sexta-feira, 4 de junho de 2010

WAFFLES DE LIÈGE

Quando falo em Waffles lembro-me de Bélgica.
Os Waffles belgas são de 2 tipos: os Waffles Belgas propriamente ditos e os Waffles de Liège.

Enquanto que os Waffles Belgas, menos doces, são geralmente servidos cobertos com chocolate, chantily e fruta fresca, compotas ou mapple syrup, entre outras sugestões, os Waffles de Liège são comprados e comidos na rua, não precisam de nenhuma cobertura.
Estes últimos, são mais doces que os comuns Belgas porque incluem cristais de açúcar que quando aquecidos caramelizam e se tornam crocantes. É isso que os torna diferentes e saborosos.

Se quentes são bons, frios não perdem qualidade. O interior é arejado e macio, com textura semelhante a bolo, não a massas lêvedas.

Fiz assim...

WAFFLES DE LIÈGE


INGREDIENTES
80ml de água ou leite morno
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
1,5 colher (sopa) de açúcar baunilhado
1 pitada de sal fino
280g de farinha de trigo
3 ovos
180g de manteiga derretida
180g de açúcar em pérolas ou em cristais (demerara)

PREPARAÇÃO
Numa tigela, à mão ou na tigela da batedeira, misturar o leite ou água morna com o fermento, o açúcar e o sal. Deixar levedar 15min..
Juntar a farinha, os ovos e a manteiga. Misturar bem e deixar levedar até duplicar de volume, cerca de 1h-1h30min..
Misturar os cristais de açúcar e deixar descansar mais 15min..

Aquecer a máquina de waffles e colocar a porção de massa necessária para fazer os waffles.
Retirar assim que estiverem dourados, estando a massa ligeiramente mole.

Deixar arrefecer sobre uma grelha.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Eu substituo as pérolas de açúcar por cristais de açúcar demerara, mas podem ser usados cubos de açúcar cortados, com uma faca afiada, ao meio e cada metade em 4, obtendo 8 porções;
- A meio da massa, limpar as grelhas com papel de cozinha, pois alguns cristais de açúcar soltam-se e agarram-se um pouco às grelhas não deixando que a superfície dos waffles seguintes fique lisa;
- Cuidado ao retirar os waffles da máquina, os cristais de açúcar estão muito mais quentes que a massa e queimam uma mão sensível facilmente.

27 comentários:

  1. Adoro waffles de Liége. Estive na Bélgica há muitos anos atrás e lembro-me que era um dos meus favoritos!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi destes waffles, se não forem exageradamente doces, acho que vou gostar, pois adoro waffles.

    Nhami, nahmi!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro estes waffles. Costumava comê-los num casa na Costa de Caparica que os faz com esse cristais de açucar. Apesar de lá passar frequentemente, há muito tempo que não como, mas lembro-em que era simplesmente divinos com aquele crocante no meio. Ficaram com um aspecto fivinos.

    ResponderEliminar
  4. Destes que eu comi lá na rua é que eu gosto, o cheiro era absolutamente maravilhoso...Obrigada pela recordação e pela receita :*

    ResponderEliminar
  5. Essa é uma receita que não acerto fazer e sou louca por waffles, vou tentar mais uma vez...

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Adoro waffles, estes estão cá com um aspecto que eu nem te digo, e com a fome que eu tenho...ai ai!!! :P
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  7. Ando há 3 meses para fazer estas gaufres (desde que saiu a receita na revista Saveur), mas não consigo encontrar esse tipo de açúcar... Sabes onde posso comprá-lo?

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Vou levar a receita comigo!
    Esse açúcar é que ainda não encontrei...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Pipoka e Marina - Antes encontrava no continente mas esta semana comprei no intermarché. É da marca RAR em caixa de papel de 250g, embalagem acastanhada com janela. "Açúcar em cristais".

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada!
    Acho que o Continente deve estar a fazer alguma espécie de bloqueio à RAR, pois fui lá hoje e não encontrei nem esse, nem açúcar mascavado escuro, nem o açúcar fino (por coincidência todos RAR)... Pode ser que na próxima semana...

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Esta será testada brevemente.. O sabor destes waffles dificilmente se esquece. Obrigada pela receita! Depois darei feedback. ; )

    ResponderEliminar
  12. Pipoka - se puderes tenta o intermarché, q acho q n barricaram a RAR, lol

    ResponderEliminar
  13. Vou ter que experimentar estas waffles! Eu comprava umas numas roulotes há muitos anos e poucas me sabem como essas! A receita que tenho é o mais parecido que consegui encontrar, mas vou experimentar estas!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela informação sobre os cristais de açúcar!
    No Continente já procurei e nada de encontrar... a embalagem até me é familiar porque até vejo publicidade em algumas revistas.
    Vou tentar o Intermarché (tenho um bem pertinho).
    =)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Que belos waffles, já me imagino a come-los com uma bola de gelado ou simplesmente com chocolate quente hummmm maravilha!

    ResponderEliminar
  16. Experimentei também esta receita e foi um sucesso! Não sobrou nenhuma para contar a história! Mais uma vez obrigada por esta inspiração deliciosa!

    ResponderEliminar
  17. Estes waffles parecem fabulosos... Vou testar sua receita com certeza! Obrigada por me avisar, viu? Sei que seu blog tem receitas maravilhosas, mas a falta de tempo me impede que eu o visite tanto quanto gostaria!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela receita!
    fiz alguns pequenos ajustes, até encontrar a receita perfeita para nós!!! quando faço é sempre um sucesso!!!

    ResponderEliminar
  19. Renato, fiz os waffles hoje e ficaram deliciosos! Obrigada pela receita fantástica e diferente!

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Muito bons!

    Finalmente encontrei A Receita de waffles!

    Fofinhos e doces...

    Hoje foi certamente a primeira de muitas vezes.

    ResponderEliminar
  21. Olá,
    Qual é a maquina de waffles que usa

    ResponderEliminar
  22. Nlol, estes waffles forma feitos numa sandwicheira/grill Princess que tem 3 placas amovíveis: lisas, frisadas e de waffles. Pode ver aqui uma foto.

    Tenho também uma kitchenaid mas em formato redondo que se dividem em quartos, bem como outra em forma de corações.

    ResponderEliminar
  23. Acham que posso substituir por fermento normal?
    Obg

    ResponderEliminar
  24. Não ficará igual, nem na textura nem no sabor. A massa terá de levedar com o fermento padeiro ou biológico.
    Com o fermento tipo royal deverão dar certo mas com sabor diferente, nunca experimentei.

    ResponderEliminar
  25. Vou tentar preparar para mim confirmar a vossa fórmula

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!