quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ANTIPASTO DE BERINGELA E PIMENTO

Gosto da beringela panada e frita, recheada e assada ou grelhada.
Combina muito bem com tempero de azeite e alho.
Nesta entrada juntei um outro sabor que acho divino na cozinha, o pimento.

Simples e prática de se fazer. A beringela e o pimento são grelhados com antecedência e mantidos em azeite. Preserva-se muito tempo, no frigorífico, apesar do azeite coalhar com o frio, mas tirado algum tempo torna-se normal.

Acompanha-se com uma torrada barrada com manteiga de alho e ervas ou simplesmente passada com um dente de alho, sobre a qual se coloca a beringela e algum do seu azeite, em jeito de bruschetta.

Fiz assim...

ANTIPASTO DE BERINGELA E PIMENTO


INGREDIENTES
1 beringela roxa ou riscada
1 pimento vermelho
2 partes de azeite
1 parte de vinagre
2 dentes de alho
sal

PREPARAÇÃO
Lavar a beringela, descascar a quase totalidade da casca, em tiras, com o descascador de cenouras. Cortar a beringela longitudinalmente (no sentido do comprimento) em fatias com 0.5cm de espessura.
Aquecer uma grelha/chapa de carne e colocar as fatias de beringela, virando-as de vez em quando, até estarem macias, translúcidas, sem partes rijas, mas sem deixar queimar. Cortar as fatias ao meio ou em 3 parte e reservar.
Lavar o pimento, abrir e retirar as sementes. Cortar em formato plano e levar a grelhar com a pele para baixo, até esta estar levemente queimada. Retirar o pimento, abafar um pouco e retirar a pele. Cortar em pedaços mais pequenos.
Juntar numa taça à beringela e ao pimento grelhados, entremeados, o azeite e o vinagre batidos em vinagrete e os dentes de alho levemente picados.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Outros aromas podem ser adicionados ao azeite, dependendo do gosto de cada um;
- A quantidade de azeite depende do tamanho da taça que for usada, deve haver azeite suficiente para chegar à última camada. Quando se acabar com este antipasto, o azeite pode ser reaproveitado para temperar uma salada convencional, pois é muito aromático. Para evitar usar azeite a mais, as camadas de beringela devem estar bem preenchidas.

7 comentários:

  1. eu tambem adoro beringela e pimento!!! delicia!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como eu adoro estes petiscos!!
    Descobri que conhece o meu "Tio" José Carlos Castro e a sua mulher a Isabel.... Como o Mundo é pequeno!!

    ResponderEliminar
  3. Só não como beringela crua, de resto adoro de todas as maneiras. E pimento também faz parte dos meus legumes favoritos :) Deve ficar muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou fã de beringela e gosto dela de todo jeito (tanto que até já as comi hoje; e acomapnhadas de pimentões!)

    Bejinho.

    ResponderEliminar
  5. manteiga de alho, azeite com alho, vingete de alho, pimento com alho.... alho, alho, alho...
    Blarg....
    Beringela panada ou recheada ADORO

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Delícia,
    Eu faço um antepasto com beringela em tiras com casca, dou uma fervura e acrescento azeite em bastante quantidade, alho picado, pimenta calabresa, oregão seco,cheiro verde, cebola picadinha, 2 folhas de louro e um pouco de vinagre, Coloco em vidro de conserva esterelizadoe guardo na geladeiro por 15 dias antes de usar.
    Faço meu pão integral e vira um petisco dos deuses. :)
    Agora vou fazer tua receita, adoro tudo, beringela, pimentão vermelho, alho...:)
    Beijos
    San

    ResponderEliminar
  7. Antipasto!? Para mim isto era mesmo o pasto e mai nada!

    Adoro legumes grelhados. Um churrasco vegetariano é do melhor que há e até se pode juntar hamburgueres e salsichas vegan :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!