São muito simples, mas isso não é sinónimo de falta de classe.
Realmente são umas bolachas que se conservam em saco fechado durante muito tempo, com textura areada, óptima para um chá. Aconselho um Earl Grey, ou um chá branco.
Preparei-as com a prensa de biscoitos, pois a massa não dá para esticar com o rolo, a não ser que se altere as quantidades dos ingredientes para se tornar mais consistente. As bolachas podem ser feitas com um saco pasteleiro, ou seringa, munidos de bico largo e frisado, ou moldando pequenas bolas, com a ajuda de alguma farinha, e depois amolgando-as com o dedo (sugestão do Livro de Receitas Maizena, de onde adaptei esta receita) colher ou garfo.
No final, são polvilhadas com açúcar baunilhado em pó, ou apenas açúcar em pó.
Fiz assim...
BOLACHAS DE MAIZENA
INGREDIENTES
100g de manteiga
125g de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
1 ovo
150g de farinha de trigo
100g de amido de milho Maizena
1 colher (chá) de fermento em pó
3-4 colheres (sopa) de leite
açúcar baunilhado em pó / açúcar em pó para polvilhar
PREPARAÇÃO
Na taça da batedeira colocar a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar, o sal e a baunilha. Bater com a vara apropriada de massas. Juntar o ovo e bater um pouco mais. Acrescentar as farinhas, o fermento e o leite.
Encher a prensa com a massa e formar as bolachas sobre tapete de silicone ou papel vegetal, num tabuleiro.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, e deixar cozer a 180ºC durante 10min, ou até as bordas ficarem douradas.
Retirar, soltar do tapete/papel e deixar arrefecer.
Polvilhar com açúcar baunilhado em pó, com a ajuda de um coador/passador de rede fina.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A manteiga deve estar macia, e não derretida. Se foi retirada do frigorífico, pode ser amolecida no microondas, mas sem derreter, deve manter a forma;
- Podem ser usados em conjunto ou em substituição, outros aromas, como as raspas de citrinos, a canela... Ter cuidado com os extractos/essências de baunilha, pois comercialmente, os extractos são mais concentrados, usam-se em gotas, enquanto que a essência é mais diluída e usa-se em colheres. Os frascos onde vêm, fazem notar a diferença pelo tamanho, e prevêem a utilização, os de essência são pequeninos;
- Começar por juntar apenas 3 colheres (sopa) de leite e depois se a massa estiver muito dura, juntar a outra;
- O tempo de cozedura depende do formato das bolachas, se forem baixas, assam mais depressa. O melhor é vigiar.
Já não faço bolachas há um certo tempo, tenho que atestar as latas, deliciosa sugestão, a maizena deve-lhe dar uma certa leveza, ah e falta-me ainda o dipara biscoitos, ;)
ResponderEliminarA prensa que falas é tipo o meu bang-bang né? Devem ser deliciosos para um cházinho :)
ResponderEliminarHummm lindas....mais umas para eu disparar...beijinho
ResponderEliminarJá se comia uma, ou duas ou três.... acho q ia gostar!
ResponderEliminarBeijinhos
Já que está na hora do lanche vou aproveitar para tirar algumas,posso?
ResponderEliminarBeijinhos.
Ficaram muito bonitas!
ResponderEliminarA que se refere quando diz prensa?
Eu outro dia fiz umas bolachas, mas a receita também não dava para cortar a massa na mesa... Era para fazer rolinho e cortar à faca, mas como queria usar uns cortadores novos tive que cortar uma a uma na minha mão untada e retirar com muito jeitinho... O resultado final foi bom, mas deu um certo trabalhinho. :)
Que coisinha mais boa.
ResponderEliminarGeralmete não me calham bem as bolachas e bolachinhas. Desde que faço parte da blogesfera tenho visto muitas receitas e fotos lindas. As tuas não são excepção. Qualquer dia faço outra vez e depois digo-te como foi. Beijinhos
ResponderEliminarQue delícias....devem ser mesmo fantásticas :)
ResponderEliminarbeijinhos
Ola! Parabens pelo site.
ResponderEliminarMoro no Canada e estou sempre aqui visualizando suas delicias, tenho seu blog no meu blog pois adoro vir aqui e recomendo a meus amigos.
Grande abraço
Sucesso!
Ameixa - sim é o teu bang-bang, lol
ResponderEliminarManuela - antes só se chamava prensa, agora é dispara biscoitos, mas mesmo assim, prefiro o nome de quando a comprei, prensa. É tipo uma seringa larga com discos perfurados na extremidade em vez de bico por onde sai a massa quando apertada. É preciso tomar o jeito, depois corre bem.
Obrigada pela explicação. Já fui espreitar no blog da Ameixa, ela tem lá a foto. Por cá nunca vi e já fiquei invejosa lol
ResponderEliminar