sexta-feira, 17 de abril de 2009

SALAME DE CHOCOLATE

O Salame de Chocolate acho que foi a minha primeira aventura na cozinha, já lá vão uns anos.
As crianças gostam de chocolate, as crianças gostam de bolachas, as crianças gostam de inventar, as crianças gostam de fazer Salame de Chocolate.

A minha 1.ª receita de salame de chocolate foi a do meu 1.º livro de culinária. Este livro, com pouco mais de 5cm de altura, é a "Agenda do Cangurik" do Nesquik, e na altura com 3 receitas apenas era guardada por mim como se do Pantagruel se tratasse. O Cangurik fazia as delícias dos mais pequenotes, depois deu origem ao coelho Quicky. Mudam-se os tempos, mudam-se as mascotes!

Com o passar do tempo fui alterando a receita do Salame de Chocolate do Nesquik, tornando-a mais simples de fazer e memorizar.

A receita pode ser incrementada com amêndoas, nozes, avelãs, passas, ou com aromas como a baunilha e o coco. Para além deste, faço ainda o do Jamie Oliver, Mini-salame de chocolate com pistácios e cerejas.

Fiz assim...

SALAME DE CHOCOLATE




INGREDIENTES
400g de bolacha maria
200g de margarina
200g de açúcar
200g de achocolatado em pó
2 ovos

PREPARAÇÃO
Partir as bolachas em pedaços bem miúdos, incluindo alguns bem moídos. Reservar.

Numa caçarola levar ao lume a margarina e o açúcar. Assim que levantar fervura desligar e mexer para dissolver o açúcar. Juntar o chocolate e mexer bem. Juntar os ovos batidos e mexer rapidamente, para não cozerem.

Numa tigela grande colocar as bolachas e verter o creme de chocolate. Envolver muito bem.

Sobre papel alumínio moldar o salame e levar ao frigorífico ate servir.



Outras fornadas...

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para partir as bolachas pode-se usar uma garrafa para lhes bater numa tigela, ou dentro de um saco plástico dentro de um pano de cozinha ou saca do pão bater com o rolo da massa, ou num almofariz grande esmagar com o pilão;
- Para se ter menos trabalho a moldar o salame, forrar uma forma de bolo inglês, com o papel de alumínio, verter a massa dentro e calcar bem para eliminar espaços vazios. Fechar com o papel e comprimir. Levar ao frigorífico, podendo depois de frio retirar-se da forma. Usei uma forma comprida canelada em vez da de bolo inglês.

26 comentários:

  1. Salame e brigadeiros são os doces que mais associo à infância.
    A euforia do chocolate! :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, mas que salame tão lindo, e de sabor deve estar...muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Que saudades de um salame feito em casa (o único que gosto de comer)!

    Realmente foi das minhas primeiras aventuras culinárias "a solo" e era um orgulho para mim!!

    Também foi a receita onde tive o 1º flop quando sem querer substituí o chocolate em pó por cacau hehehhehe

    Adorei o aspecto do seu... simplesmente perfeito!

    ResponderEliminar
  4. Adoro salame!! Acho que essa é quase sempre das primeiras receitinhas que nos arriscamos a fazer...hi hi! Porque é simples, rápida e muito, mas muito boa!!!
    Ficou lindo o teu!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Mesmo perfeitinho como diz a Karla, eu faço mas nunca ponho ovo, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Bem... quase que me vieram as lágrimas aos olhos quando vi a "Agenda do Cangurik", sim, pq eu também tinha uma e lembro-me perfeitamente que o salame foi a minha primeira experiencia na cozinha (ainda com a ajuda da minha mãe)... Isto é que foi uma viagem mental ao passado... Só por esse facto agradeço-lhe IMENSO!! E prometo que para matar saudades do salame vou experimentar a sua receita, que não tenho dúvidas que está uma maravilha!! P.s. Agora vou ter de ir ao meu quartinho de solteira ver se essa agenda ainda existe. Se a memória não me falha as páginas são azuis escuras e têm o Canguru Nesquik num dos cantinhos da página... =) Beijinhos e boas receitas!!

    ResponderEliminar
  7. Mim gostal muito de leceita de salame. Mim tel agenda do Cangulik. Mim nao tel livlo do PantagLuel! :P

    ResponderEliminar
  8. Pois está claro... tambem eu tinha a "Agenda do Cangurik".
    Quanto ao salame, lembro-me de comer toneladas, acho que cheguei a comer até sem bolachas, ou com muito poucas.
    Depois com os anos a passar, n sei o que me deu, deixei de gostar de chocolate. enfim....

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lindo e perfeitinho!
    Aqui por casa todos adoramos salame, pequenos e graudos:))
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Passei a infância sem salame... não gosto! Eu atirava-me a outras coisinhas boas tambem :)

    ResponderEliminar
  11. Ontherocks - Sim, as páginas são brancas e está tudo escrito a azul. No final da agenda tem a letra da música do Cangurik, mas eu já não a sei entoar :(
    No início tem local para escrever os telefones dos amigos, mas também já não me lembro de alguns :(
    Estou velho, lol

    ResponderEliminar
  12. Luis - Muito obligado pol me dizeles que tinha um l tlocado pol um l, lol

    ResponderEliminar
  13. Adoro salame e comia imenso quando era miuda!! Adorava um que tambem tem (acho) amendoas!! Ha imenso tempo que nao como!!!Que bem que me sabia agora uma fatia!!!
    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  14. O velho clássico que sabe sempre tão bem!!! :D

    ResponderEliminar
  15. Adoro salame, lembra-me a minha infância,doce que não podia faltar nas festas de aniversario:)
    descobri por acso este teu cantinho gostei e vou voltar.visita-me


    bjs

    ResponderEliminar
  16. Acho super gostoso o salame de chocolate! E tb eu tenho uma receitinha que é muito boa, tb.

    Sabe, fiz aqueles seus paezinhos doces e ficaram deliciosos!
    Em tempo, descobri que aquela farinha Custard, aqui na Italia, seria equivalente à "crema pasticcera", embora os meus nao tenham ficado tao amarelinhos qto os seus...

    Bjs!

    ResponderEliminar
  17. Também foi a minha primeira aventura! Mas eu tirei a receita de uma bíblia: a revista da Rua Sésamo! eheh :)
    é realmente das receitas mais fáceis e fica sempre bem! Era um orgulho cada vez que o fazia!
    O teu está mesmo perfeitinho! Parabéns!
    Acho que vou passar a usar a dica da forma do Bolo Inglês! =)

    ResponderEliminar
  18. Também foi o meu 1º livro de culinária :)) que saudades :(, eu infelizmente tenho as receitas a agenda não dei a uma sobrinha :'( agora tenho uma certa pena pq ela ñ vai muito em culinária e o meu filhote de 32 meses já é um ajudante de respeito.

    ResponderEliminar
  19. Aiiin meu deus! A minha mother so faz isso no Natal de tao bom que é! hahahahahah Todos da familia comem! Adoro seu blog! Tenho apenas 13 anos e amo cozinhar! bjs

    ResponderEliminar
  20. Fiz a tua receita para o início do ano e ficou fantástica! Acrescentei nozes e em vez de 200gr de chocolate pus metade de cacau. Ficou tão bom!
    Muito obrigada pela partilha da receita.
    Ainda me lembro desse livrinho! Tb tinha um! :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  21. Uma dúvida: sendo que o chocolate não é em pó mas sim em barra, como é que eu faço?

    (peço desculpa pela ignorância mas não sou a pessoa mais experiente em cozinha...)

    ResponderEliminar
  22. Olá, esta receita inclui o chocolate em pó (o de juntar no leite). Para usar o de barra tem de derreter primeiro a manteiga e depois juntar o chocolate partido para derreter. Em pó absorve humidade, pelo que para usar em barra deve reduzir na manteiga, usar apenas 150g. As indicações que lhe dou não foram testadas, mas parece-me que dê certo.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, eu queria fazer uma denuncia por e-mail, como não encontrei formulário de contacto vosso, vou fazer a denuncia mesmo aqui nos comentários.

    Encontrei um blog que plagiou a vossa receita por completo desde foto até à receita. Deixo ficar aqui o link do tal blog: https://alimentacaosaudebeleza.blogspot.com/2017/08/salame-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação.
      Já segui o link e deixei comentário, que será lido, embora possa não ser publicado.
      Mais uma vez obrigado por ter passado por aqui.

      Eliminar
  24. Estas quantidades dão para quantas fatias?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!