quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BONECOS DE GENGIBRE PARA A ÁRVORE DE NATAL

Apenas a forma é a dos bonecos de gengibre, a massa não é.

O ano passado fiz Bonecos de Gengibre, os verdadeiros, como de coração para a árvore de natal, mas, ao final de mais de um mês de exposição não os comemos. Este ano achei desperdício fazer uma massa tão rica e condimentada apenas para decoração. Assim surgiram estes com a mesma forma mas numa massa simples.

Os botões são mini Smarties colocados e os olhos e boca, desenhados. No verdadeiros os botões são colocados com glacê e os olhos e boca também com glacê ou com marcadores de tinta própria para alimentos. Aqui não houve necessidade de o fazer, uma vez que não irão ser comidos, e os botões foram colados com cola térmica e os olhos e boca com marcador vulgar.

Devo dizer que os do ano passado ficaram mais bonitos porque tinham a cor típica dos bonecos de gengibre, mas pesando os desperdícios e trabalho, estes são mais fáceis de fazer. A outra vantagem destes é que no forno a massa infla um pouco, ficando alguns bonecos com barriga, curvados, com os braços para a frente, ou as pernas... não ficam clones uns dos outros.

Foi um divertimento total para o Rê, que à semelhança da plasticina, quis moldar os bonecos, fazer o furo na cabeça e claro, pintá-los e escolher as combinações de cor para os botões.

Fiz assim...

BONECOS DE GENGIBRE PARA A ÁRVORE DE NATAL


INGREDIENTES
farinha
água

PREPARAÇÃO
Fazer uma massa com farinha e água, de modo a que descole das mãos e possa ser esticada com o rolo. Amassar bem, até obter uma bola de massa homogénea.
Deixar repousar 15min. para que fique mais elástica.
Esticar a massa e cortar em forma de bonecos.
Fazer um furinho na cabeça dos bonecos para poderem ser pendurados.
Assar em forno quente num tabuleiro enfarinhado ou em cima de um tapete de silicone.
No fim de frios decorar.

Passar um fio pelo furinho feito na cabeça, dar um nó e pendurar na árvore.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para que ganhem a cor dos bonecos de gengibre usar corante castanho na água a massa.

13 comentários:

  1. Realmente este bonecos são o maximo, só me fazem lembrar o filme do shrek...

    o ano passado provei o verdadeiro boneco de gengibre, made in inglaterra... só posso dizer, que mais facilmente comia estes de agua e farinha!!!!!

    beijinhos grandes
    ps - mas arvore de natal, sem pais natal de chocolate, sem bolas e sinos de chocolate e sem sombrinhas, não é arvore de natal!!!

    ResponderEliminar
  2. Pimenta - A árvore tem tudo isso (excepto as sombrinhas), uma das pinhas de chocolate está a atrás do boneco de gengibre, mas podes comprovar passando por aqui, pode ser que te calhe um pai natal de chocolate sem cabeça mas cheio de vinho do porto (é assim que eles vão desaparecendo da árvore, perdem a cabeça, lol).

    Quanto aos verdadeiros gingermans são óptimos!
    E quanto ao Shrek, "Os meus botões de goma nãaaaaaaao!"

    ResponderEliminar
  3. Super fáceis de fazer e ficaram super engraçados. Olha se alguém se lembra de lhes dar uma dentada a pensar que são os verdadeiros he he

    ResponderEliminar
  4. Tão giros!!! Eu comprei no IKea uns corações de gengibre próprios para a árvore de Natal...mas só os devo por mesmo 1 dia ou 2 antes e depois como-os claro ;)
    bjos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram tão lindinhos :)

    Uma árvore dessas na minha casa com bolachas, pinhas, bolas, sinos de chocolate era uma desgraça. Tinha de ser enfeitada todas as semanas para repôr as cabeças perdidas LOL

    ResponderEliminar
  6. Adorei ficaram muito giros..houve um ano que tb fiz essa gracinha...mas é realmente muito trabalho para depois deitar fora, pois não deixei ninguem comer...gabo a tua paciência e trabalho...um grande beijinho

    ResponderEliminar
  7. É sem dúvida uma deliciosa sugestão, no entanto se os fizer fico com a árvore depenada, bom fim de semana, ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei Tão lindo!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. ficaram lindos...
    isso é que é uma árvore de Natal à maneira!!!

    ResponderEliminar
  10. Muito engraçada a ideia de pôr os bonequinhos de gengibre na árvore de natal! A árvore deve de acabar por ficar muito gira...e aromática também...AH AH AH AH! Não sei se duravam muito tempo aqui em casa... :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  11. Adorei os bonecos... ficaram lindos..
    E a sugestão de serem "apenas uma imitação" é divinal...
    Tenho que ver se encontro uns cortantes desses...
    Parabéns e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Joyeux Noël aussi dans ton joli décor du sapin.Bon dimanche

    ResponderEliminar
  13. Você tem razão quanto ao desperdício. Os bonecos "genéricos" são excelentes para este fim. Parabéns pela criatividade! As crianças adoram sim... e isso é bem divertido.

    Um abraço,

    Jean Claudi.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!