quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

BATATA DOCE ASSADA

Vai uma batata doce assada?

É mais um cheiro de Outono, a minha estação preferida. As batatas doces trazem-me boas recordações de infância.
Aos sábados de manhã levantava-me cedo para ver desenhos animados, ainda inofensivos, na televisão, enquanto esperava que os meus pais trouxessem do mercado farturas e por esta altura, batata doce assada. Às vezes, também eram assadas no forno da padaria.

O ano passado ainda as vi assadas no supermercado, mas este ano só aqui em casa mesmo.

Para comer basta retirar a pele, que no fim de frias, se destaca facilmente. Outra utilização da batata doce assada é em substituição da cozida. Tal como a abóbora assada, o sabor fica mais intenso do que obter o puré por cozedura. Tarte, broas, merendeiras...

Fiz assim...

BATATA DOCE ASSADA



INGREDIENTES
batata doce

PREPARAÇÃO
Lavar as batatas, se for preciso com uma escova, em água corrente.
Levar a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, num tabuleiro.
Virar as batatas quando tocadas se sentir a pele a soltar, enfolada. Deixar assar até estarem macias.
Deixar arrefecer no tabuleiro.



Outras fornadas...

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Assar batatas a mais do que as se vão usar, descascar no fim de frias e congelar num saco. Quando for preciso fazer um puré, bata descongelar totalmente e passar pelo passa-vite ou semelhante. Assim rentabiliza-se o gasto do forno.

11 comentários:

Maria Silva disse...

Cá em casa comêmo-las de sobremesa, como se fosse um docinho de tão doces que ficam. A receita é exactamente a mesma, mas nunca cosigo fazer com que esfriem totalmente ou que sobrem... É só vê-las desaparecer...!

pimentanaweb disse...

Ai, gosto tanto.... só não como mais vezes, pq demoram imenso tempo a assar. A minha mãe conta que antigamente se comia batata doce frita, às rodelas (nunca provei).

beijinhos

sabor e saberes disse...

Adoro batatas doces, e como-as algumas vezes.
As suas estão lindas.

cacahuete disse...

Por acaso as batatas doces assadas tambem me fazem lembrar a minha infancia. Especialmente quando a minha avo as fazia para fazer o recheio das empanadilhas.

ameixa seca disse...

Adoro batata doce assada, são deliciosas :)

Belocas disse...

Adoro!!!!Cá em casa também é frequente usar como sobremesa, só assim. Mas são óptimas para confeccionar outros doces como empanadilhas, doces de colher, pudins, sopas, batatas fritas, etc
Bjs

disse...

epá tenho mesmo de comprar. o meu xuxu adora isso!

Manuela © disse...

Tenho andado a perder muitas delícias!

Adoro batatas doces de todas as formas e essas ficaram bem assadinhas :)

moranguita disse...

por acso nunca assei em casa.
mas a minha mae assa por vezes e xsao bem boas:-)
bom fim de semana

日月神教-任我行 disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,
情色論壇

日月神教-向左使 disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,
情色論壇