitas cerca de 10 min depois do bip mas reparei que no programa pao doce a maquina aquece mesmo durante o amassar...será que posso usar outro programa???enfim...não desisto...obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá Bekas, fiz hoje à tarde o de leite condensado com chcolate.
    Fiz no programa pão doce, como tu, coloquei chocolate aos cubinhos (usei do de culinária para mousses). Entretanto fui fazer outras coisas, quando me lembrei já estava a MFP a indicar 1.50, já tinha apitadop e tudo, tirei a massa rapidamente, estiquei com a mão em cima da pedra enfarinhada, coloquei os cubos, enrolei, dei umas voltas para distribuir o chocolate e pus na forma (tirei a pá). Ficou bom, branquinho com raios de chocolate, mando-te uma foto se me mandares o teu mail.
    Ainda prefiro o programa sandes para estes pães doces, mesmo assim.

    ResponderEliminar
  9. Olá Renato antes de mais os meus parabens pelo seu blog,simplesmente fantástico.Sou nova nestas andanças e resolvi experimentar á pouco fazer este seu pão cresceu tanto q até a massa veio por fora e fez um buraco no centro.Lol.Amanhã conto cm foi a aprovação cá em casa.Fiquei apaixonada tbm pelo seu pão doce farei num outro dia.Um abraço e obrigada por partilhar estas maravilhas

    ResponderEliminar
  10. Olá Xinha, fico à espera da degustação.
    Os pães, e não só da MFP, sofrem alterações com a temperatura ambiente, humidade relativa e até pressão atmosférica. A mesma massa feita de igual forma não resulta em pães iguais em alteuras diferentes do ano.

    Se o pão cresceu muito, e cresce, mas fez buraco, fica feio, então reduza um pouco o fermento. Como está calor ele cresce sempre mais. Ou então não amorne os líquidos.

    Obrigado pelas visitas e obrigado eu.

    ResponderEliminar
  11. Olá Renato tal cm lhe disse vim até aqui deixar a minha opinião.Lamentavelmente ficou a saber mt a queimado e a fermento.Sif snif snif.Hj verifiquei tdos os ingredientes a ver se estava td correcto e qual ñ é o meu espanto qd vejo q a farinha q utilizei tinha fermento..tal foi o entusiasmo para o fazer q nem vi esse pormenor.Lololol.Tentarei fazer uma outra vez c/ tda a certeza.Aproveito tbm para lhe colocar uma questão em relação ao pão doce, o fermento para ser usado pd ser aquele tradicional da Royal?Mais uma vez obrigada .Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Xinha, pena a 1ª experiência não ter corrido como desejado.
    A farinha indicada para pães e para a MFP é a tipo 65 (T65) é mais grossa que a T55 que é indicada para pastelaria.
    O fermento para padaria é o biológico, quer o fresco quer o seco (tipo fermipan, ramazotti - não gosto do vahiné). Nunca usar o fermento royal (fermento químico) em padaria a não ser que seja pedido, funciona como melhorador.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  13. Fiz este pão ontem e adorei!!Não estava à espera, pois achei que leite condensado num pão ia ficar estranho, mas está aprovadíssimo!! Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais nada...Obrigado por partilhar estas deliciosas receitas com o resto do mundo, ja fiz algumas das receitas de pao (pao doce, artisan bread...) e saiem sempre bem e nao duram 2 dias ca em casa,lol.
    Adorava experimentar esta receita, mas sera que posso usar fermento de padeiro tipo fermipan?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Catia - Claro que sim, pode usar o fermento seco. Substitua o fresco por 1 colher (chá) de fermento seco, pois como este pão é adocicado cresce com facilidade. Noutro pão menos doce deveria usar 1,5 colher (chá) mas neste 1 é suficiente.
    :)

    ResponderEliminar
  16. Vou experimentar este pão que me parece muito bom, mas,quero antes de mais lhe dar os parabéns por partilhar connosco as suas receitas tão bem explicadas e com o toque final de dicas que me tiraram certas dúvidas.Bem-haja.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde
    Antes de mais parabens por este cantinho. Está fabuloso!!!
    Já corri o site de fio a pavio, mas ainda so fiz o pao de leite.
    As 2 vezes que fiz correu mal.
    Na 1ª coloquei metade da manteiga, pois achei exagerado e, para alem de nao ter crescido ficou duro. Da 2ª vez coloquei as quantidades exactas - cresceu, creseceu, cresceu e sujou tudo...ficou a saber a queimado.
    Como não sou de desistir, entretanto vou fazer de novo.
    Sá uma questão - posso colocar o fermento de padeiro fresco sem estar derretido???
    Eu tenho-o derretido juntamente com a manteiga na agua.

    Obrigada
    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Margarida - Quando diz que fez Pão de Leite é mesmo o Pão de leite ou de Leite Condensado onde deixou este comentário?
    O de leite condensado é um pão que cresce muito, sem dificuldade. Se já experimentou e cresceu em demasia, diminua um pouco o fermento, apenas 20g do fresco ou 1 colher de chá de fermento biológico seco.
    Colocou o sal?
    Não há qualquer problema em diluir o fermento na água e na manteiga desde que não esteja muito quente, no máximo 40ºC.
    Diga-me mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia
    Deixei-me levar pelo entusiasmo e escrevi a msg no sitio errado :-)
    O que eu fiz foi mesmo pão de leite.
    Este fim de semana vou voltar a fazer, depois digo como ficou:-)

    Margarida

    ResponderEliminar
  20. Finalmente fiz o pao de leite condensado!!!
    Ficou uma delicia, mas...como não ha bela sem senão, quando o desenformei escangalhou-se todo.
    Estava muito fofinho e ainda quente. Para aproxima vou ter de o deixar arrefecer.
    Mas não foi por isso que não se comeu. Estava delicioso :-)

    ResponderEliminar
  21. ops, esqueci-me de assinar:-)

    Margarida

    ResponderEliminar
  22. Estes pães (que são feitos na máquina) podem também ser usados para fazer bolas individuais?

    E... já agora, tendo em conta que o pão seria só para os meus lanches, seria mais aconselhavel congelar a massa em bolinhas, ou congelar os pães já feitos?

    ehehe desculpa tantas perguntas ^^' finalmente decidi-me a fazer os meus proprios lanches, porque não dá com nada comprar sempre comida na faculdade. É cara e não sabe tão bem

    obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Marta - Não incomoda nada.
    Sim pode amassar na MFP ou à mão e assar em bolinhas no forno. O tempo vai depender do tamanho das bolinhas. No fim de amassar e levedar 1,3h, tender os pães e colocar no tabuleir. Esperar 15-20 minutos para levedar um pouco mais e levar ao forno pré-aquecido.
    Acho preferível assar todos os pães e congelar assim que fiquem frios. Depois é só descongelar durante a noite ou no microondas.
    :)

    ResponderEliminar
  24. Bom dia! A minha maquina não tem o programa 'sandes' - ou pelo menos com esse nome exactamente. Pode dizer-me qual o equivalente? Bolo, doce, normal, solto?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Sara Azevedo

    ResponderEliminar
  25. Sara, o programa "sandes" ou "sandwich" que algumas MFP têm é um programa normal (+/- 3h) mas que deixa a côdea fina, mais que o programa normal, tipo côdea de pão de forma embalado. Se a sua MFP não tiver este programa pode usar o programa normal com côdea clara que o resultado será semelhante.

    ResponderEliminar
  26. Boa Noite,

    Adorava fazer este pão mas não tenho MFP, seráq me pode dizer como proceder pelo modo tradicional?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Sílvia, não há como enganar.
    Abra os 2 ovos para um medidor e perfaça os 240ml com água.
    Coloque a farinha numa taça e abra um buraco no meio. Coloque os restantes ingredientes e amasse um pouco. Deixe descansar 1h30-2h, tapado. Depois amasse ligeiramente para ligar a massa e modele o pão. Leve ao forno 180ºC até dourar, verifique aos 35min e vá até aos 45min..

    25g de fermento biológico fresco = 1,5 colher (chá) de fermento biológico seco.

    Depois conte como ficou.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!