quinta-feira, 9 de abril de 2009

VITAMINAS ON THE ROCKS - SUMO NATURAL DE CENOURA, MAÇÃ E LARANJA

Sumos naturais é sempre outra coisa.
Aqui em casa bebe-se muito sumo de laranja natural, mas o sumo de cenoura para mim é um dos favoritos.
Em criança lembro-me de chegar a altura das colheitas e o sumo de maçã reinava durante umas boas semanas. Noutras alturas era o de cenoura.

Nesta sugestão natural, as vitaminas estão lá todas. Vitaminas bem frescas.
Todos os sumos naturais devem ser bebidos de imediato à extracção.

A laranja ajuda a não oxidação rápida do sumo, pode ser usado o limão também. O sumo de cenoura é bastante fluido, e a maçã dá sabor e incorpora polpa no sumo.

A centrifugadora é bastante útil para extrair os sumos de frutos e vegetais que não são facilmente espremidos: cenoura, maçã, pêra, ananás, melancia, tomate - são os mais usados. A combinação de sabores, cores e aromas é infinita.
Só não usamos mais vezes a centrifugadora porque no dia-a-dia não há tanto tempo como isso para a lavar após o sumo, é pena. Quando temos muita fruta, ou é para servir a todos, então aí sai do armário.

Fiz assim...

VITAMINAS ON THE ROCKS - SUMO NATURAL DE CENOURA, MAÇÃ E LARANJA


INGREDIENTES

5 cenouras
2 maçãs
1 laranja

PREPARAÇÃO
Lavar muito bem as cenouras, com uma escovinha, ou em alternativa pelá-la com o descascador de cenouras.
Cortar longitudinalmente as cenouras.
Lavar as maçãs e cortá-las em quartos, com as sementes também.
Descascar a laranja e cortá-la em quartos.

Triturar tudo na centrifugadora.
Colocar em jarra ou copos grandes, com gelo e folhas de hortelã.

Servir de imediato.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se as cenouras forem caseiras/biológicas, lavá-las bem e centrifugar com a casca também.

9 comentários:

  1. eu adoro sucos com cenoura e maça!
    e dizem que é uma maravilha para a pele!
    =)

    ResponderEliminar
  2. Sumos assim são rejuvenescedores! A cor fica linda e o sabor incomparável.
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
  3. Pois é... como eu te compreendo. lavar a centrifugadora é uma SECA! acho que essa é a unica razão para eu não fazer sumos naturais... ahh descobri outra... não tenho centrifugadora!! ehehe

    Faço de vez em quando em casa da mãe, tb gosto de lhe por melão, fica fresquinho. Mas realmente a cenoura é do melhor...
    Tenho pena de não fazer mais vezes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não tenho centrifugadora mas este copo ficou com um aspecto que exclama "vitaminas" :) Que cor fantástica!

    ResponderEliminar
  5. Que giro, quando estava grávida era completamente obcecada por este sumo, bebia cerca de 1 litro por dia!
    A única diferença é que juntava limão. E não é que as minhas filhas também adoram?

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma centrifugadora e está guardada na caixa, só sai de lá tipo 1 vez por ano. Já deviam ter inventado umas mais práticas de usar. De facto faz sumos fabulosos, o teu ficou muito bonito :)

    ResponderEliminar
  7. No tempo frio também não ligo muito a sumos, mas mal chega o tempo quente a máquina quase que já nem sai da bancada da cozinha!
    É uma questão de hábito e de ter as coisas à mão; se não se puder em cima da bancada, pelo menos que se tenha num armário de fácil acesso e fora das caixas! Foi o que eu fiz com os aparelhos de uso frequente!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Ainda não tinha visto o novo visual do blog, ficou muito bem e ficou mais "leve! Quanto aos sumos, almoço fora muitas vezes em restaurantes tipo Magnolia, onde têm sumos e combinações muito boas. Como vemo-los fazer o sumo à nossa frente guardei algumas dessas ideias que agora faço em casa, mas as possibilidades são bem numerososas! O sumo de cenoura, misturado com laranja, é um dos meus favoritos. Esse copo está a "explodir" energia e vitamina!

    PS - As peças da centrifugadora não podem ir à máquina?

    ResponderEliminar
  9. Cristina - Olá, provavelmente as peças das novas máquinas sim, mas a minha não é nova. Para além disso depende mesmo da peça, porque algumas têm reentrâncias que acho mesmo que só uma escovinha lá chega. É uma pena, pois seria um dos electroméstivos mais usados.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!