domingo, 3 de maio de 2009

GELATINA MOSAICO

Em festa de crianças está sempre presente. É c0lorida e fica bonita na mesa. Mas bonita ainda fica no corte, mas não tenho foto.
Pode ser feita em taças individuais, noutras ocasiões, em festas aconselho a fazer em forma para se poupar espaço.

Não dá trabalho nenhum a fazer. E tratando-se de gelatina só se ganha fazendo com antecedência, o que para festa é óptimo.

Esta receita tradicional é brasileira e a que tenho em livro é da Nestlé, mas desde então tem sido alterada. Há muito que mantenho estes ingredientes e doses, tendo excluído as natas, quer batidas ou não.

O segredo, se é que é segredo, é escolher 4 gelatinas de cores diferentes. Uma vermelha fica sempre bem - Morango; Amarela também - Ananás, Melão, Limão; Verde - Tutti-fruti, Pêra, Maçã; Azul - Frutos do Bosque; Violeta/Rosa escuro - Frutos silvestres, Maracujá; ou cor de Laranja - Laranja, Pêssego, Frutos Tropicais, Manga e Pêssego, Tangerina.
Sempre preferi a textura das gelatinas Royal, apenas uso a Gelly Já de frutos do bosque porque é a única gelatina de cor azul. Mas podem ser usadas quaisquer combinações de cores.
Para reduzir no açúcar podem ser usadas as gelatinas light ou as de sabores a chá verde ou vitamadas com cenoura.

As cores de gelatinas que prefiro usar são: vermelha, amarela, laranja, violeta.

Se quem vai comer esta sobremesa são crianças, fazer o creme como se indica, com leite, se é para adultos, parte do leite pode ser substituído por leite de coco.

Fiz assim...

GELATINA MOSAICO


INGREDIENTES
4 gelatinas de cores diferentes
1 lata de leite condensado
0.5l de leite (ou 0.2dl de leite de coco e 0.3dl de leite)
10 folhas de gelatina incolor

PREPARAÇÃO
Preparar com antecedência as gelatinas de cores diferentes, seguindo as indicações da embalagem, e colocar em recipientes de fundo plano, tipo pirex. Levar ao frigorífico para solidificar.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Cortar as gelatinas, no pirex, em cubos de 1,5-2cm, fazendo um xadrez com a faca.
Colocar alternadamente os cubos de cores diferentes nas formas de bolo inglês.

Numa tigela mexer o leite condensado com o leite e as gelatinas já dissolvidas num pouco de água quente.
Verter sobre as gelatinas cortadas.
Com o cabo de uma colher de pau, mergulhar na gelatina e movimentar em zigue-zague lentamente, para que todos os espaços fiquem preenchidos com o creme.

Levar ao frigorífico algumas horas.
Para desenformar, tal como noutras sobremesas de gelatinas, ou alguns pudins, mergulhar a forma no lava-loiças com alguma água quente, durante 10 segundos, limpar a forma e virar no prato abanando.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Querendo esta sobremesa com mais creme de leite condensado, é só reduzir para 3 as gelatinas de sabores. A proporção do leite condensado aumenta;
- As gelatinas de cores podem ser preparadas na noite anterior, e no dia logo de manhã, acabar a sobremesa, pois o creme solidifica relativamente depressa. Mas podem-se preparar 2 dias antes as gelatinas de cores e no dia anterior faz-se o creme e a montagem;
- Seguir as indicações da preparação e só juntar a gelatina incolor dissolvida, depois de se ter preparado as formas com os cubos, pois ao contrário, o creme solidificará muito depressa.

21 comentários:

  1. Como diriam os miúdos...muita giro pá :P

    ResponderEliminar
  2. DELÍCIA, COM SABOR DE INFÂNCIA

    ResponderEliminar
  3. Já vi essa sobremesa em vários blogs mas nunca fiz. Adoro sobremesas frescas de gelatina. A tua está lindíssima, adorei a combinação das cores :)

    ResponderEliminar
  4. Oi!
    Cresci com a minha mãe a fazer esta receita! Cheguei até a não poder ver mais! Agora que tenho a minha casinha, já presenteei os meus convidados com uma receita destas, mas um pouco diferente. Em vez de leite condensado uso uma nata batida. Para solidificar aqueço 200 ml de sumo de ananás e junto um pacote de geleia de ananás. depois de ficar morno, junto às natas e depois às geleias feitas anteriormente. também fica muito delicioso. Agora, a ideia do leite de coco, aguçou-me o apetite! acho que quando tiver oportunidade vou voltar a fazer a receita de infância, com algumas alterações.
    Até breve e continue com o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Que linda ficou, e realmente fica linda numa mesa de festa ;-)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto de gelatina mas o efeito fica mesmo engraçado :)

    ResponderEliminar
  7. Mari - obrigado pelas dicas. Também já fiz com natas, batidas e sem ser batidas, mas achei que se elas ficava mais light e bom na mesma. Com as natas batidas fica uma textura tipo marshmallow que também é bom.
    Quando à gelatina de ananás, também já fiz, mas usei morango em vez das folhas incolores, ficou bom, mas o contraste não se fez. Como a de ananás é amarela, com as natas fica mais clara e contrasta melhor.
    Mas irei experimentar as tuas dicas.

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
  8. gelatina... gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...gelatina...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha... ao palato e à visão! Raramente faço esta sobremesa pois a receita que tenho leva natas e mais natas ...

    Assim sempre fica mais leve... muito obrigada!!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Ficou um espectáculo esta sobremesa, então bem fresquinha agora deve de saber que nem ginjas!! :)

    ResponderEliminar
  11. Além de muito saborosa fica com um visual lindo, lindo!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Sobremesa bem bonita, e aposto que deliciosa!

    ResponderEliminar
  13. Adorei as cores e a possibilidade de poder adaptar ingredientes.Nunca experimentei esta versão.Receita guardada...
    bjs

    ResponderEliminar
  14. adoro gelatina e com esse visual então! apetitoso demais.

    ResponderEliminar
  15. Oi! experimente com o sabor de ananás que eu vou experimentar com o saborzinho de coco! hummm
    Ah! mais uma dica, para que o pudim fique com um gostinho mesmo bom, para o sumo de ananás, use um pacotinho de bongo de ananás, claro! fica uma maravilha!

    ResponderEliminar
  16. Mari - Sim vou experimentar. Acabei de vir do supermercado e acho que não tenho bongo de ananás, só 8 frutos. Amanhã vou ver, depois conto.
    De resto a receita é semelhante, certo? E desenformas ou fazes em tacinhas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Oi!
    Faço numa forma grande! Para não haver dúvidas aqui vai a receita: no dia anterior faço as geleias por cores (ananás, morango, frutos silvestres, tutti frutti, etc) um pacote cada. No dia, corto as geleias aos cubos. Numa tigela bato os dois pacotes de natas. Numa panela aqueço um pacote de bongo de ananás sem deixar ferver e deito o pacote de geleia de ananás. deixo arrefer mas com cuidado que aquilo gela num instante. quando estiver morno misturo com as natas e muito rapidamente deito nas geleias aos cubos. misturo com cuidado com uma colher e deito na forma.
    agora gostei da ideia de colocar as geleias aos cubos já na forma. se quiser fazer assim, melhor! depois diga o resultado. vou demorar mais tempo a fazer a sua receita! :(

    ResponderEliminar
  18. Can provide protection for the entire dwelling on an all risks basis around the policy limits. thomas charms The policy limit is defined by the policy owner when the insurance coverage is paid for. thomas sabo charm You are able to decide to insure the house and items for either replacement cost or actual cash value. cheap thomas sabo charms The house needs to be insured for replacement cost. cheap thomas sabo charmsReplacement cost is most likely the sum it will take to replace or rebuild the house or repair damages with equipment of identical kind and quality,thomas sabo without the need of deducting for depreciation.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!