quarta-feira, 24 de junho de 2009

QUEQUES DE ALFAZEMA

As alfazemas no jardim estão crescidas e cheias de flor. Aproveitei para cortar um punhado delas, secar as flores e dar-lhes utilidade gastronómica.

As alfazemas ou também chamadas de lavandas, são arbustos do género Lavandula, que incluem muitas espécies, com folhas mais ou menos recortadas, mais ou menos peludas. As flores de cor púrpura podem ser usadas para encher saquinhos de cheiro, colocados em armários perfumam e afastam as traças da roupa. O seu néctar é usado pelas abelhas no fabrico do mel. A sua essência é usada em detergentes, amaciadores de roupa, ambientadores...

Para esta utilização escolhi a receita do Dia de Domingas. Converti o seu Mini-bolo com Lavanda nuns queques muito aromáticos, fazendo o dobro da receita. Acabei por esquecer de os cobrir com açúcar.

Conservam-se 1 semana numa caixa plástica fechada.

Fiz assim...

QUEQUES DE ALFAZEMA


INGREDIENTES

120g de manteiga amolecida
220g de açúcar em pó (usei normal)
2 ovos ligeiramente batidos
2 colher de chá de extracto de baunilha
300g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
160ml de leite
1 colher (sopa) rasa de flores de alfazema secas

manteiga derretida (para pincelar)
açúcar em pó (para polvilhar)

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno à 180ºC.
Dispor forminhas de papel numa forma de muffins/queques.

Peneirar a farinha e o fermento para uma tigela. Reservar.
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Acrescentar metade do ovo batido e bater bem. Acrescentar o resto do ovo.
Juntar a baunilha e uma parte da farinha. Misturar bem e só depois adicionar parte do leite. Repetir o mesmo até acabar a farinha e o leite.
Juntar a alfazema e envolver.

Com uma colher de sopa colocar 1-2 colheres de massa em cada forminha de papel.
Levar ao forno durante 25 minutos ou até ficarem com a superfície dourada.

Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha 5min..
Pincelar com a manteiga derretida e polvilhar com o açúcar em pó.

Rende 20 queques.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- No fim de frios, o aroma da alfazema é mais intenso.

13 comentários:

  1. Os queques ficaram com um belo aspecto!!!!

    No outro dia fiz biscoitos de lavanda e gostei muito... dos biscoitos e do cheiro delicioso que encheu a cozinha!

    Ando numa de queques tenho de experimentar esta receita

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto que tem estes queques! Também gosto muito por acaso!!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. Primeiramente, obrigada por fazer uma receita do "Dia de Domingas"! Fiquei muito feliz por ter gostado!
    Os seus queques ficaram lindos!!! E deram, mais uma vez água na boca! Ah, e que jardim lindinho, vocês têm aí!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lavanda na "comida" nunca vi, mas fiquei curiosa :)

    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tenho curiosidade de provar algo feito com lavanda. Tenho visto tantas receitas com ela que fico sempre muito curiosa :)

    ResponderEliminar
  6. Verdade: esta receita da Andrea é muito boa, sim.
    E se assemelha muito ao "mini tre quarti" que eu costumo fazer e que é uma receita tradicional para nòs, italianos.
    Penso que meus maços de lavanda tem seus dias contados, hihihi.
    Belos bolinhos, estes seus!

    ResponderEliminar
  7. Será q só eu torci o nariz?
    Talvez por não gostar assim tanto do cheiro, não sei se me parece boa ideia fazer queques de Alfazema!
    Mas o meu lema é não dizer mal ne bem sem provar, portanto, podes vir cá trazer um, que depois digo-te se gosto ou não! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. xiii, tenho tanta aqui no meu monte hehe ricos queques e agora é que é caso para dizer bastante perfumados ;-)

    ResponderEliminar
  9. olha que bem... nunca comi nada com alfazema, faz-me impressão pensar na ideia, mas deve ser bom.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a risonha....alfazema ??
    Mas gostei da ideia, parabens estão lindos !

    ResponderEliminar
  11. Ana, Pimenta, Risonha e Mãe carinho - Aventurem-se nesta experiência. É lógico que nem gosta do aroma de alfazema, não vai gostar de nada que leve alfazema. O aroma não se altera. Pode é usar-se uma quantidade mais pequena para que o sabor fique menos intenso.
    E não pensem que comer um queque de alfazema é como dar uma dentada a um saquinho pot-pourri, a ideia passa.
    Experimentem e depois digam.

    ResponderEliminar
  12. olha k maravilha de queques!!! tenho é pena da minha planta de alfazema ainda n ter dado flor...adoro o cheirinho e adoro o chá! agora na comidinha confesso k ainda n me atrevi a experimentar mas acho k brevemente irei testar estes "pikenos" :D
    bjinhos:*

    ResponderEliminar
  13. devo dizer que fiz esta receita mas acrescentei um ingrediente especial eheheh! adorei!!! obg pela partilha!:*

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!