quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PIZZA COM MASSA DE AZEITE / OLIVE OIL DOUGH - ARTISAN BREAD

Esta massa é óptima para pizzas e flatbreads (pães achatados), como a fougasse e a focaccia.

O método de a fazer é igual à da receita base do Artisan Bread, e os ingredientes e quantidades também, como excepção do azeite. Nesta massa substitui-se 1/4 de chávena de água, da receita base, por azeite e acrescenta-se 1 colher (sopa) de açúcar, para que a massa levede e não fique muito densa pelo uso da gordura.

Como se conserva 12 dias no frigorífico, tal como sugerido no livro Artisan Bread in Five Minutes (pag. 134), está sempre disponível para qualquer utilização.

Com ela fiz uma pizza maravilhosa. Gosto de massas de pizza onde se inclui azeite, torna-a aromática e ao contrário das outras, pede que seja recheada.
Assei a massa numa pedra refractária bem quente durante 10min., o que a tornou macia e crocante ao mesmo tempo, faz a diferença.
Por aqui os pequenos adoraram, preferem sempre pizza caseira à de delivery.

Fiz assim...

PIZZA COM MASSA DE AZEITE / OLIVE OIL DOUGH - ARTISAN BREAD


INGREDIENTES
640ml de água
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
60ml de azeite
1kg de farinha de trigo

sémola de trigo (para fazer deslizar a massa da pá)

PREPARAÇÃO
Seguir as indicações da receita base do Artisan Bread, misturando todos os ingredientes numa taça plástica de 6l.
Deixar repousar 2h na taça destapada.
Levar ao frigorífico com a taça tapada.

Quando for preciso a massa, retirar uma porção, esticar na pedra enfarinhada, com os dedos, de dentro para fora. Enfarinhar a superfície esticada, dobrar levemente em 4 e passar a massa para a pá do forno, desdobrar sobre sémola de milho polvilhada e esticar um pouco mais com os dedos. Rechear e levar a 200ºC colocando sobre a pedra pré-aquecida.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Recheie a pizza com molho de tomate, queijo mozzarella, tomate maduro e escorrido (carnudo, tipo coração de boi), fiambre e um fio de azeite de alho. Não recheei em demasia, apenas o suficiente para cobrir a massa.

26 comentários:

  1. Estava mesmo a procura de uma massa pra pizza assim! Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado óptima essa pizza. Já quando colocou o post da pizza feita com o artisan bread fiquei tentada, mas infelizmente ainda não experimentei o artisan bread.

    Gostaria de saber onde comprou a pá do forno? A pedra eu já tenho. Comprei na loja Casa, penso que deve funcionar como a sua pedra refractária, mas as pás é que não consigo encontrar.

    ResponderEliminar
  3. Ai que rica pizza, ficou tão apetitosa!! Essa massa deve ter ficado excelente em todos os aspectos! Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Ía já uma fatia ou melhor ... duas! Nota 10. :)

    ResponderEliminar
  5. Aqui não há delivery tem que ser sempre feita do zero hehe, absolutamente fabulosa :*

    ResponderEliminar
  6. Ai que maravilha! Eu estou apaixonada pelo Artisan Bread! E acho que a família também! Esta pizza de massa de azeite deve dar um sabor fantástico à pizza! Eu até já nem faço pizza com outra massa, vou experimentar!

    ResponderEliminar
  7. O que eu gostava de saber disto ontem!!!
    É que ontem também fiz pizzas! Experimentei este receita: http://paobolosecia.blogspot.com/2009/01/massa-de-pizza-ultra-rpida.html
    Deitei os ingredientes na MFP pela ordem indicada e não formou uma bola, mas sim várias. Acabei por retirar a mistura e amassei à mão (eu, que não tenho força nenhuma nos braços...!!) Depois estiquei... ufa! A massa é assim tão díficil de trabalhar ou eu é que sou uma florzinha de estufa?!? Gostei muito mas acho que devia ter cozido mais uns minutos...

    Já há algum tempo que ando a espreitar este blog. Agora com a MFP vou espreitar regularmente!

    Parabéns pelo blog e pelas criações dessa cozinha que parecem ser maravilhosas!

    ResponderEliminar
  8. Aproveito para dizer que também já testei este pão doce: http://paobolosecia.blogspot.com/2008/08/po-doce-o-po-doce.html
    Confirma-se! Come-se todo em 20 minutos! lol
    (Nem deu para tirar fotos!)
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Jennifer - Esta pá de madeira, tenho 2 até, é em contraplacado sem qualquer verniz. Comprei junto com a pedra, na net, na alemanha (http://www.3-2-1-pizza.eu/). Mas se tiver alguma marcenaria perto pode mandar fazer e se quiser em dou-lhe as medidas. Nas feiras encontro também pás metálicas em inox, artesanais e baratas com cabo curto, também são práticas embora mais pesadas.

    ResponderEliminar
  10. Marina - Relativo à massa ultra-rápida com fermento químico...
    Essa massa não fica muito macia para esticar, mas não precisa de grande esforço também.
    Um dos grandes factores que alteram as receitas são as farinhas. A farinha absorve os ingredientes húmidos, a água por exemplo, e algumas absorvem mais e outras menos, por isso a massa poderá ter ficado muito seca e não formou 1 bola. Tente para a próxima, se usar a mesma farinha, juntar mais 1-2 colheres (sopa) de água. A massa deve formar uma bola mesmo na MFP.
    O peso que dou em farinha é da do intermarché, T65 sem fermento, Top Budget em sacos de 5kg, a mesma que uso para o pão e para tudo o resto.
    Eu asso as pizzas ou em formas de rede ou em pedra, onde o calor chega muito mais directo à massa. Se usar uma forma tradicional ou tabuleiro pode precisar de um pouco mais de tempo mas mesmo assim a massa tende a transpirar um pouco e não fica crocante ou seca.
    Não desanimar, para a próxima sai melhor.

    ResponderEliminar
  11. Agora é que tenho mesmo de experimentar a tão famosa receita de artisan bread!!!!!! Os meus parabéns! Deve de ter ficado divinal a sua pizza!

    ResponderEliminar
  12. Ainda não estou preparada psicologicamente (é mais por causa do calor ;-)) para pôr a mão na massa, mas esta receita de pizza vai aparecer na minha cozinha, isso é que vai, pois não passo deste Outono sem experimentar o Artisan Bread. Se sair bem tenho a certeza que vou perder o medo de fazer pão ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Super interessante e com um ar delicioso.

    ResponderEliminar
  14. Desde já agradeço o feedback!
    Por acaso foi o que fiz, juntei uns pingos de água quando amassei à mão! Vou tentar mais vezes com toda a certeza.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. A semana passada fiz uma massa que levou azeite e adorei o resultado. Ainda tenho que experimentar esta do artisan bread :) Já comia uma fatia!

    ResponderEliminar
  16. UI!!! parece mesmo daquelas pizzas que se vê nos anuncios das pizzarias.
    que espectáculo!

    ResponderEliminar
  17. Tenho mesmo que experimentar esta massa. Agora que tenho a MFP estragada só tenho feito Artisan Bread.
    Fiquei com uma dúvida. Eu sei que a massa pode ficar 15 dias no frigorífico e isso é explicado no vídeo. Deixei a massa 5 dias no frigorífico e ficou azeda, com uma água transparente e cinzenta à volta da massa.
    Experimentei fazer pão só para perceber se alterava o sabor e realmente o sabor não fica tão bom (apesar de ficar com um pão de aspecto fantástico).
    Quantos dias deixas a tua massa no frigorífico?

    ResponderEliminar
  18. Não sei se é importante, mas lembrei-me que fiz uma coisa diferente da receita. O fermento que utilizei é fresco e não seco.

    ResponderEliminar
  19. Patanisca - Já usei a massa da receita base até 12-13 dias no frigorífico, depois disso ou se achar que está mais ácida, uso-a como "massa velha" para pão, fazendo-o na MFP assim ou assim.
    Depois de uma semana é normal começar a aparecer alguma água no cimo da massa, até porque a própria condensação dentro da caixa o permite. Quando tiro um pouco de massa nessa situação, uso um pouco mais de farinha para absorver a humidade e poder moldá-la.
    Gosto preferencialmente de usar a massa até 8 dias de prepara, mas já fiz com mais dias, sai um bom pão, às vezes com sabor mais fermentado, mas bom.
    Se estiver com cheiro azedo de estragado, não uses a massa. É mais frequente isso acontecer se o fermento for fresco, como tu dizes que usaste.
    O fermento é um conjunto de vários microrganismos, não apenas leveduras, e umas colónias podem crescer mais que as outras e como cada tipo de microrganismo produz diferentes produtos na fermentação, às vezes a massa pode variar de sabor, sem termos alterado nada na receita (coisa de seres vivos!). Quando se faz um pão normal, na MFP ou não, com fermento fresco a massa fermenta 3h e coze-se o pão, matando os microrganismos. Neste tipo de receita os organismos continuam vivos durante 15 dias, e uns podem reproduzir-se mais do que outros levando a alterações de sabor e textura da massa, por isso normalmente o limite de conservação é 15 dias, mas pode ser menos.
    O fermento biológico seco é melhor nesta receita porque ele está "hibernado" até se juntar a água, retomando só aí a actividade. O fresco continua "vivo" na embalagem. Qualquer alteração de humidade/temperatura neste fermento é causador de maior variabilidade da massa.
    Usa apenas fermento seco.
    :)

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada pela explicação, as minhas dúvidas já estão todas esclarecidas. Tenho cá em casa muito fermento seco. Enquanto a MFP não volta da reparação vou continuar a fazer o Artisan Bread e será uma óptima oportunidade para gastar o fermento seco :)

    ResponderEliminar
  21. Fiquei encantada com teu Blog, adoro cozinhar e fazer massas é uma das coisas que mais gosto, hoje me dedico a procurar receitas integrais e acabei encontrando coisas deliciosas no seu Blog. Vou te seguir e te linkar pro meu Blog
    Beijos
    Desde Rio de Janeiro
    Sandra

    ResponderEliminar
  22. eu gosto das pizzas assim com pouco recheio.
    as veze vem exagerado e torna-se demasiado.
    esta optima-
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  23. Oi Renato!
    Uso a mesma receita para massa de pizza há anos, mas a sua me convenceu por ser um pouco diferente. Vou experimentar depois conto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Adorei a receita!! Sem dúvida que vou experimentar =D
    Em relação à pedra para pizza tou a pensar mandar vir... Aconcelhas com que espessura 30 ou 40mm?
    Obrigado
    Maria

    ResponderEliminar
  25. Maria - A pedra que tenho é de 3cm de espessura e é de terracota. Para que resulte tem de ficar bem quente, só assim o pão ganha lar.
    Talvez uma pedra de mármore ou de granito comprada por cá, numa empresa de corte de pedras, fique mais barata e tenha igual resultado.
    :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!