A culpa é da Margabela, se não me tivesse trazido uma abóbora ontem, não teria feito estes waffles. Esta ideia já andava a ser matutada à muito, mas ainda não tinha passado à fase de processamento. Hoje foi o dia. Obrigado Margabela.
Não são waffles para serem comidos ao pequeno-almoço, são waffles para comer como se fossem umas bolachas, bolinhos, com café, chá, ou a olhar pela janela e ver o frio que lá está fora, sem qualquer cobertura. Para outra receita comum de waffles ver as Bolachas de S. Valentim ou de outro dia qualquer e para waffles com fermento biológico ver Waffles levedados e Power waffles.
A combinação de abóbora e coco já é conhecida, e é perfeita, tal como a de abóbora e nozes ou pinhões, com ou sem canela.
São óptimos no fim de frios, o interior não fica seco, apresenta uma textura surpreendemente húmida, doce e crocante. Ficam macios, ao contrário de outras receitas em que no final de frios, ficam com a superfície crocante.
A abóbora foi descascada, limpa e cortada em cubos, cozida na panela de pressão com pouca água, quase nenhuma, escorrida e reduzida a puré com a varinha mágica. Parte foi congelada para utilização diversa e a restante em saquinhos plásticos com as doses desta receita. Outros dia, apenas há que descongelar o puré e...
Fiz assim...
WAFFLES DE INVERNO/ WAFFLES DE ABÓBORA, COCO E CANELA
INGREDIENTES
150g de puré de abóbora
2 ovos
80g de açúcar
30g de coco seco
100g de farinha
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de mel (opcional pelo sabor)
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer a máquina de waffles. Pincelar as placas com óleo alimentar.
Misturar todos os ingredientes, pela ordem mencionada.
Colocar uma dose de massa na máquina e deixar assar.
Desenformar e deixar arrefecer numa grelha. Cortar com uma faca.
Rende 6 waffles grandes, que cortados dá 30 bolachas.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O mel junta-se se se gostar do sabor;
- É necessário pincelar as placas da máquina, porque a receita não leva gordura nenhuma.
Hum que lindos...pena não ter uma maquineta dessas :)
ResponderEliminarbeijinhos
Como tenho abóbora em excesso, vou aproveitar esta receita para fazer panquecas (pois ainda não posso-o maq. de waffles)! :)
ResponderEliminarTem graça parece que andamos em sintonia, ainda ontem fiz uns waffles de natas, ficaram maravilhosos e super originais com a abóbora, bom fim de semana.
ResponderEliminarNunca comi e não tenho máquina. Ainda vai demorar para ter uma :) Fica a vontade!
ResponderEliminarAi que delicia!!!Só me fizes-te lembrar que à muito mas mesmo muito não uso a minha máquina de Waffles.Claro receita para fazer e com abóbora que adoramos.Beijinhos carinhosos
ResponderEliminarEstão lindos os teus Waffles. Devem saber mesmo bem. Bjc
ResponderEliminarFicaram um espetaculo e o sabor deve ser delicioso...beijinho
ResponderEliminarjá há muito que não utilizo a minha máquina, normalmente faço os básicos, mas esta combinação é uma tentação, obrigada por partilhar.
ResponderEliminarCá para mim estes waffles são das estações todas :)
ResponderEliminarFicaram muito bonitos.
Adoro Waffles tenho uma máquina em formatos de coração e vou testar sua receita...Maravilha
ResponderEliminarSerá possivel faze-los numa tostadeira?
ResponderEliminarEstou procurando uma maquina de waffles em forma de coracao, alguem sabe me dizer aonde posso encontrar. Grata
ResponderEliminarOla, vi que vc tem fantasticas receitas de waffles, sera possivel vc me dizer onde comprou, a marca, pois fiquei babando depois de ver suas receitas e fiquei com mta vontade de fazer.
ResponderEliminarobs: seu site é portugal ou brasil?
Abço e fica com Deus.
House - Estou em Portugal. A máquina que tenho de waffles em coração é muito frequente, há em qualquer loja de eletrodomésticos por menos de 20 euros de linha branca.
ResponderEliminarEspero que goste das receitas. Acabei de publicar uma delas com maçapão.
:)