segunda-feira, 28 de abril de 2008

PÃO DE FIAMBRE

Este pão de fiambre ficou uma delícia. Quer o aspecto exterior quer no fim de fatiado. Para o comer já não é preciso manteiga nem nada.

Ao meio ficou um pouco baixo, não porque tenha abatido, mas apenas porque a massa lateral cresceu muito. Vou experimentar colocar um dos rolos mais altos ao meio para assim equilibrar o formato, mas mesmo assim ficou óptimo. As fotos não traduzem o quanto ficou delicioso.

A receita usada é semelhante à do Pão de Centeio e Marmelada, já editada, substitui a água por leite e era para acrescentar uma colher de açúcar (no de marmelada não coloquei porque esta já era doce) mas acabei por esquecer.
A forma de o fazer foi semelhante ao Bolo Entrançado de Coco, só que desta vez resolvi cortar os rolos, ao invés de ou entrançar.

Fiz assim...

PÃO DE FIAMBRE


INGREDIENTES
320ml de leite com um ovo dentro da medida
20g de fermento padeiro fresco
1 colher (sopa) de açúcar (não juntei)
30g ou 2 colheres (sopa) de óleo alimentar ou manteiga derretida
400g de farinha de trigo T65
200g de farinha de centeio T90
25g de glúten de trigo
2-4 colheres (sopa) de leite em pó
10g de sal fino
300g de fiambre fatiado

PREPARAÇÃO
Amornar o leite e juntar o fermento na forma da MFP e agitar para desfazer.
Juntar o açúcar, o óleo, as farinhas, o glúten, o leite em pó e o sal.
Ligar a máquina do ciclo de "sandes" na quantidade I de massa.

Quando apitar às 2h deixar amassar e de seguida, sem desligar a MFP, retirar a forma lá de dentro e a massa para a pedra enfarinhada.
Dividir a massa em 3 bolas.
Esticar em rectângulo cada uma delas em separado, com o rolo da massa, tendo o cuidado de enfarinhar bem.
Cobrir com fatias de fiambre, algumas sobrepostas.
Enrolar a massa. Fazer o mesmo à restante massa.
Cortar cada rolo em porções de 7-8cm de comprimento e acomodá-los na forma já sem a pá. Se sobrarem alguns, apertam-se os anteriores até caberem todos na mesma camada.
Coloca-se novamente a forma na MFP e deixa-se continuar o ciclo.
Desenformar e deixar arrefecer numa grelha antes de fatiar.

Pode ser assado no forno convencional, colocando a massa assim cortada num tabuleiro, ou forma de pão ou de bolo inglês.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A farinha de centeio é opcional, como gosto uso, mas pode ser substituída pela de trigo apenas; - Em vez de fiambre pode ser usado chourição fatiado ou fiambre e queijo;
- Para uma próxima vou colocar passas de uva junto com o fiambre (Pão de fiambre e passas), para ficarem parecidos com os "cachitos" da Vénus;
- O processo de esticar a massa e recheá-la deve ser rápido, pois a MFP continua com o ciclo e não queremos desperdiçar calor;
- 15min antes de acabar de assar pode ser pincelado com gema de ovo, ficará mais dourado.

15 comentários:

  1. Muito bom aspecto....

    Não volto a falar na MFP e muito menos nas encomendas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Diferente esta maneira de enrolar o pão, interessante. Ainda não tenho esta máquina que faz estas maravilhas, mas já estou providenciando.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. o teu pão ficou lindo............
    acehi muito original a forma como enrolaste a massa.

    ResponderEliminar
  4. estou a ficar doida com tantos blogs optimos. Este é um deles parabens adorei

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde!
    Antes de mais devo dizer que conheci este blog há pouco tempo e fiquei apaixonada!! Tudo isto porque no meu aniversário, no mês passado, ofereceram-me uma MFP e então agora pesquiso tudo e mais alguma coisa à procura de receitas para experimentar...
    Tenho uma questão: ontem fiz este pão (MARAVILHOSO), mas fiquei com algumas dúvidas:
    - desliga a máquina enquanto tira a massa para rechear?
    - é suposto a máquina voltar a amassar, certo?
    Apesar destas dúvidas ( e não tendo seguido à riscas os ingredientes porque não tinha), ficou muito bom e queria repetir no próximo fim de semana para levar para o aniversário de uns amigos...
    Obrigada e fico a aguardar a ajuda!
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Olá, obrigado por experimentar as minhas receitas.
    Enquanto estica e recheia a massa não se para a MFP e mantém-se a tampa fechada para não perder o calor para levedar. Este processo de esticar e rechear deve ser por isso rápido, 10 min..
    Pode fazer outros recheios como o de fiambre e passas ou o de côco do bolo entrançado. Pode tb rechear com nutela (ainda não experimentei). Se não tiver farinha de centeio tb pode substituir só com a de trigo.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas!!!
    Acho que deixei a tampa levantada e daí ter ficado um pouco encruado em alguns sitios (pensava que tinha sido culpa do fiambre...).
    E quanto à máquina voltar a amassar, é mesmo assim, não é? Eu retirei e recheei por volta das 2 horas, que foi como entendi, depois de ela amassar...
    Obrigada,
    Beijinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Olá,retira-se a massa depois da MFP acabar de amassar a 2ª vez. Com a MFP já parada tira-se a massa e a pá, coloca-se a massa recheada e vai novamente para a MFP. Ela já não vai amassar mais. Pode fazer uma voltinha do eixo, que agora já não tem pá, mas é só para tirar o ar (aqui nem interfere).

    ResponderEliminar
  9. Ops...fiz asneirita......acho que ainda vou experimentar antes de levar para casa dos amigos...apesar de mesmo assim ter ficado aprovadíssimo!!!
    Mil obrigadas!!
    Beijinhos,
    Maria.

    ResponderEliminar
  10. Xinda - O programa "Sandes" da MFP é igual na duração, ao "Normal", 3h, ou 2.55h para pães mais pequenos. apenas deixa a côdea mais fina que no normal, fica mais semelhante ao pão de forma de compra, de sandes.
    Obrigado pelas visitas.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!