domingo, 28 de setembro de 2008

AÇÚCAR BAUNILHADO

A baunilha e eu, eu e a baunilha. Sempre gostei de baunilha, do aroma da baunilha.
As vagens de baunilha sempre foram uma perdição (em todos os sentidos, até no preço).

Desta vez consegui arranjar por cinco euros, 20 vagens de baunilhas de tamanho apreciável. Com 2 delas fiz este açúcar baunilhado, com outras, essência e licor já têm destino.

Uso baunilha nos bolos, doces, recheios, cremes... O açúcar baunilhado é uma opção à essência. Mais suave, mas por ser natural, mais rico em aroma.
Um simples frasco hermético e umas vagens são a solução (o urso do açúcar é opção, mantenho-o fechado para que não fuja, lol, é para manter seco o açúcar).

Indico 2 versões, opto pela segunda.

Fiz assim...

AÇÚCAR BAUNILHADO


INGREDIENTES
1kg de açúcar granulado
2 vagens de baunilha

PREPARAÇÃO
Colocar as vagens no frasco e cobrir com o açúcar. De vez em quando agitar o frasco para aromatizar todo o açúcar.

ou

Abrir ao meio (sentido longitudinal) uma das vagens de baunilha. Raspar as semente e colocar no almofariz com um pouco de açúcar. Moer. Colocar no frasco em conjunto com a vagem aberta e a fechada, bem como o resto do açúcar.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- É importante que as sementes sejam moídas com um pouco de açúcar para que elas sequem e se separem, pois no interior da vagem elas estão um pouco húmidas e se forem colocadas logo no açúcar agregam em grânulos.

10 comentários:

  1. Tambem partilho esta paixao pela baunilha.Faço a 2ª versao mas pulverizo tudo na bimby,açucar e vagens abertas.
    Fiquei curiosa quanto à proveniencia dessa baunilha a um preço tão acessivel...
    Bj e bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Não está certo morares longe...ou sou eu que moro ??? senão combinávamos e iamos os 2 às compras...é que baunilha a esse preço amigo nunca vi...e claro que tb adoro baunilha...adorei a dica e o boneco tb hehe...beijinho

    ResponderEliminar
  3. eu tb adoro baunilha e acho o preco das vagens super caros aqui em Londres. Por 5 euros? nossa, super barato né?
    adorei a receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi uma bela compra, tendo em conta que uma vagem num hiper custa mais de 2 euros :)

    ResponderEliminar
  5. aqui em Sagres uma vagem de baunilha custa quase 5 euros...
    ainda hás-de partilhar com a gente onde é que compraste essa pechincha

    ResponderEliminar
  6. 20 vagens a 5 euros???

    Estou quase a fazer troca de produtos americanos por vagens de baunilha lol

    ResponderEliminar
  7. Eu acho esses ursinhos de cerâmica uma graça.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!
    Comprei na sexta-feira uma MFP e nas buscas pela internet, encontrei o teu site estou a adorar.
    Muitos parabéns.
    Neste momento estou a fazer um pãozinho dos teus.
    Acho que vou fazer um blog só com receitas, nem que seja só para mim.
    Agora já sabes vou sempre visitar-te.
    Beijufas e uma excelente semana para ti.
    P.S. Ah o meu blog é de "gordinhas" como eu costumo dizer.
    Eu é só mesmo para cuidar da alientação e não deixar o meu peso subir por aí acima.

    ResponderEliminar
  9. Agora que já tenho o meu carregamento de vagens de baunilha, vim cá espreitar as receitas todas :P

    ResponderEliminar
  10. Sôr Renato, ainda estou à espera do próximo carregamento :) Quando tiveres mais "produto" para entrega a esse preço, diz ok?
    Já chegou aos Açores e para o Norte não veio nada ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!