segunda-feira, 30 de junho de 2008

LOMBO DE PORCO COM ANANÁS (EM MOLHO DE CASCAS DE ANANÁS)

Esta receita teve duas intenções: almoço (neste caso foi o de domingo) e servir para umas "sandochas" de carne com alface e tomate, sem esquecer a mostarda e/ou maionese.

Não foi feito no forno como o "Lombo de Porco com Abóbora e Castanhas" mas numa panela de ferro no fogão. Quem o comesse não daria pela diferença, mas eu dei, não pelo sabor, mas porque não aqueci a cozinha nestes dias de calor e melhor ainda não me queimei no forno, coisa que para mim é difícil.

Ficou suculento e bem assado, com aroma agri-doce. A combinação do pimento com o ananás fez lembrar comida chinesa agri-doce. Usei o tempero que já tinha feito e que tenho sempre no frigorífico - Massa de tempero, com que também já fiz a Carne de Porco à Portuguesa e as Febras rápidas com natas, por isso este lombo foi feito em 3 tempos.


Fiz assim...

INGREDIENTES
1kg de lombo de porco
2 colheres (sopa) de banha de porco
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de massa de tempero ou os mesmos ingredientes
batatas novas pequenas descascadas
1 ananás
1 pimento vermelho (usei pimento assado de conserva)
1dl de vinho branco
PREPARAÇÃO
Começar por lavar o anánas, descascá-lo e guardar as cascas. Corta-se o ananás em 4 talhadas, retira-se o centro e corta-se cada uma em 6 fatias grossas.
Colocar as cascas numa caçarola, cobri-las com água, temperar com sal e deixar ferver 10min.. Coar o caldo, rejeitando as cascas.

Aquecer a panela de ferro e colocar a banha e o azeite. Quando quente fritar o lombo até ganhar uma cor, de todos os lados, durante 10min..
Acrescentar a massa de tempero, diluí-la na gordura e fritar o lombo mais 5min.,
Colocar as batatas em volta do lombo, colocar por cima destas o ananás e as tiras de pimento. Regar com o vinho. Deixar cozinhar 20min. em lume brando. Acrescentar o caldo de ananás sempre que for necessário. Durante este processo puxa-se, com a seringa de assados, o molho e rega-se o lombo e as batatas.
Deixa-se cozinhar mais 20min. em lume brando.

Serve-se o lombo fatiado, com as batatas, o ananás e o molho desfeito e coado. Se for preciso engrossa-se um pouco o molho com 1 colher (sopa) de maizena, ou farinha de trigo, diluída num pouco do caldo de ananás (se ainda houver) ou água fria.

Pode ser acompanhado de uma salada de alface e cebola.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O caldo das cascas do ananás fica com o aroma deste, um pouco diluído, mas como se juntará ao molho do próprio lombo acabará por ficar bem temperado;
- O molho pode ser triturado ou coado no tabuleiro do forno ou panela, bastando para isso retirar para uma travessa o lombo, batatas e ananás, ficando apenas o molho no fundo que poderá ser engrossado;
- Se não quisermos juntar farinha para engrossar o molho, pode-se triturar este com uma batata e uma fatia de ananás junto.

4 comentários:

  1. Gosto muito do agridoce na comida :) E é sempre bom aproveitar o lombo para umas sandes ao jantar ;)

    ResponderEliminar
  2. Oi, que bom que você visitou meu blog. A farinha de milho que você perguntou é uma farinha de milho flocada, não é pré-cozida como a polenta não. Não sei como vocês a chamam em Portugal, mas a aparência dela é tipo biju, ela forma algumas casquinhas. É um tipo de farinha de milho torrada, então ela forma grumos, pequenas raspinhas amarelas. Espero que tenha entendido, senão pode me escrever de novo que eu tiro uma foto bem de perto e mando pra vc. Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Acho perfeita esta combinação de carne de porco e ananás. Não conhecia esta variação usando a casca,vou experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem, que só vi o bolg depois do almoço... senão teria ficado com muita água na boca!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!